Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Bomber UPgrade e subgrave

Recommended Posts

Cara, uma das causas pode ser o duto muito próximo do fundo da caixa, tenta deixar o duto em uns 15cm, e testar pra ver se sopra !

Excursionamento deve ser a caixa grande, diminua o volume da caixa, quanto menor a caixa maior o controle de cone !

No momento o duto tem 9cm de distância do fundo da caixa...

A caixa tinha 38lts... Fico completamente fraco (errei no corte da madeira de baixo e na montagem da caixa....) coloquei 2 garrafas de 2lts com areia... Fico muito bom o grave... Agora quando for passa o curvim eu desmonto e diminuo a chapa de baixo 3cm de erro pra chega nos 35lts...

Já o alto excursionamento do sub tem tudo para ser distorção mesmo... Infelizmente não tenho como troca o módulo no momento... Pro meu uso tá de boa consigo curtir o som tranquilo... Porém som é viciante tô sempre querendo tirar o máximo... Agora é tentar trocar o módulo...

Sugestão de módulo para futuramente?

Tem que tocar o sub.. Um driver de 100rms... Um st200 e um par de 6x9 100rms cada.... Com bom CxB!!

enviado daqui pra algum lugar... com esse tal tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galerinha meu up grade ta fazendo um som tipo como se foce de uma pancada de uma parte dele em outra, nao sei... pode ser do cone na tela de proteçao... ou outra coisa, so faz quando aumento muito o volume e em musicas com grave forte nao sei se e isso que chamam de bater bobina.

a musica tocando ai derrepende o sub faz POC, to usando caixa de 35L X 3'x22cm

e isso que chamam de bater bobina? medi a tensao que ta indo pra ele e tirei exatamente 22v quando fez esse som, calculando a potencia so da 121w, sendo que outros dias ja medi o sub dando 30~35v que daria ~300w e nao fazia esse som...

sera que e o cone que ta excursionando muito e ta batendo na tela de proteçao?

Editado por jott257

Compartilhar este post

Link para o post

Então o meu fez isso uma vez..... Tirei o duto e não fez mais.... Parece que não dá conta de sair o ar da caixa... Tirei o duto e ele não excursionava tanto paro esse POC e o grave não fico muito ruim apesar de não ter peso....

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso minha dúvida em abrir para 4' o duto....

Edit: si esse fim de semana eu for pra praia gravo um vídeo mostrando o quanto o bicho excursiona....

Editado por dihmon

Compartilhar este post

Link para o post

Galerinha meu up grade ta fazendo um som tipo como se foce de uma pancada de uma parte dele em outra, nao sei... pode ser do cone na tela de proteçao... ou outra coisa, so faz quando aumento muito o volume e em musicas com grave forte nao sei se e isso que chamam de bater bobina.

a musica tocando ai derrepende o sub faz POC, to usando caixa de 35L X 3'x22cm

e isso que chamam de bater bobina? medi a tensao que ta indo pra ele e tirei exatamente 22v quando fez esse som, calculando a potencia so da 121w, sendo que outros dias ja medi o sub dando 30~35v que daria ~300w e nao fazia esse som...

Ele pode bater bobina mesmo se a potência for baixa em casos em que a frequência é muito baixa. O ideal é utilizar filtro subsônico.

Não é tirando o duto que vai melhorar, pelo contrario, sem duto ele pode até não bater bobina em frequências mais altas mas em frequências baixas até 45Hz (mais ou menos) ele pote bater bobina sendo que com duto correto geralmente só bate bobina abaixo dos 30Hz. Sem falar que sem o duto a sintonia vai para uns 50~60Hz e fica horrível só toca bem frequências mais altas e pra isso não precisa de sub, melhor usar um woofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele pode bater bobina mesmo se a potência for baixa em casos em que a frequência é muito baixa. O ideal é utilizar filtro subsônico.

