Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
denisplima

Existem diferenças entre crossovers?

Recommended Posts

Pessoal, não entendo quase nada de som automotivo e estou com uma dúvida de iniciante. Sei que o crossover serve para dividir as frequencias de som, mas existem crossovers diferentes um do outro? Claro que diferenças de qualidade existirão. Minha dúvida é se, por exemplo, dependendo do Kit 2 Vias, o crossover permite regulagens entre as frequências ou então faz um "corte" único. Nunca tive um Kit 2 vias e estou querendo comprar um. Pelas imagens, a impressão que dá é a de que alguns crossovers permitem fazer regulagens entre as frequências...como se fosse um ajuste fino...e outros não permitem isso, pois aparentemente não possuem nenhum botão ou dial. Estes fariam um corte automático de frequencia? Sem a possibilidade de alteração? Devo estar falando muita besteira, mas é porque realmente não entendo do assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

faça uma pesquisa a respeito de "crossolver passivo" e "croosolver ativo".

Compartilhar este post

Link para o post

No caso dos crossovers dos kits 2 vias, os mais caros tem crossover HI-pass para o tweeter e Low pass para o mid, são crossovers mais elaborados, já os kits de entrada, geralmente só tem um capacitor que faz o corte para o Tweeter

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal, estou lendo uns artigos sobre o tema, mais todos são muito técnicos e ainda não estou entendendo direito. Em termos leigos quer dizer que nos crossovers ativos existe a possibilidade de irmos modulando o som, passando mais ou menos frequência para determinado falante e nos passivos não existe esta possibilidade? Nos passivos seria apenas instalar e "se conformar" com o corte feito automaticamente pelo crossover?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal, estou lendo uns artigos sobre o tema, mais todos são muito técnicos e ainda não estou entendendo direito. Em termos leigos quer dizer que nos crossovers ativos existe a possibilidade de irmos modulando o som, passando mais ou menos frequência para determinado falante e nos passivos não existe esta possibilidade? Nos passivos seria apenas instalar e "se conformar" com o corte feito automaticamente pelo crossover?

Exato, normalmente os players mais elaborados já tem crossovers ativos, a maioria aqui usa esses para cortar os mids e o sub, e usa os passivos dos kits para os tweeter

Isso não significa que os passivos são ruins, são aplicações diferentes

Compartilhar este post

Link para o post

crossover passivo - sem regulagens, tudo previamente ajustado e configurado em relação a um conjunto de falantes que foi projetado para tocar junto com eles

crossover ativo - tem regulagens, pode receber "todo" tipo de conjunto de falantes pois os cortes tu vai escolher como quer fazer

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente, sao usados cross passivos nos kits "prontos".

Compartilhar este post

Link para o post

Está tudo mais claro agora. Muito obrigado a todos.

Mas creio então que os Kits com crossover ativos sejam mais caros né? Existem bons kits com este tipo de crossovers na faixa de R$ 300,00 a R$ 400,00? Quais vocês indicariam? Li em um tópico que os crossovers ativos precisam de fonte de alimentação externa. Como seria isso? Eles precisam ser ligados diretos na bateria?

Compartilhar este post

Link para o post

Está tudo mais claro agora. Muito obrigado a todos.

Mas creio então que os Kits com crossover ativos sejam mais caros né? Existem bons kits com este tipo de crossovers na faixa de R$ 300,00 a R$ 400,00? Quais vocês indicariam? Li em um tópico que os crossovers ativos precisam de fonte de alimentação externa. Como seria isso? Eles precisam ser ligados diretos na bateria?

Que eu saiba não tem kits nessa faixa de preço com cross ativo, nem sei se tem mesmo algum kit 2 vias pronto com esse tipo de cross

Compartilhar este post

Link para o post

Não existem crossovers ativos em Kits 2 vias? Realmente ñ sei. Mas eles parecem ser bem diferentes em vários modelos. Por exemplo, os do Hertz DSK 165 parecem ser "sólidos", com apenas um fio entrando de um lado e saindo de outro. Já o crossover do Morel Tempo 6, tem várias entradas com marcações de "+" e "-"...acho que ali deve dar pra alterar alguma coisa na frequencia, ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Estudo, jovem gafanhoto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existem crossovers ativos em Kits 2 vias? Realmente ñ sei. Mas eles parecem ser bem diferentes em vários modelos. Por exemplo, os do Hertz DSK 165 parecem ser "sólidos", com apenas um fio entrando de um lado e saindo de outro. Já o crossover do Morel Tempo 6, tem várias entradas com marcações de "+" e "-"...acho que ali deve dar pra alterar alguma coisa na frequencia, ou não?

Realmente, ta faltando vc pesquisar, tem tudo sobre isso nos artigos do autosom

É claro que são diferentes, alguns kits tem um simples capacitor que já faz um corte e outros são bem mais elaborados, mas isso não faz que eles sejam ativos, são passivos do mesmo jeito, e não tem ajustes de frequencia

