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n3n0

Teste comparativo - Speaker Cable/Midbass

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Olá,

Feriado prolongado, muita chuva e nada para fazer; porque não realizar um teste, para provar algumas teorias??

A pergunta que me intrigava era: Para as frequências mais baixas (Sub, Midbass) um cabo com maior diâmetro teria melhor resposta.

No site da Audioquest existe algo a esse respeito, no site da Mogami também; acredito que em vários outros sites também. Algum colega do fórum já fez um teste semelhante? Mais alguém, que realmente tenha analisado este aspecto, tem algo a acrescentar? Alguma sugestão para ajudar na minha metodologia.

 

Sistema

H.U DRZ9255

Amp DAT 4 canais

Speakers Focal Utopia n.7

Sub desliguei o Sub, para evitar interefência

Músicas Blast! - Marcus Miller (A night in Monte Carlo), Sista (do CD da Focal), Spanish Harlem - Rebecca Pidgeon.

Metodologia Ouvi uma vez cada música (já que são de minha referência), principalmente para não cansar os ouvidos. Amp deixei esquentar por 10'. Tempo entre os testes para tentar padronizar o trabalho, foi usada uma distância de 10' entre cada testes.

 

Cabos utilizados

Techsound cabo simples, que estava no meu carro, já a uns 60 dias. Apesar de todas as limitações, estava tocando legal, apesar de não ser um cabo considerado "audiophilo". Não OFC, não Shielded, não Quad. Custo R$15,00

Canare 4S6 Um cabo que já usei antes, assim como muitos do fórum, custo X bebefício imbatível. Fácil de passar, fácil de escutar. Não OFC, porém é Quad e Shilded Custo R$13,00

Supra Ply 3.4 O cabo que utilizava no meu carro por muito tempo, desde que os peguei com o ccunha. Tem um custo um pouco mais alto, mas tem importação oficial no país, com preço justo e entrega imediata. Único OFC do teste, mas não é Quad e nem Shielded. Custo R$44,00

Canare 4S12F Versão "vitaminada" do 4S6, bem grosso e rígido, parecia o Epic da Chord (em espessura). O único com cabos sólidos. Não OFC, não shielded, porém Quad Custo R$25,80

 

legenda

OFC Oxigem free cooper - matéria prima de maior qualidade

Quad modelo de contrução - proporciona menor ruído

Shielded Blindagem contra HF e outros.

Editado por n3n0

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Legal, acompanhando.

 

Atualmente estou mais no residencial e isso tbm pode ser aplicado lá.

Valeu brother, aguardo resultados.

 

Att.

Gustavo Mazzarin

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Seguem as minhas impressões

 

Techsound

Espessura 3,4mm. Este é um cabo muito básico, e nem tão barato assim.

Na realidade, ao menos para mim, ele não ajudava e nem atrapalhava nada no sistema. Tocava "normal", mas como fiquei ouvindo o mesmo por mais de 60 dias, serviu como meu paramêtro.

Canare 4S6

Espessura 1,0 mm. Apesar de ser bem fino, ao menos em comparação com os demais, posso dizer que conseguiu tocar igual ao Techsound. Não ganhou e nem perdeu nada em sonoridade. Porém é um cabo mais bem construído e possui aquele revestimento interno de algodão, posso dizer que é um cabo bullet proof, toca bem em qualquer situação.

Supra Ply 3.4

Espessura 3,4mm. Cabo já de nível audiophilo, ainda que de entrada. Possui boa construção e um custo que não é dos mais absurdos. Mas estamos analisando a relação diamêtro X qualidade para o midbass.

Já nos primeiros acordes, posso dizer, a mudança foi muito grande, e para melhor. a resposta (ataque) foi superior, ainda que o recorte não tenha mudado muito. É um avanço em relação ao Canare 4S6, mas não sei dizer se vale a pena o investimento; hoje eu não gastaria com este cabo.

