Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Magnata_90

Protech 3K 18', Eros Etd 7200, Snake Esx 410 Fotos pag 4

Recommended Posts

O que te fez escolher o ESX410 e não o ESX310?

Digo isso pq vejo sempre gente indicando o 310 e nunca vi ninguém comentando do 410...

Comprou no escuro ou alguém te deu alguma dica?

Um amigo meu que usa disse pra eu usar que era muito boa, e dei uma lida aqui no forum, acho que isso me influenciou um pouco, foram bem dificeis de achar, estavam em falta, mas consegui pelo preço de R$730 as duas novas.

Ontem mesmo eu já comprei o JFA X5 e estou esperando chegar, tembem encomendei o SD500o pros subs e e o SD1000D pros MG.

Vai ficar faltando apenas a caixa para os Woofers, para o MG vou fazer com 15 L cada camara.

Também estou havaliando como vou fazer com as baterias, só o que tenho definido a respeito delas é que irei coloca-las no lugar do Step do carro e que usarei no minimo 500 amperes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://autoforum.com...howtopic=174389

""Essa sexta-feira diminuir a caixa para 25 litros para os 2 falantes, ou seja 12,5 litros brutos por falantes... resultado: Médio lindo... limpo e forte... "xicotada" do jeito que eu gosto. Basta saber se ira durar... nos primeiros testes tudo normal"".

Vo tentar fazer algo mais o menos assimpra testar

Editado por Magnata_90

Compartilhar este post

Link para o post

Vi sua MP agora, vou responder aqui pra galera que esta acompanhando.

Cara não tenho as medidas certinhas agora da minha caixa atual... mas segui isso ai mesmo... meus ESX410 esta tocando muito com essa mesma caixa 12,5 litros por falantes... estou usando camera unica então para 2 estou usando um caixa dutada com +ou- 25litros e com freq da caixa em 100hz.

A Snake não recomenda usar caixa selada para esses médios para uso automotivo.

PS: Lembrando que usei uma litragem muito baixa anteriormente e os ESX410 queimaram por falta de refrigeração, depois fiz uma caixa com a litragem recomendada pela a Snake e ficou muito ruim.

Acompanhando...

ahhh... ia esquecendo... Utilize no máximo uma SD1000 para eles, só use amp maior se vc tiver total controle sobre os ganhos e volumes. hehehehehe

Abs,

Editado por Carro do Leite

Compartilhar este post

Link para o post

Vi sua MP agora, vou responder aqui pra galera que esta acompanhando.

Cara não tenho as medidas certinhas agora da minha caixa atual... mas segui isso ai mesmo... meus ESX410 esta tocando muito com essa mesma caixa 12,5 litros por falantes... estou usando camera unica então para 2 estou usando um caixa dutada com +ou- 25litros e com freq da caixa em 100hz.

A Snake não recomenda usar caixa selada para esses médios para uso automotivo.

PS: Lembrando que usei uma litragem muito baixa anteriormente e os ESX410 queimaram por falta de refrigeração, depois fiz uma caixa com a litragem recomendada pela a Snake e ficou muito ruim.

Acompanhando...

ahhh... ia esquecendo... Utilize no máximo uma SD1000 para eles, só use amp maior se vc tiver total controle sobre os ganhos e volumes. hehehehehe

Abs,

Valeu carro do leite, vou ver se consigo projetar uma caixa com 25 L e 100 Hz no BB (sou meio burrinho ainda to apanhando um pouco mas to quase conseguindo terminar de projetar a caixa pros protech 3k 18' soh preciso ter uma ideia de quantos litros descontar deles pra calcular a frequencia de sintonia

Compartilhar este post

Link para o post

Fica sim. Só não aplique excesso de potência nos ETD, pois rendem muito bem e pode gerar aí um Desequilíbrio Tonal.

Eu defendo a hipótese de cortar acima dos 150Hz, para som automotivo.

Estava pensando inicialmente (conversando com o membro Gardenaal aqui do forum que vai montar o som pra mim) em usar uma SD250.2 pra cada ETD7200, ai me falaram aqui que iria ser ruim, que com cereteza iria ter que trocar reparo, pq Headroom pra driver num é igual pra Woofer, então resolvi guardar um deles e usar só um.

Os cortes estava pesando em fazer fa seguinte maneira (Meu JFA X5 acho que chega amanha)

Saida Low - de 40hz ateh 150hz (Protech 3k 18')

Saida Midbass - de 150 hz ateh 1000 hz (ESX410)

Saida High - de 1k5 hz até a maximo que é 20k hz (ETD7200)

estava pesando em fazer os cortes assim o que vocês acham ?

Editado por Magnata_90

Compartilhar este post

Link para o post

Os SD que chegaram hoje.

