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neil

Modulo Booster 2200.4

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Pessoal eu estou a um bom tempo com esse modulo, o Booster 2200.4, teóricos canais de 150rms em 2 ohms.

 

 

PROBLEMA:

Ele LIGA, fica 3 seg. ligado e desliga. Na verdade ele desarva a minha fonte como um Curto. Ligo sem carga na saida e ele desarma a minha fonte e desliga.(a fonte ta boa, testei um T800 nela)

 

Ele estava com 2 mosfet da fonte queimados, troquei TODOS os IRFz44n, 8 no total. Inclusive os resistores.

 

Modulo manteve o mesmo problema. Verifiquei todas as saidas, tudo OK(Toshiba A1941 e c5198), inclusive os exitadores. NADA

 

Mudei o Tl 494 so por garantia. Alem do TL fui testando os resistores e PERCEBI que se retirar um resistor do 4º terminal do TL ele não desarma mais. Fica ligado os leds, sem aquecimento nem nada(nao testei com musica). Troquei esse resistor, que e de 47k e mesmo assim continuava o problema. Sem o resistor ele fica ligado, COM ele fica desarmando.

 

Alguem tem ideia do que eu possa testar mais? sera que é o Toroide?

 

Fotos

 

 

 

 

sdc12662.jpg

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sdc12661e.jpg

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Teóricos 750rms x 2 em 4 ohms ! kk

 

Só me diz onde vc achou RMS porque no manual tem max Power 750W x 4 (pmpo).Só por essa info não tem nada d+

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Testou a resistencia dos Irf ?

Certa vez tive um problema similar em um Tojo Tmp 2080. Troquei todos mosfets da fonte e continuava queimando. Depois de tanto apanhar descobri, no meu caso, que se as resistencias nao fossem exatamente iguais continuaria o problema. Tive que comprar os 8 do mesmo lote.

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Testou a resistencia dos Irf ?

Certa vez tive um problema similar em um Tojo Tmp 2080. Troquei todos mosfets da fonte e continuava queimando. Depois de tanto apanhar descobri, no meu caso, que se as resistencias nao fossem exatamente iguais continuaria o problema. Tive que comprar os 8 do mesmo lote.

 

Troquei todos os resistotres tambem.

 

Esse resistor do 4º terminal do TL que pode me indicar onde devo verificar tambem. como falei, ate os exitadores eu tirei.

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poxa... alguem?

Cara tente retirar todos as saidas e ligar pra ver o que acontece...

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Cara tente retirar todos as saidas e ligar pra ver o que acontece...

 

Grande, eu ja retirei todos e testei. inclusive retirei os exitadores.

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o pino 4 do tl494 é o controle do dead time. No caso esse 47k pelo o que dá pra ver na placa está ligado ao gnd( ele é um pull down), fazendo com que a tensão no pino 4 fique baixa. Parce que ele está formando um divisor de tensão com o 470K que deve estar indo ao 5 volts de referencia. Erguendo o resistor você faz a tensão no pino 4 subir, e o Dead time fica maior, ou seja, ele não vai abrir a largua de pulso pros gates. Experimente retirar os mosfets da fonte e faze-lo ligar, Ae você verifica com o oscilocopio se o sinal está perfeito.Pode estar também com problema no transformador, e a medida que ele abre a largura pelo soft start o consumo aumenta e desarma sua fonte.

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Faça o seguinte: Dessolde os diodos retificadores da fonte, retire-os e ligue. Veja se liga direitinho ou arma proteção.

 

Se ligar direitinho, vc provavelmente já achou o culpado. Meça-os com o multímetro se algum dos lados não está em curto.

 

Se armar a proteção ainda, o problema é do lado do primário ainda. Mas MUITO dificilmente algo no primário dispara a proteção.

 

Peguei um soundstream aqui que quase me deixa doido, tudo aparentemente perfeito. Quando ligado, torrava os fuses. Saídas ok, primário da fonte ok... Até que procurando o defeito, descobri que tinha um curto entre o rail positivo da fonte e o terra. Removi os transístores de saída (que já havia testado na placa e estavam ok) por desencargo de consciência, e o curto continuava. Fui lá nos retificadores e... pimba! Tinha um em curto!

Editado por Kleberlpa

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o pino 4 do tl494 é o controle do dead time. No caso esse 47k pelo o que dá pra ver na placa está ligado ao gnd( ele é um pull down), fazendo com que a tensão no pino 4 fique baixa. Parce que ele está formando um divisor de tensão com o 470K que deve estar indo ao 5 volts de referencia. Erguendo o resistor você faz a tensão no pino 4 subir, e o Dead time fica maior, ou seja, ele não vai abrir a largua de pulso pros gates. Experimente retirar os mosfets da fonte e faze-lo ligar, Ae você verifica com o oscilocopio se o sinal está perfeito.Pode estar também com problema no transformador, e a medida que ele abre a largura pelo soft start o consumo aumenta e desarma sua fonte.

