Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fernandim

Celta Fernandim - CHUMANGABEIS

Recommended Posts

Lucas,

Nós podemos fazer projetos dedicados, sem maiores problemas, assim como já fazemos e postamos diversos na nossa página no FB.

Indicamos sempre a caixa de 57L para o 12", pois é uma caixa que conhecemos bem e que, além de garantir o controle do sistema móvel, proporciona uma curva de resposta plana, facilitando assim para quem deseja colocar ou retirar cargas acústicas em diversas frequências...

Fernando,

Esse teu sistema vai ficar muito forte! Eu usei 4x15" no uno da Questo e tivemos que desmontar, pois estava destruindo o carrinho, mesmo com volume baixo a pressão era violenta.. Isso pq eu aplicava apenas 500W em cada sub!

Precisando de qualquer ajuda, estamos a disposição..

Abraço,

RenanLopes

Boa tarde Renan, fico feliz por acompanhar o tópico, ja ia entrar em contato com vocês mesmo.

Se você está recomendando 57 litros para cada, será respeitado essa litragem sim, vocês possuem o gráfico de resposta com essa litragem?

Eu pensei em sintonizar a caixa entre 32~33hz, e gostaria e muito da ajuda de vocês!

Obrigado pelo apoio, espero que fique forte mesmo hehe!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Renan, fico feliz por acompanhar o tópico, ja ia entrar em contato com vocês mesmo.

Se você está recomendando 57 litros para cada, será respeitado essa litragem sim, vocês possuem o gráfico de resposta com essa litragem?

Eu pensei em sintonizar a caixa entre 32~33hz, e gostaria e muito da ajuda de vocês!

Obrigado pelo apoio, espero que fique forte mesmo hehe!

Abraços!

Que mané grafico o que!!! O projetista da bagaça falou, tá falado!

Compartilhar este post

Link para o post

okay-meme-face.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

hj tu tá atacado né..

:vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Fernandim, eu tinha os parâmetros do Questo de 12" (D4) salvo aqui no meu PC.

Ta aí a simulação na caixa recomendada pela Questo. Analisem.

ows4.png

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

tem alguma coisa errada ai nessa simulação..

ao menos na que tinhamos feito para 2 x 12, tinha uma resposta nas baixas mais evidente..

esse -6db em 33hz ta muito esquisito.

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

Simula aí pra nós então, Gledson. E posta os gráficos aqui. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, conversei com o Lton no whatsapp, essa caixa ficou com 256 litros brutos. Porém o duto ficou com 19x19cm (quadrado lógico hehe), por 35cm de comprimento.

Mesma área de duto que os 2 de 3" por 35cm para cada sub. Descontando os 16 litros de duto, 3 sub e uns 4 de reforço, cai pra 224 litros livres, fechando assim 56 litros por sub.

Muito interessante...

EDIT:

Se começarem com polêmicas e discussão vão tomar surra de pingolada até ele amolecer...

Editado por Fernandim

Compartilhar este post

Link para o post

Simula aí pra nós então, Gledson. E posta os gráficos aqui. :legal:

não to com saco pra colocar foto na internet.. mas faz ai.. fiz no winisd..

Caixa 228L, duto 18.75cm x 18.75cm x 41cm de comprimento (igual do projeto do Lton), sintonia em 29hz.

-6db 29.5hz.. -3db em 35.5hz.. 0db em 49.7hz (caixa quase plana.. pico de 0.4db em 69hz.)

sem contar ganho de bassbooster no sinal.. nem ganho cabine.

edit: pico de xmax em 23.8hz (9.9mm) e 10.4 em 45.8hz aplicando 1550rms e com delay de 15.5ms em 19.8hz.. resumindo, quase nada de delay!

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, conversei com o Lton no whatsapp, essa caixa ficou com 256 litros brutos. Porém o duto ficou com 19x19cm (quadrado lógico hehe), por 35cm de comprimento.

Mesma área de duto que os 2 de 3" por 35cm para cada sub. Descontando os 16 litros de duto, 3 sub e uns 4 de reforço, cai pra 224 litros livres, fechando assim 56 litros por sub.

Essa fica boa, eu só abaixaria a sintonia pra 32Hz. :legal:

A caixa do manual são 57L brutos, se eu não estiver enganado. Essa aí com 56L livres (64L bruto) fica melhor para o que você busca.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa fica boa, eu só abaixaria a sintonia pra 32Hz. :legal:

A caixa do manual são 57L brutos, se eu não estiver enganado. Essa aí com 56L livres (64L bruto) fica melhor para o que você busca.

Certo, aumentar a sintonia é só aumentar o duto correto?

No caso ficaria de qual tamanho?

não to com saco pra colocar foto na internet.. mas faz ai.. fiz no winisd..

Caixa 228L, duto 18.75cm x 18.75cm x 41cm de comprimento (igual do projeto do Lton), sintonia em 29hz.

-6db 29.5hz.. -3db em 35.5hz.. 0db em 49.7hz (caixa quase plana.. pico de 0.4db em 69hz.)

sem contar ganho de bassbooster no sinal.. nem ganho cabine.

edit: pico de xmax em 23.8hz (9.9mm) e 10.4 em 45.8hz aplicando 1550rms e com delay de 15.5ms em 19.8hz.. resumindo, quase nada de delay!

Gostei, com uma ajuda do bassboost ainda, nada mal!

Editado por Fernandim

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei, com uma ajuda do bassboost ainda, nada mal!

esse volume é ja descontando o falante ok? (57L liquidos por falante).

