Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

D. Castro

Troca De Medidas Das Rodas Originais | De 16" Pra 15"!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom dia pessoal!!!

Venho aqui pediir ajuda de vcs numa mudança meio doida no carrinho, todo mundo sempre quer trocar as rodas originais por aros maiores, eu também queria, mas depois de perder 2 pneus e amassar feio uma roda, to doido pra colocar um aro menor com pneu de perfil mais alto, pois to tendo que viajar a trabalho por estadas esburacadas ou de terra.

O carro é uma strada sporting, calçada originalmente com rodas 16" x 5,5", offset 40 e pneus bridgestone Turanza ER300 185/55r16 e desde que peguei o carro ja nao gostei desses pneus, sao duros barulhentos e sem resistência e tambem acho muito estreitos pro porte do carro. Um deles fez bolha ao bater em um buraco e o outro cortou a lateral, andando devagar e sempre bem calibrados.

Então estou na duvida de coloco pneus 195/55 r16, o que aumenta aproximadamente 1 cm o diametro total do conjunto, ou substituo tudo por aro 15, com pneu 195/60, sendo que este fica praticamente o mesmo diametro do original, 2 ou 3 mm maior no máximo.O que está pesando em favor das 15" é a facilidade de encontrar pneus e rodas, e tambem sao mais baratos. os 16" é um parto, só achei o proprio turanza e um Continental. Rodas 16 tambem são outro parto.

Outra duvida é qual pneu seria o melhor pras minhas condições: suportar buracos, boa aderencia principalmente na chuva na chuva e ter um certo conforto. Aqui encontrei na medida 195/60 o Firestone firewahk 700, goodyear NCT5 e Continental ContipowerContact e na 195/55r16 o Continental ContiPremiumContact. Os Continental parecem atender melhor a minha necessidade, mas nao sei se são resistentes como os firestone, por exemplo.

Desculpem a Biblia de indagações, mas as duvidas sao muitas! :legal:

Editado por D. Castro
Postado em

Um amigo mecanico falou que michelin e o melhor pneu do mundo, muito macio e dura bastante, mas a referencia dele é em picapes, medidas do tipo 265/70 r16, ou seja, perfil muito alto, o que difere bastante do meu caso. 205/55 é muito complicado pois a tala da roda é 5,5", ja fica fora da largura maxima que é 195.

Pesquisando os preços achei o seguinte:

195/60 15

Firestone firewahk 700: 320,00

Googyear NCT5, Michelin XH, Continental ContiPowerContact: 370,00

195/55 16

Continental ContiPremiumConcact: 400,00

Pirelli P7 e Nexen: 390,00

Se mudar pra 15" ainda tem o gasto com as rodas, mesmo a loja recebendo as originais na troca e os pneus apenas 3 estão bons pra fazer negócio. Na medida 16" o Continental parece ser o melhor dos que encontrei, mas pesquisei e nao descobri se são resistentes, apenas comentarios que são macios... To sem nenhuma confiança nos Turanza, tem um deles que ta baixando lentamente, nao vi nenhum furo e a válvula está ok, calibrei sabado e ja tenho q calibrar de novo

Postado em

nossa, não gostou do turanza?

usei er300 no new, unica coisa que tenho a reclamar dele é que acaba rapido.. 205 55 16, acabou com 25mil km, a roda do civic(DURA) amassou e NADA de bolha nos pneus e TRES rodas estavam amassadas.

usei yokohama dps do bridgestone e prefiro o bridge... segurava mto mais nas curvas e o yoko durou a mesma coisa, 27mil km!

agora to com um pireli p7, tomara que dure mais, pneuzinho mole e segura na média... o pior dos 3 em grip!

Postado em

Tive um corolla com P7 e um golf com bridge Turanza, adorei os dois, mais ainda prefiro o turanza a P7, 205x55x16 nao cabe no seu carro nao? alem de tudo voce vai ganhar um pouco na altura.

Postado em

Turanza realmente é bom, tive no Civic e gostei muito, aguenta pancada realmente, e olha que aqui no MT é buraqueira pra todo lado. Tive um Yokohama também, era topíssimo de grip mas durava quase nada, mas um puta pneu, pena que muito caro.

Postado em

4 x roda 15 de ferro de civic "4x100 aro 15 so acha do civic antigo". e pneu 195 60 15 de sua escolha.

Não venda ou troque as originais do carro, gaste os pneu 16 e depois compra os 15 nas de ferro vai gastar 150pila.

POSTA UMA FOTO DA ESTRADA ,nunca vi nenhuma dessa SPORT na rua somente pela net e gostei bastante.

