Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Marlan

Som Qualidade de entrada para Sandero

Recommended Posts

Postado em (editado)

Boa noite pessoal.

Então, adquiri um Sandero 0km no ano passado e gostaria de dar um "upzinho" no som, buscando qualidade interna aliado a um DVD retrátil (se é que é possível). Verifiquei aqui no fórum algumas indicações e gostaria da ajuda dos amigos já que não entendo nada de som automotivo.

Gosto de ouvir basicamente samba/pagode e Hip Hop/R&B.

O carro já possui o som original com MP3 e alto falantes nas portas dianteiras e traseiras.

Lembrando que pretendo gastar por volta de 1.500 reais fora o aparelho de DVD. Colocarei um "*" para os itens que estou mais inclinado a adquirir.

Diante das dicas que vi em alguns tópicos eu partiria pra algo assim:

DVD - Pionner AVH 5480*

Kit duas vias - Bravox CS60D ou Helix B52C*

Coaxial para traseira - Helix B5B*

Sub - Pionneer Champion, Audiophonic C1-10D ou Bravox UXP*

Amplificador - Audiophonic 800.4*

Caixa - ???

Cabos - ???

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Instalação do kit no amplificador e o sub no amplificador. Coaxias no DVD. É possível?

2 - Nesse conjunto ficaria melhor o sub de 10 (400 wRMS) ou 12 (500 wRMS) polegadas.

3 - Verifiquei que os falantes possuem modelos de bobinas 2+2 e 4+4. Qual seria o adequado no meu caso?

4 - A caixa deve ser dutada ou selada?

5 - Necessitaria de uma bateria extra?

6 - Quais cabos os amigos me recomendariam?

Abs e desculpem tantas perguntas

Editado por Marlan
Postado em

1) Se o player tiver 3 pares de saídas amplificadas, sim. Colocaria front+sub pelo RCA e "rear" na amplificada. De qualquer forma, esse coaxial é totalmente dispensável num som visando SQ. Sugiro primeiro instalar sem ele e ver como fica.

2) O diâmetro e a potência do sub nem de longe são parâmetros pra afirmar qual fica melhor. Temos inúmeros parâmetros para avaliar o estilo do sub (ou de qualquer falante), e ainda dependeria de como confeccionasse a caixa. O que posso dizer é que o ideal é buscar um sub mais musical se quer um SQ. Como seu carro é um hatch, nem precisaria de tanta potência assim, mas enfim, dentre os dois, eu ficaria com o UXP por ser mais musical. Os pioneers, em geral, são mais mistos, ou seja, tem mais SPL, perdendo um pouco em qualidade.

3) Você precisa casar a impedância do sub com a saída do amp. No seu caso aí, de usar um amp 4 canais, geralmente o bridge fecha em 4OHMs, e aí seu sub teria que ser bobina simples de 4OHMs ou bobina dupla de 2OHms (que seriam associadas para resultar nos 4OHMs).

4) Depende do seu gosto musical e das características do sub. Em geral uma caixa selada dá batidas mais rápidas e tem um pico de SPL em frequências não tão baixas, enquanto uma dutada dá um grave mais prolongado e com uma curva mais plana de SPL em baixas frequências (mais uma vez, de forma beeem geral). No seu caso aí, que quer um som para samba e hiphop, creio que uma dutada fique melhor, mas isso vai depender do sub que fechar, ver se ele toca bem numa caixa assim.

5) Necessitar necessitaaaaar não diria, se for como eu que ouve o som apenas com o carro ligado e tudo mais. Mas como já terá aí um amp de quase 1000W, não custa nada rever esse ponto. Quem sabe uma mais forte no cofre já resolva bem.

6) Tem inúmeras indicações de marcas por aqui. Para o nível do seu set pretendido, uns Knuconceptz das linhas Krystal ou Karma já estão de ótimo tamanho, tanto para RCA quanto speaker. Energia temos aí também diversas marcas, dentre as mais famosas Shock Industries, entre outras. Dê uma olhada nos classificados.

Postado em

1 - Instalação do kit no amplificador e o sub no amplificador. Coaxias no DVD. É possível?

