Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rafael Pfeifer

FOCAL VS. HAT

Recommended Posts

os subwoofers foca que ouvi eram extremamente rápidos...mas tem assinatura sonica própria... sinceramente para teu caso eu pensaria nos subwoofers JL Audio... fora que teu carro é grande!

eu uso Morel Ultimo SC e acho excelente! poderia usar 2 SC de 12! hehehe

Leandro,

qual a diferença do SC para o normal?? só a potência??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Talvez você mais correto você comparar um kit 2 way Utopia n.6 (igual ao que o Kim usou na Sorento dele) e não o n.7 (igual ao que uso na minha Sorento).

Também não sei se os Amps SInfoni darão o resultado que você espera, pois pelo seu estilo de música, parece-me que você gosta um pouco mais de intensidade do que de qualidade."

n3n0,

acho que tb estás usando o sub focal né???! se sim, como ele tá tocando os graves!! descem bem?? dá um pouco de SPL??

Tirei o sub da Focal e coloquei um JL 8w3, que já vem com uma caixa da JL e desce até 30hz; isso com mais pressão que o Focal. Mas não é um sub que encha o carro (no bom sentido), se é isso que você pergunta. A vantagem é que a minha caixa está colocada na frente do carro e aí o resultado é outro.

Compartilhar este post

Link para o post

foristas...

gosto realmente de um grave mais acentuado...mas gostaria que o sub fizesse esse trabalho e o stereo fizesse a parte mais harmoniosa...com mais fidelidade...

acham que se usasse bit one para processamento e ligasse monoblocos sinfoni com tw e midrange focal, o de 2 canais com os midbass focal o resultado seria bom? acho que, assim fazendo, pegaria a assinatura principal do amp - que é agudo e médio agudo - para tirar máximo proveito do N7.

aí o grave que gosto seria feito pelo sub - nesse caso teria que substituir o focal pelo morel, por exemplo??

Acho bacana vc seguir essa linha ai...

Quanto ao sub, a ideia do JL é boa, porém eu acho o W6 um sub bem "duro", já o Morel não tem essa caracterista....

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Minha contribuição:

http://autoforum.com...pic=170707&st=0

Joel,

tinha lido este tópico...embora não lembrasse qdo abri o meu!

o Ian, naquele, perguntava, especificamente, a diferença entre um SE e um utopia!

aqui eu tô mais pelo conjunto todo da obra - usando-os com amplificadores, sub, etc...

de qq maneira, foi bem (re)lê-lo novamente!

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

pincelando as idéias até agora expostas, quem sabe faria assim:

Set:

HU Alpine IVA W520

processador bit one

kit focal utopia N7

monoblocos sinfoni para uso de tw e médio em crossover e sinfoni 2 canais para midbass

2 subs de 10" morel ultimo SC ou JL 10w6 (?)

amplificador para subs;

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu ouvi no carro do Guilherme, o L3SE sem tw não iria lhe atender, alguns dizem que é questão de gosto, mas eu ouvi no carro dele cortando pelo player e sem o tw não fica bom, ele não sobe o suficiente...eu não usaria...abs

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu ouvi no carro do Guilherme, o L3SE sem tw não iria lhe atender, alguns dizem que é questão de gosto, mas eu ouvi no carro dele cortando pelo player e sem o tw não fica bom, ele não sobe o suficiente...eu não usaria...abs

exatamente esta é a questão que colocam pelo uso só do L3SE...embora fabricante e instalador dizem o contrário!

vou escutá-lo semana que vem para ver como se comportam!

obrigado novamente pelas considerações!

Compartilhar este post

Link para o post

pra quem tá acostumado a usar tweeter, só o L3SE fica devendo, falta brilho..

todo mundo que ouviu meu sistema, comprovou isso..

não sei se der uns tapas no equalizador melhora, só testei em flat...

no entanto, se for o primeiro set sério que está montando, talvez agrade,

a vantagem é que é mais fácil de acertar (acretido eu),

fora a economia que acaba fazendo, em RCA, cabos de falantes, amplificação, e até mesmo a parte de acabamento...

mas nada como ouvir antes pra poder ter uma base..

