Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pablo Fernando

Que equipamento usar?

Recommended Posts

Olá sou novo aqui no forum e gostaria de esclarecer umas dúvidas estou tentando criar um projeto de som para o meu carro.

Tenho um santana 97 e estou trocando os alto-falantes internos. A idéia primeiramente é deixa um som legal de qualidade dentro do carro inicialmente trocando apenas os alto-falatens do painel frontal e do tampão trazeiro. Depois disso futuramente irei colocar uma caixa dutada com um subwoofer no porta malas.

Já tenho alguns equipamentos em vista e gostaria da opnião de vocês.

Tenho um cd player Pioneer Premier DEH-P550MP e estou pensando em colocar no painel fronta o Kit two way da selenium 52V2A e no tampão traseiro o Kit 2 vias Bravox CS60D.

O que vocês acham do equipamento? vou ter um som interno de qualidade? Como a ideia futuramente é colocar uma caixa com sub no porta malas, qual seria o sub mais adequado e um modulo para tocar esse meu equipamento?

Gostaria da sinceridade em dizer se os equipamentos são bons ou não. E caso alguém tenha uma idéia de projeto melhor gostaria que compartilhasse.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá sou novo aqui no forum e gostaria de esclarecer umas dúvidas estou tentando criar um projeto de som para o meu carro.

Tenho um santana 97 e estou trocando os alto-falantes internos. A idéia primeiramente é deixa um som legal de qualidade dentro do carro inicialmente trocando apenas os alto-falatens do painel frontal e do tampão trazeiro. Depois disso futuramente irei colocar uma caixa dutada com um subwoofer no porta malas.

Já tenho alguns equipamentos em vista e gostaria da opnião de vocês.

Tenho um cd player Pioneer Premier DEH-P550MP e estou pensando em colocar no painel fronta o Kit two way da selenium 52V2A e no tampão traseiro o Kit 2 vias Bravox CS60D.

O que vocês acham do equipamento? vou ter um som interno de qualidade? Como a ideia futuramente é colocar uma caixa com sub no porta malas, qual seria o sub mais adequado e um modulo para tocar esse meu equipamento?

Gostaria da sinceridade em dizer se os equipamentos são bons ou não. E caso alguém tenha uma idéia de projeto melhor gostaria que compartilhasse.

Desde já agradeço.

Man, se vc não tem nenhum dos equipos, não compre nada ainda...

se tiver fale oq ja tem, qto pode e quer gastar e ai podemos dar uns pitacos..

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora só tenho meu antigo rádio da Pioneer DEH-P5500MP apesar de ser antigo ainda está muito bom. O resto não tenho nada, os falantes antigos do santana estão todos estourados e por isso vou trocar. Na verdade os kits citados acima eu ainda não tenho, é que tem um cara me devendo uma grana e me ofereceu esses kits já que eu iria trocar mesmo pensei em aceitar. O cara me deve uns 350 reais e me ofereceu o kit two way de 5 da selenium (esse iria colocar no painel do santana) e no tampão trazeiro o kit 2 vias da bravox CS60D. Deve ser um bom negocio aceitar essa proposta já que em lojas especializadas esses equipamentos tem um custo maior que 350 reais.

Bom, não sei se são bons equipamentos não entendo nada de som e por isso minha duvida aki no forum. Gostaria de saber se é uma boa colocar esses equipamentos. A idéia é ter um som interno de qualidade e futuramente projetar uma caixa com 1 sub pra colocar no porta-malas. Então eu teria que pensar tbm num sub e num modulo que dê pra tocar todos os equipamentos. Lembrando que a idéia é de um som INTERNO de qualidade.

Editado por Pablo Fernando

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora só tenho meu antigo rádio da Pioneer DEH-P5500MP apesar de ser antigo ainda está muito bom. O resto não tenho nada, os falantes antigos do santana estão todos estourados e por isso vou trocar. Na verdade os kits citados acima eu ainda não tenho, é que tem um cara me devendo uma grana e me ofereceu esses kits já que eu iria trocar mesmo pensei em aceitar. O cara me deve uns 350 reais e me ofereceu o kit two way de 5 da selenium (esse iria colocar no painel do santana) e no tampão trazeiro o kit 2 vias da bravox CS60D. Deve ser um bom negocio aceitar essa proposta já que em lojas especializadas esses equipamentos tem um custo maior que 350 reais.

