Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Robson Andrade

Construção do Set DIY

Recommended Posts

Bom pessoal, eu ia desistindo da cachaça, mas como apareceu algumas boas oportunidades acabou que vou montar denovo meu set, sera tudo diy começando com caixa provisoria mas vamos lá...

Já ta tudo comprado a algum tempo, e fiquei cansado de ver tudo encostado pegando poeira então, vou fazer um set com caixa provisoria até decidir a correta, sem falar que ando usando muito o porta malas ultimamente..

HU, sony cdx gt500us, usando corte high passa pro kit 2 vias, e low do proprio player para o amplificador do subwoofer.

Mid original de 5"do clio, e tweeter tlx1 da leson modificado(aguardando termino do crossover) alimentado inicialmente pelo proprio player

Amplificador Earthquake 200 dhc, primerio classe D produzido em serie do mundo, meu modelo é de 98 nunca sofreu nenhum reparo, sendo ainda do modelo mk1.

1600 wrms a 2 ohms, e 800 wrms a 4 ohms

inicialmente sera usado em 4,8 ohms até amaciar bem o sub, mais tarde sera substituido

eat02.th.jpg

eat01.th.jpg

Baterias 2 sprinte 12pv875 + uma moura de 60 a/h no local original:

61530048.th.jpg

72031070.th.jpg

Subwofer Soundstream XXX 15" 4x 1,2 ohm; 9000Wrms

Fotos da criança que fiquei babando desde que comprei:

xxx02.th.jpg

xxx07r.th.jpg

xxx06.th.jpg

wp000049.jpg

By

wp000051m.jpg

xxx04.th.jpg

xxx03.th.jpg

Pra quem quiser ir simulando algo ai, ou conhecer mais os parâmetros do sub, segue abaixo

series wiredXXX-15

Fs 24.63

Qms 5.780

Vas (ft^3) 3.218 (91 L aprox)

Cms(mm/N) .109

Mms (g) 384.8

Rms(kg/s) 10.260

Xmax(mm) 25.00

Sd (in^2) 119.20

Qes .187

Re 1.20

Z 1.2

BL (Telsa) 19.57

RMS Power 9,000

Qts .181

1w/1m SPL 90.50

Depth 9.625

Cutout Dia. 14.250

Voice Coil QVC 1Ω

A criterio de informação, o conjunto magneto é gigante, 3 magnetos de 27 cm X 20mm cada um, a bobina do sub é de 4 polegadas.

Este é do ultimo modelo, o modelo anterior tinha parametros bem diferentes, assim como a carcaça.

Mudança de caixa, MDF 18 mm, com aproximadamente 92 litros, sintonia aproximada de 40 hz, pela pouca potencia inicial vou usar apenas um duto de 6" com mudança futura....

Edit 1 e 2:

Mudança de caixa, e ligação do sub no amplificador

Edit 03: mudança de local dos parametros do sub, do post 2 para o 1

Editado por Robson Andrade

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montagem da caixa, problemas ocorridos no dia:

- Maquina fotografica sem bateria, entao vai foto de celular mesmo;

- minha tico tico queimou, tive que usar uma antiga, que corta meio torto na base;

- Meu pai levou a parafusadeira pro trabalho e não trouxe, entao fora quase todos os parafusos a mao, e alguns com o uso de uma ferramente ai que não sei o nome....

Qualidade dos cortes nao ficou uma brastemp mas com uma grosma, e uma boa lixada dei jeito posteriomente...estava a muito tempo sem usar a serra circular, acaba que perdi a pratica....