Faça o seguinte: Dessolde os diodos retificadores da fonte, retire-os e ligue. Veja se liga direitinho ou arma proteção.

 

Se ligar direitinho, vc provavelmente já achou o culpado. Meça-os com o multímetro se algum dos lados não está em curto.

 

Se armar a proteção ainda, o problema é do lado do primário ainda. Mas MUITO dificilmente algo no primário dispara a proteção.

 

Peguei um soundstream aqui que quase me deixa doido, tudo aparentemente perfeito. Quando ligado, torrava os fuses. Saídas ok, primário da fonte ok... Até que procurando o defeito, descobri que tinha um curto entre o rail positivo da fonte e o terra. Removi os transístores de saída (que já havia testado na placa e estavam ok) por desencargo de consciência, e o curto continuava. Fui lá nos retificadores e... pimba! Tinha um em curto!

 

 

Ainda estou com o "pepino"....

 

Fiz o teste que nosso colega *Diego* me indicou em outro post. Colocar uma lâmpada em série com a fonte pra tentar ver sé o isolamento do trafo esta bom.

 

Com a lâmpada em série a fonte fica ligada já que ela desarmava por identificar um possivel curto. Com a fonte ligada e mandando corrente deu pra perceber que 2 irfz44n estavam esquentando(vide foto). Desliguei. mesmo sabendo que já tinha trocado TODOS os IRFZ eu retirei os 2, liguei o modulo e ele ligou normal. coloquei 2 novos e o problema Continuou... Eu já tinha trocado os resistores do gate tambem, todos do mesmo lote(47ohms).

 

 

FOTO01

sdc12733.jpg

 

Eu já tinha feito esse testa mas resolvi retirar a saida Novamente. TODOS fora(C5198 e A1941 Toshiba), inclusive os C2073 e A940, e o modulo ainda esta com o mesmo problema. E verifico que mesmo sem as saidas os mesmos 2 IRFZ que estavam esquentando(trocados), continuam esquentando.

 

FOTO02

sdc12735a.jpg

 

FOTO03

sdc12736b.jpg

 

 

Percebi que no encapsulamento dos 2 IRFZ que esquentaram e nos novos que coloqueo tem uma sigla diferente no final. Pra mim nao muda nada mas sera que tem alguma coisa?

 

sdc12741w.jpg

 

Fiz outro teste. O modulo sem as saidas conforme as fotos, com uma lampada em serie com a alimentação pra evitar de desarma a fonte. Os 2 IRFZ ainda estao esquentando. Retirei os resistores do gate(47ohms) e mesmo assim quando ligo so esses 2 que estao esquentando.

 

alguem tem alguma luz??

Editado por neil

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Alguem???? Ja to quase "chutando" pq deve ser macumba

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retira os mosfets e mede a tensão entre gate e source. Vai ficar proxima de 6 V. O ideal seria verificar com o osciloscopio. Expeirmente também tirar apenas os dois da ponta,pra ver se os do lado nao vao esquentar dae.

 

Você não pode retirar os resistores de gate porque a impedancia é alta e o mosfte vai querer acionar sozinho.Verifica se o transistor ou os transistores push pull da saida do tl494 não estão com fuga.

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Neil, quase certeza que 2 FETs estão esquentando porque há um curto depois do secundário.

 

Se você já removeu as saídas e o bicho continua, tem que testar as condições dos rails.

 

Com o multímetro, meça a resistência entre o coletor do NPN (C5198) e o terra da fonte (você pode pegar no borne de saída, geralmente as saídas 1 e 3 tem terra nos bornes negativos, e a 2 e 4 nos positivos). DE CARA você terá um curto, pois os capacitores da fonte vão se carregar. Mas a resistência vai subindo até tender ao infinito, em coisa de 1 ou 2 segundos você já percebe se tá ok ou não.

 

Depois repita entre o emissor do PNP (A1941) e o terra. Depois repita entre o coletor do NPN e o emissor do PNP.

 

Em todos os casos, não pode haver curto. Se houver, pode começar a procurar o culpado... Pode ser algo da placa tocando a carcaça, pode ser um eletrolítico em curto (coisa rara, mas possível), pode ser um regulador de tensão em curto (LM7xxx ou outro)...

