Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

Headrest speakers

Recommended Posts

Há algum tempo eu estava pensando em algum sistema onde os falantes ficassem próximos aos ouvidos do ouvinte, deixando livres as portas, porta-malas e demais espaços do carro onde normalmente se colocam os falantes e permitisse que ambos os canais (esquerdo e direito) ficassem exatamente à mesma distância dos ouvidos. Pesquisando em português nada ou quase nada encontrei, já quando utilizei tags em inglês as buscam foram bastante frutíferas.

Vi que no exterior alguns carros conversíveis utilizam sistemas de som embutido no enconsto de cabeça, acredito que sendo vantajosos em situações de se utilizar a capota aberta (possuem também o sistema convencional, com falantes nas portas e afins). A maioria das informações que encontrei me remeteram ao Mazda Miata e, algumas outras, ao Infiniti G37, que possui o sistema elaborado pela Bose.

 

Minha dúvida é se alguém aqui tem conhecimento e/ou experiência com este sistema e quais as impressões. Vale a pena um sistema desses (num carro "comum" - não conversível)? Seria uma boa como sistema ÚNICO (sem falantes nas portas), tendo em vista qualidade de som sem pretensões de palco sonoro?

 

Já vi em algum fórum, também relacionado a som, que alguns sistemas de som residenciais tops utilizam caixas com centenas de falantes pequenos (utilizando-se o princípio de que aumentando-se o número de falantes em X% ganha-se 3dB - se não me engano, dobra-se o número de falantes para ganhar 3db, é isso? Como cada falante trabalhará com uma baixa potência consegue-se maiores frequências [tudo o que eu disse nesse parêtese foi no achômetro, não me recordo muito desse sistema de vários falantes pequenos nem seus princípios]) ao invés de apenas uns 3 falantes cuidando, cada um, de uma faixa específica de frequência. Seria possível utilizar um sistema semelhante em carros, mais precisamente em sistemas de som no encosto de cabeça? Como os falantes estarão a poucos centímetros das orelhas e não serão utilizados altos volumes não há necessidade de falantes super potentes, o interessante é que apenas quem está sentado no banco consiga ouvir o que está tocando (o carona, por exemplo, não escuta o som que vem dos falantes do motorista, caso opte por deixar seus falantes desligados).

 

Motivos: no carro tenho escutado o som bem baixo, apenas como som ambiente/de fundo, por isso acredito que um sistema desse poderia ser mais interessante do que sistemas convencionais, e também por nunca utilizar o som alto acredito que este sistema, no meu caso, poderia substituir o sistema tradicional (ao invés de se somar a ele), permitindo um menor peso final do carro (ausência de falantes pesados e menor tratamento acústico nas portas) e economia de espaço (porta-malas, no caso de um sub), se bem que essas economias não foram minha preocupação ao procurar por este sistema, são apenas benefícios que vêm junto.

 

O que se busca é um sistema que consiga reproduzir com boa qualidade os sinais recebidos, uma grande faixa de frequência (que acredito já estar dentro do conceito de qualidade de som) também com qualidade, sem necessidade de palco sonoro e tocando baixo, apenas como som ambiente/de fundo.

 

Por enquanto estou apenas colhendo informações e tentando aprender um pouco sobre este sistema, sem pretensões (atuais) de utilizá-los.

 

Acho que por enquanto é isso, se lembrar de algo mais posto aqui.

 

Desde já, obrigado pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguem algumas fotos de sistemas desse tipo:

 

http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=yRj50JBV325-8M:&imgrefurl=http://cars.about.com/od/infiniti/ig/2009-Infiniti-G37-Conv-photos/2009-Infiniti-G37-hdrst-spkrs.htm&docid=QQb51OCrwJqZ4M&imgurl=http://0.tqn.com/d/cars/1/0/9/w/1/ag_09g37conv_headrests.jpg&w=851&h=1280&ei=CC7yT876M-b50gHZv9z7Ag&zoom=1&iact=hc&vpx=172&vpy=111&dur=296&hovh=275&hovw=183&tx=112&ty=126&sig=109390034651119381710&page=1&tbnh=142&tbnw=91&start=0&ndsp=44&ved=1t:429,r:0,s:0,i:72

 

http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=4Bz-pxfKibyBzM:&imgrefurl=http://reviews.cnet.com/convertible/2010-infiniti-g37-convertible/4505-10870_7-34157788-2.html&docid=ocJu9AmQ210c-M&imgurl=http://asset3.cbsistatic.com/cnwk.1d/i/tim//2010/08/31/34157788_SS14_440x330.jpg&w=440&h=330&ei=CC7yT876M-b50gHZv9z7Ag&zoom=1&iact=hc&vpx=286&vpy=151&dur=354&hovh=194&hovw=259&tx=187&ty=80&sig=109390034651119381710&page=1&tbnh=142&tbnw=189&start=0&ndsp=44&ved=1t:429,r:1,s:0,i:75

 

http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=AJhfl6cdSZiwiM:&imgrefurl=http://www.duettomotors.com/miata/audio.htm&docid=FdRhLHxvDLAFJM&imgurl=http://www.duettomotors.com/miata/images/audio/speakers-in-headrest.jpg&w=449&h=335&ei=IjPyT9y5BMH50gHn7PT6Ag&zoom=1&iact=hc&vpx=174&vpy=149&dur=6264&hovh=194&hovw=260&tx=133&ty=106&sig=109390034651119381710&page=1&tbnh=137&tbnw=172&start=0&ndsp=42&ved=1t:429,r:0,s:0,i:69

 

As duas primeiras são do Infiniti G37, enquanto a última é do Miata. Reparem que no caso do Infiniti o sistema fica nas laterais do encosto de cabeça, enquanto no caso do Miata ele fica no próprio sistema. Acredito, pelo menos na teoria, que o sistema do G37 seja melhor, uma vez que direciona melhor o som para os ouvidos (vem mais dos lados do que de trás, como é o caso do Miata), deve possuir melhor transmissão do som, uma vez que não possui (acredito que não possua) espuma na frente do falante, e proporciona maior conforto e segurança, pois acredito que no caso de uma cabeçada muito forte no encosto, no caso do Miata, seja possível sentir os falantes (mesmo tendo espuma na sua frente).

 

Acredito que ainda melhor seria o sistema num banco tipo concha, pois os falantes estariam quase ao lado das orelhas (reduzindo a sensação do som que vem de trás), e não atrás, como pode ser visto no link desta foto:

http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=JK4Ylh8yf21dZM:&imgrefurl=http://www.bakerprecision.com/sparco1.htm&docid=vdh6eRcnXSaMoM&imgurl=http://www.bakerprecision.com/images/5133.jpg&w=300&h=455&ei=jDTyT8utLqnX0QGIg9H6Ag&zoom=1

Infelizmente este tipo de assento não é tão comum nem prático para o dia a dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...