Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gabitow

[Ajuda] Caixa para 1 T2 12''

Recommended Posts

Pessoal, desculpem estar ''abrindo'' outro Topico mas postei em alguns topicos ja Existentes porem não fui feliz a Respeito do Assunto ! rsrsr (que seria minha duvida)

Eu não manjo mto de caixas e dutos .. ainda mais quando de trata desse Sub chatoo pra ser bem tocado .. hehe ..

Gostaria de passar algumas medidas que aferi do porta malas do peug. 207 ..

Seria essas medidas ..

Altura:35cm

Base Menor: 35cm (Sub Aqui, virado para cima no canto direito da caixa)

Base Maior: 51cm

Comprimento: 75cm (dutos aki no final da caixa no canto esquerto)

Mdf de 18mm

Irei Colocar uma ''cruz'' no meio de caixa como reforço

Calculando pelo Site do Autosom aki .. deu seus 87L

E pelo o que andei lendo, esse Sub come 13L certo ?

Ate ai a litragem Livre ja caiu para os 74L ..

Agora os Dutos .. penso em fazer com 2 dutos redondos de 4'' (10cm diamento) x 54cm (ficaria 3cm para fora da caixa)

Acho que ''comeria'' 2L cada duto ou menos certo ? Ficando então 70L Livres ?

Pelo site do AutoSom Ali, para calcular a FH e Tamanho do Duto, eu coloquei a Litragem livre de 70L e com 2 dutos de 10cm diamento por 54cm de comprimento resultou em aprox. 34hz

Minha duvida é saber se esta certa ou errado, tenho como aumentar mais o comprimento para ate 85cm da caixa . Mas eu não quero so escutar musicas em Slow ou ''chopped and Slowed'' hehe ! e depois o Sub Morrer .. quero que treme bem o parabrisa e que se escute o grave .. gosto daquela frequencia da musica ''gosto de curtir gravão'' na parte da freq. baixa onde treme bastante o parabrisa .. como por exemplo no video dos 4 pioneers do joão victor .. pra que não viu ... aqui vai ..

Link: [media=]

[/media]

Se alguem ai tiver como simular ou verificar se esta tudo certinho essas medidas de caixa para o RF T2 12'' D2 ?

A principio irei usar com a Nova SD1500.1D 1ohm SMD + 1 Bateria 125Ah + Bateria Original do Cofre (do 207 com AC)

Cabeamento de 30mm

Player é um Kenwood com corte em 60hz

Obrigado e Desculpe Moderação ou Pessoal vir encomoda-los ! rsrsr !

Obs. Se por acaso não ficar bom o T2 .. irei vende-lo !!

_______________________ ATUALIZAÇÃO________________________________

Caixa Decidida

91L Brutos

t2caixade88le36hz.png

BassPro:

Vb = 70, liters

Fb = 34,9 Hz

F3 = 29,12 Hz

No. of Vents = 2

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 103, mm

Lv = 512,7 mm

projetoo1.png

projetoo2.png

projetoo3.png

Duvida, teria como colocar o duto Retangular nesse tipo de caixa ? e se ficaria Bom nessa Configuração de caixa ou não ??

Brigaduuu ! ahuiehuie !!

Editado por Gabitow

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao cara...

se quer q o Sub suba....tem q primeiro tem q aumentar o corte do seu player...pra no min 80Hz!!!

nao precisa descontar o valor do duto....pois como ele eh aberto....nao influenciara no volume da caixa!!

ja o Sub deve ocupar uns 8L da caixa....pois temos q considerar q ele tem "vaos" q deixam o ar passar....

se ele fosse um cilindro todo fechado....ele iria dar 13L msm!!!

ou seja....sua caixa vai ter 79L livres pro Sub bater....e se vc quer q o Sub suba um pouco....sintonize ela por volta dos 36Hz, pois vc ira pegar a frequencia dos 30Hz (Beis Modafocka) e conseguira chegar aos 50Hz (algumas musicas eletronicas)

Espero ter ajudado!!! Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei lah jah fiz VARIAS BOX pro t2 e digo ideal pel menos 85 litros brutos sintonia de 35hz pra baixo dae ele mostra verdadeiramente quem eh, e sei lah gabito poe um stetsom 1k5 eh mais barato e eh mtu bm!!!

abraçao

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei lah jah fiz VARIAS BOX pro t2 e digo ideal pel menos 85 litros brutos sintonia de 35hz pra baixo dae ele mostra verdadeiramente quem eh, e sei lah gabito poe um stetsom 1k5 eh mais barato e eh mtu bm!!!

abraçao

Eu iria de SD mesmo, eles melhoraram muito a fonte, dobraram a capacitancia, se for pra ir de nacional, na média dos 1500rms, vai de SD1500.1SMD mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria de SD mesmo, eles melhoraram muito a fonte, dobraram a capacitancia, se for pra ir de nacional, na média dos 1500rms, vai de SD1500.1SMD mesmo.

:+1 Ta tendo muito comentário bom dessa nova SD, que melhorou bastante, muita gente notou, só hoje vi 4 users falando muito bem dela que melhorou, deixou o som mais pesado, e ta tocando melhor subgrave !

