Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rafael Pfeifer

FOCAL VS. HAT

Recommended Posts

membros foristas!

estou tentando montar um set no meu carro...

em princípio, tenho em mente 2 set's, a partir dos quais gostaria da opinião de vcs...gostaria apenas da opinião quanto aos componentes a serem utilizados; alguns produtos já tenho, outros não...

instalação, preparação, tratamento acústico, cabos, etc...não estão em discussão, pq tudo será feito com profissional da área conhecido de todos deste forum...serão usados cabos de boa qualidade, que, em tese, não vão interferir no resultado final...claro que não vou usar cabos de algumas centenas de dólares o m...

também não está em discussão eventual custo X benefício...tudo isso com intuito de deixar o tópico mais objetivo possível;

músicas escutadas: dance, eletrônica, R&B e músicas ao estilo rádio Antena 1 para namorar!

carro: Sorento;

necessidade de seu utilizar subwoofer na profundidade da 3ª fileira de bancos; perder espaço com caixas acima do assoalho está descartado;

seguem:

set 1:

1.1- HU Alpine DVA W520;

1.2- processador Bitone.1;

1.3- L3SE/L6SE

1.4- amplificador monoblocos sinfoni's para L3SE e sinfoni 90.2 para L6SE;

1.5- 2 sub's i8"sw - linha imagine da HAT;

1.6- amplificador Arc KS 300.2;

set 2:

2.1 - HU Alpine DVA W520;

2.2 - kit focal utopia N7 com crossblock;

2.3 - amplificador focal dual monitor;

2.4 - sub focal 33 wx2;

2.5 - amplificador focal dual direct;

deixando-se as preferências pessoais por cada marca, gostaria da opinião objetiva de cada um, demonstrando eventuais prós e contras de cada sistema!

se esqueci de algum detalhe importante, acrescento à medida em que as ponderações forem sendo apresentadas;

obrigado a todos que puderem colaborar!

Editado por Rafael Pfeifer

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no primeiro set não usaria o tw?

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba!! rss

O Set 1 está bem parecido com o que estou montando! rs

Só que será um Amplitude 150.2x e um 120.4.x. Também será com o L6SE e L3SE.

Olha, se eu tivesse condições partiria para a segunda opção. Porém, não utilizaria o amp da focal. Não que seja ruim, são excelentes. Mas considero que os Sinfoni são mais interessantes. Olharia também os Genesis série III.

No segundo set, não teria um processador? Ou faria os cortes com o Dual Monitor?

Abrs!

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi os HAT (não era os SE, era tweeter L1SE+L3+L6) e os Focal Utopia no7

O HAT tem mais brilho comparado com o Utopia, os agudos são mais pronunciados, eu não gostei muito particularmente... Por outro lado o Utopia, esse sim é meu favorito em som automotivo que ouvi até hoje, mas precisa de uma ótima instalação para extrair tudo, podendo ter um péssimo resultado se mal instalado...

Meu voto fica para o set 2

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o dds. Acho o hat, com um agudo mais vivo, mais pronunciado e mais colorido. Um médio grave com mais forca. O focal e mais refinado, mais detalhado e que enfatiza mais uma coezao do set inteiro, se tiver bem montado e com equipos a altura, tem tudo pra tocar muito bem. Acho ambos muito bons, a decisão seria mais pessoal, eu particularmente gosto mais da segunda. Como sugestões/modificações eu faria:

Set 1: cabos que combinariam bem com o set provavelmente. Kimber( pode ser o hero pra Rca) e o 8 ou 12TC. Nao são cabos muito caros, claro nao são um monster da vida, mas pelas características de som mais abertos mais vivo, creio que casariam muito bem no set

De amp eu deixaria o sinfoni pra tweeter pois e um amp bem aberto e botaria um mcintosh MC ou MCC pra médios. Inclusive to apostando nesse combo no carro do (tulinho), que estou ajudando.

Set 2: nesse set eu buscaria um RCA da transparent ou audioquest linha intermediária pra cima. Um alpha core goertz tb e uma boa e nao e caro. De spk cable eu iria de alpha core tb.

Eu vi que nao tem interesse em cabos, mas pra um set desses, eu acho que seria interessante. Caso nao goste/queira a opinião, apenas desconsidere.