Canare 4S12F

Espessura 5,3mm. Na verdade, não queria este cabo (nem sabia que existia), tentei comprar o 4S10, mas a Ezaki/OCT não tinha a pronta entrega.

A primeira coisa que posso dizer é que a resposta, nas faixas mais baixas, foram muito beneficiadas. Tanto e ataque, quanto em extensão, o recorte também melhorou.

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sucesso com o teste ..

 

Só uma duvida;

Como foi feito os teste ?

Foi feito de forma cega?

Foi medida a resistencia dos cabos?

Qual os comprimento dos cabos?

 

O ideal que todos tivessem o mesmo diametro ou resistencia equivalente .E que fosse um teste cego .

Acompanhando

 

http://www.canare.co...roductItemID=63

Editado por antnbarao

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Bem legal vale a pena lêr...

 

novaimagemp.png

 

 

 

Impedância de alto-falante e resistência do fio

 

"O conhecimento da impedância ao longo da faixa de freqüência é um fator muito importante em um teste de audição A e B. Isto é mostrado pelas curvas de resposta na seção acima. Em alguns testes de audição, isso pode causar uma diferença no som que poderia resultar em conclusões falsas, porque o fio não é de diametro grosso o suficiente. Suponhamos que um alto-falante é usado que tem uma impedância anunciado de 8-ohms, mas a impedância realmente cai para 4 ou 5 ohms a uma ou várias frequências. Suponhamos ainda que o fio A utilizado no ensaio é suficientemente de diametro grosso para um alto falante 8-ohm, mas não para um alto falante 4-ohm. Ao fazer um teste de comparação com um fio diametro mais grosso B, as diferenças podem então ser ouvido. Embora a resistência de fio de A pode ser correta para a impedância anunciado, pode ser demasiado elevado, se a impedância dos alto falantes vai menor do que. Não tem nada a ver com o tipo de fio, só que a resistência de um fio pode ser demasiado elevada para que alto falante particular usado para o teste de audição.

Esta falta de entendimento para o comportamento da impedância de um alto-falante usado para um teste de audição pode explicar as diferenças que ouvir as pessoas podem realmente ouvir. Um fio pode realmente parecem soar diferente do que o outro, mas pelas razões erradas. Um alto-falante que tem uma impedância constante em todas as freqüências (a maioria dos falantes não fazem) só vai mostrar a diferença no nível de audição e não alterar a resposta quando o tamanho do fio é muito pequeno para A ou B. É claro que os níveis de audição vai ser diferente a menos que sejam compensados ​​com antecedência. Caso contrário, o mais alto um som provavelmente será escolhido. Para evitar estas dificuldades, se o falante tem uma impedância constante ou variável, os dois fios a serem comparadas devem ter a mesma resistência total e que poderia significar diferentes comprimentos que seria necessário para fazer as resistências de igual.

Caso contrário, nestas condições adversas de resistência diferente, uma pessoa pode selecionar um fio de forma consistente. Pode ser fácil de ouvir diferenças na faixa de freqüência ou intervalos onde o alto falante a ser utilizado tem mergulhos de impedância que estão abaixo do valor nominal do mesmo . Em alguns casos marginais pode mesmo ser possível, dependendo da largura de banda dos depressões impedância dos altofalantes, para ouvir as diferenças que vão perto, mas não abaixo da impedância nominal. No entanto, é uma falsa conclusão de que o fio selecionado é por causa de uma construção de arame único ou outras características publicadas. Apenas a diferença na resistência do fio está a ser ouvido, devido ao alto-falante a ser utilizado no teste de audição.

Claro, um alto-falante diferente provavelmente vai ter uma curva de impedância diferente, dependendo do desenho cruzado e se é um driver de longo alcance único, de duas vias, três vias, sistema, etc. Neste caso uma queda de impedância ou depressões podem estar numa gama de frequências diferentes e têm uma largura de banda diferente. Um teste de escuta, então, revelam ainda um novo conjunto de diferenças sonoras. Novamente, a resistência é a chave.

