Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jdavidjr

Primeiro som e cabeamento total por R$120?

Recommended Posts

Fala Galera!

Pretendo montar o meu primeiro som agora, mas sei pouco de fiação. Os equipamentos serão:

um kit 2 vias CS60B

um coaxial bravox 5''

um subwoofer Pioneer 308D2

uma SD250.2

uma SD.400.1

Bem, procurei a loja onde faço os serviços no meu carro para fazer o orçamento do serviço, e eles me ofereceram a instalação + fiação por R$120 ,incluindo porta fusível e etc. Fiquei meio receoso ao imaginar o quanto de cabos iria utilizar na instalação e se o que ele estava me oferecendo era realmente o que eu precisava, ou se iria ter problemas mais tarde. Resolvi primeiro pedir a ajuda de vocês para que eu pudesse fazer uma busca de preços mais minuciosa e saber se ele estaria vendendo gato por lebre. (ele usa os cabos da DiScabos, é de confiança?)

Mas enfim, se vocês pudessem me listar o que eu irei precisar para fazer o cabeamento do meu som, ficaria muito grato. Imagino que se for comprar todos os cabos necessários - e de qualidade - irei gastar muito mais do que isso.Porém, se tivesse pelo menos em mãos os cabos e o quanto eu iria precisar , ficaria mais fácil saber se ele estaria realizando um serviço de qualidade ou não.

PS: Meu Player é um pioneer 1480 com dois pares RCA (Frontal + Subwoofer), pretendo trocar os falantes originais pelo kit2vias e coaxial, na porta dianteira e pm respectivamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

depende do carro e de onde vai colocar os amps.

vai precisar 2 cabos rcas, se colocar na mala de 5m, se for de baixo do painel 1m já da.

idem alimentação e cabos para falantes.

cabo de alimentação 16mm já é suficiente, se for pouca diferença de preço, usa 21 ou 25mm. na mala uns 7m, já com aterramento, no painel acredito q uns 3 a 4m no max.

pro sub 4mm ta de bom tamanho, poderia usar 2,5. pro kit e coaxiais 1,5 da e sobra. aqui independente de onde estiver o amp uns 15m de cabos pro kit e coaxial. o sub uns 5m se o amp ficar no painel e uns 2 se ficar na mala.

qto a qualidade dos cabos da discabos, não conheço.

Compartilhar este post

Link para o post

depende do carro e de onde vai colocar os amps.

vai precisar 2 cabos rcas, se colocar na mala de 5m, se for de baixo do painel 1m já da.

idem alimentação e cabos para falantes.

cabo de alimentação 16mm já é suficiente, se for pouca diferença de preço, usa 21 ou 25mm. na mala uns 7m, já com aterramento, no painel acredito q uns 3 a 4m no max.

pro sub 4mm ta de bom tamanho, poderia usar 2,5. pro kit e coaxiais 1,5 da e sobra. aqui independente de onde estiver o amp uns 15m de cabos pro kit e coaxial. o sub uns 5m se o amp ficar no painel e uns 2 se ficar na mala.

qto a qualidade dos cabos da discabos, não conheço.

cjainf, algum contra indicação a dimensão dos cabos indicados pela sd no manual?

Vamos lá:

- 7m cabo de alimentação para sd.250.2 (16mm, 21mm ou 25mm)

- 7m cabo de alimentação para sd.400.1 (16mm, 21mm ou 25mm)

- 1m cabo de aúdio para o sub (4mm)

Fiquei confuso nos cabos para os coaxiais e kit, explica melhor ai. 15m de cabo? :blink: E a questão do porta fusíveis e afins?

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Cabeamento genérico, deve dar.

Compartilhar este post

Link para o post

bom como vai por na mala, vamos simplificar.

7m de cabo 16mm (não precisa 2 cabos, e ainda sobre pro aterramento na mala, na duvida de onde for o aterramento, pego 8m) - do cofre até a mala, la vc usa um distribuidor (ou não) e liga em 2 cabos mais finos pra entrar nos sd (o 16mm não entra).

