Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Wagner SC

Renault Megane Dynamique UPGRADE sistema de som em etapas

Recommended Posts

Pessoal, recentemente comecei a dar um Upgrade no sistema de som do meu carro, um Renault Megane 2009. O sistema de som original do megane é bem limitado, mas ao contrário do que se lê pela internet, da para fazer coisa bem interessante sem gastar muito. Postarei upgrades desde o mais simples até chegar um SQPL de baixo custo, acredito que pode interessar à muitos proprietários deste carro.

Vamos lá, a "vítima":

megane2006.jpg

meganeinterior.jpg

Obs.: Fotos retiradas do site BestCars UOL

Player Original:

O Player original do megane é um radiosat 8200 igual este ai da foto abaixo:

radiosat8200.jpg

Apesar de não ter saída RCA este player a partir de 2008/09 já suportava MP3, portanto decidi por mante-lo no carro. O nicho destinado ao player não da acabamento com outros aparelhos de 1 DIN padrão portanto manter o player original é bom para deixar o carro com aspecto mais sóbrio e original. Outro ponto que foi considerado ao manter o player foram os comandos no volante e as informações no display do painel que são bem uteis ao dirigir.

Este player tem uma entrada AUX atras que vem desativada de fábrica, muito útil para conexão com celulares e ipod's, com um cabinho P2 escondido em algum lugar do carro vc transforma o Player em uma "central multimidia".

UPGRADE Nº 1: Adaptação do Cabo P2 na entrada AUX:

Abaixo foto da adptação do cabo P2 na saída do auxiliar do rádio:

20120729094324.jpg

Vou passar rápido nesta etapa e não explicar muito como faz o trabalho, mas é simples quem quiser faço o passo a passo ( já tem em outros forums da internet ).

Bom, com o cabinho no lugar deu para ouvir minhas musicas do celular e me "satisfez" por uns 2 dias hehehehe !

O som original tem pouca potência, distorce fácil. Quase 100% dos leigos quando ouvem um som distorcendo condenam os falantes na primeira possibilidade. Os usuários de megane não são diferentes, ainda mais quando se deparam com miseros 5". Os da frente são bem fácil de ter acesso é são iguais estes de baixo:

falantemegane2.jpg

falantemegane1.jpg

Obs.: Fotos tirada da net, meus falantes estavam intactos, estes ai estão meio judiados já.

O que vem na ponta da lingua de qlqr um: Cone de papel ??? Imãzinho deste tamanho ???

Resp.: Sim de papel, ser de PP ou "Fibra de coco da ilha Nauru" não é garantia de qualidade. Existem bons falantes com cone de celulose, o pessoal tem que parar com essa mania de querer tudo que está na moda. Quanto ao imã: provavel que seja de terras raras, neodímio provável (ou alnico). O falante não tem nada de especial e tbm nada de muito ruim. Serve para o que foi projetado.

Então o que fazer ?

UPGRADE Nº 2: O amplificador:

Este será o assunto para o segundo post.

Att;

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que as montadoras deveriam investir um "tantinho" a mais nos sistemas originais. Tem cada porcaria.

Compartilhar este post

Link para o post

O som desse sistema original do megane é aceitável, é o mesmo do clio privilége que usa duas vias original na frente, hoje está bem difícil carro vir com duas vias na linha mais popular.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Sim conta com duas vias e os tweeters sao muito agradaveis. a noite posto o segundo up com detalhes e os resultados

Compartilhar este post

Link para o post

UPGRADE Nº 2: O amplificador:

Bem, após constatar que o "elo fraco" do som do megane era a potência do player a solução foi ir atras de um amplificador ! Estudei varias opções, a primeira coisa que fiz foi tentar "puxar" o RCA direto da entrada do CI amplificador, um TDA da vida que não lembro o código agora.

Vi muita gente falando sobre "puxar" o RCA, eu mesmo ja fiz isso mas com toca fitas nas antigas, e sei que as vezes dá e as vezes não dá ! O problema é o casamento de impedâncias, no caso do Radiosat em questão o sinal que chega no TDA não "casa" com uma entrada RCA, o som sai muito distorcido e baixo. Abandonei a ideia e quase que boto a perder o player com essa brincadeira ! RESUMO: NÂO FAÇAM ISTO COM PLAYER NENHUM, A MENOS QUE ESTEJA DISPOSTO A POR ELE FORA ! Vc nem o eletrotécnico da esquina projetaram o aparelho, o que da certo em alguns casos pode não dar em outros, muito pelo contrário, pode dar MUITO ERRADO !

CONVERSORES RCA: Os mais baratos nada mais são do que transformadores pequenos, casadores de impedância, tipo os usados em TI. Uma bela Porcaria, vai cortar tuas respostas em baixa frequência e colorir em alta ! Já os mais carinhos até que podem valer a pena, eu preferi não arriscar e pagar 70 conto em um conversor já que um amplificador com entrada HI INPUT custa cerca de 200 reais ! No mínimo o conversor do amplificador vai ser melhor que os conversores externos mais baratos.