Bom, não sei se são bons equipamentos não entendo nada de som e por isso minha duvida aki no forum. Gostaria de saber se é uma boa colocar esses equipamentos. A idéia é ter um som interno de qualidade e futuramente projetar uma caixa com 1 sub pra colocar no porta-malas. Então eu teria que pensar tbm num sub e num modulo que dê pra tocar todos os equipamentos. Lembrando que a idéia é de um som INTERNO de qualidade.

nenhum dos kits é bom pra qualidade... o player da pra usar...

qto quer gastar pra ter um sq????

lembrando que mais ou menso se gasta pra ter um sq de entrada + ou - uns:

kit mais barato de boa qualidade uns 350,00 a 400,00

ampli uns 550,00

sub uns 250,00

fora instalação, caixa, cabos, fios, etc...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi... Porém a ideia era pegar esses kits para não perder de receber desse cara que ta me devendo.

Bom mas nessas faixas de valores que vc comentou qual equipamento é mais atequado? Tem algum modelo que vc me indica?

Kit de 5" para o painel da frente

Kit de 6" para o tampão traseiro

1 Subwoofer

1 Módulo

Lembrando que é pra ter um som de qualidade internamente.

Obrigado pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi... Porém a ideia era pegar esses kits para não perder de receber desse cara que ta me devendo.

Bom mas nessas faixas de valores que vc comentou qual equipamento é mais atequado? Tem algum modelo que vc me indica?

Kit de 5" para o painel da frente

Kit de 6" para o tampão traseiro

1 Subwoofer

1 Módulo

Lembrando que é pra ter um som de qualidade internamente.

Obrigado pelas respostas.

man esquece kita atraz, em sq o ideal é só usar o sub atras no PM, pegue um kit bom pra frente, um bom sub e um bom ampli, isso é mais que o suficiente pra tocar relativamente alto e com boa qualidade... o dia que vc ouvir um som sq de verdade com essa configuração vc vai entender oq estou dizendo...

da pra gastar mais ou menso em:

Kit uns 500,00 ou menos

sub uns 250,00 da NAR

ampli uns 550,00 ou menos se for usado...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que voce devia pegar essa grana do kit bravox e investir num kit pra frente melhor!!

OU ateh mesmo investir no amplificador que voce vai precisar!!

Para a escolha do kit se voce nao se importa com som mto estridente o Bravox ateh que quebra uym galho num SQ de entrada!!

Mas tem opcoes mto melhores com uma pouca diferença no preço...

Compartilhar este post

Link para o post

Blz... acho que to entendendo.

Então pelas dicas o correto é por apenas um kit 2 vias de boa qualidade na frente (painel) no meu caso o painel do santana acho que é de 5" quais vcs recomendariam?

No caso no tampão traseiro ao invés de colocar outro kit 2 vias fikaria bom colocar apenas 2 falantes coaxial? ou algum equipamento para que não falte som da voz na parte de traz do carro? O que vcs recomendam? deixar sem nada mesmo só com um sub no porta malas ou colocar algum equipamento no tampão pra que fique melhor? E tipo já que o segredo de um SQ seria o PM, se eu colocar tipo os coaxiais atraz não daria pra usar o equalizador do meu player pra jogar mais som na frente do carro, distribuindo melhor o som e fazendo o PM?

E tipo, já que o santana é um sedan e tem o porta malas separado do interior do carro, daria alguma diferença em colocar 2 dutos no tampao trazeiro pra que o som da caixa que estiver no porta malas entre para o interior do veículo?

O que seria ideal? 1 sub ou 2 subs? 10 ou 12? bobina simples ou dupla?

