Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Kleiton Jorge

Construção de Caixa - 1 Competition 10"

Recommended Posts

Bom dia Galera,

Tô aqui pra realmente discutir essa idéia aí,

Dei uma olhada no fórum e vi alguns projetos semelhantes...

E ai estava pensando, de como fazer isso, tendo em vista que será um competition de 10" 1600W.

não quero tirar o estepe do carro, penso em virar ele apenas.

O problema que encontro, seria de fazer a caixa?? com fibra ou com aros em mdf?

Obrigado pela ajuda.

EDIT:

http://img441.images...84/sdc17535.jpg

Segue a foto da caixa, ainda está sem acabamento. o total dela, ficou em 72L brutos. conforme o Lucas me orientou, coloquei 2 Dutos de 4", por 47cm.

Não consegui ligar o bicho ainda, pois estou sem chave Allen para a SD.

Lucas consegue me ajudar, a ver se a sintonia ficou boa? valeu...

EDIT 2:

Galera, sub montado, e funcionando...

O BIxo ficou muito forte mesmo, está tocando igual aos 3 Pioneer de 12" que eu tinha.

Porém com a caixa bem menor... o grave está bem presente, mais qualidade que os Pioneer.

Não me arrependo.

Nas primeiras tocadas, estava meio fraco, aí coloquei algumas músicas LowBass, ele amaciou e melhorou muito, o sub ficou macio, e toca muito bem.

Estou utilizando a bateria do carro e o alternador, cortou 2 vezes o SD1500, deve ser por falta de bateria.

Vou adicionar uma bateria, para ver como irá ficar.

a noite tentarei colocar fotos, não consegui fazer vídeos ainda.

Esqueci de travar a caixa por dentro, dependendo a música a caixa vibra, vou ter de arrumar isso também...

Editado por Kleiton Jorge

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa em fibra, tem que ser MUITO, mas MUITO bem feita, se não vai se desfazer na primeira música...

É um sub de 1600w, vai usar a 2k5 da assinatura pra toca-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Galera,

Tô aqui pra realmente discutir essa idéia aí,

Dei uma olhada no fórum e vi alguns projetos semelhantes...

E ai estava pensando, de como fazer isso, tendo em vista que será um competition de 10" 1600W.

não quero tirar o estepe do carro, penso em virar ele apenas.

O problema que encontro, seria de fazer a caixa?? com fibra ou com aros em mdf?

Obrigado pela ajuda.

Sub grande, que precisa de caixa grande, ali, naquele espaço do estepe?

Difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa em fibra, tem que ser MUITO, mas MUITO bem feita, se não vai se desfazer na primeira música...

É um sub de 1600w, vai usar a 2k5 da assinatura pra toca-lo?

Pior que vendi ela...

Vou usar um SD1500 pra tocar de início, mas depois quanto sobrar um $$$ vou comprar um 2K5...

Não sei ainda se faço em fibra ou algum esquema com MDF, to pesquisando ainda. não tenho as moral de mecher com fibra...

Compartilhar este post

Link para o post

Fibra pra um sub forte assim , vai ter que reforçar bastante.

Creio que vou ter de fazer em MDF mesmo, usando aros de mdf eu acho...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o seu gosto musical? Se quer mais SPL, caixa de 35 litros, sintonia 34~36hz.

Se quer subgrave, caixa de 50 litros, sintonia nos 33hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o seu gosto musical? Se quer mais SPL, caixa de 35 litros, sintonia 34~36hz.

Se quer subgrave, caixa de 50 litros, sintonia nos 33hz.

Valeu Lucas na verdade, vou querer usar bem misto mesmo, com possibilidade de abrir o PM também, hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Lucas na verdade, vou querer usar bem misto mesmo, com possibilidade de abrir o PM também, hehehe

1 subs de 10" voltado pra subgrave + abrir mala = subs tocando e vc nem ouvido rsrsrs...

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk, eu sei, não espero muito dele assim... mas falo pq aqui temos o costume de ir em Postos de Gasolina pra beber, então abrimos a Mala e deixamos o som ligado, mas isso não importa posso colocar o carro virado, e deixar os vidros baixos, hehehehe... o que acha então uma caixa com uns 35L então?

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria uns 40L livres pro de 10".

Compartilhar este post

Link para o post

Se abrir a mala com esse sub, cone pesado, baixa sensibilidade, e ainda ser 10", pouca área de cone, o grave vai simplesmente MORRER.

Eu simulei com 35L, gostei bastante da curva, o sub é bem "flexível", dá pra deixar o pico aonde você quiser.

Creio eu, que você queira mais SPL, aquele grave que dê pra ouvir de longe, então, sintonia mais alta...

O ruim da caixa de 35L, é que pra deixar a sintonia em 40hz, com dois dutos de 4", o comprimento tem que ser de 79cm (SETENTA E NOVE!), isso que é o fo**, pouca caixa pra dutos enormes!

Acho praticamente impossível você fazer uma caixa no estepe com esse sub.

EDIT:

E se usar menos área de duto, a velocidade do ar vai lá pro espaço...

Editado por Lucas Rossi

Compartilhar este post

Link para o post

Se abrir a mala com esse sub, cone pesado, baixa sensibilidade, e ainda ser 10", pouca área de cone, o grave vai simplesmente MORRER.

Eu simulei com 35L, gostei bastante da curva, o sub é bem "flexível", dá pra deixar o pico aonde você quiser.