Não é tirando o duto que vai melhorar, pelo contrario, sem duto ele pode até não bater bobina em frequências mais altas mas em frequências baixas até 45Hz (mais ou menos) ele pote bater bobina sendo que com duto correto geralmente só bate bobina abaixo dos 30Hz. Sem falar que sem o duto a sintonia vai para uns 50~60Hz e fica horrível só toca bem frequências mais altas e pra isso não precisa de sub, melhor usar um woofer.

Agora sim alguém respondeu algo que me acrescentou... Tava tocando música de base extremo qnd fez isso... Vlw o esclarecimento.... Eu não gosto da batida do woffer PORÉM coloquei o note nu aux do player e abri o winisd... Fui movendo o cursor no gráfico e curti muito o grave que deu na casa dos 50hz tremeu tudo e fiko bem agressivo....

No meu caso.... Escuto músicas de bass(que baixo Aki no fórum tipo os sets do decaf que tenho todos... Do zip 1 ao 29 acho q eh isso) e escuto muito funk... Como curti o grave na casa dos 50hz seria melhor sintonizar a caixa acima dos 40hz?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso a musica que dava esse poc nem era hip hop... era musica eletronica... e se abaixace 1 poquinho o volume ele parava... + isso e que e bater bobina? esse POC? Nunca vi sub bater bobina...

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso a musica que dava esse poc nem era hip hop... era musica eletronica... e se abaixace 1 poquinho o volume ele parava... + isso e que e bater bobina? esse POC? Nunca vi sub bater bobina...

Qual módulo toca ele?

Não seria distorção então? Si baixa o volume para o POC pod ser distorção...

Compartilhar este post

Link para o post

Dihmon, acho que você esta se confundindo um pouco o que é distorção !

O POC rápido e contínuo (POCPOCPCOCPOC), é a bobina batendo no fundo do gap, ou seja ultrapassando a excursão máxima (xmax), acho que vocês estão exigindo demais do upgrade, ele não faz milagres !

No caso ele alimenta com um BBuster 3000GL se não me engano !

Compartilhar este post

Link para o post

O POC rápido e contínuo (POCPOCPCOCPOC), é a bobina batendo no fundo do gap, ou seja ultrapassando a excursão máxima (xmax), acho que vocês estão exigindo demais do upgrade, ele não faz milagres !

Tá esclarecido então.... Não meu caso ele fez esse barulho no grave extremo mesmo... Não foi continuo... E como falei... Tirei o duto ele não fez mais e com o duto (3'x20cm) ele fez de novo... Por isso axei q o duto fosse pequeno pra ele e ia abrir pra 4' pra ter uma maior saída de ar....

No meu caso que gostei do grave na casa dos 50hz seria bom jogar a sintonia lá prós 40hz ou mais?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual módulo toca ele?

Não seria distorção então? Si baixa o volume para o POC pod ser distorção...

o modulo que uso e 1 3600 gl

e esse poc que dá num e continuo nao, a musica tocando ai da esse poc varias vezes com volume alto... nao e continuo tipo, faz um poc ai 10 seg dps faz outro, 5 seg faz outro... acho que depende da intensidade da musica ne....tipo quando a musica tem mais graves fortes

Isso e o sub batendo bobina mesmo?

Como posso fazer pra resolver isso? nao e distorçao nao... a saida do PC e de 2x 1,2v ainda divido ela com cabos em y dando 4 saidas... se nao me engano fica 0,6v em cada ne?

Assim daria pra deixar o ganho quase no max (0.5) porem, meu ganho ta na metade 2,75v

outra coisa... esse poc nao e em volume muito alto... ja escutei outras musicas com volume mais alto ainda e nao da o poc, depende da intensidade do grave ne?

PS: meu duto acho que ficou uns 8~10cm do fundo... e ele tem 20~23cm se nao me engano, seria isso?

