Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Luciano Oliveira

Substituir duto de 3'' por 4''.

Recommended Posts

Postado em (editado)

dae galera blz.

To precisando de uma ajudinha.

imaginem uma pessoa meio burra uehauhauehuhae

sou eu.

queria saber se posso substituir um duto de 3'' por um de 4'' acho que a caixa fica mais bonita com o duto maior.

Quero montar uma caixa para pioneer cara preta w 309 S4. quero fazer pelas medidas recomendadas pelo manual . 42,5 litros só o duto que queria mudar o manual recomenda 3'' x 14 cm. quero mudar para 4'' x ?? cm .

se for duto de 4'' quantos cm de comprimento deve ter para os 42,5 litros?? e outra coisa a caixa no manual dos pioneer w 309 a caixa é quadrada ( outros fabricantes que eu vi os manuais na internet usam em forma de trapezio ) vi que tem alguns que tiram os cantos vivos e tals das quadradas isso influi em algo? , mas nao sei que tipo de material usar vi uns usando uma tal de massa plastica , onde consigo? cm se usa ?é necessário tirar os cantos em caixas quadradas? muda muito na qualidade e ou potencia do sub ?

Por favor ajudem um burrico ueauehuaheeuha

Abraços.

Editado por Luciano Oliveira
Postado em

Opa... colocar 42L nesse sub é loucura amigo, faz uma caixa com 50L e duto de 4".

Tem vários tópicos no fórum, da uma pesquisada e vc encontra mais informações a respeito :legal:

Postado em

Opa... colocar 42L nesse sub é loucura amigo, faz uma caixa com 50L e duto de 4".

Tem vários tópicos no fórum, da uma pesquisada e vc encontra mais informações a respeito :legal:

Dae amigão, vlw pela atenção.

Essas informações de litragem são as que tem no manual do sub.

Será que ficaria ruim 42,5l ??

Já dei uma lida nos tópicos que tem no forum , mas tem diversas opiniões diferentes.

Quero uma caixa que de um som misto. Quadrada ou trapezio? qual melhor? tirar os cantos vivos ou nao ? influencia em algo? e para substituir o duto de 3'' por de 4''??

Abraço.

Postado em (editado)

Boa noite!

Luciano,

Fica tranquilo, essas dúvidas rolam mesmo... Mas dá uma pesquisada que tem vários posts sobre o 309...

Bom, considerando que a caixa terá 42,5L livres e mantendo a sintonia que você teria com o duto de 3" x 14cm, você pode usar um duto de 4" x 27,9cm.

Simulando com 50L livres, a coisa muda, mas não acredito que vá agregar tanto na resposta.

Considerei que a caixa não receberá nenhum tipo de material absorvente interno. Se usar alguma material, a frequência será levemente alterada, mas nada do além na maior parte do repertório musical!

Anexo a simulação com o duto que você pediu...

Abraço,

Demitrius.

Edit: tinha esquecido do anexo...

TSW309S4.pdf

Editado por djimi
Postado em

Dae amigão, vlw pela atenção.

Essas informações de litragem são as que tem no manual do sub.

Será que ficaria ruim 42,5l ??

Já dei uma lida nos tópicos que tem no forum , mas tem diversas opiniões diferentes.

Quero uma caixa que de um som misto. Quadrada ou trapezio? qual melhor? tirar os cantos vivos ou nao ? influencia em algo? e para substituir o duto de 3'' por de 4''??

Abraço.

Quanto menos paredes paralelas na sua caixa melhor, por causa da reverberação, portanto a caixa trapezoidal é a mais indicada, se voce conseguir construir uma caixa esferica ela te oferecera o melhor resultado. A retirada dos cantos vivos pode ser para o isolamento.

Postado em

Boa noite!

Luciano,

Fica tranquilo, essas dúvidas rolam mesmo... Mas dá uma pesquisada que tem vários posts sobre o 309...

Bom, considerando que a caixa terá 42,5L livres e mantendo a sintonia que você teria com o duto de 3" x 14cm, você pode usar um duto de 4" x 27,9cm.

Simulando com 50L livres, a coisa muda, mas não acredito que vá agregar tanto na resposta.

Considerei que a caixa não receberá nenhum tipo de material absorvente interno. Se usar alguma material, a frequência será levemente alterada, mas nada do além na maior parte do repertório musical!

Anexo a simulação com o duto que você pediu...

Abraço,

Demitrius.

Edit: tinha esquecido do anexo...

Vlw pela atenção.

Demitrius

E a caixa quero fzer quadrada em relação a de trapezio perde muito em rendimento? é mesmo necessario tirar os cantos vivos? Quero fazer quadrada para depois num futuro proximo conseguir colocar outra igual com mais 2 pioneer.

Abração.

E mais uma vez obrigado pela atenção.

Postado em

Vlw pela atenção.

Demitrius

E a caixa quero fzer quadrada em relação a de trapezio perde muito em rendimento? é mesmo necessario tirar os cantos vivos? Quero fazer quadrada para depois num futuro proximo conseguir colocar outra igual com mais 2 pioneer.

Abração.

Opa. Já ouvi muitas caixas trapezoidais como retangulares (mais retangulares), e em termos de perda, não consegui sentir ou ouvir, porém que gera cancelamento, gera sim.

Para ajudar é super importante tirar os cantos vivos sim. :legal:

Postado em

Vlw pela atenção.

Demitrius

Abração.

Fala Luciano,

Então, fica tranquilo com isso. Faz a caixa quadrada que vai tocar bem...

Abraço,

Demitrius.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...