Compartilhar este post

Link para o post

Set 2: nesse set eu buscaria um RCA da transparent ou audioquest linha intermediária pra cima. Um alpha core goertz tb e uma boa e nao e caro. De spk cable eu iria de alpha core tb.

audioquest te RCA de 20 a 11.000 Euros. O que vc quer dizer com intermediário? Eu contei (pelo futureshop) meio por cima quantos modelos de cabos eles têm, e peguei o do meio, o resultado foi o Sydney, que sai 350 euros o par de 5m. É isso que vc quer dizer com intermediário?

Compartilhar este post

Link para o post

no primeiro set não usaria o tw?

a idéia é não usar tw! em conversa com o pessoal da hybrid nos EUA disseram que, em usando o mid na coluna, dispensar-se-ia o uso do tw!

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba!! rss

Olha, se eu tivesse condições partiria para a segunda opção. Porém, não utilizaria o amp da focal. Não que seja ruim, são excelentes. Mas considero que os Sinfoni são mais interessantes. Olharia também os Genesis série III.

No segundo set, não teria um processador? Ou faria os cortes com o Dual Monitor?

Abrs!

então Marcelo,

tens amplificador de sobra aí então!

a idéia de usar o amplificador da focal é exatamente para evitar o processador externo, já que a HU não tem tantos recursos...

pensei em usar o sinfoni com a segunda opção, mas como o meu é 90.2 acredito que o set vai "passar fome"...se fosse o 150.2 acho que seria a melhor opção, até pq o sinfoni tem como principal característica o agudo e médio agudo....

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi os HAT (não era os SE, era tweeter L1SE+L3+L6) e os Focal Utopia no7

O HAT tem mais brilho comparado com o Utopia, os agudos são mais pronunciados, eu não gostei muito particularmente... Por outro lado o Utopia, esse sim é meu favorito em som automotivo que ouvi até hoje, mas precisa de uma ótima instalação para extrair tudo, podendo ter um péssimo resultado se mal instalado...

Meu voto fica para o set 2

DDS,

obrigado pela objetividade...já tinham me comentado acerca do tw do HAT...mas acharam que tinha exatamente pouco brilho!! acho que qto à instalação vou estar bem servido...caso contrário, como já li bastante aqui no forum, pode virar um dor de cabeça!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o dds. Acho o hat, com um agudo mais vivo, mais pronunciado e mais colorido. Um médio grave com mais forca. O focal e mais refinado, mais detalhado e que enfatiza mais uma coezao do set inteiro, se tiver bem montado e com equipos a altura, tem tudo pra tocar muito bem. Acho ambos muito bons, a decisão seria mais pessoal, eu particularmente gosto mais da segunda. Como sugestões/modificações eu faria:

Set 1: cabos que combinariam bem com o set provavelmente. Kimber( pode ser o hero pra Rca) e o 8 ou 12TC. Nao são cabos muito caros, claro nao são um monster da vida, mas pelas características de som mais abertos mais vivo, creio que casariam muito bem no set

De amp eu deixaria o sinfoni pra tweeter pois e um amp bem aberto e botaria um mcintosh MC ou MCC pra médios. Inclusive to apostando nesse combo no carro do (tulinho), que estou ajudando.

Eu vi que nao tem interesse em cabos, mas pra um set desses, eu acho que seria interessante. Caso nao goste/queira a opinião, apenas desconsidere.

Daran,

excelente a tua consideração! no início do tópico coloquei que não precisa de cabos, mas dica nunca é demais! vou levá-la em consideração e ponderá-la com o instalador acaso escolha a segunda opção!

qto ao amplificador Mcintosh, sei que esse é o "cara" - ou um dos " "...inclusive vi um vídeo do Scott Buwalda em que ele menciona que o MCC 6alguma coisa de 2 canais é o melhor que ele já viu...

mas a substituição de um sinfoni por outro amp, no momento, fica inviável...de qq forma, vou anotar e processar a informação e deixá-la como carta na manga como eventual up grade!!

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

audioquest te RCA de 20 a 11.000 Euros. O que vc quer dizer com intermediário? Eu contei (pelo futureshop) meio por cima quantos modelos de cabos eles têm, e peguei o do meio, o resultado foi o Sydney, que sai 350 euros o par de 5m. É isso que vc quer dizer com intermediário?

Luciano,

esses valores chegam até a assustar!! ehhehehe

Compartilhar este post

Link para o post

percebi que respondendo um a um dei uma tumultuada no tópico...vou responder a todos no mesmo "multiquote"...vivendo e aprendendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba!! rss

Abrs!