A PROCURA: Inicialmente procurava um amplificador Pioneer dos antigos com entrada HI INPUT. Quando achava um em bom estado o preço estava nas alturas, e de tanto esperar, começei a cogitar amplificadores novos:

SD250.2: Boa opção, mas não gosto de amplificador digital ( nos graves até que vai ) e se não me engano o corte é fixo a um preço parecido com um 4 canais xing-ling;

Taramps TL 600: Grande atrativo: Preço, Achei por 80 conto com frete gratis !

Preço de Booster e qualidade de "quase" um "mosfet A/B" . Dessa onda de amplificadorzinho esse é o único que vou comprar para testar, não que os outros não sejam bons, mas é que entre pagar 170 em um SD250.2 prefiro pagar mais e pegar um 4 canais que é muiiiiiito mais versátil.

O que restou ? Os xing-ling B. buster, Powerpack, Explosound, Pyramid 800 e CIA.

Acabei optando por este ai da foto:

explosound.jpg

Obs.: Foto tirada da net

A escolha foi pelo preço ( paguei RS 180,00) e por ter entrada HI-INPUT. Quando o amplificador chegou tive uma infeliz surpresa, o conector do HI INPUT não veio junto, então pedi para que o vendedor me enviasse o mesmo. O vendedor até tentou argumentar "Pra que vc quer isso, é uma porcaria, o som fica com chiado, usa conversor que é baratinho e fica com qualidade RCA " Eu: Ta bom, ta bom, mas mesmo assim me envei o conector por favor. Pelo menos ele enviou, tudo certo.

INSTALAÇÂO DO MODULO EXPLOSOUND 1600:

Instalação padrão, utilizei cabo 6mm2 de força comum, estes BWF da vida que suportam 70º e 750V. Ao passar o cabo na parede corta fogo do megane (e de qualquer carro que tenha muita eletrônica embarcada) tem que se tomar cuidado, MUITO CUIDADO ! Desmonte tudo que puder e retire a cúpula de borraça que faz a vedação do chicote com a parede corta fogo. Ali passa muito fiozinho fininho e se vc for tentar passar "na marra" vai arrebetar um deles igual ja aconteceu comigo, e depois para emendar é o diabo !

Vou ficar devendo fotos dessa etapa, fiz meio na pressa e não tirei fotos.

Cabo de sinal de audio:

Aqui tem um segredinho, eu utilizo desde a época dos "booster corzus e MXR" cabo tiaflex balanceado para microfones, é o cabo que ta na foto:

20120729215058.jpg

20120729215038.jpg

O que sempre deu muito certo evitando qlqr tipo de ruído. A malha externa eu conecto à massa do player e do amplificador. Pode ser conectada ao negativo dos aparelhos tbm, mas o perigo disso é que na falta do aterramento do modulo vc pode por fogo no cabinho já que a corrente vai passar toda por ele !

Aqui embaixo a conexão com o chicote original do megane:

20120729094258.jpg

Detalhe eu abri apenas o L + R dianteiro, os falantes traseiros continuam no player. Isso foi opção minha pensando no futuro, ai vai de cada um. Daria para ter ligado os 4 falantes sem problema.

Conexão da malha de equipotencialização do cabo tiaflex:

20120729094458.jpg

Por enquanto fotos que eu tenho é isto, tenho que tirar umas fotos com tudo no lugar.

Bom, o resultado do segundo UPGRADE:

O som ganhou vida, muito mais nítido em com maior SPL sem distorção. Para um som "careta" ( sem graves ) não precisa de mais nada ! O Tweeter do painel é ótimo e forma um palco sonoro bem agradável em conjunto com os woofers de 5" na altura do encosto de braço. Escutando musicas mais calmas e "world music" ficou show de bola em comparação com o original, vale muito a pena !

Mito: HI INPUT não tem qualidade -> Veredito: Lorota de audiótico ou de quem nunca ouviu instalado !

No explosound a qualidade ficou 10 melhor que um powerpack que instalei com RCA tudo bonitinho e o mesmo insiste em dar ruido por interferência.

Portanto se vc quer apenas dar um tapa no som sem gastar praticamente nada e não mexer nunca mais o que fazer ?

Compre um amplificador Taramps T600 e seja feliz. ! Instale 2 falantes por canal que seu sistema vai ficar show de bola, ótima pedida para dar aquele UPGRADE no carro do paizão !

Mas bem ... escutei o som assim por umas 2 ou 3 horas ( somando os trajetos rodados ) no máximo e sabem como é né ..... tinha uns brinquedinhos parados e pq não ..... Um subzinho iria bem né ?

Vamos lá,

UPGRADE Nº 3: O SUBWOOFER

Editado por Wagner SC

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que as montadoras deveriam investir um "tantinho" a mais nos sistemas originais. Tem cada porcaria.

:+1 concordo

Compartilhar este post

Link para o post

Moderadores, poderiam mover meu tópico para o DIY ? Acho que la se encaixa melhor com o tema.

att

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...