Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
vasco.mamede

Dúvida sobre voltagens

Recommended Posts

Primeiramente, boa noite,

 

Estou querendo "montar" um som e estou com váárias dúvidas que, após pesquisar nos artigos do site, ainda persistem.

 

Estava pensando especificamente em: 01 woofer, 01 módulo/potência/amplificador, 04 quadrixiais.

O som que tenho é um sony Xplod, que não me lembro agora o modelo.

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

 

1) Se eu comprar um amplificador de 800w, quer dizer que ele tem 4 saídas de 200w?

 

2) Se são 4 saídas de 200w ou seja lá o que for, quer dizer que tenho que comprar 04 quadrixiais de 200w cada? Se eu comprar 4 de 150w, os mesmos queimarão? E caso eu compre de 250w?

 

3) Quanto ao woofer, ele tem que ter até 800w? Quais são os problemas se forem mais potentes ou menos potentes do que 800w?

 

4) Na verdade, os amplificadores contam com 02 (duas) saídas, a fronteira e a traseira. Se eu comprar 04 (quatro) altofalantes, eu ligo 02 (duas) em cada?

 

Bom, me desculpem a ignorância, mas é que realmente não entendendo NADA de som automotivo.

 

Grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce pode ligar o woofer na potencia e os quadraxiais nas saidas amplificadas do seu player sony

 

1 Sim, mas tem que ver se casa as impendancias do alto falante com o da potencia que são medidas em ohms geralmente sao 2, 4 ou 8 ohms

 

2 sim voce correra um risco maior de queima los, tem gente que usa e indica usar um modulo que ofereca 2x a potencia do alto falante, mas eu principalmente não faco isso pois ja queimei varios alto falantes por aumentar muito o som rsrs

 

3 se voce ligar um alto falante de 800w num modulo de 600w aquele só ira tocar menos e se voce num modulo de 800w voce pode, casando as impendancias, ligar um alto falante de no minimo 400w (creio eu) mas ai vai da regulagem do instalador e da cautela em nao deixar distorcer

 

4 depende do modelo existem modulos de ate 5 saídas outros de 1 saida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja a potencia Rms dos produtos pra casar melhor o módulo e os falantes.

Pesquise modulos de 4 canais que permita ligação Bridge e procure o manual do mesmo pra download, veja as opções informadas no manual vai clarear bastante pra vc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

4) Na verdade, os amplificadores contam com 02 (duas) saídas, a fronteira e a traseira. Se eu comprar 04 (quatro) altofalantes, eu ligo 02 (duas) em cada?

 

 

NOSSSSSS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Módulos de 2 canais tem 1 canal Direito e 1 Esquerdo. Os módulos com 4 canais tem 2 canais direitos (1 dianteiro e 1 traseiro) e 2 canais esquerdos (1 dianteiro e 1 traseiro).

 

Com um módulo de 4 canais que "Faz Bridge" vc ligar 1 woofer nos canais 3 e 4 (com ligação bridge <click aqui) e 2 coaxiais no canal 1 e 2 coaxiais no canal 2, ligados em paralelo req2.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem demérito algum, pois ninguém nasce sabendo tudo e o fórum serve mesmo para tirar dúvidas, mas deu para perceber que som automotivo não é sua praia (na verdade, sendo MINERO, praia também não é sua especialidade).

 

Vamos tentar simplificar. O som do seu carro é composto por:

Unidade Principal (encontrará a sigla HU na maioria dos posts) que é o rádio;

Alto falantes stereo. Quanto menos AXIAL tiver melhor, ou seja, um coaxial é melhor que um triaxial que é melhor que um quadriaxial;

Amplificador, que normalmente são descritos pela quantidade de canais. O usual são os de 4 canais e os de 1 canal (mono). Podem ser digitais, boosters ou classe AB (os de melhor qualidade);

Subwoofer, falante que toca as frequências mais baixas (graves). Woofers normalmente são indicados para som para fora, os famosos TRIOS.

 

A HU você já possui. Para o stereo, eu aconselho procurar um kit 2 vias para a dianteira e um coaxial para traseira, sendo que em Som de Qualidade (os caras mais enjoados deste fórum, entre eles: EU) não se usa falante na traseira, apenas um kit 2 ou 3 vias na dianteira. Um subwoofer em caixa apropriada, pois cada sub possui uma caixa mais adequada para obter o melhor rendimento. Para iniciar, um amplificador 4 canais, ligando os falantes stereo nos canais 1 e 2, e o sub em bridge nos canais 3 e 4.

 

Nos canais 1 e 2 poderá ligar tanto um kit 2 vias, quanto um kit + um coaxial. Isto porque a maioria dos amplificadores são estáveis em 2 Ohms no stereo.

Nos canais 3 e 4 poderá ligar um sub fazendo a ligação em bridge.

Exemplo: um amplificador descrito como 4 x 50W @ 4 Ohms, pode fornecer 2 x 100W @ 2 Ohms + 1 x 200W @ 4 Ohms em bridge

 

Note que a impedância é muito importante para determinar a potência que será aplicada e se o módulo aguentará (ficará estável).

 

Quanto ao excesso de potência, passar um pouco é até aconselhável. O que queima mesmo um alto falante é distorção. Por isso cuidado com o GANHO do amplificador. Aquilo não é botão de volume e, se possível, deixe no mínimo.

 

Outro conselho: não se iluda com potência. Para começo de conversa, alto falante não tem potência, suporta. Então, se comprar um sub de 800W, terá que ter um amplificador que mande 1000W para ele ou o coitado irá passar fome.

 

Se está começando, procure um amplificador de 4 x 60W ou 4 x 80W, kit 2 vias que suporte uns 50W, coaxiais da mesma linha e um sub que suporte uns 250W. Sem medo de ser feliz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ficar esperto com esses amp's xing ling que eles enganam nas potencias.... na maioria das vezes esses "800w" são PMPO.....tome cuidado pra não comprar gato por lebre!!

 

Um bom amp pra começar, seria uma SD400.4.

Kit 2vs da NAR ou PHD / ADV(que vende aqui no forum).

SUB NAR ou Keybass.....woofer não faço a minima ideia(não curto).

 

Abrçs

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...