Colocando 1 joelho resolveria? Caixa 35L

Editado por jott257

Compartilhar este post

Link para o post

Tá esclarecido então.... Não meu caso ele fez esse barulho no grave extremo mesmo... Não foi continuo... E como falei... Tirei o duto ele não fez mais e com o duto (3'x20cm) ele fez de novo... Por isso axei q o duto fosse pequeno pra ele e ia abrir pra 4' pra ter uma maior saída de ar....

No meu caso que gostei do grave na casa dos 50hz seria bom jogar a sintonia lá prós 40hz ou mais?

depende do seu gosto musical, como escuta funk, uma caixa menor (uns 30L) e sintonia na região dos 40hz deve ficar bom, pois o pico de frequência na resposta fica em 70hz = FUNK

o modulo que uso e 1 3600 gl

e esse poc que dá num e continuo nao, a musica tocando ai da esse poc varias vezes com volume alto... nao e continuo tipo, faz um poc ai 10 seg dps faz outro, 5 seg faz outro... acho que depende da intensidade da musica ne....tipo quando a musica tem mais graves fortes

Isso e o sub batendo bobina mesmo?

Como posso fazer pra resolver isso? nao e distorçao nao... a saida do PC e de 2x 1,2v ainda divido ela com cabos em y dando 4 saidas... se nao me engano fica 0,6v em cada ne?

Assim daria pra deixar o ganho quase no max (0.5) porem, meu ganho ta na metade 2,75v

outra coisa... esse poc nao e em volume muito alto... ja escutei outras musicas com volume mais alto ainda e nao da o poc, depende da intensidade do grave ne?

PS: meu duto acho que ficou uns 8~10cm do fundo... e ele tem 20~23cm se nao me engano, seria isso?

Colocando 1 joelho resolveria? Caixa 35L

Então, se não é contínuo não sei te dizer se é bobina batendo no GAP, pode ser como você disse em intensidade da música, testa ai pra ver ta em um certo volume (meio alto) e as vezes faz POC, então aumenta um pouco esse volume (por 2s no máx) e ver se faz o poc contínuo se fizer é bobina batendo (só cuidado pois pode danificar, coisa rápida não tem problema) !

Cabo Y não divide tensão, a tensão de entrada fica a mesa tensão de saída que no caso é 1,2v,

Depende mais da excursão do que intensidade, normalmente frequência mais baixa, faz bater bobina !

Duto ta certo, não precisa mexer !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post
15V nem a pau tu consegue segurar com 3 fontes

vai decer tranquilamente em 12V

pode ja botar tu vai enviar no max 200 rms pra esse sub

e grave pra fora com 1 upgrade de 10'' ta brincando né ?

No min 4 de 10''

Não brinco com coisa séria.... KKKKKKK

Si tudo der certo esse find vo pra praia e faço um vídeo... O grave tá perfeito de mala aberta... Não é som pra abafar woffer ateh porque tenho pouca potência e eh um SUB... Porém tá com uma força de dar gosto...

Compartilhar este post

Link para o post

Cê tá usando de 10" ou de 12"? To começando a animar com isso, to ancioso pra ver os meus ups tocando logo acho que vai dar um grave bom pra fora. Sábado liguei um up em uma caixa de 37 lts e duto de 3 eu assustei com o grave que deu ai fiquei louco querendo fazer a caixa pra dois de 50 lts logo.

Tô usando 1 de 10' e ta muito bom ao meu gosto...... Certeza que tu vai gostar

Compartilhar este post

Link para o post

Sim

mas não EXISTE subgrave sem SPL (Pressão)

pessoal ligou muito o termo "SPL" por causa dos campeonatos.. onde normalmente usava-se frequencia proxima dos 60hz..