Ex de um crossover ativo :

http://carros.mercadolivre.com.br/som-video/crossover-stetsom

Os crossovers dos modulo e dos players tb são ativos

Compartilhar este post

Link para o post

até onde meu parco conhecimento vai, não há kit duas ou mesmo três vias com cross ativo

o próprio nome indica, "kit", equipamento comprado pra "casar todos componentes", eliminando, por parte do usuário, os ajustes

então eles tem cross passivo mesmo

esse monte de + e - é pq alguns kits permitem amplificar independentemente o mid do tw

no caso do duas vias biamplificados então temos 2 entradas e 2 saídas (8 polos no total)

nos duas vias que recebem amplificação única então temos 1 entrada e 2 saídas (6 polos no total)

se o kit for 3 vias, o pensamento seria idêntico

o kit DSK tem 2 cross, mas q funciona como se fosse 1 só de outros kits: corte hpf pro tweeter e corte lpf pro mid

os componentes só estão separados por questão de projeto, que visa economia de espaço e facilidade de instalação, nada mais q isso

e neste caso, dá pra trabalhar com amplificação separada pra cada componente, o que vai dizer se dá ou não dá é a forma como eles são ligados pra receber o sinal do amplificador

cros ativo é um equipamento comprado totalmente a parte, ou então está embutido na própria HU ou processador de áudio (mais comum de se ver assim)

se for um equipamento separado de fato precisa de alimentação própria (da mesma forma que a HU e processador....), é só puxar um + da bateria e levar um - pro aterramento

geralmente é utilizado quando os falantes são comprados separados, de marcas ou modelos diferentes do que se teria comprando o kit, ou então quando o usuário quer deixar de usar o cross passivo do kit, pois desta forma se consegue "casar" os cortes ao gosto do freguês

lembrando que com o uso de cross ativo cada componente deverá ser amplificado independentemente, pois ele se posiciona entre a HU e o amplificador, e não entre o amplificador e o falante

FALTOU ALGUMA COISA?

ah sim... usar a pesquisa

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, li os artigos do autoforum, mas como estou inciando neste mundo do som automotivo, achei eles muito técnicos e não consegui entender muita coisa.

Mas com a explicação dada aqui por vocês já estou entendendo tudo melhor.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, li os artigos do autoforum, mas como estou inciando neste mundo do som automotivo, achei eles muito técnicos e não consegui entender muita coisa.

Mas com a explicação dada aqui por vocês já estou entendendo tudo melhor.

Muito obrigado.

Continue estudando, e não de tanta importância assim a se o cross é ativo ou passivo, a esmagadora maioria da turma aqui usa os cross

passivos dos kits, junto com o cross ativo do player ou modulo

Compartilhar este post

Link para o post

EU ACHO que o unico kit 2 vias que vem com um cross ativo é o Focal Ultopia 7 . na faixa de R$8500,00 + -

Compartilhar este post

Link para o post

EU ACHO que o unico kit 2 vias que vem com um cross ativo é o Focal Ultopia 7 . na faixa de R$8500,00 + -

o nome disso não é "kit três vias"

é "estupro anal de via única"

tá loco, 8k5 por um kit? nunca...

Compartilhar este post

Link para o post

o nome disso não é "kit três vias"

é "estupro anal de via única"

tá loco, 8k5 por um kit? nunca...

8,5k no 2 vias, o 3 vias vai a 14k...

e mesmo assim não é ativo, é um passivo com capacitores 1a linha, ganho independente com potenciômetro e estabilizador de impendância, o que torna o circuito um tanto mais complexo, articulavel e "melhor".... notem q coloquei o melhor entre aspas pq a um certo ponto do circuito ele peca pelo excesso de refinamento, ou não (não gosto de potenciômetros em crossover)...

cross ativo é um crossover eletronico, podendo ser analógico ou digital. um exemplo de analógico é o stetsom q colocaram aqui, um exemplo de digital é o Audison bit one.

nos crossovers passivos é um circuito elétrico, capacitores, indutores e resistores associados de certa forma pra fazer o corte, para mudar esse corte basta substituir os capacitores e indutores da placa. nos eletronicos vc faz o mesmo por potenciometros ou software.... nos passivos os capacitores são como marcas de carro, vc pode ter um capacitor "Volkwagem" ou um capacitor "Ferrari".

ambos tem suas vantagens e suas desvantagens, ambos tem um determinado custo, ai tudo depende do q vc quer.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí denisplima, desencanou com os kits com crossover ativo ? Já viu que o buraco é mais em baixo né

Editado por halvaro

Compartilhar este post

Link para o post

A hertz tem uma linha de kit 2 e 3 vias que o cross tem alinhamento de tempo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A hertz tem uma linha de kit 2 e 3 vias que o cross tem alinhamento de tempo ;)

uia!

qual???

Compartilhar este post

Link para o post

A linha MLK... Top da marca.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí denisplima, desencanou com os kits com crossover ativo ? Já viu que o buraco é mais em baixo né

Pô, com certeza desencantei completamente cara...hehe....sem condições...na verdade eu pensava que esses cross mais elaborados eram ativos, mas vi que não são...

Compartilhar este post

Link para o post

O cross ativo é usado antes do amplificador, o sinal fa vai pronto pro amp e pro falante. No passivo é usado depois do amplificador, o sinal vem bruto do amp e é cortado de forma "mecanica". Dependendo da finalidade, existe uma certa "perda" no sinal. Nos cross mais elaborados isso nao acontece.

Esse é um cross passivo linha thesis da audison. Melhor cross que posso usar de exemplo. eheheheheheh

THX-2__22222_zoom.JPG

Cross passivo existem muitos, os Roadstar RS20x é o mais barato que conheço.

1111_279x400_Crossover_Roadstar_RS-20X.jpg

Um processador de audio com o audison Bitone (ou bit10 ou bit10d) ou ms8 da JBL, sao usados para processar o audio, como cortes de frequencia, equalizador, alinhamento de tempo, ganho independente por canal...

BitOne__60010_zoom.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma correção esse cross roadstar é ativo e não passivo como postado amigo Marcelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...