Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

punk' kda_sound

Set em Gol G5... Toque alto e com qualidade

Recommended Posts

Postado em (editado)

Galera do AutoForum dpois de 5 anos parado venho montar + um raidim.

Amigos estou montando um set no Gol g5, esse carro tem um detalhe na mala que é um pé no saco é pequena e funda.

Quero fazer uma magica de deixar a caixa na altura do tampão (Questão de segurança)

Tenho 2 projetos e varias duvidas

Projeto numero 01

- 4 woofers de 12'' de ate 400rms (Essa é a maior duvida uso Eros L312, Street Bass. Qual falantes voces podem me indicar nessa configuração que toque muito pra dentro e fora)

- 2 Cornetas D250 (aquelas de 200rms)

- 4 Cornetas D210 - Ti

- 1 modulo Boog D2k2 (2200rms) Falantes

- 1 modulo q casem com as cornetas (Duvida qual modulo usar já que não irei usar divisor nesse primeiro momento, quero um modulo com custoxbeneficio alto pode ate ser xing ling)

- 1 bateria 250ah estacionaria

Projeto numero 02

- 2 woofers de 15'' Eros 2.4K ou 2 Tornados

- 2 Cornetas D250 (aquelas de 200rms)

- 4 Cornetas D210 - Ti

- 1 modulo taramps 3500rms

- 1 modulo q casem com as cornetas (Duvida qual modulo usar já que não irei usar divisor nesse primeiro momento, quero um modulo com custoxbeneficio alto pode ate ser xing ling)

- 1 bateria 350ah estacionaria

Galera sei que com os 4 de 12 a area de cone será maior, eles descem mais e SPL deles são altos, já tive outro projeto de 4 de 12'' e ate hoje sinto saudades, muito bom mesmo e tenho uma vontade extra de montar esse projeto, só que tô por fora do ramo de trio faz uns dias e estou meio desatualizado... Esse projeto 02 é indicado por um amigo, que vive mexendo com som ele manja de fazer na massa, só que faz algumas coisas na tora. Não quero o melhor som do mundo e sim um som pra escutar na massa.

Editado por punk' kda_sound
Postado em (editado)

1° o ideal seria o 312l mais duvido que cabe 4 com litragem certa que nao passa da tampa do porta mala, entao chego ate descartar a 1 ideia

02 woofer tu poderia usar o wpu 1505, 1507 - eros 15 500 rms ''nao me lembro do modelo, eros 315lc, snake esx620 400 rms

01 amplificador tu poderia usar sd 1000 , sd1500 , ta 1200, ou ta1600 ''essa ta meia queimada no forum por nao mandar o que promete''.

04 driver ti d210 ou d220

01 sd 250.2 ou sd400 ou ta400

01 crossover jfa 3 vias ou ta-crx2

01 bat 100a preferencia gel;

agora vamos la por que eu escolhi e citei woofer mais fracos pois eles consegue tocar e frequencias altas, pois voce vai usar driver ti e ele

ja comeca no minimo 1.2kz, entao tem que ser woofer que suba bem e qualquer um dos citados sei que estara bem servido.

por que descartei woofer pessado pois conseguentemente precisara de woofer pra fazer media frequencia e com isso lhe passara do tampao.

agora se fosse pra passar um pouquinho e usar medio, lhe recomendaria sds 800rms e usava ate 2 10pw3 que alem de um otimo ''custox beneficio'' alem do mais ele tu pode colocar em caixa selada de 15 a 20 lts.a forca pro eros sd ou ta de 2000 a 3500.estaria de bom tamanho, pros medios e agudo uma b buster 3600gl ''custo beneficio''.

Editado por JOAOSDX
Postado em

Bem...

1° teríamos que saber qual o espaço disponível em Litros, que tipo de música vai tocar no set... para facilitar a indicação.

2° Vc quer "qualidade" e ta metendo 6 drivers para 4x12 uo 2x15, eu colocaria duas Ti de qualidade, dois woofers de 10 ou de 8 para tapar o buraco entre o grave e o agudo.

3º 4x12 não desce mais que dois de 15" com 4 vc terá mais área de cone, maior pressão sonora e um ganho em dB por acoplamento, mas tende a ter um grave mais seco.

