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cjainf

Projeto mini trio vectra

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Um amigo me procurou semana passa pra montar alguma coisa pra ele, barata e q tocasse bem.

depois de conversar com ele sobre o q toca o q, como q toca e qto ele queria gastar de $$ e de espaço na mala decidimos por um sistema simples pra ficar próximo dos R$ 2.000,00:

Player ele já tem um pioneer 2150ub, um único par de rca e sem cross [^] mas por hora vai esse mesmo.

ESX155 4 ohms - sd1500 2 ohms (pra tocar 2 se ele gostar da coisa, a diferença de preço do sd1000 é só R$ 70,00)

10PW3 + D220TI - sd250.2

 

o carro é um vectra 2001/2 não lembro direito, a caixa ficou com 79 litros pro esx (90x45x32 no topo e 52cm na base), sintonizada em 50hz, duto de 3x42x10cm e 22 litros selada pro 10pw3. a corneta fica numa camara separada. detalhe: atras da cx do drive + pw3, vai outra bateria, uns 90ah por enquanto.

 

a frente da cx ficara assim

cxfrente.th.jpg

 

essa é a vista da lateral

cxlateral.th.jpg

 

e por mais incrivel q pareca, nunca vi uma caixa tão plana.

os cortes por enquanto são 50 a 200hz no esx e 200 a 2500hz no pw3, d220ti de 2500hz pra cima.

graficoi.th.jpg

 

vou tentar conseguir todo o equipamento pra montar essa semana, no máximo na próxima, vai ser no DIY mesmo.

assim q for chegando vou colocando fotos dos equipamentos.

confesso q to mais ancioso q ele, esse gráfico me deixou com a pulga atras da orelha.

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Bom, a tempos já venho batendo cabeça pra montar algo assim, e no verão acabei trocando de carro, a grana apertou de vez.

 

Acho o falante bem bacana, ja fiz algumas simulações e inclusive acompanhei o tópico do DieisonWillian o qual usa 4 destes bixinhos.

 

Acredito que o falante renda bem até sem a via dos pw3.

 

Por fim, fico acompanhando o tópico que acredito que terá sucesso no mini trio.

Já tenho metade dos equipamentos comprados, faltando o sd 1500 que também estava nos meus planos e um cross bacana.

 

 

Abraços.

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Sugiro ligar o 10pw3 em paralelo com o D220Ti na bridge do Sd250.2D.

 

No D220Ti pode colocar um Ressitor de 10 ohms 20W e um capacitor de 3,3uF.

 

Já vai atenuar em 7 db o driver e fazer um corte mais altinho em 6db pra proteger o driver. Vai casar perfeito com a sensibilidade do 10pw3 e o rolloff natural dele. Sei porque já utilizei 2 10pw3 e 2 d210Ti dessa forma e o som fica mt gostoso.No resto tá perfeito o setup vai ficar com uma qualidade muito boa.

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O que o Carlos muito bem citou se chama Rede Zobel.

 

Para quem conheçe um pouco mais de eletrônica e tem as ferramentas e placas e componentes de fácil acesso, pode fazer o que uma pessoa fez aqui:

 

Rede Zobel

 

Aqui também tem alguma coisa e tem um link que ajuda a calcular, mas o Carlos já especificou os componentes:

 

Coloquem nos Favoritos o link

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massa o set, esx155 eh muito bom mesmo, acho que abaixaram o preço dele esses tempos

 

pq nao faz a caixa do 10pw3 separada q nem a do driver? qndo fosse abrir a mala colocava em cima da caixa do snake

eu ao inves de 2,5khz no 10pw3 baixava pra 2khz, consequentemente o driver p 2khz

 

tbm usava dessa corneta, preferi ela à xuxinha

 

:legal:

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Vlr Carlos, a idéia era +/- essa mesmo. só tinha pensado num resistor 8 ohms 30W + capacitor, mas depois calculo direito isso.

 

Fcoelho, vlw pelos links, vou ler com calma. tenho um tempo ainda antes de montar.