E pra tocar tudo isso qual seria o modulo adequado? Li em outros forums que a potencia do modulo não pode ser maior que as do equipamento pra não sofrer com super-aquecimento.

To aceitando todo tipo de dica que possa me ajudar já que eu sou leigo no assunto.

Por enquanto obrigado aos que responderam.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí? ninquem mais pra me ajudar?

Desculpem pela minha igonorancia em som automotivo, como disse no primeiro post não entendo nada e estou procurando dicas para montar um som interno que dê uma boa qualidade mas tbm com um bom CUSTO X BENEFÍCIO.

Como eu disse, meu player é um DEH-P550MP (pioneer). Não tenho certeza mas ele teve ter 2 saidas RCA e tbm tem um tal de MOSFET 50W 4X (não sei se faz alguma diferença).

Como já mencionado, a ideia é colocar 1 kit 2 vias no painel do santana (que deve ser de 5" se não me engano) além desse kit 2 vias colocar tbm um par de coxial no tampão traseiro para que as pessoas que viagem atras possam ouvir tbm o som.

Outra coisa tbm é colocar uma caixa dutada no porta-malas do santana.

No site autosom.net vi varios projetos de som de qualidade mas como não entendo nada resolvi escrever minhas dúvidas aki.

No youtube vi um video de um santana + ou - nesse estilo de equipamentos.

Gostaria de ajuda de vocês.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem pela minha igonorancia em som automotivo, como disse no primeiro post não entendo nada e estou procurando dicas para montar um som interno que dê uma boa qualidade mas tbm com um bom CUSTO X BENEFÍCIO.

Como eu disse, meu player é um DEH-P550MP (pioneer). Não tenho certeza mas ele teve ter 2 saidas RCA e tbm tem um tal de MOSFET 50W 4X (não sei se faz alguma diferença).

Como já mencionado, a ideia é colocar 1 kit 2 vias no painel do santana (que deve ser de 5" se não me engano) além desse kit 2 vias colocar tbm um par de coxial no tampão traseiro para que as pessoas que viagem atras possam ouvir tbm o som.

No site autosom.net vi varios projetos de som de qualidade mas como não entendo nada resolvi escrever minhas dúvidas aki.

Abraços.

Man, na real os falantes no tampão traseiro mais incomodam que ajudam quem vai atras, pois fica muito perto da orelha, confia em mim, não precisa nada atras( o som da frente chega facil atras..., poe um bom kit duas vias na frente, um bom ampli 4 canais e um subwoofer, e ta feito seu som...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Man, na real os falantes no tampão traseiro mais incomodam que ajudam quem vai atras, pois fica muito perto da orelha, confia em mim, não precisa nada atras( o som da frente chega facil atras..., poe um bom kit duas vias na frente, um bom ampli 4 canais e um subwoofer, e ta feito seu som...

abs

Bom dia amigo, obrigado pelas dicas até agora... Bem, se vc diz que devo só colocar um bom kit 2 vias de 5" no painel e deixar sem nada atras acho que vou fazer assim mesmo. Vc já deve ter boa experiência e pratica nisso, então se vc diz que posso fikar tranquilo com relação ao som chegar aos passageiros de tras, blz... tranquilo. É que como no tampão já tem o furo do falante, pensei de colocar alguma coisa lah. A idéia de regular o a distribuição do audio pra parte de tras usando o equalizador do meu player não é boa?

E tipo, no caso do santana que é sedan, o que ficaria melhor de subwoofer no porta-malas? 2 ou 1 de 8"? 2 ou 1 de 10" ou de 12" ? Qual seria a marca ideal pra usar relacionado com o custo x beneficio e com boa qualidade pra som interno? E pra tocar o kit 2 vias e o sub que ampli de 4 canais seria ideal no custo x benefício mas mantendo uma boa qualidade tbm?

Eu tinha um preço bom pra ficar com o kit 2 vias de 6" da bravox CS60D e o kit 2 vias de 5" da selenium, ia pegar eles por uns 300 reais.... ia sair ganhando pois pra comprar na loja só o CS60D tá mais de 250 reais e o da selenium tá uns 130.

