Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Robsonmig

Ajuda no Projeto

Recommended Posts

Comprei 4 RECSOM 2.4, e eles me passarão este modelo de caixa.

caixah.jpg

By robsonmig21a at 2012-09-01

Gostaria de saber, quantos litros vai dá?

Quantos Hz é esta caixa?

Eles me falarão pra mim usar COMPRENSADO de 21mm, só que eu vou usar MDF de 15mm. Será que o projeto fica bom?

O que vocês me orientão sobre este tipo de caixa???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eles me falarão pra mim usar COMPRENSADO de 21mm, só que eu vou usar MDF de 15mm. Será que o projeto fica bom?

Com MDF de 15mm esse woofer vai dilatar as paredes dessa caixa...

Vai no de 21 mesmo.

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Com MDF de 15mm esse woofer vai dilatar as paredes dessa caixa...

Vai no de 21 mesmo.

Vou ver com o cara à respeito disso, meu problema aqui no momento é que não encontro 21mm pra compra. E eles falaraum pra mim fazer a caixa de comprensado, e eu já pesquisei e comprensado é bem mais fraco do que MDF.

MDF é bem mais rigida e como a caixa vai ter quebra de quina ela vai fica com um reformo muito grande nas laterais...

Se eu for fazer vou ter que fazer de MDF de 21, e eu quero ver pra mim tirar isso do chão depois, vai fica pesadissimo...

O que vc acha???

Compartilhar este post

Link para o post

15mm não cara!! 20mm no mínimo.

Realmente vai ficar pesadão, mas o q não dá eh fazer com mdf menor por causa de peso.

Compartilhar este post

Link para o post

15mm não cara!! 20mm no mínimo.

Realmente vai ficar pesadão, mas o q não dá eh fazer com mdf menor por causa de peso.

É... acho que vcs vaum acabar mudando minha ideia mesmo... vou acabar fazendo de 21mm mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

po caixa parecida com a minha nao simulei aqui mas deve estar la nos 80 hz a sintonia.

so achei estranho estas quinas no meio dos dutos ai!

Editado por denal

Compartilhar este post

Link para o post

po caixa parecida com a minha nao simulei aqui mas deve estar la nos 80 hz a sintonia.

so achei estranho estas quinas no meio dos dutos ai!

No caso essa caixa só tem as quinas, naum tem o meio da caixa, pelo que intendi isso faz com que o som saia mais rapido da caixa, uma coisa assim...

Vc tem uma caixa deste mesmo tamanho, qual falante vc usa?

80hz é uma otima sintonia, pq esse falante que uso tem um ganho muito forte de grave e um pouco menos de medio.

Será que essa caixa da um grave encorpado???

Compartilhar este post

Link para o post

so vai tocar pancadao!

tenho hardpower.

sem o meio acho que nao vai prestar eim.

Editado por denal

Compartilhar este post

Link para o post

so vai tocar pancadao!

tenho hardpower.

sem o meio acho que nao vai prestar eim.

Gosto de todo tipo de musica, gostaria de uma caixa para grave encorpado...

Acho que tenho preferencia por caixas mistas meio a meio

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

cara 2.4 não toca encorpado não, esses rec som eh praga aki onde moro, tem um colega meu q tem 2, diz ele q ja fez 4 caixa e não ficou do gosto dele, qnd fika bom queima e tem q trocar o reparo, aki o povo q usa soh escuta pancadao numka vi nenhum recsom de 12 ou 15 tocar encorpado, so os de 18"...

Compartilhar este post

Link para o post

cara 2.4 não toca encorpado não, esses rec som eh praga aki onde moro, tem um colega meu q tem 2, diz ele q ja fez 4 caixa e não ficou do gosto dele, qnd fika bom queima e tem q trocar o reparo, aki o povo q usa soh escuta pancadao numka vi nenhum recsom de 12 ou 15 tocar encorpado, so os de 18"...

Eu uso eles em uma caixa de 35 litros razinha, por isso estou com este projeto sabe...

O meu som já esta muito bom, mais quero colocar mais grave neles por isso estou mudando a caixa, porque assim tenho mais profundidade e isso vai fazer eles darem mais grave perto e um pouco menos de pancadão...

Até o momento a unica ideia aqui que vou fazer é colocar em MDF de 21mm... como disse os meninos aí pra cima...

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

profundidade nao tem nada a ver, oq vale é o volume!

Compartilhar este post

Link para o post

profundidade nao tem nada a ver, oq vale é o volume!

Explica aí intaum... como devo calcular o volume??? Achei que almentando a produndidade de uma caixa tb almentaria o volume???

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal não da para tirar leite de pedra não .

Hard ,ultra e etc é aquela receita feijão com arroz .

Trinta e cinco litro e Dutão . hp 80hz e boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal não da para tirar leite de pedra não .

Hard ,ultra e etc é aquela receita feijão com arroz .

Trinta e cinco litro e Dutão . hp 80hz e boa.

Mais liguei no tecnico da RECSOM e ele me passou essa medida de caixa para o falante 2.4.

Suponho que fazendo isso, consigo um grave melhor ... naum acha???

Compartilhar este post

Link para o post

axo que ficaria melhor com uma divisória no meio; muito estranho essa caixa, hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

axo que ficaria melhor com uma divisória no meio; muito estranho essa caixa, hehehehe

Uma pessoa me disse, que sem divisorio no meio o SOM sai mais rapido da caixa.