57920337788262558248810.jpg

52850637788230558252010.jpg

15475937788303224911410.jpg

Bom acho q amanha chega o JFA X5, os outros modulos encomendei mas não tenho uma previsão de chagada.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá galera, sou eu em outro login, pq no Magnata_90 u tive um problema aqui mas vou normaliza-lo em alguns dias, o som que prtendo montar é este

- 2 Sub3k Proteck 18 polegadas (Caixa em 100 L brutos, com um duto de 5 cm internos sintonizada em 50 hz(Recomendação do Rafael))

- 1 SD5000 para os Woofers

- 2 Driver em corneta oval

- 2 SD250.2 (Um para cada driver para obter melhor rendimento)

- 2 MG (utilizarei o MG300 da over até que o Rafael lance os MG da Protech)

- 2 SD1000 ou SD1500 para os MG

- Crossover X5 JFA

- Controle JFA

Bateria vou utilizar bastante, para não ficar no pé de quem está no banca de trás vou coloca-las no lugar do step do carro.

Então vocês recomendam usar o driver EDT7200 com todo o conjunto ?

Eu não me encomodo de gastar um pouco mais para obter um pouco maus de potencia aliada a qualidade.

Valeu galera

Cara nao entendi o lance do duto, 100 L brutos a caixa e 1 duto de 5cm?

poderia descrever melhor o duto por favor?

ja tive experiencia com os SUB3K (foto avatar), o subgrave deles eh excelente.

boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá galera, sou eu em outro login, pq no Magnata_90 u tive um problema aqui mas vou normaliza-lo em alguns dias, o som que prtendo montar é este

- 2 Sub3k Proteck 18 polegadas (Caixa em 100 L brutos, com um duto de 5 cm internos sintonizada em 50 hz(Recomendação do Rafael))

- 1 SD5000 para os Woofers

- 2 Driver em corneta oval

- 2 SD250.2 (Um para cada driver para obter melhor rendimento)

- 2 MG (utilizarei o MG300 da over até que o Rafael lance os MG da Protech)

- 2 SD1000 ou SD1500 para os MG

- Crossover X5 JFA

- Controle JFA

Bateria vou utilizar bastante, para não ficar no pé de quem está no banca de trás vou coloca-las no lugar do step do carro.

Então vocês recomendam usar o driver EDT7200 com todo o conjunto ?

Eu não me encomodo de gastar um pouco mais para obter um pouco maus de potencia aliada a qualidade.

Valeu galera

Cara nao entendi o lance do duto, 100 L brutos a caixa e 1 duto de 5cm?

poderia descrever melhor o duto por favor?

ja tive experiencia com os SUB3K (foto avatar), o subgrave deles eh excelente.

boa sorte!

Bem vindo X_Sonic, um prazer te ver por aqui, você foi uma das fortes influencias que me fizeram optar por este falante

é o seguinte, o rafael recomendou eu usar a caixa em 100l brutos, sem desconto de nada, e um duto daqueles em régua, ou duto capeta como dizem ( aquele quadrangular) sintonizando em 50 hz a caixa, eu usando o BassBox, chegei nas seguintes medidas.

__--Caixa 55,5 X 45 X 40 (A X L X P)

----Duto 5 X 43 X 20,5 (A X L X P)

assim sintonizando a caixa em 50 hz

Os cortes vou fazer de 50 até 150 hz

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vou utilizar os modulos da Taramps, pq pra mim são mais facil de encontrar, assim vai ficar

- SD250.2 ( ETD 7200)

- Taramps 5k (2 Protech 3k 18')

- Taramps 1600 ( ESX 410, pois os SD1000 não tem mais em 4 ohms pra casar com os MG)

Compartilhar este post

Link para o post

Fica sim. Só não aplique excesso de potência nos ETD, pois rendem muito bem e pode gerar aí um Desequilíbrio Tonal.

Estava pensando inicialmente (conversando com o membro Gardenaal aqui do forum que vai montar o som pra mim) em usar uma SD250.2 pra cada ETD7200, ai me falaram aqui que iria ser ruim, que com cereteza iria ter que trocar reparo, pq Headroom pra driver num é igual pra Woofer, então resolvi guardar um deles e usar só um.

Os cortes estava pesando em fazer fa seguinte maneira (Meu JFA X5 acho que chega amanha)

Eu particularmente nunca não gostei muito dessa ideia de montar caixa para os médios sem divisória. É precisa saber o que está fazendo.

Já que vai diminuir o volume da caixa dos médios, eu sugiro o aumento do corte HP deles de 150Hz para 200Hz!

Médios tem baixo xmáx e com a diminuição do volume aumenta o risco de excursionamento.

Cross de quarta ordem aumenta a segurança mas não evita danos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente nunca não gostei muito dessa ideia de montar caixa para os médios sem divisória. É precisa saber o que está fazendo.

Já que vai diminuir o volume da caixa dos médios, eu sugiro o aumento do corte HP deles de 150Hz para 200Hz!

Médios tem baixo xmáx e com a diminuição do volume aumenta o risco de excursionamento.

Cross de quarta ordem aumenta a segurança mas não evita danos.

