Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

leoudimg

Tweeter com ou sem capacitor?

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, pesquisei mas não achei nada a respeito.

Vou ligar 8 st200 selenium em uma booster 1804.4, tenho crossover pyramid cr82, qual ficara melhor ligar os tweeters sem capacitor com corte no crossover em 5khz? ou ligar eles com capacitor direto no modulo sem usar corte no cross?

Ligando eles com capacitor direto no modulo pode queimar o modulo?? Pois a impedancia ficaria nula pelo que andei lendo por aqui. Nesse caso seria bom eu colocar um par de 6x9 junto tipo 2 bridges em cada uma ligando 1 6x9 e 4st

Postado em

O segredo aí é ligar, em paralelo, um par de ST em cada canal do amp.

Se vai usar capacitores ou o cross, praticamente não vai sentir diferença.

Eu usaria o cross por fazer os cortes com maior precisão, aumentando um pouco a durabilidade das STs.

Postado em

O segredo aí é ligar, em paralelo, um par de ST em cada canal do amp.

Se vai usar capacitores ou o cross, praticamente não vai sentir diferença.

Eu usaria o cross por fazer os cortes com maior precisão, aumentando um pouco a durabilidade das STs.

Entendo... mas eu imaginava que o cr82 era menos preciso que os capacitores sr tinha medo de queimar os STs

Outra dúvida que tenho é que tenho mais 10 6x9 e vou ligar eles na powe one pelos meus calculos da pra ligar 5 em cada bridge ficando 3,2 ohms ja ouvi dizer que a bridge da power one toca até 2ohms (a minha é a booster 4510d)

Para isso vou colocar coolers e tenho muita bateria

Acho que vai ficar bom assim se alguem tiver alguma sugestão

Postado em

Na verdade, com 5 falantes de 4Ohms cada, você consegue ou 2OHms ou 8OHms, veja:

1 par em paralelo = 2OHms

2 conjuntos desses em série = 4OHms

o falante que sobrou também têm 4OHms, então você consegue 2OHms em paralelo ou 8OHms em série.

Se fizer outros tipos de associação pode dar os 3,2 que você calculou, mas eu não consegui visualizar.

Postado em

Na verdade, com 5 falantes de 4Ohms cada, você consegue ou 2OHms ou 8OHms, veja:

1 par em paralelo = 2OHms

2 conjuntos desses em série = 4OHms

o falante que sobrou também têm 4OHms, então você consegue 2OHms em paralelo ou 8OHms em série.

Se fizer outros tipos de associação pode dar os 3,2 que você calculou, mas eu não consegui visualizar.

2 pares em sereie 8 ohms cada, esses 2 pares em série 16ohms agora faça paralelo com o outro 6x9 que sobrou = 3,2ohms

Postado em (editado)
Entendo... mas eu imaginava que o cr82 era menos preciso que os capacitores sr tinha medo de queimar os STs

Cara eu usaria 2 stw em cada canal COM os capacitores 2,2uf,mais o corte no cross, não confie precisamente nesses cortes!

Outra dúvida que tenho é que tenho mais 10 6x9 e vou ligar eles na powe one pelos meus calculos da pra ligar 5 em cada bridge ficando 3,2 ohms ja ouvi dizer que a bridge da power one toca até 2ohms (a minha é a booster 4510d)

Creio que o certo seria apenas 8 deles 2 por canal em paralelo(2ohms) nas 4 canais, ou ligue 4 cada bridge (2paralelo + 2 pararelo, ligados em serie no final resultando 4 ohms). Menos do que 4 ohms na bridge o modulo vai esquentar pra kct isso o power one o seu booster não sei dizer, e o risco de problema é maior, fica instalvel ,bla bla bla!

abraço

Editado por belancia
Postado em

Cara eu usaria 2 stw em cada canal COM os capacitores 2,2uf,mais o corte no cross, não confie precisamente nesses cortes!

Creio que o certo seria apenas 8 deles 2 por canal em paralelo(2ohms) nas 4 canais, ou ligue 4 cada bridge (2paralelo + 2 pararelo, ligados em serie no final resultando 4 ohms). Menos do que 4 ohms na bridge o modulo vai esquentar pra kct isso o power one o seu booster não sei dizer, e o risco de problema é maior, fica instalvel ,bla bla bla!

abraço

Então vou ligar é no power one (booster 4510d), antes um estaladô ligou os 10 6x9 e os 8 st tudo nela... tinha canal com 1ohm e guento de boa no carna, só ficava desarmando de 20 em 20 minutos srsrsr daí desliguei os tweeters e 2 6x9 e não desarmou mais.