Por hora obrigado pelas dicas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços.

Não da pra por os mids nas portas da frente, acho que no Santana tem lugar, naquele local no painel não vai render nada, fica ruim

Compartilhar este post

Link para o post

Se não der pra colocar nas portas, faz pezinhos!

Se voce colocar os Mids no painel eles não irão render nada!! E ainda vai fazer um baita barulho de plastico batendo!!

o problema eh que se voce ficar com o bravox e o selenium, não vai valer a pena investir em pezinhos pro kit!!

Quanto ao Sub acho que um nar de 12 ja vai superar suas expectativas e nao é caro!!

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, e se no caso eu juntar uma grama a mais e pegar um kit da bravox Kevlar o CS60K ? Ficaria bom eu colocar os falantes nas portas e os tweeter em cima do Painel, tipo sem o pezinho só em cima fixado nos cantos do painel?

Aí atraz eu tiro os falantes e deixo o buraco só com as grades... coloco um sub de 12 em caixa dutada no porta malas, assim o som do porta malas pode entrar mais pra dentro do carro pelos furos dos falantes do tampão. Fica bom?

E no caso pra tocar o kit 2 vias e um sub vou ter que usar um Ampli de 4 canais mesmo? Qual marca posso usar? Um que dê boa qualidade de som e tenha tbm um bom custo x benefício.

Obrigado,

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara com a grana que voce vai investir em um CS60K voce compra kits mto melhores de outras marcas...

Da uma olhada no Hertz DSK, nos NAR, Até Audiophonic pro kit eh melhor que bravox!!

Edit: nao esquece que CS60 significa que são 6"!!

Voce esta procurando kitz de 5"...

Editado por Tazoe

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia é essa: mids nas portas, preferencialmente tratadas e tweeters no painel, coluna ou capa do retrovisor, se possível testando o direcionamento antes de fechar a instalação deles.

No caso de um som tentando SQ, sim, deixe sem nada no tampão, só o "buraco" mesmo e a caixa do sub no porta-malas. Para tentar ajudar, no meu caso que tenho um 307 Sedan, ajudou sim tirar os falantes no tampão (que já estavam desativados) e deixar o buraco com as gradezinhas. Nada espantoso, mas tive um ganho sim.

Quanto ao amp, é isso mesmo: amp com 4 canais, sendo dois para o kit duas vias e dois em bridge para o sub. Neste caso, basta escolher um amp razoável na questão de qualidade, no nível do resto dos equipamentos, e que tenha aí pelo menos uns 50~60W por canal, fechando um bridge de pelo menos uns 150W para tocar o sub. Aí basta escolher um sub que feche em 4OHMs e que tenha aí também mais ou menos essa faixa de potência, entre 150 e 200W. Tá feito seu som...

Para dar alguma sugestão de compra, só falando qual seu orçamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa valew pelas dicas... to gostando muito aki do forum... o pessoal é bem entendido e e responde bem rapidos as duvidas.

Bom, então vou procurar um kit 2 vias de 6 polegadas... acho que deve ser essa a medida da porta do santana. Como mencionado, vou procurar um kit na faixa de preço do Kevlar da bravox.

Vou dar uma pesquisada na net qto aos equipamentos e depois posto aki o que encontrei pra que vcs possam falar.

Se alguem tiver mais dicas e ideias sobre o SQ no santana pode postar, qualquer dica e ajuda pra um leigo como eu é bem vinda.

Obrigado a todos,

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa valew pelas dicas... to gostando muito aki do forum... o pessoal é bem entendido e e responde bem rapidos as duvidas.

Bom, então vou procurar um kit 2 vias de 6 polegadas... acho que deve ser essa a medida da porta do santana. Como mencionado, vou procurar um kit na faixa de preço do Kevlar da bravox.

Vou dar uma pesquisada na net qto aos equipamentos e depois posto aki o que encontrei pra que vcs possam falar.

