Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Xaviier

Cortes de HPF e LPF podem causar desgaste prematuro em alto-falantes?

Recommended Posts

Fala galera!! Sou iniciante no SQ e pretendo montar meu primeiro set. Essa semana fui em uma loja de SQ e estava conversando com o vendedor sobre diversos kits e a oportunidade de comprar kits usados por preços bem melhores. Ele me disse que não aconselhava, pois muitas vezes o cara altera os cortes de freqüência do alto-falante para melhorar o desempenho de graves, por exemplo, e acaba "forçando" o alto-falante e causando um desgaste prematuro. Eu disse que estava querendo comprar um kit morel tempo usado, e ele disse que é melhor comprar um morel maximo novo que um morel tempo usado, pois nunca se sabe a procedência do produto. Aí ja comecei a desconfiar do papo do vendedor, ja que o cara é revendedor autorizado morel, hertz, helix, etc...

Queria a opinião do pessoal aqui do fórum, pois estou querendo montar meu set com produtos usados e fiquei com um certo receio após essa conversa.

Valeu, abraços!!

Edit: correção do titulo

Editado por Xaviier

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questão de usado é bem particular. Eu nunca comprei nem compro nada usado, assim como muita gente aproveita preços bons e tem ótimos produtos usados. A parte dos cortes ficou meio confusa. mudar cortes não força nada, cortes errados é que podem danificar algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem chance? Tem.

Mas geralmente quem "estupra" os falantes acaba com falante queimado mesmo... dificilmente chega a passar pra frente.

Eu mesmo nunca tive problemas desse tipo. Já peguei muito kit de bassmaníaco, todos numa boa. Já sub é algo que realmente merece mais cuidado. Ele tá é querendo te passar um kit novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Questão de usado é bem particular. Eu nunca comprei nem compro nada usado, assim como muita gente aproveita preços bons e tem ótimos produtos usados. A parte dos cortes ficou meio confusa. mudar cortes não força nada, cortes errados é que podem danificar algo.

Desculpe se nao me expressei bem. A minha duvida é: existem cortes que podem prejudicar a vida útil do alto-falante? Por exemplo, usar o corte em uma freqüencia diferente da recomendada pode causar desgaste prematuro?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe se nao me expressei bem. A minha duvida é: existem cortes que podem prejudicar a vida útil do alto-falante? Por exemplo, usar o corte em uma freqüencia diferente da recomendada pode causar desgaste prematuro?

É bom não usar cortes abaixo do que o fabricante usa nos crossovers passivos. O que vc pode fazer é usar crossovers mais precisos pra poder baixar o valor do corte. A maioria dos crossovers passivos usam atenuação de 12db/8ª, se vc usar um crossover ativo com atenuação de 24db/8ª pode baixar um pouco o valor do corte, sem problemas. Lógico que com bom senso, e se ouvir distorção, vai aumentando até conseguir um resultado satisfatório.

Compartilhar este post

Link para o post

na minha fraca opniao

corte desde que usado no equipamento certo nao causa dano,

ex: se vc tem um sub, fabricado pra tocar desde 35 hz ate 100hz ......e dai pra frente, se vc cortar a frequencia dele em 50hz, ta dentro dos parametros dele, foi projetado pra suportar isso

agora nao adianta vc pegar um tornado, e querer q ele toque tranquilamente 30hz,

tudo vai do bom censo

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com todo mundo ai em cima.

E pode procurar equips usados sim, aqui no forum tem pessoas bem recomendadas vendendo equips usados, eu mesmo comprei meu sub aqui

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Danificar um falante é muito relativo, ainda mais com corte de frequencia. Eu tenho um par de bravox CSB a anos, acho que desde antes de existir morel tempo. sempre usei sem corte nenhum, já estuprei com 180W no bridge, e o bixinho tá vivíssimo, tocando perfeito, tirei do carro a alguns meses pro colocar um NAR pra melhorar os médios.

Tenho um tweeter selenium 1TW1 que foi estuprado por um burro. Levei numa loja em Ipuiuna-MG quando trabalhava lá. Expliquei exatamente o que era pra fazer, e uma das coisas era tirar o cross do tweeter pois eu ia usar ativo pelo player. Quando cheguei na loja o som tava ligado, sem corte algum no tweeter, tocando música eletrônica com o volume no máximo e o ganho do amp no máximo também, o tweeter alnda toca perfeito, foi até elogiado no quality que disputei com ele depois disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Danificar um falante é muito relativo, ainda mais com corte de frequencia. Eu tenho um par de bravox CSB a anos, acho que desde antes de existir morel tempo. sempre usei sem corte nenhum, já estuprei com 180W no bridge, e o bixinho tá vivíssimo, tocando perfeito, tirei do carro a alguns meses pro colocar um NAR pra melhorar os médios.

Tenho um tweeter selenium 1TW1 que foi estuprado por um burro. Levei numa loja em Ipuiuna-MG quando trabalhava lá. Expliquei exatamente o que era pra fazer, e uma das coisas era tirar o cross do tweeter pois eu ia usar ativo pelo player. Quando cheguei na loja o som tava ligado, sem corte algum no tweeter, tocando música eletrônica com o volume no máximo e o ganho do amp no máximo também, o tweeter alnda toca perfeito, foi até elogiado no quality que disputei com ele depois disso.

resumindo, deixa tudo em full q não tem problema.

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo, deixa tudo em full q não tem problema.

Mas eu não me responsabilizo não!

Compartilhar este post

Link para o post

O que mata o falante mesmo é distorção. Baixar o corte dá uma detonada também, potência acima do especificado, mas distorção é disparado o pesadelo de qualquer falante.

Alguns fabricantes até "travam" seus alto falantes, deixando-os mais duros para não ter problema com garantia. Mas o som fica horrível.

Mas voltando ao assunto, não aconselho baixar o corte do falante. Não só pela durabilidade do produto, mas porque não adianta. Você deve olhar a curva de resposta dele e ver até quanto dá para descer ou subir. Fora destes limites, o falante simplesmente não toca e é besteira ficar forçando o coitado a tentar tocar. Um exemplo prático disto são os coaxiais e kits sem divisor. Reparem que apenas o tweeter possui um capacitor, fazendo um HP em 6dB/8ª. Normalmente o corte é feito exatamente no rolloff do mid (ponto onde ele para de responder), fazendo a transição naturalmente. Só que isso é feito acima dos 6KHz. Em SQ usamos kits com divisor exatamente para baixar este corte.

Uma boa regulagem é feita em torno do Fs do falante. O problema é que muitos fabricantes não fornecem esses dados ou os dados não são confiáveis. Nem vou entrar no mérito de dados enganosos, mas me refiro a fornecer as especificações assim : resposta de frequência 20 Hz a 25KHz. Em letras miúdas vem escrito -10dB, ou seja nem seu cachorro irá escutar isso.

Quanto a comprar produtos usados, prefiro os novos porque o problema não é o produto e sim a confiança no vendedor. Se conhece a pessoa, ou se ela tem boa reputação, tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pelas explicações galera!! minha duvida era mais em relação a comprar ou não equipamentos usados que poderiam estar danificados

pelo jeito foi mais um papo de vendedor mesmo pra me empurrar um produto zerado

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...