Vou colocar 2 coolers pequenos e 1 grande para resfriar ela acredito que 3,2 ohms em uma bridge não vai esquentar taaaanto a ponto de desarmar

Postado em
só ficava desarmando de 20 em 20 minutos srsrsr daí desliguei os tweeters e 2 6x9 e não desarmou mais.

haushsauahu eita pohaaa.. tu teve é sorte que pelo menos a proteção dela Funcionava, ja vi modulo botando fogo no carro pq a proteção não desarmava o modulo....ahsushausah

faz o calculo pra ver quanto de potencia vai enviar dos 2 metodos, creio que va tocar mais 8 bem alimentado e sem risco, do que os 10 dando pico no modulo, só não to lembrado qnto esse modulo entrega em cada canal e no bridge, é igualzinho o power one da Roadstar?? só uma curiosidade, qual o resto do SET?! ta montando trio Goiano?

180w rms em 2ohms

360w rms no bridge 4 0hms

abraço?!

Postado em

haushsauahu eita pohaaa.. tu teve é sorte que pelo menos a proteção dela Funcionava, ja vi modulo botando fogo no carro pq a proteção não desarmava o modulo....ahsushausah

faz o calculo pra ver quanto de potencia vai enviar dos 2 metodos, creio que va tocar mais 8 bem alimentado e sem risco, do que os 10 dando pico no modulo, só não to lembrado qnto esse modulo entrega em cada canal e no bridge, é igualzinho o power one da Roadstar?? só uma curiosidade, qual o resto do SET?! ta montando trio Goiano?

180w rms em 2ohms

360w rms no bridge 4 0hms

abraço?!

No site do fabricante diz que é 300x4 a 2ohms e 450x2 a 4ohms isso tudo a 14,4volts fazendo uma regra de tres para 12v então seria 250x4 e 375x2 fazendo outra regra de tres em 3,2ohms seria 300 que daria teóricos 60rms para cada 6x9...

Realmente em bridge fica mais fraco que ligando os 4 canais... acho que vou ligar 8 mesmo na power one daí faço 2 bridge na 1804.4 e ligo em cada bridge 1 6x9 e 4st

só que o problema é que a 1804.4 está desarmando e não sei o motivo... quando giro o ganho no sentido 0.2v ela desarma, alguem saberia o que é isso.

Antes ela funcionava normal porém eu liguei nela 4st com capcitor tudo em paralelo em um canal, 4 no outro do mesmo jeito e 2 6x9 em paralelo em um canal, deixando sobrar 1, será que essa ligação pode ter estragado ela? pois os st com capacitor a impedancia é nula o que intendo que seja 0ohm logo pode estragar o módulo

Postado em
pois os st com capacitor a impedancia é nula o que intendo que seja 0ohm logo pode estragar o módulo
, essa impedancia na verdade não é nula elá continua sendo valida para a associação por exemplo, 4 St de 8ohms resulta em 2 ohms, ela apenas não aparece no multimetro(por causa dos capacitores), mas ainda sim é 02 ohms! pelo que vc citou acima, 02 ohms estaria correto no canal, e não era pra estar causando problemas!

tens que lembrar que a impedancia resultante é de acordo com a curva de resposta do equipamento, se vc estivesse ligando um sub que responde de 40~200hz e um stw de 3500~2000hz Ambos de 8 ohms em paralelo, a impedancia nesse caso seria de 8 ohms final, pois as curvas de resposta x impedancia do equipamento não se cruzam,. (não sei se consegui explicar direito) =S, se os equipamentos operam na mesma faixe de frequencia tipo 4 tweeters deve se contar as impedancias normalmente sacou? se forem diferentes com cortes diferentes elas em algum ponto da curva não vai ser alterada! n sei se ficou claro ..hehehe

abraço!

Postado em

Eu tenho dois twetters st 400, e um crossover taramps crx-4(acho q é isso). Um dos tweeters queimaram duas vezes, o mesmo tweeter, eu não entendia porque já q tinha o crossover. quando fui olhar o outro tweeter estava com capacitor. Coloquei capacitor no que estava queimando e até hoje não tive mais problemas. corte no cross(5khz) e com capacitor, faz um tempão e não queimou mais. Aconteceu o mesmo com um drive d250x. O amplificador era uma banda 4.8 voxer performance. Esse negócio que tu falou de impedância nula, acho que não tem muito a ver. O que muda a impedância é a associação das bobinas, não capacitores. Sei lá rsrsrs.

Postado em

um... então no caso que falei 1 6x9 e 4 st tudo em paralelo vai dar 1,33ohms? seria melhor então Ado jeito que tava antes 4st em cada canal e 2 6x9 em um canal? Aí ligava os st em um lado da potencia cortando no cross em 5khz mantendo os capacitores e os 6x9 em outro lado cortando em 100 ou 150 hz pra tocar só voz

pr

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...