Se alguem tiver mais dicas e ideias sobre o SQ no santana pode postar, qualquer dica e ajuda pra um leigo como eu é bem vinda.

Obrigado a todos,

abraços.

Man, vou dar umas dicas, se vc quer um som Sq de ótimo custo beneficio, que vai tocar parecendo que vc gastou muito mais...

Kit duas vias NAR linha kevlar linha w3. 450,00

subwoofer NAR 12 sw3 em caixa dutada de 50 litros, mdf de 20 ou 25mm, sub com caixa vai gastar uns 500,00

amplificador pode ser audiophonic 800.4, hertz he4.1, etc uns 550,00

cabo rca knuconcetz krystal de 4 canais, uns 150,00

cabos pro ampli de 21mm e pros falantes da shok industries. uns 250 a 300,00

se puder mande tratar as portas com manta asfaltica da vedacity ou seladim, que melhora em uns 40% os mids e os barulhso do carro...se vc mesmo fizer vai gastar uns 150,00

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Man, vou dar umas dicas, se vc quer um som Sq de ótimo custo beneficio, que vai tocar parecendo que vc gastou muito mais...

Kit duas vias NAR linha kevlar linha w3. 450,00

subwoofer NAR 12 sw3 em caixa dutada de 50 litros, mdf de 20 ou 25mm, sub com caixa vai gastar uns 500,00

amplificador pode ser audiophonic 800.4, hertz he4.1, etc uns 550,00

cabo rca knuconcetz krystal de 4 canais, uns 150,00

cabos pro ampli de 21mm e pros falantes da shok industries. uns 250 a 300,00

se puder mande tratar as portas com manta asfaltica da vedacity ou seladim, que melhora em uns 40% os mids e os barulhso do carro...se vc mesmo fizer vai gastar uns 150,00

abraços

Deve ficar muito bom mesmo, mas sinceramente, eu acho muita grana gastar quase 2K pra ter um som legal, tem que gostar muito

mesmo, eu já me contento com bem menos, to tentando montar algo legal aqui, não me importo tanto se vai ser enquadrado como

SQ ou não, é para o meu benefício.

Mas é uma opinião minha, dentro da minha realidade, não me leve a mau não []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ficar muito bom mesmo, mas sinceramente, eu acho muita grana gastar quase 2K pra ter um som legal, tem que gostar muito

mesmo, eu já me contento com bem menos, to tentando montar algo legal aqui, não me importo tanto se vai ser enquadrado como

SQ ou não, é para o meu benefício.

Mas é uma opinião minha, dentro da minha realidade, não me leve a mau não []-[]

Olá amigo, que tipo de som está montando? Quais os equipos? Posta aí pra gente. Quem sabe vc tbm me ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera bom dia,

Como as duvidas ainda são varias sobre eu montar um SQ no meu santana decidi ir por partes.

Primeiro vou escolher bem o kit 2 vias a ser usado e depois partir pros outros equipamentos e assim por diante.

Conversando aqui no forum e pesquisando na net estou em dúvida com 2 kits que pelo que pesquisei são bons kits para SQ.

Um delas é o kit 2 vias da Helix B62C ou B52C e o outro é o kit 2 vias da NAR VR-65.01 ou VR-50.01

O que vcs acham dos kits? Ainda não me decide tbm sobre o qual tamanho usar pois se for colocar no painel do santana o tamanho vai ser 5" e se for colocar nas portas o tamanho vai ser o de 6". Essa diferença de tamanho dá diferença no som? tipo o de 6 é mais forte que o de 5 a qualidade é melhor ou não tem nada a ver é só o tamanho mesmo?

Já me falaram que no painel vai ter muita vibração será mesmo? E nas portas se eu não tratar elas tbm vai ter vibração neh?

Uma idéia que eu tive e não sei se fica bom seria colocar os mids na porta e os tweeter fazer uma adaptação e encaixa-los no painel no lugar onde iriam os falantes. Tipo furar a tela de proteção dos falantes e encaixar os tweeter nelas.