Ter em mente que se ambos os fios no teste são muito mais grossos ​​do que o necessário para o alto falante particular que é utilizado e da impedância é razoavelmente constante, as diferenças pequena resistência de fio pode ter pouca influência no teste."

 

 

 

 

Texo Original

 

 

http://www.roger-rus...m/wire/wire.htm

 

 

 

Conclusões finais..

 

 

novaimagem1x.png

Editado por antnbarao

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Fala Agenor!

 

Mais uma vez parabéns pelas suas iniciativas e pela criação desse perfil de tópico!

 

Existem "N" variáveis para a resposta de um cabo, mas uma delas é o diâmetro sim (para quantidade de malha, não só material isolante). Se puder indique o tempo de uso de cada um, pois a diferença de burn in poderia trazer alterações no resultado. Tente se atentar e ter dicernimento se o audio tem "mais transparência" ou "coloração", pois a função do mesmo é somente a de reproduzir com exatidão o que foi enviado da fonte e garantir uma condução livre de interferências...

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sucesso com o teste ..

 

Só uma duvida;

Como foi feito os teste ?

Foi feito de forma cega?

Foi medida a resistencia dos cabos?

Qual os comprimento dos cabos?

 

O ideal que todos tivessem o mesmo diametro ou resistencia equivalente .E que fosse um teste cego .

Acompanhando

 

http://www.canare.co...roductItemID=63

 

No caso do meu teste, é impossível realiza-lo de forma cega, afinal estou fazendo tudo sozinho. No máximo um testes "surdo" pois não escuto tão bem assim, rsrsrsr

Todos os cabos são do mesmo tamanho, 4,5m.

Não sei mediar a resistência dos cabos, sorry. Mas acredito que seja um dado interessante. Você pode me ensinar a faze-lo?

Editado por n3n0

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Agora a noite, farei o caminho contrário, ou seja, vou tirar o Canare 4S12F e irei instalar o Canare 4S6. Afinal são os cabos mais parecidos e creio que será a maneira mais correta de testar a questão do diâmetro.

No domingo de manhã vou colocar o Supra Ply 3.4 e no período da tarde vou voltar ao Canare 4S12F.

Vamos ver quais serão as impressões.

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se vc tiver um multimetro é só colocar em resistencia e medir com uma ponteira em cada ponta.... pra medir a resistencia em programa musical é repetir o procedimento 1 com musica/ruido rosa/senóide em várias frequencias diferentes....

 

tendo por principio que todo fio é indutivo e capacitivo, vc pode criar um filtro zobel pro fio com esses dados em mãos, melhorando o desempenho do mesmo. é o principio de alguns outros cabos carissimos

 

 

muito boa a tua iniciativa, agenor...pelo q vc está falando eu tentaria incluir o Karma SS da knu nesse testem acredito que ele fique entre o canare e o supra ply.... achei o cabo bom de ataque, detalhamento e recorte...

 

a shok tem 2 cabos na linha FW que quero testar em breve, só q esse mês tive um imprevisto e vou ter q segurar uns dias

Editado por escortbala

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escortbala Postado Ontem, 19:59

 

tendo por principio que todo fio é indutivo e capacitivo, vc pode criar um filtro zobel pro fio com esses dados em mãos, melhorando o desempenho do mesmo. é o principio de alguns outros cabos carissimos.

 

 

Esses circuitos servem para deixar que o cross enxergue e trabalhe com maior precisão...No caso teria que esta ligado os falantes ..É isso??

 

 

 

 

 

O circuito Notch Filter

 

serve para amortecer os efeitos da ressonância de crossovers passivos (retira o pico em Fs) para tweeters e mids.

Se o tweeter possui ferrofluid (um óleo magnetizado com a intenção de se obter um amortecimento mecânico), então um notch filter não será

necessário.