 

Tarcio, pensei nisso tbm, só não com cx separada, mas com a corneta do lado do pw3 "em pé" ai seria só virar a cx.

mas acaba dando muito trabalho esse "tira e bota".

qto ao corte vou analisar com + calma, acho q 2khz é baixo pra um corte de 6db.

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não é pouco MG pra 1000rms de grave?

 

pretendo usar dois MG de 10" no meu Snake esv 650 de 400rms e já to ficando meio assim de ficar muito médio pra pouco grave.. kk :(

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Sugiro ligar o 10pw3 em paralelo com o D220Ti na bridge do Sd250.2D.

 

No D220Ti pode colocar um Ressitor de 10 ohms 20W e um capacitor de 3,3uF.

 

Já vai atenuar em 7 db o driver e fazer um corte mais altinho em 6db pra proteger o driver. Vai casar perfeito com a sensibilidade do 10pw3 e o rolloff natural dele. Sei porque já utilizei 2 10pw3 e 2 d210Ti dessa forma e o som fica mt gostoso.No resto tá perfeito o setup vai ficar com uma qualidade muito boa.

 

 

tbm meus 220TI estão assim, e ficaram top, hehheheh

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Uma coisa que eu não entendo neste caso particular, o pw3 vai tocar de 200hz a full?

 

Cria-se a rede zobel para o 220Ti, ok; mas e o pw3, como corta?

 

Abraços

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equipamento comprado e a caminho.

 

Fiapo, o corte hp pw3 a principio vai ser o capacitor de 100x100 mesmo (200hz).

 

edit

 

projeto da cx com medidas, mas ainda to pensando num duto de 4" pra facilitar alterações na sintonia.

 

cxsnake.th.jpg

Editado por cjainf

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uma pequena alteração no projeto: caixas separadas por motivos de força maior (não entra na mala, só tem 43x85, hsauhsuahua)

tentamos baixar o banco, e colocar pela porta, mas mesmo assim não teria como entrar, nem removendo o tampão.

 

agora ficou a caixa do esx de 43x50x(55+35) total 79 litros (de novo) e alguma coisa. antes tava com 84,5 litros.

2 dutos de 4", sintonia a ser definida ainda, mas vai ser algo entre 45 a 55hz.

 

caixa do pw3 com 43x40x23 (com as laterais iguais a outra pra acomodar a bateria extra) 19,98 litros, selada.

 

as caixas saem no final de semana. segunda vou forrar e deixar tudo pronto.

pw3 e drive na mão já, aguardando o esx e amps pra montar o restante.

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meu up vai ser baseado nesse seu projeto! por enquanto vou de esv650 na caixa de 75l e 40hz

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não me culpe. hsuahuahsua... to brincando.

 

como tinha te falando, conferi os parâmetros do esv e tinha um valor errado mesmo (tinha pego alguns parametros do 8 ohms e outros do 4 ohms, RE eu acho).

recalculei a cx e o xmax desceu de 9 pra menos de 7mm, ainda alto, mas melhorou um pouco.

 

falei com uma amigo meu hoje q fabrica móveis, ele vai montar a cx pra mim. fico um corte 100% e eu não preciso fazer força. hehe

os cabos já estavam todos lá, acho q o carro já tinha som antes dele comprar. só falta da bateria da mala pro amp e do amp pra cx.

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rapaz até pensei em me arriscar, comprando a madeira e dando os cortes pro pedreiro que ta trabalhando aqui fazer, mas tenho medo (apesar dele ser bom em marcenaria) fazer alguma mer** e eu jogar o dinheiro da madeira no lixo. o outro conhecido meu cobrou 380 na caixa + instalação - compensado naval de 15mm

Editado por 307z

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rapaz até pensei em me arriscar, comprando a madeira e dando os cortes pro pedreiro que ta trabalhando aqui fazer, mas tenho medo (apesar dele ser bom em marcenaria) fazer alguma mer** e eu jogar o dinheiro da madeira no lixo. o outro conhecido meu cobrou 380 na caixa + instalação - compensado naval de 15mm

E em belem vai ser complicado de achar mais barato, ja fui ai para o PARÁ e vou te dizer tem que ter grana pra sustentar o custo dai é tudo 40% no minimo mais caro que outras capitais.