Fotos:

wp000056t.jpg

wp000058.jpg

wp000060b.jpg

wp000062d.jpg

wp000064z.jpg

wp000065l.jpg

wp000066r.jpg

wp000068x.jpg

wp000069a.jpg

Editado por Robson Andrade

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não consigo acreditar q vc tinha um Soundstream XXX encostado pegando poeira.... :o

E fala do Set como se não fosse nada.... :pirou:

Acompanhando....otimo Set.... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo subão amigo mas acredito que essa sintonia seja um disperdicio para esse sub, ele deve descer horrores :rever1:

mesmo pra SPL alto essa sintonia não ta muito alta? vc precisa atingir picos nos 50hz 60hz, não necessariamente sintoniza-las nessas faixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não consigo acreditar q vc tinha um Soundstream XXX encostado pegando poeira.... :o

E fala do Set como se não fosse nada.... :pirou:

Acompanhando....otimo Set.... :legal:

Encostado é modo de dizer, ele esta como na segunda foto a cerca de um mes e meio, fora da embalagem e no quarto da bagunça aqui de casa...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo subão amigo mas acredito que essa sintonia seja um disperdicio para esse sub, ele deve descer horrores :rever1:

mesmo pra SPL alto essa sintonia não ta muito alta? vc precisa atingir picos nos 50hz 60hz, não necessariamente sintoniza-las nessas faixas.

Como disse esta caixa é provisoria, e não posso dispor de muito espaço no momento,e estou partindo da recomendação do proprio fabricante, tanto volume quanto sintonia...

Sobre a questão da sintonia, eu escuto musicas normais e não senoides, sendo assim dificilmente alguma musica desce a menos de 40 hz, e esta caixa responde bem, e forte desde uns 38hz a 65 hz, sendo uma caixa com um ataque rasoavel para um sub de 15...

se partise pra uma sintonia de 30 hz por exemplo, a caixa já começaria a responder a -3 db mesmo no pico mais alto dela, sem falar que a eficiencia cairia muito, teria um sub numa dutada grande tocando com a eficiencia de uma selada...

Compartilhar este post

Link para o post

Puts parabens pelo set!

Pensei uma vez em comprar um sub desse. Mas pra mim é inviável.. todo o conjunto que é complicado.

Torcendo por aqui pra tocar muito e aguardando vídeos do danado!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, e esse amp ai, quanto rms ele libera? imp minima e de 1 ohm?

e que subao heim?! botei fe

acompanhando. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara, e esse amp ai, quanto rms ele libera? imp minima e de 1 ohm?

e que subao heim?! botei fe

acompanhando. :legal:

Então amigo ai que mora o problema, ele libera cerca de 1,6 kw em 2 ohms, e nas possibilidades de ligação eu consigo somente 4,4 ou 1,2 ohms...

Vou ver alguma possivel alteração no controle da fonte, pra poder segurar os mesmos 1,6kw a 1,2 ohms, junto com o controle de queda de tensão que tera que ser feito, pois baixou para 10,5 Volts geralmente ele torra a fonte, problema cronico do modelo mk1...

Compartilhar este post

Link para o post

Puts parabens pelo set!

Pensei uma vez em comprar um sub desse. Mas pra mim é inviável.. todo o conjunto que é complicado.

Torcendo por aqui pra tocar muito e aguardando vídeos do danado!

Pra mim tbm era inviavel, até uns 4 meses atras iria num sub de 10" em band passa e um SQPL, mas foi pintando umas oportunidades e fui montado o set, pra ti ter uma noção paguem R$ 500 no amplificador já com frete incluso, o sub tbm saiu muitoo em conta...

O resto juntei com coisas que já tinha comprado a um tempo atras..

Compartilhar este post

Link para o post

Mudança de projeto, MDF 18 mm agora, com alguns reforços

Caixa: 92 litros sintonizados a cerca de 40 hz...

Earthquake só para amaciar mesmo, pois tocar a 1.2 ohms foi descartado...

Proximo passos(a longo prazo) depois de montar a caixa, é mais baterias(uns 300 A agm) e um modulo descente(lá se vai uma grana, que não tenho agora,heheh)

Compartilhar este post

Link para o post

Ossa que SUB violento !!!! OpO

Imagina o AMP pra tocar isso ai!!! :blink:

Parabéns pelo set!

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

Caraaaaalho!

