Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomazzuco

Som SQ para clio hatch

Recommended Posts

tenho um clio Hatch e gostaria de um som interno de qualidade. Ouço basicamente Hard Rock e Metal, músicas com o bumbo da bateria bem rápido, e gostaria de saber se estes equipamentos vão me satisfazer. Vou comprar tudo no paraguay.

Sub MTX JH4512-04 12" JACKHAMMER 250w – U$57

Kit 2 vias MTX T6S502 5" 100W – U$100

Amp ROADSTAR RS 4510 4CH POWER ONE – U$165

Total: U$322 (R$611)

- este sub precisa de uma caixa selada de quantos litros? quero que ocupe pouco espaço no porta-malas.

- para por um kit 2 vias 6" no clio teria que ser feita uma modificação na porta, por isso optei pelo 5", tem muita diferença?

- o amp está de acordo com o kit e o sub?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, não vai ser bem um SQ. Você está com a idéia correta (kit, sub e amp), onde menos é mais. Mas ainda vai depender de muito acerto para ter um som agradável, e certamente não vai ter lá uma graaande qualidade.

Os kits MTX tem um grande histórico de tweeters ardidos, estridentes. Terá de atenuá-lo. O PowerOne pode ser um achado no mundo dos trios e/ou SPL, pois é barato e entrega a potência prometida, mas definitivamente não tem qualquer preocupação com qualidade para um set SQ de verdade.

Ainda acrescentaria que, para garantir um set bacana, falta informar qual o HU (o começo de tudo), e como vai ser feita a instalação: se com tratamemto das portas, direcionamento dos tweeters, quais cabos vai usar, e por aí vai...

No Paraguai, eu indicaria algo um pouco menos voltada ao SPL, mas ainda não exatamente um primor em qualidade, que seriam os Fosgate. Até indicaria algo da Clarion, mas quando aparece algo por lá acaba tudo rapidinho. Dê uma olhada nos equipos da minha assinatura que já dá pra ter uma idéia de projeto, especialmente para um Clio hatch que não vai sofrer com a falta de sub-graves do meu sedã.

Compartilhar este post

Link para o post

É, não vai ser bem um SQ. Você está com a idéia correta (kit, sub e amp), onde menos é mais. Mas ainda vai depender de muito acerto para ter um som agradável, e certamente não vai ter lá uma graaande qualidade.

Os kits MTX tem um grande histórico de tweeters ardidos, estridentes. Terá de atenuá-lo. O PowerOne pode ser um achado no mundo dos trios e/ou SPL, pois é barato e entrega a potência prometida, mas definitivamente não tem qualquer preocupação com qualidade para um set SQ de verdade.

Ainda acrescentaria que, para garantir um set bacana, falta informar qual o HU (o começo de tudo), e como vai ser feita a instalação: se com tratamemto das portas, direcionamento dos tweeters, quais cabos vai usar, e por aí vai...

No Paraguai, eu indicaria algo um pouco menos voltada ao SPL, mas ainda não exatamente um primor em qualidade, que seriam os Fosgate. Até indicaria algo da Clarion, mas quando aparece algo por lá acaba tudo rapidinho. Dê uma olhada nos equipos da minha assinatura que já dá pra ter uma idéia de projeto, especialmente para um Clio hatch que não vai sofrer com a falta de sub-graves do meu sedã.

então, o HU seria um pioneer Deh8380sd, tratamento das portas e cabeamento eu decidiria depois, sou novato e estou pensando primeiro nos equipamentos. Os tweeters vão ficar dentro do painel do clio, tem um lugar próprio para eles, eles ficam virados para cima, na vertical.

Qual módulo escolher (no paraguai), e qual sub escolher? No paraguai dá pra se encontrar marcas boas de cabos rca?

Compartilhar este post

Link para o post

atualizando o set:

Subwoofer 12 Rockford Fosgate P1s412 – U$70

T152-S 5.25" 2-Way Component System – U$165

HU Clarion DXZ786 – U$130

não estou encontrando o módulo fosgate r300-4 em nenhum site do py

este set, junto com bons cabos e tratamento das portas me dará um bom SQ?