 

Ainda aposto no retificador. Amp que torra saída por curto às vezes "mata" o retificador. Quando queima, tranquilo, pois é fácil identificar. Quando entra em curto, aí a coisa fica feia, pois geralmente a gente nunca lembra de testá-los, e fica batendo cabeça com um curto inexplicável.

 

Quando não é isto, pode ser (e acontece muito) a queima de um resistor que fica entre o terra do secundário e o terra do primário. Em muitos amps, esses terras são unidos diretamente, ou por resistor, e em alguns casos, não há união. E aí, quando o resistor queima, a fonte entra em proteção.

Editado por Kleberlpa

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Com o multímetro, meça a resistência entre o coletor do NPN (C5198) e o terra da fonte (você pode pegar no borne de saída, geralmente as saídas 1 e 3 tem terra nos bornes negativos, e a 2 e 4 nos positivos). DE CARA você terá um curto, pois os capacitores da fonte vão se carregar. Mas a resistência vai subindo até tender ao infinito, em coisa de 1 ou 2 segundos você já percebe se tá ok ou não....

 

Teste OK. Pequeno curto de inicio e a medida que os capacitores vao carregando a resistencia vai subindo.

 

Depois repita entre o emissor do PNP (A1941) e o terra. Depois repita entre o coletor do NPN e o emissor do PNP.

 

?? tanto entre o emissor e o terra, como entre o coletor do NPN com o emissor do PNP deu como ABERTO.

 

pode ser um regulador de tensão em curto (LM7xxx ou outro)...

 

Foi trocado tambem.

 

Ainda aposto no retificador. Amp que torra saída por curto às vezes "mata" o retificador. Quando queima, tranquilo, pois é fácil identificar. Quando entra em curto, aí a coisa fica feia, pois geralmente a gente nunca lembra de testá-los, e fica batendo cabeça com um curto inexplicável.

 

Foram retirados e mesmo assim ta abrindo a fonte.

 

sdc12744.jpg

 

Quando não é isto, pode ser (e acontece muito) a queima de um resistor que fica entre o terra do secundário e o terra do primário. Em muitos amps, esses terras são unidos diretamente, ou por resistor, e em alguns casos, não há união. E aí, quando o resistor queima, a fonte entra em proteção.

 

Tem ideia de + ou - o valor dele? ou proximo de alguma parte da placa?

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Verifica se o transistor ou os transistores push pull da saida do tl494 não estão com fuga.

 

Todos OK

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Neil, s você retirar os diodos da fonte e ligá-la, o 494 fica sem referência e pode acabar desligando mesmo. Depende de como é o sistema de proteção da fonte. Pode ser por 0 volts após a retificação (ou seja, curto), pode ser por shunt.

 

Se for por shunt, você terá um resistor GERALMENTE entre o center tap do enrolamento primário e o terra da alimentação. Nos sistemas que já vi, havia um transistor ao lado dele, com a base ligada ao lado do resistor que vai ao trafo, e emissor do outro lado, que vai ao terra.

 

Assim, quando há mais de 0,6V entre os terminais do resistor (que é um shunt, logo, esta tensão é proporcional à corrente) o transistor conduz e inibe o TL494. Assim a fonte desliga.

 

NESTE CASO (e apenas neste) seu amp conseguirá proteger curtos no lado primário da fonte. E se este for o caso, acredito fortemente que um dos fets estará "disparado", ou por defeito no FET (é, pode acontecer), ou por defeito nos drivers dos fets.

 

Nem todo amplificador usa drivers, mas se for seu caso, pode ser que o transistor PNP esteja queimado, ou o NPN em curto, o que manteria os FETs ligados a ele conduzindo de forma errônea ou constante. É possível? Totalmente. Queime a fonte de um fosgate, e é quase certo que vc vá ter problema com os drivers também. Você vai ter que seguir o caminho do gate até o TL494.

 

Uma forma de descobrir se tem algo errado é usar a lâmpada em série, como vc já estava fazendo, e medindo se você tem pulsos no source dos gates (se o dreno estiver ligado ao +12V, claro). Só que esta é a parte chata... dependendo do seu multímetro, a posição ACV pode ser que dê leitura. Tem que dar, se não der, você dependerá de um multímetro que tenha frequencímetro, ou então um osciloscópio.

 

Se nada disto estiver acessível, remova os fets que andam esquentando e veja se o amp liga sem entrar em proteção. Se ligar, tem boa chance do defeito estar ali mesmo.