Os circuitos notch filters também são muito utilizados quando a freqüência de corte do crossover passivo high pass está muito próxima da

freqüência de ressonância do alto-falante.

 

 

 

notchfilter.png

 

 

 

Zobel

 

 

O circuito Zobel é utilizado para correção de impedância, ou seja, ele aplaina a curva de impedância (retirando o pico) para que o crossover

passivo trabalhe a contento.

Com os valores de Re (resistência ôhmica da bobina) e Le (indutância da bobina), clique em calcular e o software lhe fornecerá os valores dos

capacitores e resistores.

 

 

 

zobel.th.png

Editado por antnbarao

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Esses circuitos servem para deixar que o cross enxergue e trabalhe com maior precisão...No caso teria que esta ligado os falantes ..É isso??

 

sim e não... não serve pro cross... vc está focando entre cross e alto falante, enquanto deveria analisar tudo entre amplificador e alto falante..

 

pq entre amplificador e alto falante.

começemos pelo alto falante, ele possui uma curva de impendância causada pelas caracteristicas eletromecanicas dele. fazer um zobel direto nele ou na saida do cross faz com que o conjunto fique semi estabilizado.

mas analisando mais a fundo, indutores, bobinas e resistores do crossover tb possuem uma curva de impendancia própria, logo um zobel para estabilizar antes do cross é interessante pois estabiliza melhor. nesse ponto eu sugiro calcular o zobel pela impendancia total do cross+alto falantes..

mas o fio tb tem caracteristicas eletromecânicas. e ai vem de calcular um zobel pro fio ou fio+ resto sistema. usualmente é calculado só pro fio.

 

eu fiz um teste aqui assim:

fiz zobel pro alto falante e testei com zobel no alto falante e sem zobel no alto falante,

depois fiz zobel antes do cross, tendo em mãos dados que retirei da curva de impendancia antes do cross mesmo com zobel depois do cross. a melhora na musicalidade é grande, assim como a menor necessidade de equalização. não fiz zobel no fio pois não tinha material sobrando aqui, mas uma hora meço direto no amp e faço na ponta do fio que vai no amp...

 

na prática o que ocorre:

o amplificador não enxerga os alto falantes, enxerga o conjunto inteiro. se vc tem um alto falante 4 ohms com um pico em 26ohms e um minimo de 0.5 ohm, o amplificador vai enxergar o sistema inteiro como um sistema de 26ohms ou 0,5ohm. com o zobel o amplificador deixa de enxergar os 26 ohms ou 0,5ohm e enxerga uma impendância mais próxima da nominal. isso faz com que o conjunto inteiro seja mais linear e por consequencia irá tocar mais em todo espectro musical

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Faço dessa forma :

 

 

resistenciaf.jpg

 

 

 

rtax.jpg

 

 

 

sdc10041y.jpg

Editado por antnbarao

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1º Etapa - Canare 4S12F por Canare 4S6

A primeira grande diferença foi no volume (dB) do midbass, parecia que havia mudado o ganho, pois estava tocando muito mais baixo. Por tocar mais baixo, ficou ainda mais difícil de se perceber certos detalhes da música. Com o 4S12F, era possível escutar pequenas variações em algumas notas do Spanish Harlem, principalmente no quesito intensidade.

2º Etapa - Canare 4S6 por Canare 4S12

Minha idéia era utilizar o Supra nesta fase, porém preferi deixar para depois, pois se trata de um cabo diferente, seja em construção seja em material. Seria legal se eu tivesse um Canare 4S8 ou 4S10, mas não foi possível. Vou trocar os cabos agora e vou escutar amanhã o dia inteiro e de noite posto as impressões.