Valeu fcoelho, vc foi o responsavel pela escolha das 7200, eu já havia pensado em aumentar o corte pra 200hz msm mas não tinha bagagem pra saber se tava certo.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu usava corte de 1.5khz quando usava divisor passivo nas ETD-7200, quando montei outro set final do ano passado, com crossover jfa -4 vias, deixei cortadas em 1.2khz, médio bem forte e ignorante, se não mandar sinal clipado, acho que vai de boa, corte alto em TI fica muito estridente.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

No meu usava corte de 1.5khz quando usava divisor passivo nas ETD-7200, quando montei outro set final do ano passado, com crossover jfa -4 vias, deixei cortadas em 1.2khz, médio bem forte e ignorante, se não mandar sinal clipado, acho que vai de boa, corte alto em TI fica muito estridente.

Abraço

Teixeira mas é o seguinte.

o meu cross JFA os cortes são assim: na saida MID-High da pra cortar em 1200, soh que o low pass vai ter que cortar em 15k

na saida High ou é 1000 ou 1500, e chega a 20k

O que eu faço ?

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

Abraço

E aí Teixeira blz?

Na prática eu presencio uma situação diferente.

Quando usava crossover a 12 dB/8ª e 1.5Khz, para os meus D210Ti, percebi uma certa estridência que não era maior, porque a potência aplicada nos Driver era pequena. Cerca de 30 a 50W RMs em média e a atenuação não lembro qual era.

Passei a usar crossover a 12 dB/8ª, com atenuação de 9dB e corte a 2.6Khz, essa estridência desapareceu.

Claro que cada caso é um caso, pois no caso dos médios eu uso o ESX 310, que tem uma boa faixa de resposta, mas sei que não é qualquer situação que isso seria o interessante. Hoje eu uso o Driver SD 375 da Snake e ficou muito bom com esse Cross.

Coincidência ou não, acho que essa iniciativa vem de encontro com o que o disse o nosso colega Rodrigo nesse artigo, onde ele cita que a Frequência de Ressonância dos Driver gira em torno dos 2Khz.

http://autosom.net/artigo.asp?cod=65

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo blz amigo Fernando, e contigo? Tem tempo que não troco idéias contigo.

Rapaz acho que é como você disse. Cada caso é um caso, no meio o médio ficou bem mais presente e mais forte com o corte mais baixo, ele mais alto, ficou totalmente sem força, e muito agudo o som das TI.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Teixeira mas é o seguinte.

o meu cross JFA os cortes são assim: na saida MID-High da pra cortar em 1200, soh que o low pass vai ter que cortar em 15k

na saida High ou é 1000 ou 1500, e chega a 20k

O que eu faço ?

Rapaz eu usaria na via de mid low, pq acima de 15khz pouco se escuta, o driver TI sobe, mais acima disso não tem essa força toda, mais cortando a 1500hz até 20k tb não fica ruim, eu sendo vc faria o teste de ouvido, e escolheria o que mais lhe agradasse.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz eu usaria na via de mid low, pq acima de 15khz pouco se escuta, o driver TI sobe, mais acima disso não tem essa força toda, mais cortando a 1500hz até 20k tb não fica ruim, eu sendo vc faria o teste de ouvido, e escolheria o que mais lhe agradasse.

Abraço

Eh isso q vou fazer, ai eu posto a minhas impressões

Compartilhar este post

Link para o post

é pessoal, no começo eu iria usar um SD5000 mas a ocasião fez com que eu comprasse o T5k, espere que a situação da Taramps não esteja como era antigamente e que eu não me arrependa profundamente disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo blz amigo Fernando, e contigo? Tem tempo que não troco idéias contigo.

Rapaz acho que é como você disse. Cada caso é um caso, no meio o médio ficou bem mais presente e mais forte com o corte mais baixo, ele mais alto, ficou totalmente sem força, e muito agudo o som das TI.

Abraço

Faz tempo mesmo, rs rs

Beleza?

Eu estou partindo para aquisição de um aparelho (estou vendo ainda, mas provalemente será um processador) que me dê mais liberdade em flexibilizar os cortes para os Driver e médios e assim testar várias siatuações e claro, vou postar aqui a impressão para os colegas.

Claro, no caso o ESX sobe bem, assim como desce bem, mesmo para um falante de 10", na proporção de que se possa exigir de um falante para médios, diga-se de passagem.

Como sempre exige aquela regra de que o valor e nível de corte é diretamente proporcional à potência máxima aplicada, então, essa ideia dos cortes mais altos é sempre bem vindo.

Compartilhar este post

Link para o post

parece q vai ficar bom, o sub 3k toca forte heim, eu e uns amigos meus fizemos uns projetos aki de manifold brincando com 2 desses conseguiram resultados bem legais, e olha q tinha pouco espaço para fazer e ainda assim descia bem, na dutadona q foi feita logo q os falantes foram comprados ja tava tocando D+

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...