Compartilhar este post

Link para o post

Como novato posso tentar ajudar justamente nesta questão: compra de equipamentos é aí, digamos, no máximo uns 50% do set. A instalação e ajustes mandam muito. Acredite! Eu montei meu set com um "estalador" da cidade dos meus pais e estou até hoje aprendendo a acertar e vendo que posso extrair muito mais dos meus equipamentos, quando já estava disposto a trocar tudo por não ter gostado do resultado. Fica a dica!

De qualquer forma, você encontra uma linha bem completa da Fosgate no Centro Pioneer, na esquina do Lai-lai com o Vendome. Tem um show-room bem grande lá e os equipos ficam expostos, ao contrário de quase todos os lugares onde você compra apenas lendo uma lista txt! hehe E por falar em lista, apesar de servir como base de pesquisa, leve a dica de que na hora nem sempre se encontra o que está lá. Vá sempre com mais de uma opção.

Com esse meu amp eu mando 2 canais de 50W em 4Ohms para o kit duas vias e um bridge de 150W par ao sub. É um set bem simples, barato e iniciante. Mas ainda dentro da proposta de tentar um SQ. O que me falta é justamente um direcionamento melhor dos tweeters pois estão na posição original do painel, igual a essa da Clio, com eles apontados para o pára-brisa. Tenho um colega que fez um suportezinho para eles com um direcionamento mais apontado as orelhas que me agradou muito, e vou tentar seguir num próximo up dessa instalação. Logo, já indico que faça isso na primeira instalada, para não gastar duas vezes.

Quanto aos cabos, esses dias tinham voltado os streetwires, que são da MTX. São bons cabos, e muito em conta comprando direto lá no PY. Se não conseguir, vale a pena investir nisso no Brasil, pegando uns Knuconceptz da vida.

Se sua idéia é gastar até 300 dólares (primeiro post) seu set deverá ficar bem parecido com o meu: P152-S por 120 dolares (ou se achar um Clarion SRU-1320 perdido por lá, melhor ainda), P1S410 por uns 90 dólares e um R300-4 por uns 130. Se quiser um amp um pouco mais compacto, confira o P400-4 ou o T400-4. Se quiser um sub mais forte, tipo um P2 ou esse MTX de 250W, um P500-4 casa certinho, desde que o sub feche em 4Ohms também.

Em resumo, dê uma pesquisada nos equipamentos, compre lá certinho com calma e com opções na cabeça, e pesquise bem sobre todas etapas da instalação para não cair na besteira que quase todos novatos caem, de achar que é só comprar e instalar de qualquer jeito que vai ficar bom. Até fica, fica muito melhor do que apenas montar uns triaxiais ou 6x9 no tampão. Mas logo você percebe onde está ruim, como melhorar, e aí vê que poderia ter feito algo bacana logo de cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que ví seu set atualizado... vamos às críticas:

1) Não vai encontrar o Clarion DXZ-786. Ele apareceu por algumas semanas no PY e o pessoal fez uma verdadeira limpa nele em alguns dias. Eu mesmo comprei dois! hehe

2) Esses kits da série power (prefixo "T") exigem mais potência para tocar legal. O R300-4 o deixaria com um pouco de fome. Eu compraria ao menos um T400-4 com seus 60W por canal, e ainda assim faltaria um pouco!

3) O sub ficaria legal pro seu carro, como já comentei. É um carro pequeno, hatch, terá boa invasão dos sub-graves na cabine.

Em geeral, o único problema é que, com um kit de 5" (que naturalmente já desce menos que um de 6") e ainda por cima sem tratamento nas portas para os mids, certamente terá um buraco entre o kit e o sub, ou terá que cortar o sub meio alto, o que fará com que ouça o sub vindo de trás, e que vai contra justamente a principal idéia do SQ de reproduzir um palco sonoro. Mas aí é questão de ir acertando, planejando novos upgrades, e por aí vai. Para um primeiro set acho que vai ficar legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Como novato posso tentar ajudar justamente nesta questão: compra de equipamentos é aí, digamos, no máximo uns 50% do set. A instalação e ajustes mandam muito. Acredite! Eu montei meu set com um "estalador" da cidade dos meus pais e estou até hoje aprendendo a acertar e vendo que posso extrair muito mais dos meus equipamentos, quando já estava disposto a trocar tudo por não ter gostado do resultado. Fica a dica!

