Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rhoxy

2 sitemas de subgrave independentes no mesmo set

Recommended Posts

Ola a todos.

Gostaria de saber se seria possível e principalmente se ficaria bom tocar 2 sistemas diferentes de amplificadores e subs no mesmo set.

Exemplo puramente hipotético, poderiam ser outros ampli e outros subs:

Sist. 01: Audiophonic 800.4 p alimentar 2 vias + UXP12 numa caixa dutada de 55L;

Sist. 02: Audiophonic 900.1 (ou Clarion DPX11551) p alimentar um e2K ou DD1512 numa caixa dutada de 55L.

Possibilidades:

- Isso poderia ser feito numa mesma caixa com separações entre as câmaras, pois as alimentações seriam feitas por amplificadores diferentes (?);

- Caso contrario, poderia ser feito com 2 caixas separadas, ficando os 2 sistemas totalmente independentes, tocando no mesmo set (?);

- Poderia ser usada uma chave on/off para ativar/desativar o sistema 2, quando se quisesse mais porrada, pois o sistema 1 e autônomo.

Pretenções:

Li bastante neste fórum sobre o descontentamento e preferências entre respostas de sub. È quase unânime os elogios da musicalidade do UXP, porem alguns reclamam q não descem bem.

Hipoteticamente dessa maneira poderia ser suprida e complementada as deficiências/vantagens individuais de cada sub.

O projeto está voltado p SQPL, juntando a musicalidade (Audiophonic AB + UXP) + brutalidade (e2k ou DD).

A dúvida aqui é se é possível e se fica boa a IDEIA do sistema acima e não se os equipamentos estão corretos ou se poderiam ser substituídos por outras marcas e modelos diferentes.

Tive o cuidado de pesquisar antes, e só encontrei sets com subs diferentes na mesma caixa alimentados por um único amplificador.

Agradeço respostas.

Abç.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara acho que ficaria de extremo mal gosto principalmente pelo lado da estética 2 subs diferentes ficam muito feios.

Uma sugestão 3 UXP + o DPX ai quando quiser qualidade baixe o ganho do sub pelo player, quando quiser "brutalidade" aumenta-se o ganho do sub 3 UXP ganham com mta folga de um E2k ou um 1512.

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

não vai tocar bem, vai ter cancelamentos, eu se fosse vc montava 2 subs legais no DPX, duvido q vc se arrependa disso.

como garante que vai ter cancelamento, tem testes? Falo isso pq um amigo daqui do forum uma vez misturou 2 lanzar opti 1232 + 2 306(se não me falha a memoria) alimentados por um único amplificador e muitos disseram que iria ter cancelamento e na pratica foi outra historia...muito forte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

como garante que vai ter cancelamento, tem testes? Falo isso pq um amigo daqui do forum uma vez misturou 2 lanzar opti 1232 + 2 306(se não me falha a memoria) alimentados por um único amplificador e muitos disseram que iria ter cancelamento e na pratica foi outra historia...muito forte mesmo.

geralmente não fica bom, mais pode acontecer...

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente não fica bom, mais pode acontecer...

substituiria o "geralmente" por "teoricamente"

Compartilhar este post

Link para o post

substituiria o "geralmente" por "teoricamente"

geralmente MESMO, eu já fiz isso varias vezes e nunca ficou com um resultado realmente bom! e olha q já foi até misturar pioneer 307 com 309 e depois q foi trocado o 307 por outro 309 e ficou muito mais forte, e esse 307 voltou para o carro do ex-dono dele q tinha outro 307 e os 2 307 tocaram ainda mais forte q os 309!

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que ele não quer que funcione ao mesmo tempo ele cita uma especie de uma "chave", tem como fazer isso sim amigo, mas você vai ter que quebrar a cabeça pra descobrir como.

Já quanto o cancelamento deve ter, mas é meio que imperceptível tive um amigo que montou um Nitro + 308, em qualidade era terrivelmente ruim, mas em SPL bruto era bem forte!

Compartilhar este post

Link para o post

Se for em caixa separada, com modulos diferentes tocando não haverá cancelamentos TEORICAMENTE, certo.

Pelo que entendi, você quer juntar 2 coisas, um sub que toque bem subgrave (EXEMPLO COLOCA UM T2) e também um que tenha SPL mas que toque frequencia mais alta (EDX POR EXEMPLO), ai um iria suprir a necessidade do outro correto...

Ai juntava os 2 iria ter subgrave fodão junto com SPL fodao. Nesse caso, nunca vi isso na pratica, só testando mesmo, mas acredito que funcionaria CASO fossem caixas e modulos diferentes como ja disse e também fosse feito cortes ceetos, tipo, o T2 tocaria de 20Hz até 40Hz POR EXEMPLO e o EDX tocaria de 40Hz a 60Hz...