1m de cabo de audio pro sub (depende da posicao do amp e da cx, mas no max 2m da a volta no pm).

cabo pro kit e pra coaxiais, depende de onde vai passar. se passar tudo pelo lado do passageiro, o cabo vai sair da mala, ir até o painel e passar pra porta do lado do motorista e porta trazeira (ou seja vai dar a volta no carro praticamente, vai uns 7 a 8m ai eu acho). o do lado do passageiro só vai até a porta dianteira. ou as traseiras vc pode ir direto da mala pra porta (um cabo cada lado) ou cruzar pelo meio do carro (precisa remover a forracao pra isso) depende de como ligar, mas uns 10m no mínimo.

porta fusível, usa no cofre, uns 30cm no max. da bateria. na mala pode usar um distribuidor com fusíveis de acordo com cada amp.

Compartilhar este post

Link para o post

bom como vai por na mala, vamos simplificar.

7m de cabo 16mm (não precisa 2 cabos, e ainda sobre pro aterramento na mala, na duvida de onde for o aterramento, pego 8m) - do cofre até a mala, la vc usa um distribuidor (ou não) e liga em 2 cabos mais finos pra entrar nos sd (o 16mm não entra).

1m de cabo de audio pro sub (depende da posicao do amp e da cx, mas no max 2m da a volta no pm).

cabo pro kit e pra coaxiais, depende de onde vai passar. se passar tudo pelo lado do passageiro, o cabo vai sair da mala, ir até o painel e passar pra porta do lado do motorista e porta trazeira (ou seja vai dar a volta no carro praticamente, vai uns 7 a 8m ai eu acho). o do lado do passageiro só vai até a porta dianteira. ou as traseiras vc pode ir direto da mala pra porta (um cabo cada lado) ou cruzar pelo meio do carro (precisa remover a forracao pra isso) depende de como ligar, mas uns 10m no mínimo.

porta fusível, usa no cofre, uns 30cm no max. da bateria. na mala pode usar um distribuidor com fusíveis de acordo com cada amp.

-Tudo bem, 7m de cabo 16mm² do cofre até a mala + terminal alongador no cofre(http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_44&products_id=3139). Fusível de quanto no cofre?

-Na mala, seria este o difusor que eu poderia usar: http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_39&products_id=4613 ? E quanto essa especificação AWG para os cabos?

-De acordo com o manual do fabricante, os fusíveis externos seriam de 30A e 50A :http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_46&products_id=439

-Acredito que 2m de cabo 9mm² seja suficiente para alimentar os dois amplificadores (partindo do difusor), não? Se bem que esse cabo 9mm vai servir tanto para o positivo quanto para o terra não é? - Dúvidas pairando do ar- .

-Na primeira resposta você me recomendou cabos de 4mm para o sub. No manual do amp ele diz que a capacidade é 1,5mm, como a diferença é grande pode ser que não entre na sd.400.

-Para a sd.250 a capacidade dada pelo fabricante é a mesma do outro amp: 1,5mm. Você me recomendou cabos de 2,5mm de espessura para o kit 2 vias e 1,5mm para os coaxiais. Como os cabos vão dar a volta no carro todo praticamente, seria melhor chegarmos a um consenso quanto a espessura desses cabos. Como você tem mais experiência e é mais ativo no meio, deixo isso pra ti! rsrsrs.

-Amigo, quero ligar o kit e os coaxiais da maneira que menos altere a originalidade do carro. Quero manter tudo escondidinho e não ter futuras dores de cabeça.

Cjainf, os produtos que eu listei pra você são bons? a média de preço dos produtos é realmente essa? posso comprar cabos de alimentação em lojas de materiais de construção?