De qualquer forma, você encontra uma linha bem completa da Fosgate no Centro Pioneer, na esquina do Lai-lai com o Vendome. Tem um show-room bem grande lá e os equipos ficam expostos, ao contrário de quase todos os lugares onde você compra apenas lendo uma lista txt! hehe E por falar em lista, apesar de servir como base de pesquisa, leve a dica de que na hora nem sempre se encontra o que está lá. Vá sempre com mais de uma opção.

Com esse meu amp eu mando 2 canais de 50W em 4Ohms para o kit duas vias e um bridge de 150W par ao sub. É um set bem simples, barato e iniciante. Mas ainda dentro da proposta de tentar um SQ. O que me falta é justamente um direcionamento melhor dos tweeters pois estão na posição original do painel, igual a essa da Clio, com eles apontados para o pára-brisa. Tenho um colega que fez um suportezinho para eles com um direcionamento mais apontado as orelhas que me agradou muito, e vou tentar seguir num próximo up dessa instalação. Logo, já indico que faça isso na primeira instalada, para não gastar duas vezes.

Quanto aos cabos, esses dias tinham voltado os streetwires, que são da MTX. São bons cabos, e muito em conta comprando direto lá no PY. Se não conseguir, vale a pena investir nisso no Brasil, pegando uns Knuconceptz da vida.

Se sua idéia é gastar até 300 dólares (primeiro post) seu set deverá ficar bem parecido com o meu: P152-S por 120 dolares (ou se achar um Clarion SRU-1320 perdido por lá, melhor ainda), P1S410 por uns 90 dólares e um R300-4 por uns 130. Se quiser um amp um pouco mais compacto, confira o P400-4 ou o T400-4. Se quiser um sub mais forte, tipo um P2 ou esse MTX de 250W, um P500-4 casa certinho, desde que o sub feche em 4Ohms também.

Em resumo, dê uma pesquisada nos equipamentos, compre lá certinho com calma e com opções na cabeça, e pesquise bem sobre todas etapas da instalação para não cair na besteira que quase todos novatos caem, de achar que é só comprar e instalar de qualquer jeito que vai ficar bom. Até fica, fica muito melhor do que apenas montar uns triaxiais ou 6x9 no tampão. Mas logo você percebe onde está ruim, como melhorar, e aí vê que poderia ter feito algo bacana logo de cara.

muito obrigado pela ajuda, estou com o orçamento de 2 sets agora, tenho dúvidas se o amp do segundo set vai ser bom, ou se seria melhor colocar o r300-4 nele tambem. Esse r300-4 pode ser encontrado na senki?

SET 1:

Subwoofer Rockford Fosgate P1s412 12” – U$70

Kit 2 vias 5.25” Rockford Fosgate T152-S – U$165

Amp Rockford Fosgate R300-4 – U$130

Total: U$495(R$945)

SET 2:

Kit 2 vias Clarion SRU1320M 5" 80W RMS – U$120

Subwoofer Clarion WQ3010D 12" 4DVC 1500W – U$75

Amp Clarion 4CH APA4207 stereo 640W – U$120

Total: U$445(R$850)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é querendo desanimar, mas esquece Clarion que você não vai encontrar lá.

Por que comprar lá? tem kit NAR por 300 reais de série 2, da pra pegar o sub série 2 por 200 reais também. Amplificador tem os Audiophonic e hertz na faixa dos 600 reais. Só cd player que você vai ter que garimpar legal pra achar algo barato. Mas se quiser novo na r2 áudio tem kenwood x595 por 600 reais. Ou tem um Alpine com um rachadinho na tela por 400 reais do Diego Alves. Esse player é ótimo, só tem esse racahado que não interfere no funcionamento. Eu abracaria fácil. Tenho um igual e é um ótimo player.