É possível a ligação do kit nos canais dianteiros, do sub no bridge dos canais traseiros e os coaxiais diretamente no DVD. Também dá para ligá-los em paralelo com o kit. A primeira opção privilegia o palco.

2 - Nesse conjunto ficaria melhor o sub de 10 (400 wRMS) ou 12 (500 wRMS) polegadas.

Pelo estilo de música, optaria por um sub de 10". Desce menos, mas é mais rápido.

3 - Verifiquei que os falantes possuem modelos de bobinas 2+2 e 4+4. Qual seria o adequado no meu caso?

Bobina dupla serve para casar impedância. O módulo aceita bridge em 4 ohms, então opte pelo 2+2.

4 - A caixa deve ser dutada ou selada?

Dutada se quiser graves mais fortes. Eu prefiro selada, que é mais plana e mais adequada para qualidade.

Postado em

cs 60d, nao da no sandero que e tudo 5" este carro tb nao possui lugar especifico para tweeter, vai ter que morrer com uma coluna para eles,outro detalhe que vc deve considerar e espaço,lugar pro amplificador, este carro nao da pra parafusar ele atras do banco, ou enbaixo do assento ou entao uma lateral para ele no porta malas, agora eu iria de helix na frente e sub, bravox uxp, vc pode por ele em uma caixa de fibra, na lateral certo, e faz uma outra para o amplificador,nao gosto do audiophonic, mas ai e pessoal, ele tem potencia suficiente para empurrar sub e kit, eu colocaria SIM o coaxial traseiro,na potencia do dvd mesmo, ai vc joga o fader pra frente para que ele fique apenas para nao deixar um VAZIO, na parte traseira, e para quem sentar atras, nao fique so com o som do sub na orelha, ai quando estiver sozinho vc joga o som todo pra frente e corta o traseiro, simples assim...

Postado em

Obrigado a todos pelas respostas.

De acordo com as dicas de todos e algumas pesquisas que fiz, estou inclinado a fazer algumas mudanças, principalmente pelo SUB, pois acho que um sub menos potente me atende perfeitamente.

DVD - Pionner AVH 5480

Kit duas vias - Helix B52C*

Coaxial para traseira - Nada

Sub - NAR 1004 SW2

Amplificador - Hertz He 4.1

Caixa - Dutada ou selada (ainda não decidi)

Cabos

Abs

Postado em

Obrigado a todos pelas respostas.

De acordo com as dicas de todos e algumas pesquisas que fiz, estou inclinado a fazer algumas mudanças, principalmente pelo SUB, pois acho que um sub menos potente me atende perfeitamente.

DVD - Pionner AVH 5480

Kit duas vias - Helix B52C*

Coaxial para traseira - Nada

Sub - NAR 1004 SW2

Cabos

Abs

pra esse sub e com essa potencia vai de selada... fica um sub mais rápido, mais esperto, dutada precisaria de um pouco mais de potencia(uns 400rms pelo menos) pra tocar 100% e sem contar que caixa dutada teria que ser bem maior...

abs

Postado em

pra esse sub e com essa potencia vai de selada... fica um sub mais rápido, mais esperto, dutada precisaria de um pouco mais de potencia(uns 400rms pelo menos) pra tocar 100% e sem contar que caixa dutada teria que ser bem maior...

abs

dutada precisa de MAIS potencia??? ate onde saiba, caixa dutada facilita a excursao do sub certo? sendo assim com menor potencia o sub vai ter mais deslocamento, portanto mais rendimento, ao contrario da selada, que necessita de muito mais potencia pra empurrar o sub, tanto que quando se faz uma caixa selada e nao rende a primeira coisa a tentar fazer e um duto, mais potancia pra caixa dutada na boa nunca ouvi falar... so aki mesmo
Postado em (editado)

dutada precisa de MAIS potencia??? ate onde saiba, caixa dutada facilita a excursao do sub certo? sendo assim com menor potencia o sub vai ter mais deslocamento, portanto mais rendimento, ao contrario da selada, que necessita de muito mais potencia pra empurrar o sub, tanto que quando se faz uma caixa selada e nao rende a primeira coisa a tentar fazer e um duto, mais potancia pra caixa dutada na boa nunca ouvi falar... so aki mesmo