 

* Burn in dos cabos

Canare 4S6 está com mais de 100 horas de uso

Canare 4S12F novo, foi utilizado ontem pela primeira vez

Supra Ply 3.4 está com mais de 100 horas de uso

Techsound está com mais de 50 horas de uso

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Escolhi deixar o Canare 4S12F no carro, pois o midbass está mais forte, recortado e dinâmico. Vou esperar atingir 100 horas de uso e ver o que acontece, será que melhora?

 

Resistencia

 

Canare 4S6 3,7ohms/100m

Canare 4S12F 0,7ohms/100m

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Escolhi deixar o Canare 4S12F no carro, pois o midbass está mais forte, recortado e dinâmico. Vou esperar atingir 100 horas de uso e ver o que acontece, será que melhora?

 

Resistencia

 

Canare 4S6 3,7ohms/100m

Canare 4S12F 0,7ohms/100m

 

alguns cabos necessitam de apenas 24h de burn-in, outros precisam de mais de 300h de burn-in.

 

me lembrei dessa empresa aqui q faz serviço de burn in em cabos:

http://www.ebay.com/itm/NORDOST-VIDAR-CABLE-BURN-IN-SERVICE-MAINS-CABLES-R-US-/350458336013?pt=UK_Computing_Sound_Vision_Audio_Cables_Adapters&hash=item5198f1d30d

 

tb achei esse cd interessante:

http://www.ebay.com/itm/Atlas-Cables-Audiophile-Burn-In-Demagnetising-Disc-CD-/270990291045?pt=Music_CDs&hash=item3f1847b065#ht_2475wt_932

será q funciona a contento?

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interessadissimo no topico, quero testar alguns cabos também para midbass, atualmente to usando os streetwires da fosgate e não estão rendendo bem não , estou achando os mids apagados e eles não tocavam assim com os eprotenax que usava . Esse é um ponto na minha avaliação que vale a pena postar.

Tinha esses streetwires parados em casa de um antigo projeto e resolvi usa-los no midbass e pra minha surpresa os falantes se tornaram apagados e sem ataque nenhum, com um som bem mais fechado que os prysmiam eprotenax de baixissimo custo e performance exemplar , som bem mais aberto e com forte presença nos mid bass me deixando alegre e contente , mas mesmo assim falta o ataque que é caracteristico dos peerless sls e que sei que pode mudar. estava pensando em pegar uns cabinhos de fora,

 

 

QED Silver Anniversary XT

 

 

Chord Carnival SilverScreen

 

Atlas Basic Bi-wire

 

Ecosse CS2.3

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Caro Clayton,

Tenho o Carnival aqui em casa, mas nem pensei em por no teste, pois em outras vezes ele já se mostrou mais fraco quando usado no midbass.

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Olá,

Feriado prolongado, muita chuva e nada para fazer; porque não realizar um teste, para provar algumas teorias??

A pergunta que me intrigava era: Para as frequências mais baixas (Sub, Midbass) um cabo com maior diâmetro teria melhor resposta.

No site da Audioquest existe algo a esse respeito, no site da Mogami também; acredito que em vários outros sites também. Algum colega do fórum já fez um teste semelhante? Mais alguém, que realmente tenha analisado este aspecto, tem algo a acrescentar? Alguma sugestão para ajudar na minha metodologia.

 

Sistema

H.U DRZ9255

Amp DAT 4 canais

Speakers Focal Utopia n.7

Sub desliguei o Sub, para evitar interefência

Músicas Blast! - Marcus Miller (A night in Monte Carlo), Sista (do CD da Focal), Spanish Harlem - Rebecca Pidgeon.

Metodologia Ouvi uma vez cada música (já que são de minha referência), principalmente para não cansar os ouvidos. Amp deixei esquentar por 10'. Tempo entre os testes para tentar padronizar o trabalho, foi usada uma distância de 10' entre cada testes.