SPL, nível de pressão sonora como você disse, mas modo de falar, que muita gente usa (não só no fórum) que subgrave frequências baixas (abaixo de 40hz), e SPL grave mais alto em frequência ( acima de 60hz)

spl nada mais é que a pressão do som

é a medição

quanto + spl

+ DB

de som vai ter

pessoal confunde muito isso

Não existe som sem spl

qualquer auto falante gera spl

Eu tenho SPL como se foce o ataque que o vieper falou... quanto mais SPL mais bate no peito, mais ar ele consegue deslocar pra ter essa batida no peito... No meu caso eu quero 1 caixa que fique boa pra filmes e nao pra musica, pois quero usar como HT

O que seria melhor pra filmes? uma caixa com batida mais seca tipo selada e dutada com baixa litragem ou a caixa com aquele grave extendidooo com uma litragem bem alta?

A caixa com 35L ficou boa, so que nao achei essas coisas toda... to pensando em por mais 1 upgrade de 10 pra ver como fica ai teria mais SPL ne...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nunca vc vai conseguir tocar 30 hz em uma sala com 1 sub de 10''

Com SPL (Pressão)

Eu faria a caixa com 31L

e com 2 upgrade ficaria com muito mais SPL(Pressão)

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa com 35lts toca ben pra fora... a minha atualmente da com pouco mais de 34lts e toca super bem pro meu uso...(parecido com o seu..soh pra animar churras de familia) to curtindo bastante o som e de mala fechada treme o carro todo e se sente o grave com uma distancia consideravel....

Compartilhar este post

Link para o post

Tem com sim tocar 30hz com pressão forte com só 1 de 10" (até 25hz com pressão), uma transmission line por exemplo, sintonizada na FS (28hz) !

Sem revestimento interno, ela consegue responder uma oitava acima e uma oitava abaixo da frequência de sintonia, ou seja 14hz (mas lógico que não vamos ouvir essa frequência e sim zuada de tudo tremendo)

To pensando em fazer uma LT + pra combinar 2 falantes eu teria de somar as FS ne? por ex 2 upgrades tem 28hz daria 56hz pra por na formula?

(344/56)4 = 1,54

daria uma caixa com uma linha de 1,54m

se foce pra apenas um daria 3 m....

Porque se dividice ou otra coisa daria mais de 3m e esse projeto com os nar ficou bem pequeno

no site da diy audio o cara usa 2 nar e fez uma caixa relativamente pequena...

ainda sao subs de 12 12SW3

http://lh4.ggpht.com.../projeto[1].jpg

Vou fazer de um modo que de pra converter pra dutada caso fique ruim

Editado por jott257

Compartilhar este post

Link para o post

To pensando em fazer uma LT + pra combinar 2 falantes eu teria de somar as FS ne? por ex 2 upgrades tem 28hz daria 56hz pra por na formula?

(344/56)4 = 1,54

daria uma caixa com uma linha de 1,54m

se foce pra apenas um daria 3 m....

Porque se dividice ou otra coisa daria mais de 3m e esse projeto com os nar ficou bem pequeno

no site da diy audio o cara usa 2 nar e fez uma caixa relativamente pequena...

ainda sao subs de 12 12SW3

http://lh4.ggpht.com.../projeto[1].jpg

Vou fazer de um modo que de pra converter pra dutada caso fique ruim

Primeiro antes de fazer LT, leia bastante, bastante mesmo !

Então, ao fazer uma LT pra cada em vez de uma LT pros dois, você tem ganho tanto em qualidade, tanto em SPL (pressão)

Mas se quiser optar uma LT pro par, não se soma a FS, e sim a área transversal da LT ou seja 346 + 346 = 692cm², você vai usar essa área pra calcular a área transversal da LT, mas a FS continua a mesma !

Uma LT não precisa ser obrigatoriamente sintonizada na fs do alto falante, pode sim sintonizar mais alto, por exemplo a LT que projetei pro meu upgrade no futuro, projeitei em 30hz, ou seja 2,83m a linha da LT, como vou revestir internamente, para melhorar picos vales (e excursão do falante também), pode se reduzir 10 a 15% essa linha, ou seja 2,83 - 10% é 2,54m, podendo arredondar pra 2,50 que vai ser equivalente a 11,5% !