Estou fazendo essas perguntas por dois motivos. Primeiro pq caso eu vá fazer a instalação em alguma loja da cidade, quero ter esse conhecimento, por menor que ele seja para que eu não seja enganado e façam o serviço as três porradas. Segundo é para ter uma noção do quanto eu gastaria se fosse comprar todos os acessórios e pagar somente a mão de obra (já tô cogitando a idéia de fazer um diy haha) . Pretendo ir a brasília no mês de junho, vou da uma pesquisada e se houver uma diferença significativa de preços, comprarei os cabos e afins também lá.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

-Tudo bem, 7m de cabo 16mm² do cofre até a mala + terminal alongador no cofre(http://www.leosound....roducts_id=3139). Fusível de quanto no cofre?

fusivel do cofre tem q ser a soma dos outros 2: 30+50=80a

-Na mala, seria este o difusor que eu poderia usar: http://www.leosound....roducts_id=4613 ? E quanto essa especificação AWG para os cabos?

http://autosom.net/artigos/awg.htm

-De acordo com o manual do fabricante, os fusíveis externos seriam de 30A e 50A :http://www.leosound....products_id=439

-Acredito que 2m de cabo 9mm² seja suficiente para alimentar os dois amplificadores (partindo do difusor), não? Se bem que esse cabo 9mm vai servir tanto para o positivo quanto para o terra não é? - Dúvidas pairando do ar- .

sim + e -, acho q vai precisar + q 2m, depende de onde for o aterramento.

http://autosom.net/artigos/tab2.htm

-Na primeira resposta você me recomendou cabos de 4mm para o sub. No manual do amp ele diz que a capacidade é 1,5mm, como a diferença é grande pode ser que não entre na sd.400.

não precisa ser 4mm, pode ser menor, 2,5mm pelo menos, acredito q entre sim.

http://autosom.net/artigos/tab1.htm

-Para a sd.250 a capacidade dada pelo fabricante é a mesma do outro amp: 1,5mm. Você me recomendou cabos de 2,5mm de espessura para o kit 2 vias e 1,5mm para os coaxiais. Como os cabos vão dar a volta no carro todo praticamente, seria melhor chegarmos a um consenso quanto a espessura desses cabos. Como você tem mais experiência e é mais ativo no meio, deixo isso pra ti! rsrsrs.

pode usar o mesmo cabo, tanto pro kit qto pra coaxiais. falei em usar 1,5 ou 2,5 dependendo de como fizer a ligação. se usar um cabo do amp até o kit + um cabo do amp até o coaxial, pode ser 1,5mm mesmo. se usar do amp até o kit e do kit até o coaxial, seria bom usar 2,5mm.

-Amigo, quero ligar o kit e os coaxiais da maneira que menos altere a originalidade do carro. Quero manter tudo escondidinho e não ter futuras dores de cabeça.

Cjainf, os produtos que eu listei pra você são bons? a média de preço dos produtos é realmente essa? posso comprar cabos de alimentação em lojas de materiais de construção?

qualidade desses itens, bom não é nada top, mas pelo preço, não da pra exigir muito.

se for usar produtos de qualidade (cabos, distribuidores, etc) vai uma boa grana.

cabo de alimentação, pode usar cabo industrial.

Estou fazendo essas perguntas por dois motivos. Primeiro pq caso eu vá fazer a instalação em alguma loja da cidade, quero ter esse conhecimento, por menor que ele seja para que eu não seja enganado e façam o serviço as três porradas. Segundo é para ter uma noção do quanto eu gastaria se fosse comprar todos os acessórios e pagar somente a mão de obra (já tô cogitando a idéia de fazer um diy haha) . Pretendo ir a brasília no mês de junho, vou da uma pesquisada e se houver uma diferença significativa de preços, comprarei os cabos e afins também lá.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra uma Sd400 e uma SD250, fiação inteira de 9mm é mais que suficiente pra não ter futuros problemas..

120,00 é um valor bem bacana pra fazer a instalação com a fiação inclusa..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...