 

Faz no Diy mesmo e ja era. com 380 vc compra uma tico tico e ainda faz de MDF com esse dinheiro..

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E em belem vai ser complicado de achar mais barato, ja fui ai para o PARÁ e vou te dizer tem que ter grana pra sustentar o custo dai é tudo 40% no minimo mais caro que outras capitais.

 

Faz no Diy mesmo e ja era. com 380 vc compra uma tico tico e ainda faz de MDF com esse dinheiro..

 

 

Realmente metem a mão em muita coisa por aqui!

problema que pra trabalho manual não tenho habilidade nenhuma ! KKK. Aqui até tem tico tico, ja que a casa ta em reforma há 1 ano e poquinho.. mas não sei detalhes de acabamento final, como pregar as chapas, vedar e etc. Tenho medo de ficar um serviço porco.

 

Ele me cobrou 350 no compensado naval e 400 no mdf. Mas pelo o que andei lendo, se for compensado naval mesmo, é mais duravel e rigido que o mdf, só é mais dificil de trabalhar com ele, para quem vai fazer a caixa. O compensado aguenta melhor variações de temperatura, agua e afins.. correto ?!

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Realmente metem a mão em muita coisa por aqui!

problema que pra trabalho manual não tenho habilidade nenhuma ! KKK. Aqui até tem tico tico, ja que a casa ta em reforma há 1 ano e poquinho.. mas não sei detalhes de acabamento final, como pregar as chapas, vedar e etc. Tenho medo de ficar um serviço porco.

 

Ele me cobrou 350 no compensado naval e 400 no mdf. Mas pelo o que andei lendo, se for compensado naval mesmo, é mais duravel e rigido que o mdf, só é mais dificil de trabalhar com ele, para quem vai fazer a caixa. O compensado aguenta melhor variações de temperatura, agua e afins.. correto ?!

Na teoria sim ,ja na pratica... faz assim vai la e pega 2 pedaços 1 de mdf e 1 de compensado do mesmo tamanho ..

Ai vai ver pq recomendo o MDF a diferença é sensivel mais não chega a agregar muito peso :legal:

 

O problema é que os "blocos" de compensado nem sempre são de qualidade e esfarelam muito facil ,prejudica no travamento da caixa, em algums blocos de 15mm se colocar parafuso a maioria racha no meio e faz a caixa ficar bamba e resonando, tem alguns que tem "Caroços" entre as laminas pq na hora da prensagem acaba caindo pó de madeira no meio e ficando OCO no lugar se vc coloca um parafuso e pega num lugar OCO o parafuso não vai fixar e ainda vai rachar a madeia.

 

 

Ja o MDF é bem mais rigido e com 8mm ja pode usar parafuso que não da nada e tem um acabamento muito bom,sem esfarelamento e com menos risco de Rachar quando usar parafusos.

 

So não recomendo MDF para pick-up e lugares aberto ,pois pega chuva ,cerveja ,gelo e todo tipo de BIRITA e vai molhando e "estufando" mesmo com banho de tinta ou coberta com courvin acaba ficando umida e estufando. aconteçe no compensado tambem mais é mais resistente a liquidos.

Editado por artsompb

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Oi com licença, gostaria de aproveitar o tópico.

 

É que eu talvez vá montar coisa parecida a este do colega autor do tópico

cxfrente.th.jpg

 

Atualmente to aguardando chegar meu Eros 315 lc que comprei, vo botar ele pra tocar com meus 2 6x9 Pioneer provisoriamente, que ja estão cada um em suas caixas, como mostra o esquema (tosco) abaixo, e no meio deles vou colocar a caixa do eros.