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Amigos .. vou Experimentar essa SD nova mesmo ..

Tenho duvida na caixa mesmo .. Daria pra fazer com 90L tbm.. mas a duvida mesmo é nos dutos .. se é 1 ou 2 dutos de de 4'' .. Pq retangular tenho medo de naum acertar na sintonia .. mas se tiver que fazer retangular, eu mando fazerem, se alguem puder me dizer como fazer nessa caixa de 87L ou de 90L

Bom .. pretendo ate o final do ano finalizar isso ai .. não aguento mais ver o T2 pegando Pó na garagem ! rrsrsrsr ..

Abraço ..

Compartilhar este post

Link para o post

tive o modelo antigo e tenho o sd1500smd e melhorou muito mesmo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, é certo que vou nessa SD sim .. hehe ..

Em relação a caixa, alguem pode me ajudar sobre o duto ? vou fazer com 87L mesmo, Se der para colocar Duto redondo de 4'' .. (1 ou 2) irei testar com 36hz e depois na casa dos 31hz mesmo .. na verdade não quero que suba ate la os 50hz .. ate os 45 ja ta otimo .. gosto do tipo de grave que se escute e que trema a porr.. do parabrisa ! kkk .. no 207 sei que é facil de tremer pq tremeu legal com o kicker que usava no 207 da coroa .. hehe ..

abraço galera ..

Compartilhar este post

Link para o post

tive o modelo antigo e tenho o sd1500smd e melhorou muito mesmo. :legal:

É o que eu sempre digo aqui velho, FONTE, e se dobrar a capacitância da fonte mais ainda, vai melhorar mais ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Fb com 2 dutos de 4', 87L

36Hz = 2x4' por 34cm

31Hz = 2x4' por 50cm

Vai soprar um pouco, mas da pra usar sim.

Editado por kikiN

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mesmo Kikin ..

o ideal seria então 3 dutos de 4'' para não soprar nada ?

PQ eu irei colocar os dutos virados para o porta malas bem no cantinho oposto ao sub na caixa, ficaria praticamente no meio do Porta Malas .. acho que ''escutar'' o sopro não vai não, mas tenho medo que possa danificar o sub e o seu rendimento ..

O sub irei colocar no canto da caixa que estara encostada no lado direito do porta malas ..

Pareçida com a minha antiga do Kicker quando usava no Ka .

img0722gt.jpg

So que no 207 irei fazer com menos altura e mais comprimento .. Dai coloco a bat. ali do lado da caixa tbm e o modulo tentarei fazer aquele aplique em madeira no canto esquerdo ja que o 207 tem um comprimento amplo de praticamente 108cm ,,

Ai no kicker no Ka, eu gostei do resultado, isso que tinha 90L essa caixa, mas fui obrigado a coloca-lo invertido pq o sub normal não tocava mto subgrave .. essa caixa estava nos 31hz se naum me engano ..

Valeus ...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mesmo Kikin ..

o ideal seria então 3 dutos de 4'' para não soprar nada ?

PQ eu irei colocar os dutos virados para o porta malas bem no cantinho oposto ao sub na caixa, ficaria praticamente no meio do Porta Malas .. acho que ''escutar'' o sopro não vai não, mas tenho medo que possa danificar o sub e o seu rendimento ..

O sub irei colocar no canto da caixa que estara encostada no lado direito do porta malas ..

Pareçida com a minha antiga do Kicker quando usava no Ka .

img0722gt.jpg

So que no 207 irei fazer com menos altura e mais comprimento .. Dai coloco a bat. ali do lado da caixa tbm e o modulo tentarei fazer aquele aplique em madeira no canto esquerdo ja que o 207 tem um comprimento amplo de praticamente 108cm ,,

Ai no kicker no Ka, eu gostei do resultado, isso que tinha 90L essa caixa, mas fui obrigado a coloca-lo invertido pq o sub normal não tocava mto subgrave .. essa caixa estava nos 31hz se naum me engano ..

Valeus ...

Faz com 2, com 3, a área ja fica muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza ... vou fazer com 2 então ..

alguem tem o arquivo projeto para o WinISD alpha com os parametros do T2d212 ? tava tentando colocar mas da failed .. =/

Tentei colocar esses valores mas dava erro .. (retirados do site do RF)

Fs (Hz): 38.7

Re (Ohms): 3.4

Le (mH): 1.64

Qts: 0.49

Qes: 0.54

Qms: 5.15

Cms (mm/N): 0.052

Vas (L): 13.6

Mms (g): 325.5

Mmd (g): 320.4

Rms (kg/s): 15.4

Airload (g): 5.1

No (%): 0.13

SPL (dB - 1W/1M): 83.5

BL (T*M): 22.3

*Xmax10 (mm): 22.32

Sd (cm2): 430

EBP: 71.667

Krm (mOhms): 72.21

Erm: 0.63

Kxm (mH): 398

Exm: 0.38

Rem (Ohms): 17.8

Compartilhar este post

Link para o post

são esses parametros mesmo. Eu usei o BassBox :legal:

Editado por kikiN

Compartilhar este post

Link para o post

Gabitow, pega logo uma que já está pronta, o Luan disse que a dele está top pega as config dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza .. sim sim ..90L a dele .. eu irei com 87L pq quero que suba um pouco ate os 48hz

a duvia mesmo era na litragem que ja ta sanado ..

e no duto .. que ele falou que teria que ser -35hz .. dai irei usar em 31hz e por ser 2 de 4'', dai fica mais facil de ajustar .. mas o medo era esse, se poderia usar para esse sub 2 dutos de 4'' .. hehe ..

valeuu brother's ..