A idéia agora antes de pensar num conjunto como um todo é primeiro definir os equipamentos separadamente acho que assim vou ter menos dor de cabeça. Depois de definir essa primeira etapa partimos pro resto.

Outras dicas e opções são bem vindas,

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana sua iniciativa de pesquisar bem cada equipamento para não fazer besteira...

Em relação ao tamanho, se compararmos dois do mesmo fabricante e especificações semelhantes, em geral o de maior diâmetro vai conseguir descar mais, ou seja, o de 6" conseguiria tocar frequeências mais baixas que o de 5". Isso é extramamente interessante num set de SQ, pois aí você pode cortar o sub mais baixo também e evitar a impressão de que ele está lá no porta-malas, deixando o som mais presente. A desvantagem do falante de 6" seria a necessidade de maior volume de ar para tocar legal, ou seja, se fizesse um pezinho para ele, teria que ser bem maior que para um de 5". É claro que existem excessões: um mid de 5" de uma marca top pode descer mais que um mid de 6" de uma marca inferior.

Essa mesma questão vale para o caso de montar o mid no painel ou em porta: no painel você simplismente não terá ambiente para tocar esse mid, mesmo que de 5". É para isso que serve os pézinhos acústicos ou o tratamento das portas. Esse tratamento não serve apenas para diminuir o ruído que vem de fora ou algo assim que pudesse imaginar, mas sim para fechar os "buracos" que existem nela e transformá-la numa caixa acústica para os mids. Esse tipo de falante de maior diâmetro, seja ele mid-bass, woofers ou até subs, dificilmente tocam bem em "free-air", ou seja, sem uma caixa acústica ou algo que aprisione uma quantidade de ar. Daí a complicação em querer usar o painel de plástico do seu carro, que nada mais é do que uma moldura e um buraco solto.

Os tweeters sim, como são minúsculos e quase não deslocam uma massa de ar considerável, tocam sem uma "caixa". Pode posicioná-los em qualquer lugar conveniente, desde que faça um direcionamento bacana deles para formação de um palco sonoro.

Resumindo, a melhor idéia é sim colocar os mids nas portas tratadas (ou pezinhos) e os tweeters no painel ou na coluna. Apenas lembre-se de testar bem o direcionamento dos tweeters e não apenas montar onde ficar mais fácil. Pesquise sobre isso também. Palavras chave: direcionamento, on-axis, off-axis...

Nessa faixa de valor que está procurando, creio que o Helix B62C seja uma das melhores opções até 300 reais. Acima disso, teria o NAR série 3 que sai por uns 450 reais e é muitíssimo bem falado por aqui, apesar de ser novidade.

Continue postando e pesquisando. E ah, se falei alguma besteira logo alguém vem corrigir e dar novas dicas...

Abraço.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana sua iniciativa de pesquisar bem cada equipamento para não fazer besteira...

Em relação ao tamanho, se compararmos dois do mesmo fabricante e especificações semelhantes, em geral o de maior diâmetro vai conseguir descar mais, ou seja, o de 6" conseguiria tocar frequeências mais baixas que o de 5". Isso é extramamente interessante num set de SQ, pois aí você pode cortar o sub mais baixo também e evitar a impressão de que ele está lá no porta-malas, deixando o som mais presente. A desvantagem do falante de 6" seria a necessidade de maior volume de ar para tocar legal, ou seja, se fizesse um pezinho para ele, teria que ser bem maior que para um de 5". É claro que existem excessões: um mid de 5" de uma marca top pode descer mais que um mid de 6" de uma marca inferior.

Essa mesma questão vale para o caso de montar o mid no painel ou em porta: no painel você simplismente não terá ambiente para tocar esse mid, mesmo que de 5". É para isso que serve os pézinhos acústicos ou o tratamento das portas. Esse tratamento não serve apenas para diminuir o ruído que vem de fora ou algo assim que pudesse imaginar, mas sim para fechar os "buracos" que existem nela e transformá-la numa caixa acústica para os mids. Esse tipo de falante de maior diâmetro, seja ele mid-bass, woofers ou até subs, dificilmente tocam bem em "free-air", ou seja, sem uma caixa acústica ou algo que aprisione uma quantidade de ar. Daí a complicação em querer usar o painel de plástico do seu carro, que nada mais é do que uma moldura e um buraco solto.

