Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Deivid E.

2x CS60D + tsw309

Recommended Posts

Olá galera,

Tomei a liberdade de postar aqui no Geral, pois, mesmo sendo para uso residencial, irei utilizar equipamentos de som automotivo .

Queria, se possível, manter aqui no Geral até eu concluir o set ½ DIY, pois preciso da sugestão/crítica do pessoal do autosom.net. Caso eu esteja errado, favor moverem para o tópico correto.

Eu não quero, ou melhor, não po$$o ter um sistema hi-fi agora. Sou fã de “potencia” (SPL), mas prezo por um mínimo de qualidade...rsrs

Bom, será um simples 2.1 com os itens abaixo que já adquiri.

Amplificador:

Sd400.4 SMD – OK

Auto-falantes:

Estéreo (HPF 80hz): 2x Kit 2vias Bravox CS60D - OK

Mono (LPF 80hz): 1x Pioneer 309S4 – OK

Alimentação:

3x Fontes de computador – OK

Liguei em paralelo e tocou legal, mas estou sem multímetro.

Em série soma os AH’s?

Cabos:

2x RCA Y (2 Mchos, 1 Femea)

1x RCA 4 metros Sony (Antigo, que meu tio me deu)

(+) e (gnd) 10mm (O modulo vai ficar a 10 cm das fontes)

”PLAYER’S”

1 x Blu-Ray Philips (música e filmes)

1 x Tv Sony led 40’

1 x Net digital

Quais configurações destes ítens? Vou procurar deixar tudo em flat, alguma dica?

Caixas: (Fiz no Excel...kkkk)

Irei pedir para um marceneiro cortar as chapas, o restante será tudo por minha conta (Medo haha).

MID: Bravox CS60B (Um visual meio LT/DAD, mas só no visual mesmo)

MDF: 20mm - 2x A71 x L22 X P30 (Medidas externas)

31 Litros brutos – Com sintonia em 65hz

Ficou um pico em 75~120hz lembrando que vai tocar HPF 80hz

Mid_cs60b.jpg

Alguém sabe se esse pico vai incomodar quando eu estiver assistindo um filme?

Vou fazer um teste, caso incomode, desço bastante a freqüente pra ter uma resposta plana...

SUB: Pioneer TS-w309s4

MDF: 20mm - 2x A41 x L46 X P35 (Medidas externas)

48 Litros brutos – Com sintonia Á DEFINIR ___ Hz lembrando que vai tocar LPF 80hz

TS_309s4.jpg

Acabamento das Caixas

Neste quesito vou precisar caprichar, pois tanto minha mãe quanto a patroa vão me matar caso não fique legal.

Visualizando o site da www.diyaudio.com.br vi alguns acabamentos interessantes, e pensei em colocar parafusos Allen nestas chapas de mdf que vão na frente:

Chapa da frente arredondada:

image.jpg

Caixa pronta:

image.jpg

image.jpg

Projeto nada definido, aberto a críticas e sugestões!!!! SEMPRE!

Desculpe o texto longo e os milhares de interrogações.

Muito obrigado!

Devão

Editado por Deivid E.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico muito legal brother. :legal:

Tenho os equipamentos todos comprados pra montar set no mesmo molde desses mas a preguiça sempre me impede ahahah. Vai ficar mt mt bacana.

A unica sugestão que eu dou é caso a caixinha tipo bookshelf com os kits ficar muito picuda, sugiro selar ela pra deixar a resposta mais flat.

Já na parte de conexão do audio, você terá que conectar o negativo dos cabos RCA vindos do bluray player, no negativo de alimentação do amplificador a fim de evitar ruidos, já que a entrada do amplificador é do tipo diferencial, e não pode ficar com uma referência de sinal diferente. Se tiver alguma duvida estou a disposição.

Outra sugestão, já que vai ter 2 midbass por cada caixa, é de fazer a caixa na condifugração D'Apolito, onde o tweeter fica entre os 2 midbass e não no topo da caixa.

Estarei ansioso pelas fotos do projeto.

Editado por Carlos Kbsom

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico muito legal brother. :legal:

Tenho os equipamentos todos comprados pra montar set no mesmo molde desses mas a preguiça sempre me impede ahahah. Vai ficar mt mt bacana.

A unica sugestão que eu dou é caso a caixinha tipo bookshelf com os kits ficar muito picuda, sugiro selar ela pra deixar a resposta mais flat.

Já na parte de conexão do audio, você terá que conectar o negativo dos cabos RCA vindos do bluray player, no negativo de alimentação do amplificador a fim de evitar ruidos, já que a entrada do amplificador é do tipo diferencial, e não pode ficar com uma referência de sinal diferente. Se tiver alguma duvida estou a disposição.

Outra sugestão, já que vai ter 2 midbass por cada caixa, é de fazer a caixa na condifugração D'Apolito, onde o tweeter fica entre os 2 midbass e não no topo da caixa.

Estarei ansioso pelas fotos do projeto.

Eu já estou com os equipes umas 3 semanas em casa e não consegui tempo nem pra postar. Eu fiz um teste em freeair pocisionando 1 par dos mids na sala e o som já me agradou muito e isso que me motivou a iniciar logo... Hoje tomei coragem pra iniciar esse projetinho.