Deve ser pq vc esta acostumado com trio eletrico... fazer oq!?!?!?!?

com certeza, vc faria um duto, e usaria a mesma litragem tanto em selada qto dutada neh... ahhh taaaaaaa,

ta cerrrrto instalador, me avisa onde vc instala que nunca passo nem perto com meu carro... pois é só aqui mesmo

Editado por Guto-Black belt
Postado em

Deve ser pq vc esta acostumado com trio eletrico... fazer oq!?!?!?!?

com certeza, vc faria um duto, e usaria a mesma litragem tanto em selada qto dutada neh... ahhh taaaaaaa,

ta cerrrrto instalador, me avisa onde vc instala que nunca passo nem perto com meu carro... pois é só aqui mesmo

vc que pensa amigo, curriculo nao me falta vc que e fraquinho pra caramba, e so fala m... so pra VC saber trabalhei na rallysom, sigma sound car , acoustic, todas lojas voltada a qualidade , junte ai 18 anos de trampo, nao apenas atras do computador taclando m... se acha q teu set e o melhor e tuas dicas sao boa pra todos,1 kit na frente e um sub atras e pronto!!! isso e bom pra todos? se ta enganado brother,outro detalhe vc distorceu minha resposta, ate minha santa mae sabe que dutada pede mais litragem e selada menos isto ai aprendi no primeiro mes de instalaçao, a quase duas decadas atras,o que disse e acho q vc nao sabe ler e que nao tem NADA a ver que vc disse que DUTADA PRECISA DE MAIS POTENCIA, onde viu isso??? mas nao precisa passar la nao irmao nem monto som pra xarope que acha que manja tudo

Postado em

Pessoal,

Valeu pelas dicas.

E vamos acalmar os ânimos.

Ma conforme havia dito antes, estou propenso a seguir nesse set:

DVD - Pionner AVH 5480

Kit duas vias - Helix B52C

Sub - NAR 1004 SW2

Cabos

A princípio vou adquirir o DVD e o Kit 2 vias e mais pra frente o sub e o amplificador.

Abs

Postado em

O topico do cara não eh um bom lugar pra lavar a roupa suja de vcs neh!!

EU concordo tb,sou humilde o bastante para pedir desculpas, ao marlan, e ate mesmo o guto, nao e pra isso que posto aki, mas na boa so repondi as ofenças...
Postado em

Essa do "Dutada precisa de mais potencia" eu tambem não entendi ein...

Scult, com uma selada eu acho que com menos potencia fica mais facil de se ter um sq ( pq vai tocar em baixo volume), na dutada pra tocar bem e em baixo volume pra não embolar precisaria de mais potencia ainda mais esse sub, diferente se fosse pra spl...

abs

Postado em (editado)

vc que pensa amigo, curriculo nao me falta vc que e fraquinho pra caramba, e so fala m... so pra VC saber trabalhei na rallysom, sigma sound car , acoustic, todas lojas voltada a qualidade , junte ai 18 anos de trampo, nao apenas atras do computador taclando m... se acha q teu set e o melhor e tuas dicas sao boa pra todos,1 kit na frente e um sub atras e pronto!!! isso e bom pra todos? se ta enganado brother,outro detalhe vc distorceu minha resposta, ate minha santa mae sabe que dutada pede mais litragem e selada menos isto ai aprendi no primeiro mes de instalaçao, a quase duas decadas atras,o que disse e acho q vc nao sabe ler e que nao tem NADA a ver que vc disse que DUTADA PRECISA DE MAIS POTENCIA, onde viu isso??? mas nao precisa passar la nao irmao nem monto som pra xarope que acha que manja tudo

Man, nem vou discutir... segue o tópico da ajuda pro cara, de suas dicas, eu vou em outro tópico pra não tulmutuar aqui...

abs

Editado por Guto-Black belt

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...