Compartilhar este post

Link para o post

Se começarem com polêmicas e discussão vão tomar surra de pingolada até ele amolecer...

pouts, tava tao bom falar do seu som, agora vai aparecer o bile, o gaucho, o cariocax, o klb, o dom ruela, o titoim, o regianaldo etc etc só pra tomar pingolada, ahhhhhh o cristianolo, mestre de ganhar pingoladas na cara

Compartilhar este post

Link para o post

esse volume é ja descontando o falante ok? (57L liquidos por falante).

Será que não ficou muito grande não?

Se bem que usei uma caixa de 125 litros para 2 paini e gostei bastante do resutado...

Tô terminando o projeto aqui, jájá posto.

pouts, tava tao bom falar do seu som, agora vai aparecer o bile, o gaucho, o cariocax, o klb, o dom ruela, o titoim, o regianaldo etc etc só pra tomar pingolada, ahhhhhh o cristianolo, mestre de ganhar pingoladas na cara

Aí vira bagunça aqui mooouz, são mestres nisso, principalmente o CrisLolOLOLOLOLO

Editado por Fernandim

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, aumentar a sintonia é só aumentar o duto correto?

No caso ficaria de qual tamanho?

Sim, é só aumentar o comprimento.

Um detalhe que vale a pena ressaltar é se que abaixar a sintonia para 32Hz não precisa de tanta área de duto (~352cm²), um duto de 18x18cm (324cm² de área) por exemplo está muito bem servido, podendo aplicar os 1600w do amp sem sopro no duto (velocidade do ar no duto de 23m/s em 30Hz - teoricamente). E ainda sobra mais volume livre pros subs.

Se for ficar mesmo com duto de 18x18cm o comprimento dele ficará em 25cm (Fb: 32Hz). :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não ficou muito grande não?

acredito que não.. pois mesmo assim o cone não descontrolou na simulação..

o que acontece é que a caixa fica mais plana.. sem aqueles picos absurdos de resposta.. tanto que o pico máximo ficou em 0.4db..

se não fosse pelo alto spl que vai gerar, seria uma caixa pra SQ BEM interessante..

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é só aumentar o comprimento.

Um detalhe que vale a pena ressaltar é se que abaixar a sintonia para 32Hz não precisa de tanta área de duto (~352cm²), um duto de 18x18cm (324cm² de área) por exemplo está muito bem servido, podendo aplicar os 1600w do amp sem sopro no duto (velocidade do ar no duto de 23m/s em 30Hz - teoricamente). E ainda sobra mais volume livre pros subs.

Se for ficar mesmo com duto de 18x18cm o comprimento dele ficará em 25cm (Fb: 32Hz). :legal:

A litragem não fica grande pra cara falante não? Qualquer coisa eu diminuo a altura da caixa...

Projetinho feito!

Medidas externas

fps3.jpg

Medidas do duto

8t8a.jpg

Peguei as medidas do dpx no manual da clarion, vai ficar a conta ein? hehehe, tomara!

jbkf.jpg

EDIT:

EngUenharia avançada no projeto.. Vai ficar bruto!

No dia que for montar merece até um churrasco ao som de Bruno e marrone mouz

Ocê e o Fabiano vão me ajudar sim, quero nem saber mouz!

Abs

acredito que não.. pois mesmo assim o cone não descontrolou na simulação..

o que acontece é que a caixa fica mais plana.. sem aqueles picos absurdos de resposta.. tanto que o pico máximo ficou em 0.4db..

se não fosse pelo alto spl que vai gerar, seria uma caixa pra SQ BEM interessante..

Bom demais, quero uma caixa plana mesmo, porém terá um bom spl e subgrave por conta de ser 4 subs né hehe...

A união faz a força!

Editado por Fernandim

Compartilhar este post

Link para o post

Ou ainda mandar um encosto inclinado, e botar os módulos embutidos... O que acham?

84m7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom demais, quero uma caixa plana mesmo, porém terá um bom spl e subgrave por conta de ser 4 subs né hehe...

A união faz a força!

caixa sem pico pra som alto é a coisa mais sem graça do mundo [^]

Compartilhar este post

Link para o post

caixa sem pico pra som alto é a coisa mais sem graça do mundo [^]

Mas é porque o sub é plano mesmo, não adianta...

Eu tentei uns ali mas sem sucesso kkk!

Para de gorar meu béis mooouz.

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

manolo , resumindo as medidas da cx é essa.. os duto fica a seu gosto depois de pronto , visto que é so fazer outro duto e fixa ele, o interessante desse projeto e isso duto que te possibilidade uma troca por outro com outra sintonia, num adiante a gente te fala uma sintonia , apensar da gente ouvi nigga bass , vc msm viu akele dia q ouviu meu som a gente curti musica diferente , apesar de ser do msm estilo, frequencia de sintonia mano é igual cú cada um teu a seu .... faz a cx e uns 3 dutos variandado ai uns 7cm cada duto e testa , melhor coisa q vc faz !!! faz um com 30cm outro com 35cm e outro com 40cm e ja era

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é porque o sub é plano mesmo, não adianta...

Eu tentei uns ali mas sem sucesso kkk!

Para de gorar meu béis mooouz.

[^]

é, eu sei que ele tende a ser plano se quiser descer legal. To gorando não, eu gorava quando era os lixo dos rasgatech, até que você se livrasse daquela mer** AUHhAUHUaUHahuaUHuahuhauha, os questo tem qualidade.

E sabe como é né, nada impede de meter umas garrada de tubaína dentro da caixa depois

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...