 

|-----------|--------------|-----------|

|-----------|--------------|-----------|

|---6x9---|----Eros---|---6x9---|

|-----------|--------------|-----------|

|-----------|--------------|-----------|

|-----------|--------------|-----------|

 

Disse provisoriamente porque pretendo botar 2 driver Ti da Selenium (seria mais fácil fazer os cortes) ou então 1 Driver Ti + 1 pw3 de 8" ou 10". Detalhe, atualmente tenho um BB3600GL, e não pretendo comprar +1 modulo tão cedo.

 

Qual configuração, dentre essas expostas, daria o melhor resultado?

 

Tenho outra dúvida também, no caso do Driver Ti + pw3, ficaria um em cada canal? E nesse caso, como o som que sai de um lado não é idêntico ao que sai do outro, não ficaria estranho o som, já que de um lado tem um tipo de falante o no outro um diferente?

Editado por Allan Farias

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Oi com licença, gostaria de aproveitar o tópico.

 

É que eu talvez vá montar coisa parecida a este do colega autor do tópico

cxfrente.th.jpg

 

Atualmente to aguardando chegar meu Eros 315 lc que comprei, vo botar ele pra tocar com meus 2 6x9 Pioneer provisoriamente, que ja estão cada um em suas caixas, como mostra o esquema (tosco) abaixo, e no meio deles vou colocar a caixa do eros.

 

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|---6x9---|----Eros---|---6x9---|

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Disse provisoriamente porque pretendo botar 2 driver Ti da Selenium (seria mais fácil fazer os cortes) ou então 1 Driver Ti + 1 pw3 de 8" ou 10". Detalhe, atualmente tenho um BB3600GL, e não pretendo comprar +1 modulo tão cedo.

 

Qual configuração, dentre essas expostas, daria o melhor resultado?

 

Tenho outra dúvida também, no caso do Driver Ti + pw3, ficaria um em cada canal? E nesse caso, como o som que sai de um lado não é idêntico ao que sai do outro, não ficaria estranho o som, já que de um lado tem um tipo de falante o no outro um diferente?

 

não fica "estranho" pois cada falante responde na sua faixa de frequencia. Se for colocar 1 MG + 1 DTI vai ficar muito bom!

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como havia dito antes, tivemos q dividir a caixa em 2 pra poder entre na mala.

mesmo assim "num cabeu", ai cortamos 10cm no fundo da cx de medios atras da bateria.

 

cxmauro.th.jpg

 

allan fica a vontade ai, precisa pedi licença não.

 

acho q o 3600gl fica um pouco fraco pro 315lc, assim como o vai ficar fraco pra tocar o pw3 no canal (deve ser 200w a 2 ohms, em 8 ohmsdeve mandar uns 50w)

talvez na bridge em 8 ohms com um ganho menor, toque bem. vai de vc testar, já q tem o amp.

qto ao mg, se for usar pw3 usa de 10", o de 8" tem sens. (bem baixa 92db no 8" contra 98 do 10").

 

edit - e ve se da umas moeda pra esse pobre porquinho. hsahuahusa

Editado por cjainf

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até desisti de colocar duto na minha caixa de medio grave e fazer como a oversound indica. tava me confundindo muito com o duto da snake, vou fazer selada de 26l mesmo! A resposta ficou bem plana no grafico, acho que vai ficar bom.

 

é nois de "mini" trio, se bem que o meu é mais mini ainda hehe.

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bom, hoje pra aproveitar as férias resolvi adiantar um pouco as coisas, ainda falta chegar os amps e o esx.

como disse lá atrás, pedi pra uma amigo q tem fábrica de móveis pra cortar, colar e parafusar as caixas.

levei umas duas horas tirando as quinas e cantos das caixas, forrei a caixa do pw3 e adivinha, acabo a bateira da camera (preciso de uma nova na verdade).

