Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Vinicius Achigar

Ajuda no Grave !

Recommended Posts

Bom Dia !

Estou com um problema pra resolver sobre meus graves.

Hoje eu possuo 2 WPU1509 8ohms em um Stetsom 1k5 2ohms, e o grave não esta batendo seguro ( excursiona muito )

A minha caixa esta com 90 litros Cada Baia. o que pode estar acontecendo ?

Sempre tive duvidas em equalizar meu som, todo lugar que abro a mala e solto o som, fica mais voz do que grave.

Poderiam me auxiliar nesse processo ?

Será que preciso trocar o modulo ?

Obrigado.

Equipamentos:

2 - WPU1509 8ohms

1 - Stetsom 1k5 2 ohms ( grave )

1 - D405

2 - ST350

1 - Power One ( voz )

Aparelho Pioneer DEH-5280

1 - Bateria Freedon de 115Ah

Controle JFA longa distancia

Editado por Vinicius Achigar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso aliado à sintonia baixa = baixo SPL porém descendo muito!

Tenta ver os projetos na seção DIY, veja se algum se encaixa ao teu! (se dá pra modificar)

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que a caixa saiu um pouco grandinha mesmo.. todo mundo fala isso... to pensando em fazer outra caixaa, de outro modelo, preciso saber qual seria melhor pro meu WPU, alguem ja fez ou conhece algum projeto ?

Abraços e obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o corte? Tenta subir o subsonico. Pode ser que o corte estaja muito baixo ai com as frequencias mais baixas ele tende a excurcionar mais (alem do fato de q como foi citado antes a caixa ta meio grande)

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

tenteei hoje, antes batia fofo, ficou mais seguro....mesmo assim quando aumento ele ja distorce muito fácil...não entendo muito de corte n, eu ja pesquisei e tudo...mas n consigo entender 100%.

se alguem puder me passar os cortes, no modulo, cross, e player. Eu agradeço muitoo..

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seu crossover?

se for 12db tenta cortar em 55Hz ( o do proprio modulo e de 12/8º )

agora se for de 24db corta em 40Hz-180Hz(como vc ta sem MG corta ate em ambos os casos250 Hz)

se n ficar bom vai subindo

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seu crossover?

se for 12db tenta cortar em 55Hz ( o do proprio modulo e de 12/8º )

agora se for de 24db corta em 40Hz-180Hz(como vc ta sem MG corta ate em ambos os casos250 Hz)

se n ficar bom vai subindo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427171885-crossover-boss-bx-55-6-canal-top-de-linha-para-modulos-_JM

Vou tirar uma Foto e postar de tarde aqui, pra você ver como ta todo equalizado.

Ontem eu dei uma mexida nele, subi um pouco... ele ficou mais Seco, ficou mais seguro... fui testar quando abrir a mala disparou logo um alarme..isso é um bom sinal.. Ahahahahah

o Detalhe que n ficou excursionando como tava antes...

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

http://produto.merca...ara-modulos-_JM

Vou tirar uma Foto e postar de tarde aqui, pra você ver como ta todo equalizado.

Ontem eu dei uma mexida nele, subi um pouco... ele ficou mais Seco, ficou mais seguro... fui testar quando abrir a mala disparou logo um alarme..isso é um bom sinal.. Ahahahahah

o Detalhe que n ficou excursionando como tava antes...

Obrigado

essa e a tendencia quanto mais alto o subsonico mais seco a pancada e menor excursão. se possivel tire fotos tanto do crossover ativo quanto do crossover do modulo.

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

essa e a tendencia quanto mais alto o subsonico mais seco a pancada e menor excursão. se possivel tire fotos tanto do crossover ativo quanto do crossover do modulo.

"]http://imageshack.us...713974198.jpg/]57608929626054713974198.jpg[/url ]

=http://imageshack.us...4713974198.jpg/ ]

Ai man, O Crossover ta um pouco ruim, meio velhinho mas ainda funciona.. hahahah

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acabeibde ver a foto to no tablet a caminho de casa n de pra ver direito mais pelobq vi o bass bosted ta com um ganho ....pode zerar o bassbosted. Ta com ganho em uns 30hz e o falante so vai responder bem apartir de 45 ou seja zera o bass e o phase pode zerar tmb

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vo passar os cortes certo?!