Aí da pra colocar um cabo RCA legal de 4 canais e bora lá.

Com 2000de equipamentos e cabo RCA você começa legal.

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu também já disse antes, pode esquecer que esse Clarion 786 acabou desde janeiro e nunca mais apareceu. Infelizmente. Se tivesse um container cheio, venderia tudo! haha Os demais produtos da Clarion também, as vezes aparecem lá e logo esgotam, coisa de uma ou duas semanas e o pessoal já faz a limpa! Ou seja, nem conte muito com eles, mas se achar algo legal, compre sem medo...

Em relação aos dois sets, já comentei anteriormente também, fique ligado na potência do amp em relação aos falantes que irá tocar. O ideal é que se aplique algo próximo ao que o falante determina como máximo. Ou seja, se pegar o T152-S, teria que mandar dois canais com uns 70~75W RMS para ele. Ou até mais se tivesse como! hehe Se for pra ser menos, que seja pouca coisa a menos. O R300-4 manda "apenas" 50W por canal, apesar de que a Fosgate sempre mente pra menos, ou seja, é cautelosa ao declarar a potência dos seus amps, pode ter um chorinho a mais. Já esse clarion do segundo projeto manda ainda menos: 45W por canal em 4Ohms. Quem sabe um kit no brasil possa ser legal, como um NAR que o colega sugeriu ou um Helix B52C.

Em resumo, como mora aí em Cascavel, pertinho (morei em Medianeira até os 16 anos, e minha noiva mora hoje em Foz, vou sempre aí pro velho-oeste), dê um pulo lá e veja o que consegue. Se não achar muita coisa bacana, compre apenas o sub e o amp, e deixe pra comprar por aqui um kit duas vias com mais qualidade. Essa seria minha dica.

Boa sorte e continue postando qualquer dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

o kit duas vias da clarion eu consegui confirmação de que há em uma loja, vale a pena não?

comprando esses equipamentos no brasil que voces disseram, eu gastaria mais do que gostaria, pretendo garimpar bem pra achar tudo no paraguai

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouví o Clarion SRU 1720, que seria o de 6" dessa mesma linha. Gostei bastante, apesar de que na época acho que meus ouvidos ainda não sabiam diferenciar muita coisa (não que hoje sejam referência também! haha). Mas enfim, é um mid bem parraudinho ao vivo, de kevlar, com tweeter domo de seda... não tem como não ser ao menos razoável! Se encontrar ele, pode pegar sem medo. Eu já achei sim alguns de 5" (1320) perdidos por lá, só não sei se realmente acha HOJE! Eu arriscaria ele antes dos Fosgate, mas falo sem uma base fundamentada, apenas opinião.

O resto dá pra comprar tudo por lá sim, especialmente amp e sub. Agora o player, infelizmente só vai conseguir um Pioneerzinho da vida, tipo um 6350SD que é bacaninha, por uns 130 dolares, mas que ainda é um DEH.

Compartilhar este post

Link para o post

posso pegar o clarion SRU1320? liguei para uma loja que tinha, e infelizmente somente o kit da clario, nada de sub, amp e player.

os outros equipamentos podem ser fosgate? eu me decepcionaria?

Compartilhar este post

Link para o post

posso pegar o clarion SRU1320? liguei para uma loja que tinha, e infelizmente somente o kit da clario, nada de sub, amp e player.

os outros equipamentos podem ser fosgate? eu me decepcionaria?

Ai depende do seu nivel de exigencia. Já ouvi sets com amplificadores fosgate antigos, da epoca boa e adorei.

Como tambem ja ouvi kit MTX e Fosgate e achei bem ruim.

Com todos os toques que a gente ta te dando, eu nao arriscaria.

Agora, muitas vezes a galera precisa ver que realmente não é bem assim a parada e testar, pra depois ver que o que falamos estava correto.