Postado em

O que mais me incomoda nos turanza é a zuada que faz, e essa medida 185/55 deixa o carro muito duro e com certeza se comporta bem diferente do 205/55 que tem perfil mais alto, e tambem tenho quase certeza que nao cabe pois os originais ja ficam bem proximos das molduras das caixa de rodas e tambem tem a limitaçao da tala da roda que é 5,5"... To pensando em pegar os Continental 195/55r16, mas nao consegui descobrir sobre a resistencia deles. De toda forma, to usando uma calibragem 1 libra mais alta pra guentar mais a buraqueira.

Postado em

Como ta dificil encontrar outras medidas no aro 16, só achei o proprio turanza e o continental 195/55...até 17" ta mais facil e mais barato. To vendo que vai ser o jeito procurar rodas e pneus 15" :banghead

Postado em

Troquei o turanza por p7 no meu vectra... Pior coisa que já fiz!

Tente andar com calibragem maior, até definir o que fazer. Eu sempre uso 34 a 36 libras, nunca mais tive problemas com rodas amassadas.

Postado em

No Focus veio com Turanza, achei uma porcaria durou pouco e faz um barulho infernal de rodagem. Troquei por Continental Premiumcontact foi o melhor pneu que já tive. Prefiro eles aos Michelan

Postado em

Jão, To andando com 33 libras na dianteira e 29 na traseira, sem peso, e realmente ta resistindo melhor aos buracos.

Chaos, a representante da bridgstone disse que foi "mau uso", não tem garantia <_<

rjrmotta, fala mais ai dos continental, o seu é o premiumcontact 2? bom na chuva? a lateral e mole ou reforçada?

Postado em

Na minha montana usava 34 na frente, 30 atrás... Quase a mesma coisa. (eu usava 16 também, pneu perfil baixo)

Carro fica mais duro, mas mais estável. Eu gostava...

Postado em

po***, o meu é 205/60 15" e uso 29 frente e 30 atrás, achei que tava enganado mas diz no manual = / Será que é melhor eu mudar? Quanto recomendam?

Postado em

Humm, mas igual a mim que ando bastante em estrada de terra, compensa aumentar ou baixar a calibragem? Lembrando que é buraqueira pra kct hahahah

Postado em

Humm, mas igual a mim que ando bastante em estrada de terra, compensa aumentar ou baixar a calibragem? Lembrando que é buraqueira pra kct hahahah

Creio que seja aumetando a calibragem.

Abrass

Postado em

Estrada de terra não zoa tanto roda... Abaixar dará maior tração, ficando mais difícil atolar, preservará a suspensão e trará maior conforto....

Aumentar vai forçar a suspensão, proteger mais a roda (o que, em estradas de terra não é tão crítico), deixar o carro mais duro...

Em estradas de terra eu sei lá o que faria... Acho que dependeria do carro/pneu/velocidade de cruzeiro. Eu normalmente ando bem rápido em estradas de terra, sou da escola que passar por cima dos buracos é melhor, acho que usaria a recomendada.

Postado em

E o offset, até que ponto pode-se alterar sem comprometer estabilidade, suspensão, etc? A Strada é ET40, então é melhor uma roda com ET menor, fazendo que a largura do eixo aumente?

Postado em

Estrada de terra não zoa tanto roda... Abaixar dará maior tração, ficando mais difícil atolar, preservará a suspensão e trará maior conforto....

Aumentar vai forçar a suspensão, proteger mais a roda (o que, em estradas de terra não é tão crítico), deixar o carro mais duro...

Em estradas de terra eu sei lá o que faria... Acho que dependeria do carro/pneu/velocidade de cruzeiro. Eu normalmente ando bem rápido em estradas de terra, sou da escola que passar por cima dos buracos é melhor, acho que usaria a recomendada.

Hum, o problema é a buraqueira, mas buraaacooooooo mesmo, aquelas panelas que bate seco o carro todo e ainda com a cabeça no teto, acho que nessas ocasioes vou manter original mesmo mas obrigado pelo esclarecimento =D

Postado em

Bom, eu não trocaria rodas 16 originais por outras 15 que não sejam do carro. Vai ficar horrivel. Pneu balão é mto feio. Se veio na sporting 185/55, sei lá, é a mesma coisa que um 195/50. Talvez no maximo 195/55.

Mas se anda em vias péssimas, talvez a locker lhe atenda mais, essa eu acho mais dificil dar problemas!

O continental conti sport contact 3 que era original do jetta é muito bom, mto silencioso. Um que gruda muito em curva, são os toyo proxes 4, mas são gastão. Outro barato que não achei ruim, são o ling long, custa barato no PY!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...