 

80295523.th.jpg

43005122.th.jpg

 

aqui acabo a bateria, mas forrar a cx não tem segredo, cola na cx, cola no carpete, cola no chão (se puder evitar essa parte melhor, a patroa agradece).

 

51041286.th.jpg

38829315.th.jpg

85082894.th.jpg

91229170.th.jpg

 

depois de ficar pronta, lembrei q tinha colocado pra carregar a bateria [^] , mas não ia desparafusar tudo pra mostrar por dentro.

mas tá com capacitor de 100uf no pw3 e 3,3uf no drive, se ficar ruim depois eu mexo nessa parte. quase certo q vai precisar de um resistor no drive.

os cabos já estavam passados (acho q já tinha dito isso), então é só chegar o restante pra montar.

acho q só pra semana q vem.

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como havia dito antes, tivemos q dividir a caixa em 2 pra poder entre na mala.

mesmo assim "num cabeu", ai cortamos 10cm no fundo da cx de medios atras da bateria.

 

cxmauro.th.jpg

 

allan fica a vontade ai, precisa pedi licença não.

 

acho q o 3600gl fica um pouco fraco pro 315lc, assim como o vai ficar fraco pra tocar o pw3 no canal (deve ser 200w a 2 ohms, em 8 ohmsdeve mandar uns 50w)

talvez na bridge em 8 ohms com um ganho menor, toque bem. vai de vc testar, já q tem o amp.

qto ao mg, se for usar pw3 usa de 10", o de 8" tem sens. (bem baixa 92db no 8" contra 98 do 10").

 

edit - e ve se da umas moeda pra esse pobre porquinho. hsahuahusa

 

 

O bb3600gl pega 2 bridges de ~400w (reais) a 4ohms. Pretendo ligar o MG + Driver em série (fecha em 4ohms) numa bridge, então tenho 400w pro driver de 80w e pro 10pw3 de 150w, quase o dobro do que eles precisam né. Só o Eros que vai tocar com a potência igual saia de piriguete, bem justinha hehe.

 

E o coitado do porquinho ainda vai engordar... é só questão de tempo hehe

 

Postei uma dúvida minha quanto a essa ligação que eu falei, num post de outro colega:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=175920&view=findpost&p=2768936&hl=&fromsearch=1

 

Cara a tua caixa tá ficando bacana, vo acabar te imitando...

Esse compartimento ai atrás dela seria pra bateria?

Editado por Allan Farias

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Gente, tenho uma duvida quanto a instalação de Woofer + MG + Driver(ou ST) todos num mesmo modulo de 4 canais, que neste caso é um bb3600gl.Minha idéia até o momento é fazer duas bridges (400w 4ohms). Numa bridge fica o woofer (Eros 315 lc), ligada na saida "sub" do player, ai posso fazer os cortes no player e/ou no módulo. Na outra bridge ficam em série o MG (10pw3) e o driver, ai tenho falantes com faixa de frequencia diferentes tocando no mesmo canal. Posso fazer um corte Hi pass adequado pro MG atraves do player e usar capacitor pro hi pass do driver, mas ai fica faltando o corte low pass do MG estou certo? Como faz?

vou responder por aqui mesmo.

o corte lp do mg não faz, observe a curva de resposta do pw3, ele praticamente morre acima dos 5khz.

como o corte foi feito com capacitor de 3,3uf (6khz +/-) eles (mg e drive) não vão tocar a mesma frequência.

 

http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/49_pdfManual.pdf

 

qto aos 400w da bridge do 3600gl, veja q esses 400w são a 4 ohms e vc vai ter 8 ohms no drive e 8 no mg.

a ligação em série não divide a impedância e sim soma. pra baixar tem q ligar em paralelo.

nesse caso o uso do capacitor acaba evitando um ponto de cruzamento entre as vias, logo a impedância não cai.

leia mais sobre curva de impedância aqui: http://autosom.net/artigos/associacao.htm

mas acredito q a bridge do 3600gl seja + q suficiente pra tocar mg e o drive então, vai ter q atenuar bem.

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