Faz assim, compra do jeito que voce quer, e corre pra comprar esse kit que provavelmente vai acabar logo. E ai, se voce ficar satisfeito, voce vem e fala pra gente. Se não, vende os equipamentos e vai pesquisar outras opções.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema é que eu não entendo nada de som, sempre usei o carro dos meus pais com o som original (vectra elegance e astra cd), agora que comprei meu carro que me interessei por ter um som decente, mas não tenho muito dinheiro, até porque só estudo. O máximo que eu poderia gastar era o estipulado nas configurações da fosgate e clarion, e como estou a 140km do paraguay, creio que no brasil não compraria equipamentos do mesmo nível e melhor com o mesmo dinheiro do que compraria lá. Se não for pedir muito, entrem no site da pioneerinter e senki e montem um set modulo+kit+sub+HU que lhes agradem. obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

cara, kit pega os nar serie 3 custa 450,00 dilmas direto pelo fabricante e é excelente pra sq, hu pode ser kenwood excelon, clarion dxz786, alpine tem uns por 400,00 dilmas usados por aqui no forum, sub vai de nar sw3 se quizer um sqpl e sw2 se quizer somente sq, ampli tem varios que vc pode usar, só procurar no forum que vc encontra, sugiro que compre primeiro a Hu e o kit duas vias, depois vc pega um bom módulo e por ultimo o sub,,, compra aos poucos pra não se arrepender depois, eu mesmo to vendendo uns equipos bons pra sq, se tiver interesse me manda MP...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o problema do Paraguay é que nem sempre o que tem na lista ta disponivel. É o caso do cdplayer clarion.

Além disso, os componentes que voce destacou (tirando esse kit Clarion) não são de qualidade. Compensa bem mais voce comprar no Brasil, ou até mesmo componentes usados. Pra voce ter uma ideia, eu to pra anunciar um kit seminovo da Audiophonic, que por 250 reais, TEM UM OTIMO custo beneficio. Toca equilibrado e tudo mais. Garimpar nos classificados é sempre bom, há sempre otimas oportunidades lá.

Compartilhar este post

Link para o post

o kit clarion SRU1320 vou pegar daqui uns dias, depois decido o que farei com o resto, vou pesquisar nas lojas lá o que tem de bom.

Compartilhar este post

Link para o post

vou neste sabado 05/05 ao paraguay, ja verifiquei que tem em uma loja o kit clarion SRU1320. Quanto ao módulo, tem o

CLARION 4CH APX4361 STEREO 680W, o que acham? Qual player bom vocês acham que eu consigo no paraguai? E sub? Li num tópico que para ouvir metal e rock seria recomendado um ou dois subs de 8 ou 10 polegadas, procede? Por causa do tempo de resposta, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

O Kit da Clarion de 5", realmente, creio que você encontre. Já esse amp, se encontrar me avise! Achei que tivesse acabado a um bom tempo...

Player booooom mesmo no Paraguai é difícil. Eu conseguí o meu Clarion numa safra que teve e que se esgotou rapidamente. As vezes aparece algum Kenwood "meia-boca". Além, é claro, da enorme variedade dos Paioneers, mas que raramente vem numa das linhas "premium" da marca. Minha sugestão seria um DEH 6350 da vida, que sai por uns 120 dólares e tem 3 pares de saída RCA, bons ajustes e cortes, conectividade e navegação famosa dos Pioneers, e por aí vai. Ou se puder, compraria por uma grana a mais um Kenwood x595 por aqui mesmo.

Quanto ao sub é isso mesmo: subs maiores tendem a descer mais enquanto que subs menores tem mais "ataque", são mais rápidos e tem melhor controle. Um tamanho que combina um pouco das duas coisas costuma ser o de 10". No Paraguai as marcas básicas são Clarion, Fosgate, MTX e Kicker. Eu acho que um Fosgate P2D210 modelo novo já daria total conta do recado no seu Clio. Junte um amp 4 canais para tocar o kit e que tenha um bridge suficiente para esse sub e pronto, fechou seu set!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...