Compartilhar este post

Link para o post

cara voce viu o projeto do cara? ai do diy audio... era pra ter uns 3,7 pra um FS de 23hz metros de linha + a dele tem bem menos... outra coisa... essa da sessao... ja vo fazer e claro com 2x a SD do falante que e de 346...

Cara num e a FS que determina o comprimento da linha? usando 2 sub vai continuar a msm coisa so vai mudar a SD eh?.. sobre a sessao eu ja sei que e a SD do falante... como vou usar 2 vai ficar os 629.... so que se recomenda fazer com 1,5 a 2x a SD do falante entao dobraria essa SD... pra usar os 2 juntos...

No caso acho que vou fazer 1 pra cada mesmo...

Editado por jott257

Compartilhar este post

Link para o post

cara voce viu o projeto do cara? ai do diy audio... era pra ter uns 3,7 pra um FS de 23hz metros de linha + a dele tem bem menos... outra coisa... essa da sessao... ja vo fazer e claro com 2x a SD do falante que e de 346...

Cara num e a FS que determina o comprimento da linha? usando 2 sub vai continuar a msm coisa so vai mudar a SD eh?.. sobre a sessao eu ja sei que e a SD do falante... como vou usar 2 vai ficar os 629.... so que se recomenda fazer com 1,5 a 2x a SD do falante entao dobraria essa SD... pra usar os 2 juntos...

No caso acho que vou fazer 1 pra cada mesmo...

Revestimento interno, engana o falante que tem maior volume lá, por isso essa redução, igual no simulação no bass box por exemplo ao incrementar revestimento, o pico diminui e o F3 abaixa um pouco, então no caso a redução chega até 20% dependendo do tanto de revestimento usar !

Sim, a FS ou a frequência de sintonia da LT que determina o comprimento da linha, no caso ao utilizar mais de um falante só aumenta a área transversal, comprimento continua o mesmo !

1 pra cada fica melhor mesmo, se quiser um auxílio melhor com experiência ver se consegue falar com o heberthbruno ele 2 upgrade um em cada LT só que ups de 12"

Eu faria 2,50m começando em 1sd e terminando em 0,5sd, um tapering maior pra controlar melhor o sub (fica mais boomy também) além do final menor menos velocidade mas melhor controle !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

+ no caso acho que nao vou fzer... se for vai ser pro 309 e nao pro up pois como falei to sem espaço no carro pra por 2 de 12

entao vai ser 2 ups de 10 e o geito... e os 309 vem p casa... ai se foce fazer LT ia ser p eles... ainda vou pensar se vale a pena...

Compartilhar este post

Link para o post

+ no caso acho que nao vou fzer... se for vai ser pro 309 e nao pro up pois como falei to sem espaço no carro pra por 2 de 12

entao vai ser 2 ups de 10 e o geito... e os 309 vem p casa... ai se foce fazer LT ia ser p eles... ainda vou pensar se vale a pena...

Eu prefiro os ups ! 309 tem FS alta, 37hz, já up tem 28hz ou seja na LT desce bem mais ! [¨] [¨] [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro os ups ! 309 tem FS alta, 37hz, já up tem 28hz ou seja na LT desce bem mais ! [¨] [¨] [¨]

Tambem gostei muito deles... porem no carro quero por 2 subs... e nao tem espaço p caixas p subs de 12... tipo o 309, a nao ser que colocacem em caixas seladas, + eu quero que toque pelomenos 1 poquinho p fora ai num vai da certo...

geito e por os ups no carro mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem gostei muito deles... porem no carro quero por 2 subs... e nao tem espaço p caixas p subs de 12... tipo o 309, a nao ser que colocacem em caixas seladas, + eu quero que toque pelomenos 1 poquinho p fora ai num vai da certo...

geito e por os ups no carro mesmo

Vende o 309, e poem 2 up de 10" em caixa de 35L pra cada sintonia a 36hz, receita de bolo, e recomendada pelo o 307z !

E em casa um Up também em LT !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...