 

Cabos utilizados

Techsound cabo simples, que estava no meu carro, já a uns 60 dias. Apesar de todas as limitações, estava tocando legal, apesar de não ser um cabo considerado "audiophilo". Não OFC, não Shielded, não Quad. Custo R$15,00

Canare 4S6 Um cabo que já usei antes, assim como muitos do fórum, custo X bebefício imbatível. Fácil de passar, fácil de escutar. Não OFC, porém é Quad e Shilded Custo R$13,00

Supra Ply 3.4 O cabo que utilizava no meu carro por muito tempo, desde que os peguei com o ccunha. Tem um custo um pouco mais alto, mas tem importação oficial no país, com preço justo e entrega imediata. Único OFC do teste, mas não é Quad e nem Shielded. Custo R$44,00

Canare 4S12F Versão "vitaminada" do 4S6, bem grosso e rígido, parecia o Epic da Chord (em construção). O único com cabos sólidos. Não OFC, não shielded, porém Quad

 

legenda

OFC Oxigem free cooper - matéria prima de maior qualidade

Quad modelo de contrução - proporciona menor ruído

Shielded Blindagem contra HF e outros.

 

Li até ali e pensei "esse vai ser o com os melhores graves, pra midbass vai ser o escolhido"

 

É... parece que minhas idéias sobre cabos não estão tão erradas assim! Queria ter tempo pra brincar com isso um pouco mais!

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Dúvida: estou pra encomendar os canare 4S6 pro meu futuro set.

 

Pro estéreo, eu poderia usar um par interno pra positivo e um par para negativo, totalizando 2,0mm por via, creio que seja suficiente, já que a potencia aplicada não será maior que 75wRMS. Correto?

 

Na via do sub, considerando os testes e a potencia a ser aplicada (250w), então teria um rendimento melhor usando um cabo inteiro (as 4 vias internas - 4,0mm) pra positivo, e um pra negativo ?

 

Abs

Editado por dricowtf

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Agenor

 

Quanto pagou nos 4s12F? Pergunto isto pois foi o unico que não colocou o custo, outra pergunta seria, o 4s11 tem caracteristicas parecidas com este cabo?

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O 4S12F saiu por R$25,80 o metro.

 

Acredito que o 4S11 seja próximo, mas nunca tive oportunidade de escutar.

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me lembrei dessa empresa aqui q faz serviço de burn in em cabos:

http://www.ebay.com/...=item5198f1d30d

 

Na realidade, este equipamento, é utilizado em todos os distribuidores da Nordost. A Liquid Sound, do Dennis, que é o importador deles aqui no Brasil, também oferece o serviço. Mas apenas para cabos Nordost comprados através de distribuidores autorizados. Se não me engano, 10 horas no equipamento, equivale a 100 horas de audição continuada.

Vale a pena? Não sei dizer.

Somente alguém que tenha escutado, pode dizer.

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Na realidade, este equipamento, é utilizado em todos os distribuidores da Nordost. A Liquid Sound, do Dennis, que é o importador deles aqui no Brasil, também oferece o serviço. Mas apenas para cabos Nordost comprados através de distribuidores autorizados. Se não me engano, 10 horas no equipamento, equivale a 100 horas de audição continuada.

Vale a pena? Não sei dizer.

Somente alguém que tenha escutado, pode dizer.

 

 

Agenor,

 

Vc sabe qual a marca e modelo desse aparelho?

 

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Agenor,

 

Vc sabe qual a marca e modelo desse aparelho?

 

Helio,

 

É este aqui, chama-se VIDAR:

 

 

vidar.jpg

 

 

Agora palavras do Dennis, o importador Oficial da Nordost:

 

"...24 horas de burn-in acelerado, equivalentes a um uso aproximado de 10 a 12 anos ( O.O) num sistema "comum", de um usuário "comum", ou seja, o uso eventual de algumas horas por semana..."

 

Agora, se funciona ou não, aí eu já não sei!

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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Amaciar o carro é fácil , é só deixar o carro tocando 24h, ligado na tomada. Bota num volume que não atrapalhe...

 

Agenor, cadê seus Epic???

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