Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
smallbreeds

Capacitor para Mid Bass do Kit 2 vias

Recommended Posts

Lendo os posts aqui, a tabela de capacitores, eu gostaria de efetuar o corte HP entre 70 e 80hz. Os Mid Bass são de 4 ohms, no entanto, estão ligados em paralelo ficando a impedância final em 2 ohms.

Minha dúvida é se considero 4 ou 2 ohms para o cálculo do capacitor?

No caso de for mesmo 4 ohms eu fiz com 2 capacitores de 1000uf x 50V despolarizados, que acredito eu resulta em 500uf x 100v.

Aguardo auxílio.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fico feliz por ter utilizado o sistema de busca e ter lidos os artigos sobre capacitores...

Assim, tenho prazer em lhe ajudar.

No caso da associaçao dos falantes em paralelo, o corte deve ser feito levando em contaa impendancia FINAL. 4/4= 2 ohms.

O corte High pass 80hz:

2 ohms - 1000uf

4 ohms- 500uf

8 ohms- 250uf

...

De mais detalhes do projeto.

player, amplificador, onde vao ser usados esses mids, quais mids...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens para o User por ter pesquisado antes de perguntar :legal:; So gostaria de acrescentar que a tensao suportada pela associaçao de capacitores sera no seu caso 50 volts e nao 100v como vc colocou (tenho 90% de certeza disso hehehehhehehehhe, alguem me corrija se estiver errado por favor);

flw

Compartilhar este post

Link para o post

vc deve considerar a impendância de 2 ohms. agora a questão da voltagem, um capacitor 50v é o suficiente na maioria dos projetos de audio, mas se vc puder utilizar qualquer voltagem maior que 50v, melhor, menos risco do capacitor estourar por sobrecarga....

Compartilhar este post

Link para o post

No caso da associaçao dos falantes em paralelo, o corte deve ser feito levando em contaa impendancia FINAL. 4/4= 2 ohms.

O corte High pass 80hz:

2 ohms - 1000uf

4 ohms- 500uf

8 ohms- 250uf

Obrigado por responder.

Assim que lí peguei os capacitores e fui fazer, fiz em um par de teste, capacitor de 1000uf x 100v bipolar. Ficou sem grave, praticamente igual ao corte em 150hz do meu módulo. :(. Será que fiz errado?

De mais detalhes do projeto.

player, amplificador, onde vao ser usados esses mids, quais mids...

O set completo está na minha assinatura. Na verdade tô trocando as 4 d250x e 2 st200 por 2 kitx 2 vias, bravox CS60B na trazeira, no lugar das cornetas.

So gostaria de acrescentar que a tensao suportada pela associaçao de capacitores sera no seu caso 50 volts e nao 100v como vc colocou (tenho 90% de certeza disso hehehehhehehehhe, alguem me corrija se estiver errado por favor);

Você deve estar certo pois não entendo quase na disso. :)

vc deve considerar a impendância de 2 ohms. agora a questão da voltagem, um capacitor 50v é o suficiente na maioria dos projetos de audio, mas se vc puder utilizar qualquer voltagem maior que 50v, melhor, menos risco do capacitor estourar por sobrecarga....

Os Mid Bass são de 65 rms, será que capacitor de 50V é problema?

Vlw!

Editado por smallbreeds

Compartilhar este post

Link para o post

pra conseguir 50v a 2ohms na saida de um amplificador, ele teria que fornecer cerca de 1250w rms.

No seu caso 50v esta dentro de uma boa margem.

Assim que lí peguei os capacitores e fui fazer, fiz em um par de teste, capacitor de 1000uf x 100v bipolar. Ficou sem grave, praticamente igual ao corte em 150hz do meu módulo. . Será que fiz errado?

Com o corte perto de 80hz, esse mid deveria render um mediograve legal. Mas o GRAVE mesmo DEVE ser cortado.

So pra constar. No geral, os casos que sei de pessoas que tiram drive e ST e substituem por kit 2 vias, acabam queimando os mids e tw do kit, porque acham que eles vao render igual as cornetas.

Para um trio equilibrado, eu utilizaria 1 drive Ti (ou fenolico +ST) em conjunto com 1 medio grave de 10"... dependendo do gosto, dobraria o setup de medio alto. Mas isso é uma questao de gosto...

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade não uso o som pra racha, é só para eu ouvir mesmo, digamos que é meu rádio do dia a dia. Mas odiei o som das cornetas.

Agora eu confundi tudo, abaixo de 80 é sub grave (os Pioneer 309) e grave seria?

PS.: É complicado falar de som, algo feito para ouvir né.

Editado por smallbreeds

Compartilhar este post

Link para o post

dividindo melhor:

20 a 50hz - subgrave

50 a 125hz - grave

125hz a 700hz - medio grave

700hz...

Amigo. Ja que nao gostou do som das cornetas, provavelmente vc curte som de qualidade, certo ?

você conhece a parte de "som de qualidade" e "hi-fi" aqui do forum ?