Marcelo,

tens amplificador sinfoni de sobra aí então! bem que poderias me emprestar alguns canais!

a idéia é usar os cortes pelo amp focal, por isso de sua escolha...assim evitaria um gasto - um tanto alto - com um bitone;

Compartilhar este post

Link para o post

amigos foristas,

acresço um novo set para discussão:

set 1:

1.1- HU Alpine DVA W520;

1.2- processador Bitone.1;

1.3- L3SE/L6SE

1.4- amplificador monoblocos sinfoni's para L3SE e sinfoni 90.2 para L6SE;

1.5- 2 sub's i8"sw - linha imagine da HAT;

1.6- amplificador Arc KS 300.2;

set 2:

2.1 - HU Alpine DVA W520;

2.2 - kit focal utopia N7 com crossblock;

2.3 - amplificador focal dual monitor;

2.4 - sub focal 33 wx2;

2.5 - amplificador focal dual direct;

Set 3:

3.1 - HU Alpine IVA W520

3.2 - processador bitone;

3.3 - mid bass scan speak revelator 18W e tw scan speak illuminator 6020;

3.4 - amplificadores sinfoni em bi-amp ou usando crosspassivo - nesse caso dispensaria monoblocos ou o de 2 canais;

3.5 - sub morel ultimo 10";

3.6 - amplificador Arc KS 1000.1;

Compartilhar este post

Link para o post

Daran,

excelente a tua consideração! no início do tópico coloquei que não precisa de cabos, mas dica nunca é demais! vou levá-la em consideração e ponderá-la com o instalador acaso escolha a segunda opção!

qto ao amplificador Mcintosh, sei que esse é o "cara" - ou um dos " "...inclusive vi um vídeo do Scott Buwalda em que ele menciona que o MCC 6alguma coisa de 2 canais é o melhor que ele já viu...

mas a substituição de um sinfoni por outro amp, no momento, fica inviável...de qq forma, vou anotar e processar a informação e deixá-la como carta na manga como eventual up grade!!

obrigado

Daran e outro user, rs

Realmente o MCC602tm e bem superior aos outros MCCs e que já são superiores ao MC. Falo isso pois já comparei o MCC404 com o 602.

Compartilhar este post

Link para o post

Daran e outro user, rs

Realmente o MCC602tm e bem superior aos outros MCCs e que já são superiores ao MC. Falo isso pois já comparei o MCC404 com o 602.

putz,

li "dan" no final do triatleta e coloquei Daran!

desculpa pela gafe!! afinal de contas, vcs estão em todas neste forum!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Acredito que para o estilo de música que você escuta, a opção com HAT seja bem valida, pois você terá um bom peso e força. Se você conseguir um bom preço por ele, ..., instale e seja feliz.

Você terá bastante dificuldade de instalar o midbass da Scan na porta do carro, atente a isso. O Scan tem outra particularidade, normalmente, precisam ter corte passivo para tocar legal. Veja o caso do carro do Hélio.

Uma consideração a ser feita é que você está comparando maçãs com bananas, e isso abre muito espaço para surpresas. Um kit 3way (Utopia n.7) um kit 2way (Scan) e um kit 1 1/2 (HAT). Talvez você mais correto você comparar um kit 2 way Utopia n.6 (igual ao que o Kim usou na Sorento dele) e não o n.7 (igual ao que uso na minha Sorento).

Também não sei se os Amps SInfoni darão o resultado que você espera, pois pelo seu estilo de música, parece-me que você gosta um pouco mais de intensidade do que de qualidade. Os Sinfoni ficariam legais com o Utopia, porém para um outro estilo musical.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, pelo que descreveu realmente vc gosta de um som com mais peso.... eu não entendi a questão do kit HAT sem o tw... fará um peitão no painel do carro????

Compartilhar este post

Link para o post

Po, o set precisa ser fechado?

Ja q vai usar os bit one eu pensaria em usar os sinfoni com o kit Focal!

Vc ja possui algum desses equipamentos?

Pq vc encontra macintosh por ai...