Sei lá se é verdade acho que vou preferir com divisoria sim, mais ainda estou analizasando.

Nsta caixa, eu gostei da produnfidade, só que o tamanho do duto eu já naum gostei pq vai dá 14cm de duto pra cada caixa.

Eu particulamente acho que prefiro um duto de 10 taria ótimo. O que vc acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Nas laterais são quebra cantos ,e servem para direcionar o fluxo de ar e ajuda bastante, não precisa de divisoria ,ai é uma camara unica e isso gera acoplamento e melhora mais ainda o rendimento.

Rapaz é o seguinte num tem isso de achar o duto bom ou não ,enquanto tu acha ele tem certeza, pois perdeu tempo fazendo um projeto.

E Projeto é projeto ou faz na risca ou faz um novo, ele passou o hp e lp do projeto ? Fs?

Passa as especs do projeto ai , Volume ,Fs ,F3 ,Hp recomendado , curva de excursão, potencia admitida e etc

Ai sim da para ter uma ideia do que a caixa toca e como toca.

Quanto maior a caixa e mais baixa a Fs menos potencia ela aguenta. "passa o Xmax"

Compartilhar este post

Link para o post

Nas laterais são quebra cantos ,e servem para direcionar o fluxo de ar e ajuda bastante, não precisa de divisoria ,ai é uma camara unica e isso gera acoplamento e melhora mais ainda o rendimento.

Rapaz é o seguinte num tem isso de achar o duto bom ou não ,enquanto tu acha ele tem certeza, pois perdeu tempo fazendo um projeto.

E Projeto é projeto ou faz na risca ou faz um novo, ele passou o hp e lp do projeto ? Fs?

Passa as especs do projeto ai , Volume ,Fs ,F3 ,Hp recomendado , curva de excursão, potencia admitida e etc

Ai sim da para ter uma ideia do que a caixa toca e como toca.

Quanto maior a caixa e mais baixa a Fs menos potencia ela aguenta. "passa o Xmax"

Boa Explicação, já antecipo o agradecimento.

Ele não me passou nada, só esse desenho mesmo, baseado no que pude ver, eu mesmo fiz outro desenho e já vou postar.

Vé o calculo pra mim se vc puder???

Compartilhar este post

Link para o post

semttulo1vw.jpg

By robsonmig21a at 2012-09-03

Calcula aí se puder

Os Hz?

Litragem?

O cara que faz caixas aqui pra mim, disse que eu posso usar tranquilamente MDF de 15mm, porque ele usa cola e parafuso, aí ele me disse que assim a caixa fica extremamente firme e com acabamente reforçado.

Intaum vou usar MDF de 15mm

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

artsompb você esta corretíssimo, porem da pra ver que essa caixa esta em torno de 90 a 120hz. o que serviria apenas pra pakadao,

não sei o que o amigo robsonmig gosta de ouvir?

, usaria mdf de 20 ou 25mm jamais 15mm;

so ai pra voces que o MDF e melhor que o compensado e que ai e feito de pinus, aqui para nos o compensado e feito de parica com

madeira nativa ''bruta''. maçaranduba, e o mdf e feito de eucalipto.

mesmo assim o mdf nao chega nem aos pes do compensado. o compensado so e ruim de dar acabamento.

Editado por JOAOSDX

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pessoa me disse, que sem divisorio no meio o SOM sai mais rapido da caixa.

Sei lá se é verdade acho que vou preferir com divisoria sim, mais ainda estou analizasando.

Nsta caixa, eu gostei da produnfidade, só que o tamanho do duto eu já naum gostei pq vai dá 14cm de duto pra cada caixa.

Eu particulamente acho que prefiro um duto de 10 taria ótimo. O que vc acha?

pelo o que eu vi essa caixa la que os caras te recomendaram tem 41 litros brutos para cada woofer, liquido vai ta em torno de 35lt. que seria pancadao .

o que mais ta me encucando e o duto com 20 de profundidade o que ja faria descer e assim matando o xmaxx.o que seria mais recomendado seria 10 cm.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo o que eu vi essa caixa la que os caras te recomendaram tem 41 litros brutos para cada woofer, liquido vai ta em torno de 35lt. que seria pancadao .

o que mais ta me encucando e o duto com 20 de profundidade o que ja faria descer e assim matando o xmaxx.o que seria mais recomendado seria 10 cm.

Ow... vc viu o novo desenho da caixa que fiz, ali mantive a profundidade da caixa e diminui o duto pra 12cm, e almentei a profundidade do duto pra 16cm.

O que vc alteraria??? pra conseguir um melhor rendimento de grave

Compartilhar este post

Link para o post

Ow... vc viu o novo desenho da caixa que fiz, ali mantive a profundidade da caixa e diminui o duto pra 12cm, e almentei a profundidade do duto pra 16cm.

O que vc alteraria??? pra conseguir um melhor rendimento de grave

cara se tu quer grave forte para tocar pankadao na margem do 70 a 90hz, colocaria os duto para 10x10cm, colocaria uma divisoria ate por que as vezes sem divisoria pode mudar a sintonia da caixa nao sei lhe dizer ao certo nessa parte, nunca nem vi uma tocando.

a real função que seria e a juncao da saida que geraria +db, porem ate mesmo com as divisorias tu vai conseguir isso pois os dutos estao juntos e direcionados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...