1º(GRAVE) corte no modulo de grave..vc vai no SUB SONICO do modulo e bota em 45Hz ,ai vc vai no low pass e bota em 500Hz,apartir dai vc vai no seu crossover no SUBWOOFER e corta entre 100 e 1.6K tente fikar mais proximo do 100 (de modo q fike igual ou superiror a 250Hz)agora passar de 250Hz prejudica o grave pois o falante ira falar no lugar de so bater.

2º(MEDIO AGUDO) como vc n tem medio grave ,ja vamos pra d405 hig pass entre 160Hz e 1.2K (tente deixar mais ou menos entre 500 e 800,n deixe abaixo de 500Hz para n ter perigo de queimar seu driver) Low Pass pode botar no max 4.6K

3º(Agudo) bote no Max. nao da pra ver bem na foto mais acredito q seja uns 4.5K.

Agora phase deixe no 0º

E PRINCIPALMENTE BASS BOOS sempre no minimo....a maior parte do seu problema de cone descontrolado vai ser resolvido quando vc ZERAR o bassboos,pois o teu AF responde de 40Hz- 3500Hz e como o bass boos tava em 30Hz isso faz o sub descontrolar alem de fazer ele distorcer mais cedo.

OBS: se vc kiser vc pode utilizar o subwoofer para produzir o MEDIO GRAVE...entre tanto o grave n fikara tao forte.( o low pass do crossover e do modulo deverao ser regulados, vc pode cortalos em 500Hz ,800Hz no maximo pois apartir dai ja entra a D405).

Espero q suas duvidas e seu problema sejam revolvidos ;D Se prescisar estamos aki heheee

(corijam-me se estiver errado)

Editado por Bruno Al
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Bom vo passar os cortes certo?! 1º(GRAVE) corte no modulo de grave..vc vai no SUB SONICO do modulo e bota em 45Hz ,ai vc vai no low pass e bota em 500Hz,apartir dai vc vai no seu crossover no SUBWOOFER e corta entre 100 e 1.6K tente fikar mais proximo do 100 (de modo q fike igual ou superiror a 250Hz)agora passar de 250Hz prejudica o grave pois o falante ira falar no lugar de so bater. 2º(MEDIO AGUDO) como vc n tem medio grave ,ja vamos pra d405 hig pass entre 160Hz e 1.2K (tente deixar mais ou menos entre 500 e 800,n deixe abaixo de 500Hz para n ter perigo de queimar seu driver) Low Pass pode botar no max 4.6K 3º(Agudo) bote no Max. nao da pra ver bem na foto mais acredito q seja uns 4.5K. Agora phase deixe no 0º E PRINCIPALMENTE BASS BOOS sempre no minimo....a maior parte do seu problema de cone descontrolado vai ser resolvido quando vc ZERAR o bassboos,pois o teu AF responde de 40Hz- 3500Hz e como o bass boos tava em 30Hz isso faz o sub descontrolar alem de fazer ele distorcer mais cedo. OBS: se vc kiser vc pode utilizar o subwoofer para produzir o MEDIO GRAVE...entre tanto o grave n fikara tao forte.( o low pass do crossover e do modulo deverao ser regulados, vc pode cortalos em 500Hz ,800Hz no maximo pois apartir dai ja entra a D405). Espero q suas duvidas e seu problema sejam revolvidos ;D Se prescisar estamos aki heheee (corijam-me se estiver errado)
Acabeibde ver a foto to no tablet a caminho de casa n de pra ver direito mais pelobq vi o bass bosted ta com um ganho ....pode zerar o bassbosted. Ta com ganho em uns 30hz e o falante so vai responder bem apartir de 45 ou seja zera o bass e o phase pode zerar tmb

Perfeito amigo, Amanha vou fazer essas alterações e ver o resultado, que com toda certeza vai ser positivo.