Ouvi um set com um 404 e o L6 e achei muito bom, tava usando o morel ultimo como sub, que alias independente do set eu recomendaria utiliza-lo na minha visao o melhor que escutei, rapido, tem força e desce legal, toca bem praticamente todos os tipos de musica. Escutei desde Jazz até hip hop nele e ele num fez feio!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente tentaria pelo menos o Columbia ou o Colorado ou Cheetah com esse set. Acho que o mínimo que eu tentaria seria o Black Mamba, Diamond back ou King Cobra

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Acredito que para o estilo de música que você escuta, a opção com HAT seja bem valida, pois você terá um bom peso e força. Se você conseguir um bom preço por ele, ..., instale e seja feliz.

Você terá bastante dificuldade de instalar o midbass da Scan na porta do carro, atente a isso. O Scan tem outra particularidade, normalmente, precisam ter corte passivo para tocar legal. Veja o caso do carro do Hélio.

Uma consideração a ser feita é que você está comparando maçãs com bananas, e isso abre muito espaço para surpresas. Um kit 3way (Utopia n.7) um kit 2way (Scan) e um kit 1 1/2 (HAT). Talvez você mais correto você comparar um kit 2 way Utopia n.6 (igual ao que o Kim usou na Sorento dele) e não o n.7 (igual ao que uso na minha Sorento).

Também não sei se os Amps SInfoni darão o resultado que você espera, pois pelo seu estilo de música, parece-me que você gosta um pouco mais de intensidade do que de qualidade. Os Sinfoni ficariam legais com o Utopia, porém para um outro estilo musical.

um "boooom" preço não seria, mas estaria, no final das contas, dentro do mesmo orçamento dos outros set's...mas se o resultado for o que espero, mato no peito!!

vi que a madisound tem um kit específico para carro...vi tb que falava em litragem para tocá-los, mas achei que poderiam tb render nas portas...vou ver esta particularidade...valeu pela dica...

(na verdade não estou comparando...a intenção era exatamente colocar 3 situações distintas com set's compostos de bons produtos...e o que cada um poderia render dentro de cada proposta!)

Rafael, pelo que descreveu realmente vc gosta de um som com mais peso.... eu não entendi a questão do kit HAT sem o tw... fará um peitão no painel do carro????

peitão não!! gosto de coisas menores! seria apenas um "suporte" em frente ao local do tw original!!

Po, o set precisa ser fechado?

Ja q vai usar os bit one eu pensaria em usar os sinfoni com o kit Focal!

Vc ja possui algum desses equipamentos?

Pq vc encontra macintosh por ai...

Ouvi um set com um 404 e o L6 e achei muito bom, tava usando o morel ultimo como sub, que alias independente do set eu recomendaria utiliza-lo na minha visao o melhor que escutei, rapido, tem força e desce legal, toca bem praticamente todos os tipos de musica. Escutei desde Jazz até hip hop nele e ele num fez feio!

não precisa ser fechado...mas a substituição de um ou outro item pode inviabilizar sua construção!

os amp's focal eu não tenho! na mão, tenho os sinfoni's...

acho que o morel último não tem erro!! todo mundo gosta! vou ver se mesclo kit 1 ou kit 2 com morel...quem sabe! valeu pelas informações...

Compartilhar este post

Link para o post

foristas...

gosto realmente de um grave mais acentuado...mas gostaria que o sub fizesse esse trabalho e o stereo fizesse a parte mais harmoniosa...com mais fidelidade...

acham que se usasse bit one para processamento e ligasse monoblocos sinfoni com tw e midrange focal, o de 2 canais com os midbass focal o resultado seria bom? acho que, assim fazendo, pegaria a assinatura principal do amp - que é agudo e médio agudo - para tirar máximo proveito do N7.

aí o grave que gosto seria feito pelo sub - nesse caso teria que substituir o focal pelo morel, por exemplo??

Compartilhar este post

Link para o post

"Talvez você mais correto você comparar um kit 2 way Utopia n.6 (igual ao que o Kim usou na Sorento dele) e não o n.7 (igual ao que uso na minha Sorento).

Também não sei se os Amps SInfoni darão o resultado que você espera, pois pelo seu estilo de música, parece-me que você gosta um pouco mais de intensidade do que de qualidade."

n3n0,

acho que tb estás usando o sub focal né???! se sim, como ele tá tocando os graves!! descem bem?? dá um pouco de SPL??

Compartilhar este post

Link para o post

os subwoofers foca que ouvi eram extremamente rápidos...mas tem assinatura sonica própria... sinceramente para teu caso eu pensaria nos subwoofers JL Audio... fora que teu carro é grande!

eu uso Morel Ultimo SC e acho excelente! poderia usar 2 SC de 12! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...