Da uma lidinha la... quem sabe nao é isso o que vc procura ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah! farei isso sim, obrigado!

Mas só pra ilustrar em minha ignorância.

Fiz o teste com essa música

e não bateu nada no mids, nem em full sem capacitor, nem com capacitor de 1000uf bipolar, nem com capacitor de 500uf. Só bate mesmo nos 309;

Com essa música

bate legal em full no amplificador sem capacitor. Com 1000 uf bipolar bate pouco e com 500uf bate bem, o que acha que pode estar ocorrendo?

Compartilhar este post

Link para o post

O corte correto seria com o capacitor de 1000uF.

Quais os cortes que o seu amplificador tem ? Você pode usa-los tambem...

Poutsss... pump up the jam, foi longe eihm ?kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

bom, nao bateu com carro de malandro ?

Seu player nao esta com o HPF ativado nao ?

Qual o modelo do seu player ?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o amplificador ou é full ou HPF em 150hz, como eu quero algo em torno de 80hz deveria deixar em FULL e cortar com capacitor???

Só que com capacitor de 1000uf fica praticamente igual ao corte do amplificador, é imperceptível qualquer diferença que haja. :(

O player é um LG que só tem corte para o SUB, é dos bem baratim. :(

Só a desencargo de consciência, eu tô ligando uma perna do capacitor direto no terminal positivo do mid e a outra perna segue com o fio para o amplificador.

PS.: Nâo gostou do Punp up the jam........kkkkkkk

Editado por smallbreeds

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o amplificador ou é full ou HPF em 150hz, como eu quero algo em torno de 80hz deveria deixar em FULL e cortar com capacitor???

Só que com capacitor de 1000uf fica praticamente igual ao corte do amplificador, é imperceptível qualquer diferença que haja. :(

Só a desencargo de consciência, eu tô ligando uma perna do capacitor direto no terminal positivo do mid e a outra perna segue com o fio para o amplificador.

Pode ser que:

Você nao tenho o ouvido treinado o bastante para perceber a diferença.

O corte do amplificador nao é preciso...

Certo ?

Pump up the jam é legal cara, eu curto hehehehe...

Vou trocar o player por algum que me dê esses cortes. Obrigado pela atenção! :)

Diga quanto predente gastar + -. Ja testei varios e varios plyers diferente e alguns realmente surpreendem.

O Guto de almenida mesmo fez um tópico sobre um player da sony que é BEM completo, tem boa qualidade de audio e inclusive tem um proocessador de audio interessante JÁ imbutido... custando preço de banana.

Vou procurar o modelo e passo aqui pra te falar.

EDIT: Você pode acompanhar o tópico com o review aqui no tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=180451

Editado por vxice

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nesse momento até uns R$ 500 ou R$ 600.

Tô vendo o Alpine 9855, conhece o trem? O que acha? Pelo menos na questão dos cortes tem o que preciso e 3 pares de RCA. Front, Rear e Sub.

O restante não entendo muito mas parece ter muita coisa...kkkkkkkkkkkkk

Editado por smallbreeds

Compartilhar este post

Link para o post

a diferença foi praticamente imperceptivel pq um mid bass de 6 naturalmente nao reproduz nada abaixo dessa frequencia, so deslocamento do cone e distorçao

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nesse momento até uns R$ 500 ou R$ 600.

Tô vendo o Alpine 9855, conhece o trem? O que acha? Pelo menos na questão dos cortes tem o que preciso e 3 pares de RCA. Front, Rear e Sub.

O restante não entendo muito mas parece ter muita coisa...kkkkkkkkkkkkk

provavelmente vc nao encontrara um player mais completo e de melhor qualidade de audio que o Alpine 9855.

EDIT: Nao nesse preço...

Editado por vxice

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de mencionar que é usado http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=181078. Mas creio que ainda assim valha a pena?

Ainda sobre capacitores, e para que eu possa tentar entender melhor (tentar pq entender mesmo tá difirci...kkkk). Quando tinha as cornetas, ou melhor, os drives d250x, usava capacitores de 22uf para o corte em 1000 e tantos hz, ou seja, mesmo tendo 4 drivers em paralelo não se considerava o resultado final e sim a impedância individual. (Isso eu pequei aqui no fórum mesmo). Pq com os mid bass é diferente? Se usa a impedância final e não de cada mid bass?

Compartilhar este post

Link para o post

Entao amigo, nao existe mais 9855 novo... Ou se encontrar, sera de alguem que comprou e deixou gurdado, e valera seus 1500,00...

O 9855 so perde mesmo pros 7892, 7998 mais antigoes. A qualidade desse player e a quantidade de recursos impressiona.

Ele faz 3-way.

Isso é um crossover interno do player. Você regula o ponto do corte que quiser. Na saida sub vc controla subsonico e low pass, alem de ajustar o nivel da saida e o slope do corte... assim como na saida front e rear que podem ser transformadas em mid e high.... MUITO completo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...