Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gassuncao

Jvc + Focal + Alpine + Helix + Audiophonic = E Agora!

Recommended Posts

Postado em

Meu set:

HU JVC avx-800 com TA;

kit 2 vias focal polyglass 165VB nas portas dianteiras;

coaxiais kenwood excelon nas traseiras;

modulo audiophonic club 800.4;

sub alpine 1243d 600w 1800w de pico em caixa selada 28lts, F3 42,2 Hertz;

modulo mono helix spxl 1000;

RCAs Dblink;

tudo em um azera.

Pois bem, depois de tudo funcionando agora tenho várias dúvidas:

1. Faço biamp. no kit dianteiro focal e deixo os traseiros no player?
  2. Como ajusto o TA para melhor palco sonoro?
  3. qual o corte do player (80, 120 ou 150)?
  4. como regular os crossovers do audiophonic e do helix para obter o máximo em qualidade?
  5. e, por último, quais os métodos eficazes para um leigo como eu avaliar a qualidade do resultado sonoro?

Postado em

1) Sim. A grande sacada de se montar um set com cada via alimentada individualmente é poder ter o controle de cada uma, com cortes e TA mais precisos. Além do que, esses coaxiais só tendem a atrapalhar o palco sonoro, se amplificasse ficaria mais complicado ainda.

2) O TA geralmente vem com indicativo de distância ou algum índice de referência para atrasar ou adiantar o sinal de cada via. No meu Clarion, por exemplo, eu poderia medir a distância de cada falante até a minha orelha e tentar jogar esses valores no player, fazendo com que o som de cada falante chegasse ao mesmo tempo.

3) e 4) Não entendí o que seria o corte do player. Você deverá trabalhar com diversos cortes. Vai depender de como funciona o cross do seu player. Se tiver apenas um corte para o geral e outro para o sub, poderia ficar mais ou menos assim: Sub com LP de uns 50~60Hz, e o kit com HP também em cerca de 50Hz. O corte entre o midbass e o tweeter do kit duas vias seria feito pelo próprio cros do kit. Esses mesmos cortes podem ser feitos pelos amplificadores. Já se o player tiver um 3-way da vida, daria pra brincar mais, variando esse ponto de corte do cross que vem com o kit.

5) A vantagem de ser leigo é que muito provavelmente o som já ficará agradável de primeira, já que não teria parâmetros melhores anteriores! hehe Aí conforme fosse sentindo e percebendo os pontos fracos, poderia mexer mais. Uma forma de tentar avaliar a qualidade seria comparando com algo que você tenha em mãos, tipo um bom fone de ouvido no pc ou um HT na sala de casa. Coloque uma música em bom formato, preferencialmente um CD bacana, e ouça. Depois ouça a mesma música no carro e procure por buracos ou picos de frequencia, algo que ficou faltando, algum instrumento que parece distante, ou algo que esteja muito destacado. E o mais importante: você gostando do som, já é um grande começo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...