Sou totalmente leigo quando se trata de algo voltado a qualidade hein!!

Na simulação (que não acho muito confiável, em fim) a caixa responde a partir de 100hz se for selada, fiz "dutada" a fim dos kits tocarem bem de 80hz em diante... E, particularmente, os dutos darão um design legal na caixa....hehe.. Mas estou disposto a mudar isso, se não tiver alternativa para diminuir os picos...

E se eu descer mais a frequencia pra ficar algo mais "flat", será que funciona?

Agradeço a dica sobre o GND, realmente ficou um ruído quando testei!!

Os twiters (em vermelho) poderão ficar assim, até gostei do visual:

http://s19.postimage.org/mpvs3c7hd/twiter.jpg

Agradeço a resposta, fiquei feliz por encontrar alguem que se interessou pelo projeto e tão rápido!

Compartilhar este post

Link para o post

tbm estou pra montar um setzinho pra meu quarto, 1x8"+ 1 kit...

olha eh exagero nesse caso usar chapa de 20mm pra fazer a caixa dos mids, pro sub ta ok, a nao ser q vc va comprar a chapa, mas se for mandar fazer ate uma mdf menor q 15mm pro kit ta de bom tamanho

2 kits e um 309 a depender do tamanho do ambiente eh muuuuuuuita coisa, primeira coisa q incomodar irao ser as janelas

podia deixar 2 tweeters de fora e fazer a d'apollito como o carlos disse

Compartilhar este post

Link para o post

tbm estou pra montar um setzinho pra meu quarto, 1x8"+ 1 kit...

olha eh exagero nesse caso usar chapa de 20mm pra fazer a caixa dos mids, pro sub ta ok, a nao ser q vc va comprar a chapa, mas se for mandar fazer ate uma mdf menor q 15mm pro kit ta de bom tamanho

2 kits e um 309 a depender do tamanho do ambiente eh muuuuuuuita coisa, primeira coisa q incomodar irao ser as janelas

podia deixar 2 tweeters de fora e fazer a d'apollito como o carlos disse

Já irei comprar a chapa de 20mm, por isso tudo 20mm....

Vou utilizar essas caixinhas para eventuais churras que ocorrem em casa tambem, pois não tenho um mini system... É que realmente sou exagerado mesmo... haha... Não vejo a hora de testar esse sub dentro da sala...kkk

Qualquer coisa dou uma "emborrachada" nas janelas, tipo um panilho de 2mm x 2mm onde existir possibilidade de vibrações.

Um primo meu que mora perto do Metro, e em alguns apartamento tem isso, para não vibrar e para não entrar o som externo.

Acho que funciona...haha

Estou estudando d'apollito... Fica com um visual legal a caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar espuma do tipo SOnex, ou então feltro (aquele que parece cobertor de mendigo) ou também lã acrilica. A lã acrilica você encontra em rolos e com varias espessuras.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar espuma do tipo SOnex, ou então feltro (aquele que parece cobertor de mendigo) ou também lã acrilica. A lã acrilica você encontra em rolos e com varias espessuras.

Ola Carlos Kbsom tudo bem.

Usar espuma Sonex em caixas em todas as faces da caixas internamente ou de que forma?

Pode ser espuma também em caixas de Spl pra carros também?

Desde ja agradeço. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O preenchimento da caixa geralmente é mais util em caixas que tenham uma faixa de resposta extendida, pois as resssonancias da caixa, consequentes das ondas se refletindo, podem gerar coloração no som, assim como picos e vales na resposta. E isto vai acontecer muito mais na região dos médios. 100 e tantos hertz pra cima.

Já na faixa dos graves dos 80 a 100 hertz para baixo, essas ressonancias não são tão pronunciadas, já que geralmente você tem também um filtro LPF para não enviar energia desnecessaria ao subwoofer.Aqui eu penso que vale muito mais trabalhar no travamento da caixa, para que ela fique firme. As vezes quando não se consegue o volume ideal, o preenchimento dá uma alterada na compliancia (elasticidade) do sistema, e dá uma enganada no subwoofer, fazendo-o ganhar uns litros "virtuais".Mas o travamento também é essencial.

Já escutei caixas com madeira fina e sem travamento, que você batendo com a propria mão, já escutava um som retumbante, parecendo um barril ressonando. imagina depois com os subwoofers dando pressão? Ou a caixa se abre, ou o resultado não vai ser dos melhores.

Eu pessoalmente acho que preenchimento demais pode acabar por deixar o som meio "morto" demais,muito preciso , além do que os resultados vão depender muito também do material e de sua densidade. Por isso vai muito da experimentação. Coloca material, escuta, adiciona mais escuta de novo e assim vai indo.

Compartilhar este post

Link para o post

cara vc vai ligar seu amplificador direto em uma fonte? tah botando algum fusivel? tem perigo de queimar não? eu tenho tb um sd250.2d e 2 fontes aqui uma de 100 amp e outra de 10 amp as duas são 12 volts e nunca liguei com medo que desse algum problema, tira essa duvida cara vlw. abraass.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...