Afinal é o mesmo princípio usado em trios, onde se usam woofers até 100Hz e depois disso medio graves de 100Hz pra cima, depois cornetas, tweeters, etc.

Boa sorte, vai gastar uma nota PRETA pra ter algo "meio gambiarra".

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Jrfire disse acima é verdade, a caixa era minha, eu usava 4 306 nela, depois eu e o user Direstroke ligamos 2 lanzar opti1232 que eram meus e 2 307 que eram dele na caxa sem divisão nenhuma, câmara única em um Taramps T4000 e tocou muito forte, só não tocou melhor porque não teve projetto nenhum, foi só plug in play mesmo, tiramos os 306 e colocamos os lanzar + 307. Tb já fiz vários testes, o último foi meu RE numa caixa e um Booster de 10" em outra caixa os dois em um SD1500 e tb tocou forte no subgrave, isso um de 12" e um de 10", pra mim esse lance de cancelamento é balela, nunca tive isso e olha que gosto de inventar coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

Se for em caixa separada, com modulos diferentes tocando não haverá cancelamentos TEORICAMENTE, certo.

Pelo que entendi, você quer juntar 2 coisas, um sub que toque bem subgrave (EXEMPLO COLOCA UM T2) e também um que tenha SPL mas que toque frequencia mais alta (EDX POR EXEMPLO), ai um iria suprir a necessidade do outro correto...

Ai juntava os 2 iria ter subgrave fodão junto com SPL fodao. Nesse caso, nunca vi isso na pratica, só testando mesmo, mas acredito que funcionaria CASO fossem caixas e modulos diferentes como ja disse e também fosse feito cortes ceetos, tipo, o T2 tocaria de 20Hz até 40Hz POR EXEMPLO e o EDX tocaria de 40Hz a 60Hz...

Afinal é o mesmo princípio usado em trios, onde se usam woofers até 100Hz e depois disso medio graves de 100Hz pra cima, depois cornetas, tweeters, etc.

Boa sorte, vai gastar uma nota PRETA pra ter algo "meio gambiarra".

Valeu.

e aí rhoxy, como conversamos ontem no telefone, nao sei se ficaria bom, mas vendo esse post do ederlima, acho q ficaria bom.

caso os modulos tiverem cortes hpf e lpf, vc poderia deixar um sub respondendo até certa frequencia, por exemplo, de 10 hz até 40 hz, e depois outro sub respondendo de 40 hz até os 80 hz.

tb acho q vc vai gastar uma nota preta para fazer isso, o ideal seria como o user andretti falou, usar 2 ou mais subs e monta-los em uma caixa mista.

sua idéia não sei na prática se ficaria bom, pois nunca testei.

aposto que montar os 3 subs ficaria melhor e mais bonito!

t+

Compartilhar este post

Link para o post

(...) Se for em caixa separada, com modulos diferentes tocando não haverá cancelamentos TEORICAMENTE, certo.

Pelo que entendi, você quer juntar 2 coisas, um sub que toque bem subgrave (EXEMPLO COLOCA UM T2) e também um que tenha SPL mas que toque freqüência mais alta (EDX POR EXEMPLO), ai um iria suprir a necessidade do outro correto...

Ai juntava os 2 iria ter subgrave fodão junto com SPL fodao. Nesse caso, nunca vi isso na pratica, só testando mesmo, mas acredito que funcionaria CASO fossem caixas e módulos diferentes como ja disse e também fosse feito cortes ceetos, tipo, o T2 tocaria de 20Hz até 40Hz POR EXEMPLO e o EDX tocaria de 40Hz a 60Hz...(...)

Isssssooo!!!...., a IDEIA é justamente essa!!!! Fazer algo diferente com resultado diferente e bom, claro!

Qto a aparência, se vai ficar bonito ou feio, não dou a mínima. Meus ouvidos apenas ESCUTAM musica e são totalmente cegos.

(...) Lembrando que ele não quer que funcione ao mesmo tempo ele cita uma espécie de uma "chave", tem como fazer isso sim amigo, mas você vai ter que quebrar a cabeça pra descobrir como.(...)

O funcionamento simultâneo poderia ser uma opção. Dependendo do tipo de musica, entraria em operação o sistema 2, acionada por uma chave on/off instalada no cabo de força de alimentação.

(...) Boa sorte, vai gastar uma nota PRETA pra ter algo "meio gambiarra". (...)

Será? Não seria só sintonizar uma caixa gde em freq, baixa c um sub parrudo q desça bem; e a outra numa freq mais alta c um sub misto?

