Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
juninhostron

Montagem do som

Recommended Posts

Ai a sintonia tu faz conforme teu gosto ! MDF 20MM

pra te fala a verdade n tenho idéia de como fazer do meu gosto, só sei q algumas pessoas usam programas pra isso, pois quando fiz meu projeto com os protech excursion alguns membros fizeram pra mim...

pra vc allan como faria se fosse pra ti?

- MDF 20 MM

- 120 Litros

- Dutos??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se os tornado forem de 18'' faz 3 dutos de 4'' por 25cm... Mas a sintonia vc pode simular em programas específicos bem facil...

Ai vc pode ir diminuindo e aumentando o duto isso altera a sintonia da caixa....

Compartilhar este post

Link para o post

Se os tornado forem de 18'' faz 3 dutos de 4'' por 25cm... Mas a sintonia vc pode simular em programas específicos bem facil...

Ai vc pode ir diminuindo e aumentando o duto isso altera a sintonia da caixa....

pra ser sincero com você, eu nem sei o que a sintonia muda no som, justamente por isso que to pedindo opiniões da galera aqui que ja ouviu bastante, e sabe projetar uma boa caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

AllanFortes

- 120 Litros pra cada

- MDF 20 MM

- 3 dutos de 4'' por 25cm

Rapaziada, deem uma força ae cada um tem uma opinião, quero fazer uma média

LITRAGEM?

MDF?

DUTOS?

Editado por juninhostron

Compartilhar este post

Link para o post

deem uma força ae, preciso mandar fazer a caixa, e acredito que seguindo o manual não vou tirar o rendimento muito bom

Compartilhar este post

Link para o post

AllanFortes

- 120 Litros pra cada

- MDF 20 MM

- 3 dutos de 4'' por 25cm

Joéster

- Band Pass de 6 ordem (exemplo classico : cw218 "manifold")

Mais opiniões?

Compartilhar este post

Link para o post

Mandei pela dutada pois é a + conhecida e + facil fabricação... No forum tem milhares de tópicos falando sobre caixa pros tornado.... Da uma pesquisa e ve qual vai agrada+... Se tiver + espaço mete 130 lito pra cada tornado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mandei pela dutada pois é a + conhecida e + facil fabricação... No forum tem milhares de tópicos falando sobre caixa pros tornado.... Da uma pesquisa e ve qual vai agrada+... Se tiver + espaço mete 130 lito pra cada tornado.

Acredito que eu tenha que optar pela dutada mesmo, pois na minha cidade quando se fala em som, o negocio é complicado, não existe uma loja confiavél pra se fazer qualquer tipo de projeto...

Vou dar uma boa pesquisada esse fim de semana em todos os tópicos que achar sobre tornados de 18, mas poderia me da uma breve explicação sobre Sintonia? a Litragem eu ja sei + - quanto vai ser porque a maioria fala em 110-130 litros... Mas a questão dos dutos, sintonia to bem perdido, não sei qual a diferença de uma baixa ou alta e qual seria uma sintonia boa pra usar com os tornados pra som aberto na caçamba?

gosto mto de hip hop, pancadão, funk, sertanejo...

Só não escuto Eletro, axé, pagode...

Editado por juninhostron

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que eu tenha que optar pela dutada mesmo, pois na minha cidade quando se fala em som, o negocio é complicado, não existe uma loja confiavél pra se fazer qualquer tipo de projeto...

Vou dar uma boa pesquisada esse fim de semana em todos os tópicos que achar sobre tornados de 18, mas poderia me da uma breve explicação sobre Sintonia? a Litragem eu ja sei + - quanto vai ser porque a maioria fala em 110-130 litros... Mas a questão dos dutos, sintonia to bem perdido, não sei qual a diferença de uma baixa ou alta e qual seria uma sintonia boa pra usar com os tornados pra som aberto na caçamba?

gosto mto de hip hop, pancadão, funk, sertanejo...

Só não escuto Eletro, axé, pagode...

Entra no topico do guto na pagina inicial e baixa o programa WINISD lá ti explica como usar,esse programa simula justo oq vc procura,sintonia etc...perfeito para oq vc procura.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Entra no topico do guto na pagina inicial e baixa o programa WINISD lá ti explica como usar,esse programa simula justo oq vc procura,sintonia etc...perfeito para oq vc procura.

Abraço

eu pesquisei no forum tudo sobre tornados, a conclusão que tirei é q a maioria dos projetos que fizeram pra tornado de 18 foi entre 120 e 130 litros, sempre com 3 dutos...