Você comprou esse sub aonde? No site "soubarato.com.br", tava R$999 uns tempos atrás....

Parabéns pela criança viu... PQP!

Compartilhar este post

Link para o post

Porque ele é diferente desse se é o mesmo modelo?

XXX15.jpg

15" 8,500 Watt Subwoofer

T/S Specs

Fs (hz): 37.10

Qms: 3.910

Vas (ft.3): 2.239

Cms (mm/n): 0.078

Mms (g): 237.6

Rms (kg/s): 14.070

Xmax (mm): : 39.88

Xmech (mm): 59.82

Dia (in2): 12.220

Sd (in2): 117.30

Vd (ft.3): 0.160

Qes: 0.410

Re (Ohm): 4.80

Z (Ohm): 4

BL (Gauss): 25.39

Pe (watts): 8500

Qts: 0.370

NO: 0.760

Compartilhar este post

Link para o post

Porque ele é diferente desse se é o mesmo modelo?

XXX15.jpg

15" 8,500 Watt Subwoofer

T/S Specs

Fs (hz): 37.10

Qms: 3.910

Vas (ft.3): 2.239

Cms (mm/n): 0.078

Mms (g): 237.6

Rms (kg/s): 14.070

Xmax (mm): : 39.88

Xmech (mm): 59.82

Dia (in2): 12.220

Sd (in2): 117.30

Vd (ft.3): 0.160

Qes: 0.410

Re (Ohm): 4.80

Z (Ohm): 4

BL (Gauss): 25.39

Pe (watts): 8500

Qts: 0.370

NO: 0.760

Este modelo é o antigo, por isto é diferente do meu, este ai é o mesmo modelo do ground zero plutonium...

O modelo novo(o meu) tem 9000 w e a carçaca e a mesma do modelo de 18 anterior, assim como conjunto magnetico diferente, com rebaixo...

Pela minha analise, eles fizeram um subwoofer mais musical neste ultimo...

basta procurar o manual e fotos no site da soundstream...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Caraaaaalho!

Você comprou esse sub aonde? No site "soubarato.com.br", tava R$999 uns tempos atrás....

Parabéns pela criança viu... PQP!

Esse eu tentei comprar, pq tava muito barato, mas não tinha mais saldo no cartao de credito,hehehe

queria o de 18 que tinha lá antes...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

La na medina imports tem o round zero de 12 pol o modelo plutonium a 2000reais cm frete, conciderado um dos melhores(senao o melhor) subwoofer da atualidade.

abraçao e parabens pelo "ARANHA"

Compartilhar este post

Link para o post

VEIO seguinte faz uma box massa o subwwofer tem um potencial monstro!!!!!!cara um stetsom 5k2 no minimo , mais bateria, uma caixa num 35hz seria o ideal 90 litros jah tah beleza se for livres simulei uma box aqui cm 95 litros a 32hz GSUS ME APAVOREI DA RESPOSTA!!!!!abraçao

Compartilhar este post

Link para o post

VEIO seguinte faz uma box massa o subwwofer tem um potencial monstro!!!!!!cara um stetsom 5k2 no minimo , mais bateria, uma caixa num 35hz seria o ideal 90 litros jah tah beleza se for livres simulei uma box aqui cm 95 litros a 32hz GSUS ME APAVOREI DA RESPOSTA!!!!!abraçao

Fiz um box provisorio, em breve, pois vou trocar de carro, e ai sim tera uma caixa descente...

Sobre amplificador não curto muito a stetsom, já estou em vista de um amp, só vou esperar um 2 meses, pois acabei de comprar um ap, e fiquei mal de grana hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos da montagem da caixa adicionadas ao post 2, no decorrer da semana termino o processo de resinar ela toda e acabamento...

Compartilhar este post

Link para o post

Oss vai ficar absurdo isso ai!!

Força ai brother que ta ficando bom!

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

To babando no andamento hein?!

O som deve ficar animal, não esquece dos videos pra galera que, como eu, mora longe!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...