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal botei tudo no BassPro ..

disse que ocupa 11.3L aprox.

mas ai sei la .. com os dutos pareçe aumentar mtooo o Vb da caixa.. kkk

Sera que assim ficaria legal ?

t2caixade88le36hz.png

So que de 88L cair para 68 ? kkk .. sei la ..

Compartilhar este post

Link para o post

cara....to fazendo uma caixa aki!!! ela tem 108L internos!!!

sabe quantos litros externos ela tem?! 133L :blink: e olha q to fazendo com madeira de 17mm!!

se fosse de 20mm iria perder um pouco na litragem interna (com as msm medidas)

normal cair 20L!!! pra vc fazer uma caixa com 85L, vc vai precisar de uns 110L externos!!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Pela Mor de Deus !! kkkkkkk !!

Ahh não, fazer 100L pra 1 Sub de 12'' nem pensar .. Se soubesse, esperaria ate o infinito e comprava o Mtx9515 que com 85L toca mtoo fortee .. Kkkkkk !!

Vou fazer então com 90L Brutos e Rezar para que fiquei Bom .. Mas acho que mesmo assim, se fizesse com 90L brutos descontando algo de 20L .. ficaria com 70L livres para esse Sub de 12'' .. eles pedem tanta litragem assim ? O.O .. Nossa, Nem que eu use Invertido por uns tempos .. hehehe !!

Valeu Leoo !!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah oloko! 1 t2 vc tbem Gabitow io 309 ?

inveja = mode on

ah mano vo fala pra vcs, eu num vo fica pra traz não, vcs são fo** ! seis vai ve !

aisuhaiushauhs

Compartilhar este post

Link para o post

Esse T2 ja tinha antes do 309 Mano ! ahuiehiueae .

É que não consegui montar por falta de alimentação .. Dai agora dependendo da venda do meu modulo Helix SpxL competition .. consigo juntar uma grana para montar ele direitinho ..

xD

So Estou di ''cara'' com essa caixa dele ! kkkkk !!

No manual dele diz vented (seria usando duto de 4'' com Vb em 56,6L)

E outra dizendo Hight OutPut que seria usando o duto retangular .. dai varia de Vb 64 a 88L )

E eu quero meter 2 dutos de 4'' .. naum sei em qual me ''enquadro'' . .srsrsr ..

Talvez faço com retangular mesmo .. um brother meu sabe fazer, vo tentar com ele .. hehe .. mas ai entra essa questão desse duto retangular ''comer'' mais litragem que redondos e ainda por cima não poder mexer mais .. ai é o medo .. srrsr..

Braçow !!

Compartilhar este post

Link para o post

Decidido então, vou fazer a caixa com essa Litragem Bruta .. 91L..

t2caixade88le36hz.png

e o Sub ficará no G bem no cantinho direito da caixa ..

E o duto to desistindo dos 2 de 4'' .. quero fazer retangular mesmo .. ai que entra .. não tenho minima noção de posição , de como faazer, como calula a area e o comprimento .. e nessas caixas trapezio tbm .. Se é que tem como fazer nessas caixas tbm ..

Se alguem ai puder ajudar ..

Grato ..

Compartilhar este post

Link para o post

a na moral mano ! faz a cx com duto redondo ! testa ela , sintoniza de varias maneiras se possivel faz maior pq ai da pra dimunir ai hora que tiver file ! e sobra grana faz uma cx com duto retangulo com as

mesmas especificações da outra com duto redondo !

Carai veio to de cara ainda ! ess sub e muito fo** !

boa sorte com projeto ai !

Compartilhar este post

Link para o post

Uhum .. mas se tiver como fazer com o duto retangular nessa caixa trapezio ate faria pra ter mais certeza que estaria digamos, 100%! hehe..

Valeu Brother !!

Olha como ficou na simulação, se é que eu não errei nada ai ! kkkk !!

projetoo1.png

projetoo2.png

projetoo3.png

Acho que vou fazer assim mesmo, com 2 dutos 4''x51cm mesmo .. 70L Livres .. acho que naum fica ruim .. sei la ..

Editado por Gabitow

Compartilhar este post

Link para o post

sobre usar 2 dutos de 4 axo pouco mano no manual tava vendo duto retangulo de 7.62 x 34.93 = 266 cm²

2 dutos de 4 daria 162 cm² , axo que correto seria msm 3 x 4" = 243 cm²

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...