"Eu" no caso de colocar 4x12 colocaria 4 subs que toquem bem pra fora pois o grave ficaria mais encorpado, mas ainda sou a favor de que subwoofer/woofer pra grave e bom de 15" pra cima. Grave mais presente nas frequencias mais baixas deixando o grave mais macio e prolongado, mas isso vai do gosto musical de cada um

Eu faria assim:

2x woofers de 15" ou 18" que desçam bem

2x woofers de 8" ou 10" para a faixa do médio

2x drivers Ti

Postado em

Eu já testei 4 sub (matador da selenium fui um dos primeiros aqui no forum a testar.hehehe) pra fora, tocou bem mais curto o som tipo pancadão.

Será que eu colocando eles em caixa de dois falantes dá certo fechar uma litragem certa 50litros para cada falantes e essa mala da pra fazer 200l total?

irei tirar as medidas e posto a foto da possivel caixa pra 4 de 12.

Postado em

punk acredito que nao, tu consegueria colocar ate 3 woofer abaixo do tampao isso eu lhe garanto que da tu pode pergar eles 8ohm ligando em paralelo cai pra 2.66ohm ai fica file, 3 eros 312lc numa sd2k

Postado em

3º 4x12 não desce mais que dois de 15" com 4 vc terá mais área de cone, maior pressão sonora e um ganho em dB por acoplamento, mas tende a ter um grave mais seco.

"Eu" no caso de colocar 4x12 colocaria 4 subs que toquem bem pra fora pois o grave ficaria mais encorpado, mas ainda sou a favor de que subwoofer/woofer pra grave e bom de 15" pra cima. Grave mais presente nas frequencias mais baixas deixando o grave mais macio e prolongado, mas isso vai do gosto musical de cada um

Eu faria assim:

2x woofers de 15" ou 18" que desçam bem

2x woofers de 8" ou 10" para a faixa do médio

2x drivers Ti

Essa configuração q voce fala fica perfeita, mas quero um som mais light e que não seja muito visado, o corte de frequencia que quero fazer é apartir de 80hz, pq se descer muito fica um buraco enorme, e no futuro eu coloco medios...

Postado em

punk acredito que nao, tu consegueria colocar ate 3 woofer abaixo do tampao isso eu lhe garanto que da tu pode pergar eles 8ohm ligando em paralelo cai pra 2.66ohm ai fica file, 3 eros 312lc numa sd2k

Quando chegar em casa vou medir essa mala pra ver o que posso fazer... tive uma ideia de no futuro colocar 2 de 10 em cima para medio grave, tipo uma caixa auxiliar que coloco só qdo for pra farra.

Valew pela ajuda e vamo montar esse raidim vc axa 200l suficiente para 4 de 12''

Postado em (editado)

C vc botar falantes tipo subao, vai precise MG, mas to vendo vc curte estilo mais pancadao

Subao pra tocar baixas frequencias precisa caixas grandes

Editado por ADILSONBP
Postado em (editado)

Cara acho que a maior vantagem de usar 4 falantes é o acoplamento que vc consegue o que te da mais pressão e um rendimento muito melhor, dispostos dessa maneira ai vc perde esse fator do acoplamento, fora que eu acho que assim possa haver cancelamento de frequência... Se não tem intenção de subir mais a altura da caixa eu colocaria 3 pq assim acoplaria bem e teria um bom rendimento. Mas não posso te dar certeza do resultado desse seu desenho.

Editado por pedrolmathias
Postado em

Há riscos de gerar cancelamento desta forma

Pois, a onda sonora do falante que está atrás correrá o risco de cancelar a do falante que está na frente.

Postado em

Galera está decidido irei usar 4 falantes eros de 12'' se a maré aumentar irei pegar os de 600rms se não vai nos de 400rms mesmo, andei vemndo com um cara que faz caixa essa forma que desenhei ele disse que num dá certo, mas ele disse que dá um jeito de colocar os 4 em linha já que os mesmos medem 124Cm totais e a mala do meu carro tem 95Cm de frente ou seja a caixa será concava...

As medidas do porta malas de meu carro Gol G5

Largura 95cm

Altura 60 cm

Profundidade Superior 35cm

Inferior 58cm

Galera o que me dizem?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...