Creio eu, que você queira mais SPL, aquele grave que dê pra ouvir de longe, então, sintonia mais alta...

O ruim da caixa de 35L, é que pra deixar a sintonia em 40hz, com dois dutos de 4", o comprimento tem que ser de 79cm (SETENTA E NOVE!), isso que é o fo**, pouca caixa pra dutos enormes!

Acho praticamente impossível você fazer uma caixa no estepe com esse sub.

EDIT:

E se usar menos área de duto, a velocidade do ar vai lá pro espaço...

Pois é cara...

Tava imaginando fazer a caixa com um duto "Régua" ou "Retangular" tipo, colocar o duto num canto, tipo essa caixa aqui http://a.imageshack.us/img534/4937/dsc01009zd.jpg

Vamos ver como vou conseguir fazer... Pois não queria colocar o sub com o imã do lado de fora... preciso ocupar o mínimo de espaço possível, já que virei pai, tem várias outras coisas que irão no porta malas...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra fazer um duto retangular, no minimo 180cm².

A profundidade desse duto vai ter que ser 73cm pra sintonia ficar em 40hz.

35L @ 40HZ, duto 10 X 18 X 73

Se conseguir fazer esse duto, tá de boa, mas acho dificil conseguir um duto com 73cm de comprimento nessa caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra fazer um duto retangular, no minimo 180cm².

A profundidade desse duto vai ter que ser 73cm pra sintonia ficar em 40hz.

35L @ 40HZ, duto 10 X 18 X 73

Se conseguir fazer esse duto, tá de boa, mas acho dificil conseguir um duto com 73cm de comprimento nessa caixa.

E se eu fizesse 2 dutos retangulares, tipo um de cada lado, pois um de 73cm é realmente muito grande...

Compartilhar este post

Link para o post

Estava pensando em uma caixa nas medidas assim. 10cm de altura 85cm de largura e 50 de profundidade. Isso me resulta em 24lt...

Porém tenho que calcular a caixinha pra baixo, que vai ficar o restante do sub...

Compartilhar este post

Link para o post

E se eu fizesse 2 dutos retangulares, tipo um de cada lado, pois um de 73cm é realmente muito grande...

Pra manter a sintonia, 2 dutos de 5 x 18 x 73

Infelizmente nesse caso não tem pra onde correr.

É um sub de 1600w, mesmo você aplicando 1500w, o duto precisa de área pra ter a vasão necessária, se não vai soprar...

Com uma área de duto maior, o comprimento tem que ser maior pra abaixar a sintonia.

O que dá pra fazer pra diminuir o comprimento do duto é aumentar o volume da caixa pra 50L, com sintonia em 40hz, o duto vai ficar 10 x 18 x 46.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava pensando em uma caixa nas medidas assim. 10cm de altura 85cm de largura e 50 de profundidade. Isso me resulta em 24lt...

Porém tenho que calcular a caixinha pra baixo, que vai ficar o restante do sub...

Pode esquecer... 24L nesse sub, se quer fazer DUTADA esquece, se for fazer a caixa certa, SÓ O DUTO vai ter quase 24L.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra manter a sintonia, 2 dutos de 5 x 18 x 73

Infelizmente nesse caso não tem pra onde correr.

É um sub de 1600w, mesmo você aplicando 1500w, o duto precisa de área pra ter a vasão necessária, se não vai soprar...

Com uma área de duto maior, o comprimento tem que ser maior pra abaixar a sintonia.

O que dá pra fazer pra diminuir o comprimento do duto é aumentar o volume da caixa pra 50L, com sintonia em 40hz, o duto vai ficar 10 x 18 x 46.

Ok, aumentar a caixa eu creio que consigo sim, quero deixar parecido com essa aqui o acabamento final - http://farm4.static.flickr.com/3100/3201824509_f41161e5b9.jpg

Só me preocupo se o sub vai caber, pois não estou com ele ainda, para poder saber a profundidade que ele vai utilizar...

Só mais uma pergunta, eu não consig fazer um duto do tamanho da altura da caixa, tipo os 50cm mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, aumentar a caixa eu creio que consigo sim, quero deixar parecido com essa aqui o acabamento final - http://farm4.static...._f41161e5b9.jpg

Só me preocupo se o sub vai caber, pois não estou com ele ainda, para poder saber a profundidade que ele vai utilizar...

Só mais uma pergunta, eu não consig fazer um duto do tamanho da altura da caixa, tipo os 50cm mesmo?

Esse duto, só com uma caixa de 50L @ 43hz.

Duto 10 x 18 x 47

Se fazer com uma área menor e aplicar 1500w, vai soprar...

Compartilhar este post

Link para o post

Pode esquecer... 24L nesse sub, se quer fazer DUTADA esquece, se for fazer a caixa certa, SÓ O DUTO vai ter quase 24L.

Putz não manjo muito dessas histórias de descontar o duto e o sub...

Fiz mais ou menos a conta aqui da caixinha que vai ficar pra baixo, fica em torno de uns 8L.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse duto, só com uma caixa de 50L @ 43hz.

Duto 10 x 18 x 47

Se fazer com uma área menor e aplicar 1500w, vai soprar...

Desculpe a ignorância, mas vi que tu entende bastante de projetos de caixa mesmo...

MAs essa medida do duto não entendi, esses 10 seria a largura? poderia me explicar melhor.

Se for preciso te daria uma gorjeta sei lá, pra bolar um projeto bom pra mim.. obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...