Eu tentei usar esse programa, mas sinceramente não entendi nd, até pq não sei diferenciar uma caixa sintonizada em 40hz e outra em 60 hz, acredito que quanto mais baixo, mais subgrave, mais desce... Qual sintonia ficaria bom pra 4 tornados na caçamba da montana?

Alguem pode calcular no programa por favor com esses dados

-130 litros

- 3 dutos de 4 por 15 cm

e outra questão é sobre transformar esses dutos redondos em dutos retangulares, existe alguma perca de rendimento? ou toca exatamente igual? afinal os retangulares ficam mto mais bonitos...

Compartilhar este post

Link para o post

eu pesquisei no forum tudo sobre tornados, a conclusão que tirei é q a maioria dos projetos que fizeram pra tornado de 18 foi entre 120 e 130 litros, sempre com 3 dutos...

Eu tentei usar esse programa, mas sinceramente não entendi nd, até pq não sei diferenciar uma caixa sintonizada em 40hz e outra em 60 hz, acredito que quanto mais baixo, mais subgrave, mais desce... Qual sintonia ficaria bom pra 4 tornados na caçamba da montana?

Alguem pode calcular no programa por favor com esses dados

-130 litros

- 3 dutos de 4 por 15 cm

e outra questão é sobre transformar esses dutos redondos em dutos retangulares, existe alguma perca de rendimento? ou toca exatamente igual? afinal os retangulares ficam mto mais bonitos...

To na empresa intão n tenhu como simula pra ti aki...

quanto a sintonia,quanto mais baixa mais subgrave/menos longe mais exemplo sintoniza em 40hz é MUITO baixo falante vai excursiona d+ e logo logo torra,Creio eu que 40hz é pra sub msmo,308 etc...

como a litragem está bem grande 130l seria interresante sintoniza em 55hz iria rende muito.

Sobre dutos,é bem simples...os 2 tocam exatamente iguais a diferença é que redondo,vc msmo pode mudar a sintonia CASO vc não goste só mudando os dutos,já retangular só fazendo outra caixa.

Ex: sintonia em 55hz o som para mim fikaria show e para voce nem tanto,ai vc muda os dutos e acerta até deixar do SEU gosto,já retangular se vc n curti o som que fico só fazendo otra caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

To na empresa intão n tenhu como simula pra ti aki...

quanto a sintonia,quanto mais baixa mais subgrave/menos longe mais exemplo sintoniza em 40hz é MUITO baixo falante vai excursiona d+ e logo logo torra,Creio eu que 40hz é pra sub msmo,308 etc...

como a litragem está bem grande 130l seria interresante sintoniza em 55hz iria rende muito.

Sobre dutos,é bem simples...os 2 tocam exatamente iguais a diferença é que redondo,vc msmo pode mudar a sintonia CASO vc não goste só mudando os dutos,já retangular só fazendo outra caixa.

Ex: sintonia em 55hz o som para mim fikaria show e para voce nem tanto,ai vc muda os dutos e acerta até deixar do SEU gosto,já retangular se vc n curti o som que fico só fazendo otra caixa.

hum interessante, não sabia q uma sintonia muito baixa podia causar isso...

teria como vc calcular pra mim qual o comprimento do duto para que a caixa fique sintonizada em 55hz? e se nao for mto trabalho outras opções tpw 50hz,60hz

a Litragem é 130L mesmo, quanto aos dutos to pensando seriamente aqui, tinha imaginado o que vc falou, sobre os redondos poderem ser modificados a qualquer momento e os retagulares nao, então teria que ter certeza pra caso fosse mandar fazer os retangulares, ainda mais que é uma caixa enorme e cara!

se puder me fazer esse favor, não é preguiça não, tentei usar o programa mais nao teve jeito de entender aquilo uahshuas

Compartilhar este post

Link para o post

hum interessante, não sabia q uma sintonia muito baixa podia causar isso...

teria como vc calcular pra mim qual o comprimento do duto para que a caixa fique sintonizada em 55hz? e se nao for mto trabalho outras opções tpw 50hz,60hz

a Litragem é 130L mesmo, quanto aos dutos to pensando seriamente aqui, tinha imaginado o que vc falou, sobre os redondos poderem ser modificados a qualquer momento e os retagulares nao, então teria que ter certeza pra caso fosse mandar fazer os retangulares, ainda mais que é uma caixa enorme e cara!

se puder me fazer esse favor, não é preguiça não, tentei usar o programa mais nao teve jeito de entender aquilo uahshuas

é que estou na empresa agora,aki não tenhu o programa só em casa msmo...