Os tweeters sim, como são minúsculos e quase não deslocam uma massa de ar considerável, tocam sem uma "caixa". Pode posicioná-los em qualquer lugar conveniente, desde que faça um direcionamento bacana deles para formação de um palco sonoro.

man, NAR serie 3 não é novidade alguma, esse kit ja tem anosss de mercado, só era meio caro e hoje é vendido direto do fabricante, oq barateou o custo e fez dele um excelente CxB..

abs

Resumindo, a melhor idéia é sim colocar os mids nas portas tratadas (ou pezinhos) e os tweeters no painel ou na coluna. Apenas lembre-se de testar bem o direcionamento dos tweeters e não apenas montar onde ficar mais fácil. Pesquise sobre isso também. Palavras chave: direcionamento, on-axis, off-axis...

Nessa faixa de valor que está procurando, creio que o Helix B62C seja uma das melhores opções até 300 reais. Acima disso, teria o NAR série 3 que sai por uns 450 reais e é muitíssimo bem falado por aqui, apesar de ser novidade.

Continue postando e pesquisando. E ah, se falei alguma besteira logo alguém vem corrigir e dar novas dicas...

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela otima explicação amigo.

Creio que o B62C da Helix vai ser a melhor opção. Vou me decidir por ele mesmo. Porém, ainda não sei se é melhor mandar tratar a porta ou projetar um pezinho para ele... por ser de 6" acho que na porta tratada vai fikar melhor neh? E pelo carro ser um santana 97 vai ser dificil projetar um pezinho pra ele. Nem sei quem procurar para fazer tal serviço. Aqui é cidade pequena e nem tenho muitas opções. Então por isso mesmo colocá-los na porta creio que vai ser melhor.

Quanto devo gastar + ou - pra tratar as portas do Santana? Tem ideia? Qualquer loja de som faz esse trabalho de tratamento?

Decidida essa etapa, agora vou partir para escolher um par de Coaxial tbm de 6" para colocá-los no tampão traseiro. Li também vários foruns e pesquisas, alguns dizendo que o coaxial atras só vai interferir e que não há necessidade. Outros dizendo que é legal coloca-los ligado direto no player para que o som de tras fique menor que o da frente e assim criar o palco musical. A minha ideia é colocar o coaxial de 6 atras já que o santana é um carro grande e pra que os passageiros de tras tbm consigam ouvir bem as vozes e instrumentos da música e não só o batida do sub que estiver no porta malas. O que vc acha amigo?

Será que meu player aceita ligar o coaxial direto nele e ainda fornecer saída para o amplificador? Meu player é um Pioneer PREMIER DEH-P5500MP é antigo mas ainda toca bem. Não tenho certeza mas ele deve ter apenas 2 saidas RCA. É possível fazer esse tipo de ligação que estou querendo? Sei tbm que o player tem um equalizador, eu poderia usá-lo para mandar menos som para o coaxiais de tras, seria uma outra opção. Qual sua idéia?

Esse é o meu player da pioneer modelo PREMIER DEH-P5550MP. É bom? Será que é só 2 RCA mesmo?

deh_p5500mp_detailpage.jpg

E quanto as marcas e modelos dos coaxiais? O que é melhor?

Att,

Pablo Fernando.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sendo um carro grande eu deixaria aberto os furos sen falantes atrás pro grave passar mais fácil pra dentro do carro. O tratamento acho legal você mesmo fazer.pois você terá mais cuidado com o desmontar do acabamento da porta. A manta você compra em casas de material de construção da seladin ou vedacit. 1 Rolo de dar pras duas portas, de 5 metros quadrados. Tem tutorial de aplicação de manta aqui no forum, só pesquisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...