Amanha postarei como ficou, vou ser se faço uma filmagem, se tiver tempo.

Muito Obrigado pela ajuda.

Abraço forte, Bruno !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada irmao prescisando :) aaa n se esqueça do subsonico no modulo e de zerar o bass boss(isso vai melhor muito teu som agora pra fikar 100% vc tem q ver essa caixa amanha se eu tiver um tempo livre procuro algum projeto pra ti...qual seu estilo musical? Sem contar q vc msm pode dar uma pesquisada no site somautomotivopb.com tem muitos projetos sem contar q no site da selenium deve ter eu n tenho 100% de certeza mais amanha comfirmo.

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

Nada irmao prescisando :) aaa n se esqueça do subsonico no modulo e de zerar o bass boss(isso vai melhor muito teu som agora pra fikar 100% vc tem q ver essa caixa amanha se eu tiver um tempo livre procuro algum projeto pra ti...qual seu estilo musical? Sem contar q vc msm pode dar uma pesquisada no site somautomotivopb.com tem muitos projetos sem contar q no site da selenium deve ter eu n tenho 100% de certeza mais amanha comfirmo.

Não vou esquecer n, pode deiixar :) eheheh

Os Projetos eu já pesquisei, mas como meu Falante é da linha PRO da selenium, eu encontro mais para caixas de som para palco e instrumentos...Mas se você puder me ajudar mais uma vez.. AHAHAHAH :legal:, mas ainda sim eu vou dando uma pesquisada a mais em alguns sites ;) .

Ouço muito pagodão, Forró, musica eletronica e etc... =D

Vlw Brunãoo

Compartilhar este post

Link para o post

qual o tamanho do duto da tua caixa atual?

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

medidas disponiveis para o grave..?

Rapaz, Vou tirar hoje no almoço e passo aqui, minha caixa é bem grandinha mas ela tem que ser baixa e comprida por que se não, ela nem passa, e detalhe só ela pelos bancos, tenho que desarmar tudo, AHAHAH...abertura dela é muito pequena man.

É um Fiesta Sedan, vi aqui que tem 491 litros, porém tem limitações para ela entrar na mala. =/

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, Vou tirar hoje no almoço e passo aqui, minha caixa é bem grandinha mas ela tem que ser baixa e comprida por que se não, ela nem passa, e detalhe só ela pelos bancos, tenho que desarmar tudo, AHAHAH...abertura dela é muito pequena man.

É um Fiesta Sedan, vi aqui que tem 491 litros, porém tem limitações para ela entrar na mala. =/

ve o tamanho do duto q tem na caixa atual.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava vendo uns projetos hj e sua caixa esta certa 90l pra cada falante, mais cada camera tem q ter 2 dutos de 4' com 10 cm de comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava vendo uns projetos hj e sua caixa esta certa 90l pra cada falante, mais cada camera tem q ter 2 dutos de 4' com 10 cm de comprimento.

Iae irmão, medi tudo certinho.

Meu Duto eh retangular é de 38,5cm de altura ^ x 2,5cm de largura < >

Minha caixa tem: 90 cm de largura ( frente do falante ) X 51cm de comprimento X 41cm de altura.

seraa que é o duto ?? =z

abraçoo

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a espessura da madeira? Fiz a conta descontando 20mm e cheguei em 73Lts.

Passa o comprimento dos dutos também.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a espessura da madeira? Fiz a conta descontando 20mm e cheguei em 73Lts.

Passa o comprimento dos dutos também.

MDF de 15mm ou 18mm

Compartilhar este post

Link para o post

MDF de 15mm ou 18mm

Qual a profundidade dos dutos?

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a profundidade ? essa medida e de um duto so ? manda uma foto da caixa pra ver como ta o duto

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci dessa parte, ahahahah...mas creio que seja em torno de 22cm por ai...Vou tirar hoje no almoço e mando,

Isso de um Duto só...ele fica entre os WPU.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...