 

Amp automotivo às vezes é MUITO chato. Ainda tô batendo cabeça com um soundstream de 16 aninhos de vida aqui. Torrou saída e por consequência queimou a fonte. Troquei as saídas, fets da fonte, diodos da fonte (um deles estava em curto, por decorrência da queima da saída), e, por fim, depois de tudo trocado, uma das saídas está mandando 25V DC. Só uma. Por sorte achei um esquema na internet de um modelo parecido, e com base nele achei um transístor em curto, que faz o papel de amplificador de corrente entre o par diferencial da entrada e o estágio de saída (ele não tem VAS, todo o ganho de tensão é no estágio de entrada). O maledeto é um projeto BEM exótico, sem esquema tava bem complicado. Vou trocar o driver mais tarde e ver se ele fica zerado.

Editado por Kleberlpa

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Uma forma de descobrir se tem algo errado é usar a lâmpada em série, como vc já estava fazendo, e medindo se você tem pulsos no source dos gates (se o dreno estiver ligado ao +12V, claro). Só que esta é a parte chata... dependendo do seu multímetro, a posição ACV pode ser que dê leitura. Tem que dar, se não der, você dependerá de um multímetro que tenha frequencímetro, ou então um osciloscópio.

 

Se nada disto estiver acessível, remova os fets que andam esquentando e veja se o amp liga sem entrar em proteção. Se ligar, tem boa chance do defeito estar ali mesmo.

 

 

O que me deixa mais intrigado é pq os fets da fonte estao em paralelo, ou seja, o que chega pra um, chega pros outros. E desses grupos de 4 fets só UM que esquenta. Ja troquei 2 vezes os mesmo, Ja troquei resistor etc.... Na minha cabeça, os 4 tinham que esta esquentando, Só o da ponta(direita) que esquenta, assim como no outro grupo de 4 fets, so o da ponta que esquenta..

 

sdc12748x.jpg

 

 

Na verdade, quem DESARMA 1º e a fonte que eu uso. Se que colocar o lâmpada em série pra evitar que a fonte desarme, os 2 fets rebeldes começam a esquentar MUITO(frita ovo), ai eu desligo. Se colocar direto da bateria o modulo, ele vai queimar. Não é o sistema de proteção do modulo, e sim, da fonte.

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Bom, vou com mais calma na manutenção desse modulo mas gostaria de ajuda ainda OK. Eu estava arrumando ele pra um projeto meu. Um GPS no lugar do Play no painel do carro(ford Ka). Eu ia usar esse modulo + um Upgrade 12" dos antigos que tenho ZERO aqui + um par de Bravox.

 

Como não quero esperar mais, iniciei o projeto com outros equipamento. Comprei um modulo Boog TMP 4050 com defeito e fiz a manutenção dele(falhava as vezes mas era solda fria no Cross). Tinha um Sub pioneer w252F com a borda rasgada, achei uma borda Igual e troquei. Ficou show. E um par de flats Pioneer 6988(na verdade não é mais um original. Troquei tudo e pintei).

 

O GPS é um de 4,3", comprei por 37 doletas no focalprice. Igo Primo rodando e uma Skin do WolfNCU como play rodando.

 

Caixa em fibra(grossa) + tampão feito em cima do original.

 

sdc12747p.jpg

 

Tampa cortada e com a moldura do display.

sdc12746l.jpg

 

A Skiln que estou usando. Ja esta tudo funcionando nela. O play, pastas, velocidade, altura etc.

 

naviplayerg.png

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Na verdade, quem DESARMA 1º e a fonte que eu uso. Se que colocar o lâmpada em série pra evitar que a fonte desarme, os 2 fets rebeldes começam a esquentar MUITO(frita ovo), ai eu desligo. Se colocar direto da bateria o modulo, ele vai queimar. Não é o sistema de proteção do modulo, e sim, da fonte.

 

Ah sim... achei que fosse o amp que desarmasse.

 

Então remova os 4 fets, ligue e veja se "roda", sem os trs de saída.

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Ah sim... achei que fosse o amp que desarmasse.

 

Então remova os 4 fets, ligue e veja se "roda", sem os trs de saída.

 

Ok. Não sei se ajuda, mas como postei na 1º foto, se eu retirar o resistor de 47k do 4º pino do tl o modulo liga sem desarmar a fonte. mesmo com os componentes soldados(saida e fonte)

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Ok. Não sei se ajuda, mas como postei na 1º foto, se eu retirar o resistor de 47k do 4º pino do tl o modulo liga sem desarmar a fonte. mesmo com os componentes soldados(saida e fonte)

 

Mas este não era o desdtime, como comentado por alguém? Se for, você aumenta o tempo que ele realmente leva para armar. Se retirar, pode ser que ele nem ligue de fato.

 

Por isto a recomendação de remover os fets. Se não quiser remover, levante o resistor do gate e o conecte ao terra, ao invés de conectá-lo ao TL. O bicho vai ficar desligado. Se ele esquentar é pq tem culpa ele. :vts

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