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro,

qual a diferença do SC para o normal?? só a potência??

amigo, o cone é feito do mesmo material, mas o imã, a carcaça e a bobina não são as mesmas. o Sc usa uma carcaça de aço, já o Ultimo usa de alumínio... digamos que o Ultimo é a referência e o Sc tem parametros e sonoridade muito boas e semelhantes, por um preço mais em conta...

eu uso um somente, de 12 polegadas, 2 ohms, em caixa selada, não muito grande.... por baixo do estepe, num carro sedan! e, olha... para mim está de bom tamanho e as vezes dá até para fazer gracinhas....uso-o almentando com a bridge a 2 ohms do Audison lrx 4.1k (diz-se que manda 800w rms)

ah, claro, o Ultimo é mais potente...

tem uns reviews muito bons por aí....

http://www.trinituner.com/v3/forums/viewtopic.php?t=270616&highlight=ultimo

http://www.diymobileaudio.com/forum/member-reviews-product-comparisons/113080-my-car-test-jl-12w7-vs-morel-ultimo-12-sc-vs-phoenix-gold-ti12d-elite-3.html

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, o cone é feito do mesmo material, mas o imã, a carcaça e a bobina não são as mesmas. o Sc usa uma carcaça de aço, já o Ultimo usa de alumínio... digamos que o Ultimo é a referência e o Sc tem parametros e sonoridade muito boas e semelhantes, por um preço mais em conta...

eu uso um somente, de 12 polegadas, 2 ohms, em caixa selada, não muito grande.... por baixo do estepe, num carro sedan! e, olha... para mim está de bom tamanho e as vezes dá até para fazer gracinhas....uso-o almentando com a bridge a 2 ohms do Audison lrx 4.1k (diz-se que manda 800w rms)

ah, claro, o Ultimo é mais potente...

tem uns reviews muito bons por aí....

http://www.trinitune...ighlight=ultimo

http://www.diymobile...2d-elite-3.html

Leandro,

legal tuas ponderações! acho mesmo que o último "normal" seria muita coisa...e tb requeria um amp muito mais potente para alimentá-lo!

quem sabe 2 SC de 10"! vou ler os reviews os quais indicaste!

brigado

Compartilhar este post

Link para o post

até e

o carro do guilherme eu não ouvi, mas eu tinha a mesma impressão até ontem quando todas minhas teorias cairam pelo ralo de novo....

como diz o meu amigo q me mostrou isso "na prática a teoria é outra", hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro,

legal tuas ponderações! acho mesmo que o último "normal" seria muita coisa...e tb requeria um amp muito mais potente para alimentá-lo!

quem sabe 2 SC de 10"! vou ler os reviews os quais indicaste!

brigado

Acredito que dois SC vao lhe atender bem...

Agora vc vai precisar de um amp que entregue pelo menos 1200RMS em 2ohm.

Uma opçao que pode ser razoavel é o alpine pdx1.1000 que dá 1000RMS em 2ohm..

E tem um Helix SPXL1000 que fornece 1200RMS em 2ohm

E eu particularmente gosto bastante dos Kicker ai vi que tem o modelo ZXS1500.1

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que dois SC vao lhe atender bem...

Agora vc vai precisar de um amp que entregue pelo menos 1200RMS em 2ohm.

Uma opçao que pode ser razoavel é o alpine pdx1.1000 que dá 1000RMS em 2ohm..

E tem um Helix SPXL1000 que fornece 1200RMS em 2ohm

E eu particularmente gosto bastante dos Kicker ai vi que tem o modelo ZXS1500.1

Gustavo,

tem tb a linha Arc KS - 600.2 em bridge ou 1000.1 em 2 ohms - que tem preço "acessível" para novo!

Compartilhar este post

Link para o post

até e

o carro do guilherme eu não ouvi, mas eu tinha a mesma impressão até ontem quando todas minhas teorias cairam pelo ralo de novo....

como diz o meu amigo q me mostrou isso "na prática a teoria é outra", hehehehehe

fala um pouco mais sobre suas impressões neste set sem tw!!!

como dizem: te caiu o butiá dos bolso!

Compartilhar este post

Link para o post

digamos assim: trocamos XXX no carro do joel (não posso dizer o q foi sem a autorização dele), mantivemos todas regulagens iguais, mesmo amp, mesmos falantes, mesmo player. eu já estava familiarizado com o set dele e achava os agudos velados e faltando detalhamento, extensão no top end, e com um pouco de falta de dinâmica. depois da troca o audio mudou completamente no geral, e não apenas no L3 Se, mas como estamos tratando dele, vou dizer, me impressionou a espacialidade, dinâmica, recorte, e como melhorou o desempenho nas altas, abriu o top end bonito, como um tweeter de ótima qualidade (arriso a dizer melhor que Scanspeak discovery, morel supremo, ao menos pro meu gosto pessoal)

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, o que vc tem, realmente, em mãos?

eu sou a favor do mais simples, então... eu iria num 2 vias comum mesmo sem invencionices.... ou num 3 vias ativo... esse negócio de som sem subwoofer, som sem tweeter... sei lá, tenho lá minhas desconfianças...

tá aberto a outras opções? tem ótimos kits por aí, morel elate, linha hertz mlk.... audison thesis e audison voce 3 vias... morel supremo... dynaudio esotar...