E em trio eu nka vi sintonizarem tão baixo assim,o normal que vejo é 50hz,mais ja vi alguns casos de 47/48hz como a caixa é grande msmo oq vc pode fazer é assim,Em casa se eu lembrar eu tento simula para voce...MESMO eu simulando o ideial é voce fazer uma caixa com duto redondo só que manda fixa bem os dutos para não ficar se movendo na hora do grave,isso estraga muito o som...tem q ser tudo bem fixado...

O mais certo a fazer é voce testa esse duto msmo que vc tem as medidas e manda fazer...NA PRATICA vc ve como o som se comporta em todo tipo de musica,como ta o x-max dele,se ele nao ta eskentando d+,cuida o clip,ve se não ta excursionando d+ etc..

Se o som ti agrada assim não tem oq mexe,mais caso vc queria aumenta a sintonia pois acha que ta muito mole só muda os dutos,se tive muito seco msma situação...é dificil a galera fika simulando,um o outro que simula,como vc ja tem uma caixa grande que é bom sinal,o que vc tem a fazer é ir testando a sintonia que ti agrada e mexer em duto VOCE msmo pode fazer é coisa simples,envez de eu ficar simulando...vc presencia na PRATICA é muito mais vantage do que um simulador,nem sempre a simulação é a msma na pratica.

Compartilhar este post

Link para o post

é que estou na empresa agora,aki não tenhu o programa só em casa msmo...

E em trio eu nka vi sintonizarem tão baixo assim,o normal que vejo é 50hz,mais ja vi alguns casos de 47/48hz como a caixa é grande msmo oq vc pode fazer é assim,Em casa se eu lembrar eu tento simula para voce...MESMO eu simulando o ideial é voce fazer uma caixa com duto redondo só que manda fixa bem os dutos para não ficar se movendo na hora do grave,isso estraga muito o som...tem q ser tudo bem fixado...

O mais certo a fazer é voce testa esse duto msmo que vc tem as medidas e manda fazer...NA PRATICA vc ve como o som se comporta em todo tipo de musica,como ta o x-max dele,se ele nao ta eskentando d+,cuida o clip,ve se não ta excursionando d+ etc..

Se o som ti agrada assim não tem oq mexe,mais caso vc queria aumenta a sintonia pois acha que ta muito mole só muda os dutos,se tive muito seco msma situação...é dificil a galera fika simulando,um o outro que simula,como vc ja tem uma caixa grande que é bom sinal,o que vc tem a fazer é ir testando a sintonia que ti agrada e mexer em duto VOCE msmo pode fazer é coisa simples,envez de eu ficar simulando...vc presencia na PRATICA é muito mais vantage do que um simulador,nem sempre a simulação é a msma na pratica.

entendi, eu só pedi pra simular quando puder ae, pra caso eu for fazer duto retangular eu ja ter a siontonia que ela vai ficar, pois nao vou poder mudar como vc citou...

Mas caso faça dutos redondos ae sim, eu vou mudando até achar um que me agrade...

Compartilhar este post

Link para o post

entendi, eu só pedi pra simular quando puder ae, pra caso eu for fazer duto retangular eu ja ter a siontonia que ela vai ficar, pois nao vou poder mudar como vc citou...

Mas caso faça dutos redondos ae sim, eu vou mudando até achar um que me agrade...

Intão faça redondo e acerte como VOCE quer e não como os outros simulam,bem mais vantajoso VOCE acerta o som com os teus estilos de musica do que os outros irem arriscando em simulações que na teoria é uma coisa na pratica pode ser diferente..

Não ligue TANTO para a estetica pois duto redondo não é tão feio assim...

Tendo exemplo tornado de 15' é lindo na estetica e quando liga da um som feio pra kct.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fui dar uma olhada nos preços da caixa e da instalação...

Instalação eu fiquei meio cabrero, os cara daqui usam fiação mto fina e de má qualidade...

Na primeira loja que fui queriam usar fiação 21mm pro SD 5000... e na outra queriam usar 25mm

até eu que nao entendo quase nd sei q precisa ser mto mais grossa, coisa de uns 50mm...

masss, eu vou comprar a fiação e vou levar pra eles instalarem!

