Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
A. Kim

Amplificadores Valvulados

Recommended Posts

Mais uma dos chineses:

$T2eC16R,!zoE9s5ne3cqBQEqQvzUfw~~60_3.JPG

http://www.ebay.com/itm/Portable-Rechargeable-HiFi-Tube-value-vacuum-headphone-amplifier-amp-battery-SIL-/110925530276?pt=US_Home_Audio_Amplifiers_Preamps&hash=item19d3ad44a4

Fiquei na vontade de montar o pré simples, mas troquei de carro e vou ter que segurar uma grana para a reinstalação. Aliás, como que puxa 100V no carro de maneira que não crie mais uma porrada de interferências com fonte chaveada? Multiplicador de tensão? Rabisca algo aí pra nós Kebler, pode ser em papel de pão que não ligamos :vts

Essa é provavelmente a 6418, uma válvula "subminiatura" da Philips/JAN. Filamento opera a 1.5V com 10mA de consumo, e a válvula "roda" a 9V nominalmente. Há a 6DJ8 tb, funciona a partir de 6V, sendo que os melhores resultados são a 24V (máximo recomendado). As 6922 e 12AU7 são válvulas que funcionam a 12 ou 24V, mas MUITO abaixo do que deveriam. São válvulas que operam tipicamente por volta de 100V.

Só lembrando, não é uma REGRA, mas é um ponto de partida: A tensão de entrada/saída deve ficar no máximo em 10% do valor da tensão de alimentação. Sim, funciona acima disto, mas com distorções. Por isto que válvulas operando em alta tensão tocam tão melhor. Pra essa 6418 eu pensaria em no máximo 1V na saída.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei na vontade de montar o pré simples, mas troquei de carro e vou ter que segurar uma grana para a reinstalação. Aliás, como que puxa 100V no carro de maneira que não crie mais uma porrada de interferências com fonte chaveada? Multiplicador de tensão? Rabisca algo aí pra nós Kebler, pode ser em papel de pão que não ligamos :vts

Inversor a transformador comum... esses 12+12V ordinários, com um flip-flop a transístor gerando 60Hz nas bobinas. Só pegar a tensão no tap de 110V e filtrar.

Pra não ter interferência o circuito tem que estar bem filtrado. É capricho mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade isto que vcs estão chamando de Pré-amplificador da Bravo audio, é um amplificador para fones de ouvido, com entrada de Audio RCA e saída no Plug P10.

Correto?

Isso, é um amp de fones.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, é um amp de fones.

Neste caso o melhor seria utilizá-lo com pré-amp residencial, por apresentar baixa voltagem na saida e por estar mais susceptivel a interferencias elétricas (no caso do carro); estou correto ou falando asneira?

Ex:

Blu-ray/DVD > pré-amp valvulado > amplificador > caixas acusticas

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post

Já chegaram duas válvulas, uma Sylvanya e uma Miniwatt, mas cadê tempo pra mexer??? A caixinha pra blindagem também já tá na mão.

Compartilhar este post

Link para o post

Já chegaram duas válvulas, uma Sylvanya e uma Miniwatt, mas cadê tempo pra mexer??? A caixinha pra blindagem também já tá na mão.

Sua Miniwatt é procedente de onde? NOS?

Tenho um par de IBRAPE em casa, pra montar o pré. IBRAPE e MINIWATT são fábricas da Philips, sendo que as Miniwatt vendidas aqui no passado eram holandesas, e as ibrape japonesas (dependendo do ano, claro). Comprei NOS, intocadas a pelo menos 30 anos!

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso o melhor seria utilizá-lo com pré-amp residencial, por apresentar baixa voltagem na saida e por estar mais susceptivel a interferencias elétricas (no caso do carro); estou correto ou falando asneira?

Ex:

Blu-ray/DVD > pré-amp valvulado > amplificador > caixas acusticas

Serve também como preamp residencial. Na verdade, o uso previsto é como amp de fones e preamp residencial.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha é usada, sem procedência...

Será que dá pra montar um ampzinho, com duas dessas pra tocar tweeter??

Compartilhar este post

Link para o post

A minha é usada, sem procedência...

Será que dá pra montar um ampzinho, com duas dessas pra tocar tweeter??

Se for tw bem sensível, vc pode montar algo de baixa potência. Essas 12AU7 não dão nem 3 watts, então não rola. Um valvulado SE com 6L6 sai bem em conta. Cada trafo de saída pronto custa R$90, pra um amp com 10W por canal. Tô planejando algo assim pro residencial, no futuro, tocando um par de horns.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algum projeto pronto pra analisar disso aí?

SE-6L6-5881-Tube-Amp-Schematic.png

http://diyaudioprojects.com/Tubes/6L6-5881-SE-Tube-Amp/

Aqui um exemplo. Tem que procurar algum com 12AU7, ou adaptar os resístores.

Se for pro carro, eu já não recomendo muito não. 6L6 e KT88 são muito microfônicas (principalmente quando vão envelhecendo, o que é precoce num power), toda a construção de chassi tem que ser BEM planejada, pra reduzir o efeito das vibrações.

A fonte até que não é tão problemática, usando um transformador comum de 9+9 x 7A dá pra ter algo próximo desses 250V do trafo do projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não sei se é pertinente ao tópico, mas em casa tenho um "aparelho" de som, da década de 19 e alguma coisa, por volta dos anos 50 ou mais velho,,, é um móvel de madeira de Lei, todo trabalhado, é um rádio e tocador de LP... o rádio é valvulado e consequentemente o tocador de LP tbm acredito que seja,,, embaixo dele tem um único falante (deve ser full) de umas 13 polegadas e cone de papel,, esse falante é de uma marca das modofoca que já ouvi falar mas não lembro o nome... que depois tiro foto e posto pro aqui...

quero ver qto essa máquina vale,, pois além de bonito é uma peça de colecionador.. não seis e funciona, mas acredito que mesmo não funcionando deva dar pra arrumar. era do meu bisavô e hoje ta "jogado em um dos quartinhos de casa, junto com outros belos móveis de época, como cama e guarda roupas...

Ps: fotos só daqui uns 15 dias qdo volto de férias, pois hoje to indo viajar pra ver o sol e o mar do nordeste...hehehe

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Esse aí tem que ser pra casa mesmo, quem sabe eu me arrisco. Vou procurar alguma coisa, ou casar a impedância com o tweeter e tentar tocar. FALARO que fica bom. tem que ouvir

Compartilhar este post

Link para o post

Esse aí tem que ser pra casa mesmo, quem sabe eu me arrisco. Vou procurar alguma coisa, ou casar a impedância com o tweeter e tentar tocar. FALARO que fica bom. tem que ouvir

Pra casa é manha!

Ando considerando fortemente, já que irei continuar usando cornetas em casa. Só que ando pensando em uma maior que a atual...

Compartilhar este post

Link para o post

Mexi no meu amp hoje. Troque os FETS (IRF510), o capacitor da "fonte" e os caps de saída. Os médios e agudos melhoraram muito. O grave deu aquela enxugada e ficou mais preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...