Compartilhar este post

Link para o post

Como está o set agora?

Pq vcs não pesquisas um full então?

Pq o L3 até onde eu sei e mid apenas...

Compartilhar este post

Link para o post

gustavo, o L3SE tem uma resposta mais ampla em relação ao L3V1, teoricamente até uns 18KHz, segundo o gráfico:

Legatia-L3SE-3.jpg

mas é aquela coisa, bom fica, mas com tweeter fica melhor ! ! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

L3 SE:

Especificações:

Profundidade: 44 mm - permite instalação em vários tipos de veículos

Faixa de Resposta: 113 Hz – 18500 Hz ± 3 dB

Fs: 113 Hz (Free Air)

Corte mínimo recomendado: 160 Hz em 24 dB

Faixa de potência recomendada: 25-150 watts

Sensibilidade: 89 dB - alta eficiência

Xmax: 6 mm (two way)

Impedância Nominal: 4 ohms

Eu estou usando no meu carro cortado de 160hz pra cima.

Sinceramente, quem diz que o L3 SE não sobe, não conseguiu extrair ainda o máximo do falante.

Como o Guilherme falou, ele testou o dele em Flat, pela aplicação do carro dele.

Esse falante "precisa" de um ajuste no EQ naquela faixa de frequencia onde começa a perder extensão.

Quem ainda não olhou, recomendo dr uma olhada no gráfico desse falante.

Agora sobre o top end, realmente, quem ouviu meu carro, em comparação com o do Guilherme percebeu aquela falto do brilho "bem lá em cima" que é onde entra o tw do Guilhermefkn, acima dos 18k se não me falha a memória.

Agora, isso não era demérito do falante, e sim do meu sistema.

Troquei a eletrônica do meu carro e o resultado foi surpreendente, os agudos mudaram da água pro vinho, melhoraram e muito a extensão, o brilho. O timbre dos metais está muito mais correto. Melhorou a dinâmica, o recorte dos instrumentos melhorou muito.

Meu próximo passo é fazer um up grade sério em amplificadores e cabos.

Depois que tiver melhorado a sinergia dos equipamentos vou fazer um teste sério com o sistema, vou passar RTA e chamar uns colegas para ouvir suas músicas de referência e fazer uma avaliação sobre o set em geral.

Se depois de extrair tudo o que posso do L3 SE e não ficar plenamente satisfatório, instalo meu L1 PRO SE.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Guilherme!

Antes da mudança eu já tinha passado o RTA e já havia tido uma bela surpresa com esses falantes.

Agora quando passar novamente, acho que terei uma nova surpresa.

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, o que vc tem, realmente, em mãos?

eu sou a favor do mais simples, então... eu iria num 2 vias comum mesmo sem invencionices.... ou num 3 vias ativo... esse negócio de som sem subwoofer, som sem tweeter... sei lá, tenho lá minhas desconfianças...

tá aberto a outras opções? tem ótimos kits por aí, morel elate, linha hertz mlk.... audison thesis e audison voce 3 vias... morel supremo... dynaudio esotar...

Como está o set agora?

Pq vcs não pesquisas um full então?

Pq o L3 até onde eu sei e mid apenas...

Leandro e Gustavo,

aberto a dicas e opções eu sempre estou...

os set's os quais passei foram a partir de conversas com as pessoas indicadas a instalar o set no carro!

em qq um deles, vai haver sub...nunca pensei em ficar sem!! aliás, é o que mais quero ter!!

qto ao stereo, a opção pelo N7 é conveniência...entraria num negócio...por isso de sua escolha e não por um N6 por exemplo...

qto ao uso de hybrid sem tweeter, orientação da própria hybrid do EUA em conversa com eles; por isso lancei o tópico...para ver como seria o desempenho sem a faixa de agudos...

no final, nada é fechado, mas são as opções que surgiram para eu fazer negócio em troca de alguns produtos que tenho! seria uma espécie de cxb;

em mãos, tenho só a HU e os amplificadores sinfoni's!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos falam sem ter testado o produto.

Não é por acaso que o Scott Buwalda foi campeão mundial da IASCA, categoria Expert, em março, sem utilizar tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...