Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RegisomP

1 Amp. de 5 canais ou 1 de 4 e 1 mono?

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Estou com um projeto full Kenwood e gostaria de uma ajuda com relação ao(s) amplificador(es). Os demais equipamentos já foram escolhidos:

- HU: Kenwood DNX9990HD

http://www.kenwoodus...ation/DNX9990HD

- Kit 2 vias: Kenwood KFC-X1730P

http://www.kenwoodus...kers/KFC-X1730P

- Coaxial: Kenwood KFC-X1730

http://www.kenwoodus...akers/KFC-X1730

- Subwoofer: Kenwood KFC-XW10

http://www.kenwoodus...oofers/KFC-XW10

O kit 2 vias possui 110w, o coaxial 100w e o subwoofer 300w.

Com relação ao amplificador, tenho 2 opções (em todos os casos os amplificadores são kenwood - http://www.kenwoodus...lon/Amplifiers/):

1 - utilizar o amplificador XR-5S, que possui 5 canais, sendo 4 de 80w e 1 de 350w, para todos os 5 falantes;

2 - utilizar o amplificador XR-4S, que possui 4 canais de 120w para o kit 2 vias e o coaxial e usar o amplificador XR-1S que possui 1 canal de 600w para o subwoofer.

Minhas dúvidas são:

- Utilizando a opção 1 estarei subutilizando meus falantes, mandando apenas 80w para falantes que podem receber 110/100w, mas a potência para o subwoofer acredito que estará ótima (por favor corrijam-me se eu estiver errado), além de possuir um custo mais baixo e representar em maior economia de espaço. Utilizando a opção 2 estarei mandando uma potência pouca coisa maior para o kit 2 vias e o coaxial, potência extra que acredito que não será prejudicial, enquanto o subwoofer estará ligado a um amplificador que manda o dobro da potência por ele suportada (isso seria um problema?), além de representar um custo maior (quase o dobro) e maior espaço dispendido.

- Existe algum problema (com relação a qualidade e/ou durabilidade) em mandar apenas 80w para falantes que possuem 110/100w RMS ou apenas a subutilização?

- Haverá diferença na qualidade sonora utilizando a opção 1 ou a opção 2?

Pessoalmente estou mais tentado à opção 1, utilizando apenas um amplificador, pois não me importo em subutilizar para 80w os falantes, fora a economia de dinheiro e espaço.

Desde já agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para um som de qualidade não é interessante o uso de coaxiais na parte traseira. Economize esse dinheiro e invista em um amplificador legal. Esse sub eu não conheço, mas iria em algum mais consagrado, talvez um NAR ou JL Semi-novo.

É sempre melhor enviar mais potencia do que menos, pois assim o amplificador trabalha com folga e nao envia distorção para os falantes, e é justamente essa distorção que faz com que os auto falantes queimem.

Então, no caso, eu faria de 3 formas:

Usar amplificador mais forte, talvez de outra marca, que tenho pelo menos 2 canais de 100W a 4ohm + 1 canal para sub (tipo um DLS A5)

Usar 2 amplificadores , sendo um 4 canais em brigde formando apenas 2 canais para alimentar o kit (com menos potencia) + um modulo mono para o sub (como o que voce colocou)

ou ainda usar 2 amplificadores, fazer bi amplificação com de 4 canais com 4x80w (como o que voce colocou) + um mono para o sub (como o que voce colocou)

Compartilhar este post

Link para o post

ScuLt

Então, na realidade os equips já foram comprados, estou apenas definindo o amplificador.

Sobre não utilizar falantes atrás, não ligo para palco sonoro, o que eu gosto é do som de qualidade "enchendo" o carro, com leve predominância na dianteira (costumo atenuar os falantes traseiros em cerca de 20%).

Com relação ao amplificador, eu gostaria que fosse Kenwood (para "combinar" com o resto do set). Pelo que entendi não haveria problema em utilizar o XR-4S mandando 120w para falantes que suportam 110/100. Mas e mandar 600w para um sub que suporta 300w, seria demais, teria que tomar muito cuidado para não queimar? Caso seja excessivo, seria melhor utilizar o XR-5S (350w) apenas para o sub? Se for para utilizar 2 prefiro o de 4 canais + o mono, ao invés de 4 canais + 5 canais.

Obs.: não costumo utilizar o som alto, na maior parte do tempo é um som ambiente, baixo, e de vez em quando aumentar um pouco, mas sempre som INTERNO.

Compartilhar este post

Link para o post

O "problema" é que esses amplificadores são todos digitais, ou seja, são bons, mas tem suas deficiencias, principalmente nos agudos.

se faz realmente questão de coaxial, ok, mas é grana jogada fora mesmo. Se voce fizer uma instalação adequada e correta, pode ter certeza que o kit vai preencer bem o carro todo. Se não preencher, é por que tem algo errado na instalação ou regulagem do seu set.

Uma opção é instalar os coaxiais direto no player, sem amplifica-los. Pra mim, essa é de longe a melhor opção.

Os amplificadores ja foram comprados tambem? Se não, o A5 cairia muito bem nesse set. Se for de amplificador Kenwood mesmo, vai no XR-4S que tem um crossover legal, e voce pode fazer bi amplificado direto pelo amplificador, usando o crossover do kit apenas no midbass. Assim voce consegue ajustar o tweeter de uma forma independente e ao seu gosto, com mais ou menos atenuação e etc. E ai usaria o XR 1S para o sub, não tem problema se ele for mais forte, é só voce instalar e fazer o ajuste direito que seus equipamentos vã ficar bem legal.

Em todo o caso, ja ouvi esse kit Kenwood, e realmente é muito bom. Acredito que a melhor opção, seria, DE LONGE, o DLS A5. Tem um avenda nos classificados. Com ele, voce tocaria o sistema inteiro, com apenas um amplificador de excelente qualidade e bem consagrado.

Compartilhar este post

Link para o post

ScuLt

Entendo. Acredito que então usarei o XR-4S E o XR-1S. No caso, quantos watts o XR-4S mandará para o kit 2 vias em biamp?

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

120W para cada falante. Voce vai utilizar os 4 canais direto, então, é só ficar atento nos ajustes de High pass do tweeter. Tenta ver o corte original do cross e coloca esse corte no cross do amplificador, e vai testando...

Mas lembre-se, voce vai estar usando amplificadores digitais, vai usar mais cabos rca, speaker e de força. Isso tudo apenas para ficar "bonitinho", enquanto na realidade, podia ter um som mais equilibrado, com mais qualidade e gostoso usando o DLS A5. Esse kit é bom, então acredito que o crossover dele seja bem acertadinho ja sem precisar de muitos ajustes, tem até mesmo opções de atenuação para o tweeter...

Pensa com carinho no DLS, o preço dele está realmente bom e se pesquisar verá o que eu to falando...

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...