Então algumas duvidas:

- fiação da bateria do cofre, até a auxiliar pode ser 16mm? depois da auxiliar até o módulo uso 50mm... Ou precisa ser grossa tb?

- Fiação pros tornados, 8mm pro positivo e 6mm pro negativo... está bom?

- Sobre djuntor, fusivel essas coisas.. uso ou nao? qual?

- um bom voltimetro Digital, que esteja mais em conta?

- Alguem pode fazer o favor de calcular como ficaria transformar 3 dutos de 4 por 15cm em duto retangular? acredito que não cabe os 3 dutos, os falantes ficam muito colados sobrando espaço apenas pra 2 dutos encima e 2 embaixo

Editado por juninhostron

Compartilhar este post

Link para o post

quem tiver tempo pra responder as duvidas fzd favor, com a ajuda de todos que to tocando o projeto, pois n entendo nd mesmo, então quem tiver mais um pouco de paciencia ae, esta ficando pronto jah, essa semana acredito que consigo montar!

Compartilhar este post

Link para o post

Use sempre fiação grossa mete 40mm

Pros subs 8mm é muito !!! 6 no max tanto pro positivo tanto pro negativo...

Us fusiveis ....

É sempre bom usar voltimetro pra estar monitorando...

Compartilhar este post

Link para o post

Use sempre fiação grossa mete 40mm

Pros subs 8mm é muito !!! 6 no max tanto pro positivo tanto pro negativo...

Us fusiveis ....

É sempre bom usar voltimetro pra estar monitorando...

Então fica ruim usar uma fiação mais fina da bateria do cofre até a auxiliar? é pq grana ta curta, e na loja eles so dão garantia na instalação se a fiação for deles, andei dando pesquisada, e os preços estão bons, mas se for ter que pegar um cabo de 40mm do cofre até auxiliar sai carinho...

Quanto aos fusiveis, fusivel de quanto? onde que eles vão? qual positivo? do cofre até auxiliar ou da auxiliar até modulo? (pode ser pergunta idiota, mas não custa perguntar)

Quanto ao voltimetro, um desses estaria bom ou não presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229628822-voltimetro-digital-ideal-para-som-automotivo-ajk-nano-_JM

Editado por juninhostron

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver medio a altura tipo 3x over MG10/300 pra descer 120-100hz .

VA DE MANIFOLD "cw218" é a caixa que o tornado se sai melhor. Fica aquele SUBÃO no peito.

Se não tiver medio BOM va de dutada ,mais fique sabendo que vai forçar o falante pra subir ate 200-250hz e vai ter um belo de um buraco entre grave e voz e o modulo tocando uma faixa maior no grave vai clipar mais cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver medio a altura tipo 3x over MG10/300 pra descer 120-100hz .

VA DE MANIFOLD "cw218" é a caixa que o tornado se sai melhor. Fica aquele SUBÃO no peito.

Se não tiver medio BOM va de dutada ,mais fique sabendo que vai forçar o falante pra subir ate 200-250hz e vai ter um belo de um buraco entre grave e voz e o modulo tocando uma faixa maior no grave vai clipar mais cedo.

Como citei a alguns posts atras, vou sim colocar médios, porem de começo não vai rolar pq grana ta curta... logo mais quando vender o som q estou anunciando nos classificados, compro os médios.

tenho medo de ir nessas Manifold e acabar errando nas caixas e nao gostando do resultado, pois nunca ouvi uma tocando, na minha cidade nao existe isso uahsaushua ;x dae caso de errado, nao terei grana pra fazer uma dutada, entao acho que vou ir de dutada mesmo...

se puderem responder as questoes ae, agradeço pois to so aguardando a chegada dos tornados (AGF PARTS ta enrrolando, falaram q tinham a pronta entrega antes de eu pagar, depois la vieram com historia de que venderam e teriam que pedir mais com a fabrica! chegou quinta feita falaram que enviaram, no sabado de manha ja falaram que estão com problemas nos correios e acabaram mandando errado, agora amanha vou ligar pra eles tentar resolver essa po***!

Então...

- Posso usar fiação mais fina da bateria do cofre até a auxiliar, depois uma grossa da auxiliar até o módulo? Ou ficara ruim, puchara poca carga etc...?

- Quanto aos fusiveis, fusivel de quanto? onde que eles vão?

- esse voltimetro serve, ou nao presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229628822-voltimetro-digital-ideal-para-som-automotivo-ajk-nano-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...