Editado por Rhoxy

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando os posts, e pensando mais um pouco aqui, acho que depende do custo mesmo. Por exemplo, se você vai gastar DIGAMOS 3000 com os 2 sets, tendo um dd1512 + 1 UXP, talvez não seria melhor colocar um 2 DD 3512, ou 2 shocker, ou 2 MTX série 85xx ou 75XX, sendo que você vai ter o mesmo custo ou menos, por ter que usar apenas 1 módulo, 1 fiação, etc e ainda por cima tendo um set que iria descer mais e ter mais SPL, afinal o UXP e o 1512 não são tão brutos assim "sozinhos", comparados a um par de 3512 por exemplo.

Resumindo, coloque na ponta do lápis e analise, funcionar vai, mas será que vale a pena? Caso queira fazer para testar, ou pra ter algo exclusivo ou por algum motivo assin, va em frente, pois nesses casos o investimento não é o principal e sim sua vontade de querer montar algo diferente mesmo. Agora se quer por custo benefício já não recomendaria primeiro por que é arriscado e segundo pelo custo mais alto.

Espero ter ajudado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Exato!..., "fazer p testar, ou pra ter algo exclusivo"..., e "vontade de querer montar algo diferente mesmo".

Editado por Rhoxy

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de bastante tempo, aprendendo um pouco mais, hoje vi a materialização da ideia inicial desse tópico:

https://www.youtube.com/watch?v=pQ6cxoKB4jY

Dou-me parcialmente por satisfeito..., totalmente seria ouvir esse set pessoalmente ou, materializar a ideia.

Abç a todos.

Editado por Rhoxy

Compartilhar este post

Link para o post

Fala grande Rhoxy!

Li as respostas anteriores, e sobre haver cancelamento é verdade, alguma frequência pode cancelar outra sim, e reduzir o rendimento e o SPL, afinal a união faz a força, mas como toda regra tem sua exceção, pode não cancelar, depende das relações entre as frequências e parâmetros de cada sub e caixa.

O UPX tenho um aqui, testei e desce pouco, é durão mesmo.

Boa sorte no seu projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ai é um TrioSPL ? [^]:vts

Sei não..., deve ser apenas o desejo de concretizar uma ideia, fazer algo diferente pra ver e ouvir como fica...,

assim como eu e muitas outras pessoas já tiveram um dia.

Só q nesse caso o colega do Japão, FEZ !!!

Se ficou bom ou nao, só tem UM jeito de saber...., ouvindo esse set.

Fala grande Rhoxy!

Li as respostas anteriores, e sobre haver cancelamento é verdade, alguma frequência pode cancelar outra sim, e reduzir o rendimento e o SPL, afinal a união faz a força, mas como toda regra tem sua exceção, pode não cancelar, depende das relações entre as frequências e parâmetros de cada sub e caixa.

O UPX tenho um aqui, testei e desce pouco, é durão mesmo.

Boa sorte no seu projeto!

Opa, td blz Isaias?

Mas nesse caso, suponho q o criador do projeto está mais focado em ouvir os detalhes bem pronunciados das diferenças das frequencias de graves, do que em SPL ou SQ. Me arrisco até em afirmar, valendo como mera opinião, que esse projeto é a descrição ou a essência de SQPL.

Como numa bateria de Escola de Samba, onde vc tem vários tipos de bumbos/surdos, respondendo em várias frequencias, ora isolados, ora em conjunto.

Ja vi e ouvi trio, onde o cara usou 2 woofers de 18 + 4 woofers de 10, respondendo em frequencia diferente.

Foi num dos Encontros do AF, se não me engano foi o Nanba da 30Hz quem fez, e te digo q o som tava bom.

Sim, quem sabe agora vendo isso eu faça, um dia..., me animei.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se colocar pra tocar em frequencias diferentes fica bom sim. Tipo o UXP de 50Hz pra cima e o outro de 50Hz pra baixo, colocando o uxp em selada e o outro em dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Oxy

se as frequências forem bem distintas, a possibilidade de haver cancelamento de fase é menor, como no exemplo que você citou, um conjunto pra médio grave e outro pra subgrave. Porém se as frequências forem mais próximas, usando dois subwoofers, a tendência de haver cancelamento é maior. mas nada concreto e que proíba o projeto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Oxy

se as frequências forem bem distintas, a possibilidade de haver cancelamento de fase é menor, como no exemplo que você citou, um conjunto pra médio grave e outro pra subgrave. Porém se as frequências forem mais próximas, usando dois subwoofers, a tendência de haver cancelamento é maior. mas nada concreto e que proíba o projeto :legal:

Ta falado Professor! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...