Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
A. Kim

Amplificadores Valvulados

Recommended Posts

Hell, pra ter uma idéia, meu amp eu comprei no leilão, ficou US$50 com frete. Mais os mods, exceto válvula, estou gastando mais uns US$15~20.

Pra montar do zero, não vai muito mais que os US$50 não, comprando tudo pelo ebay.

Abs

Acredita que paguei o meu em leilão Us$ 25!!! Negócio da China!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu G2 saiu por 51USD (com frete) no leilão. Considerando que custava mais de 90 (+20 de frete) na época...

Hoje tirei ele como preamp, definitivamente prefiro sem. Talvez com os mods para extender a resposta... No geral, salvo necessidade, sou a favor de direto no power.

Agora só estou preocupado se ele empurra bem fones 600 Ohms.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Hell, pra ter uma idéia, meu amp eu comprei no leilão, ficou US$50 com frete. Mais os mods, exceto válvula, estou gastando mais uns US$15~20.

Pra montar do zero, não vai muito mais que os US$50 não, comprando tudo pelo ebay.

Abs

Eu também tenho um, Bravo. Desanimei de fazer os upgrades por ter que comprar tudo de fora. Aí é aquela coisa, compra na empolgação e quando chega já não esta tão animado em fazer, acaba ficando na gaveta com mais uma porrada de componentes. Eu queria fazer um pré simples, com o circuito mais simples do mundo e válvula military grade, pra usar no carro. Até pensei em usar o que já possuo, mas já acostumei escutar música nele quando estou estudando.

Compartilhar este post

Link para o post

Gasta quanto na brincadeira 1 e na 2? Depois que você ouve o som de um valvulado, mesmo neste amplificador chinês com fones baratos, fica sem graça ouvir música no carro

Relativamente barato. O que tem de caro é a válvula (uma de specs militares tá por uns 240 no BR, trazendo de fora acho que se consegue por uns 100 reais). Se quiser investir pesado em capacitores, você terá um par de saída.

Sem a válvula, alimentando tudo com algo por volta dos 100V, acho que você gasta em torno dos 100 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro "MOD" feito: retirada do Crosstalk.

Lista completa de mods nesse site, pra quem quiser fazer no Bravo V2:

http://rockgrotto.proboards.com/index.cgi?board=m&action=display&thread=5297&page=1

Cortei um pedaço de inox hoje pra ver se dá pra usar de gaiola de faraday, mas acho que ficou muito apertado. Acho que eu vou acabar usando um chassi velho de rádio, ou uma caixa de aço galvanizado mesmo, que eu tenho na mão.

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro "MOD" feito: retirada do Crosstalk.

Lista completa de mods nesse site, pra quem quiser fazer no Bravo V2:

http://rockgrotto.proboards.com/index.cgi?board=m&action=display&thread=5297&page=1

Cortei um pedaço de inox hoje pra ver se dá pra usar de gaiola de faraday, mas acho que ficou muito apertado. Acho que eu vou acabar usando um chassi velho de rádio, ou uma caixa de aço galvanizado mesmo, que eu tenho na mão.

Abs

Henrique

Se vc for usar só como pré, recomendo tirar fora o IRF630 e o LM317. Em seu lugar, você vai fazer algo "levemente" diferente, usando bipolares beeeeeeem mais tranquilos de "empurrar" e BEM mais rápidos:

ls.buffer.gif

Você pode usar BD139 em Q1 e Q2, BC639 em Q3, e R1 em 15R, o que dá 50mA de corrente neste estágio, garantindo uma impedância de saída baixíssima. R3, R4 e R6 devem ser ignorados. Com isto o consumo cai MUITO, creio que no total fique em algo por volta de 150mA por canal.

Além disto, tire fora o capacitor de 1000uF da saída, trocando por um de 2,2uF ou 4,7uF, podendo ser um Solen mesmo, bom e barato. O cap de grande valor traz muitos problemas em ligações de alta impedância.

Com isto esse pré vai dar tudo o que pode, e mais um pouco. Tô animando de novo em montar meu pré... tá tudo guardado a uns 3 anos... inclusive as válvulas... hauhauhauhau.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

A imagem não abriu.

Simples assim??? Plug and play??

Posso trocar os caps da saída agora ou só depois dessa alteração?

A ideia é usar como pré pra usar o celular/ipod como HU, direto no AMP.

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

A imagem não abriu.

Simples assim??? Plug and play??

Posso trocar os caps da saída agora ou só depois dessa alteração?

A ideia é usar como pré pra usar o celular/ipod como HU, direto no AMP.

Abs

Henrique

Na verdade exigiria fazer uma plaquinha externa... se quiser algo fácil, do tipo "10 minutinhos", troque os IRF630 por BD139, prestando atenção à nova forma de montagem: Você vai soldá-lo no mesmo lugar, PORÉM, invertido, ou seja, a frente para o fundo. Assim a pinagem bate certinho.

O LM317 você mantém, porém vai trocar R6 e R7 (que são de 7R5) por 25R, o que dá 50mA de corrente. 1/3 da corrente original. Eu acho que o dissipador original não vai caber invertido, por isto compre um par de dissipadores menores de alumínio. Não precisa ser nada muito grande, pois esse transistor vai dissipar coisa de 1,2W apenas. Na saída há dois resistores, um de 47R e um de 3k. O de 47R você mantém, mas os dois de 3k (R9 e R11) você vai aumentar pra 100k.

A troca dos capacitores de saída (1000uF) deve ser a primeira coisa a fazer, mesmo que você não vá fazer esta mod que descrevi.

Essas mods aí são simples, coisa de menos de 20 reais com os dissipadores novos... hauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Já comprei um par de dissipadores novos, alias, já comprei muita coisa no ebay, agora é esperar chegar, inclusive umas 3 12au7 para testar.

Os caps eu tenho uns solen aqui de 2.2uf, só os resistores que eu vou precisar comprar.

Quanto à substituir os IRF, comprei uns IRF510, IRL530, IRF530, um bocado de coisa pra testar. Também é simples fazer um jumper e tirá-los da placa.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, olhando o esquema, tem algo meio bizarro... a aquecimento da válvula é alimentado pelo estágio de saída... com 1,2V.

Muito estranho isto. Muito mesmo.

Espere aí um pouco, tô tentando entender esse circuito!

Compartilhar este post

Link para o post

Entende a bagaça ai e vamos conversando.

Pensei em usar uma bateria de 6V pra alimentar os aquecedores, independente da fonte. Mas levando em conta que eu vou ter uma alimentaç~]ao independente por bateria de 24V 5AH, acho que não precisa de tanto, ou valeira à pena?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, vc pode usar 12V direto da bateria, filtradinho com capacitor, mantendo os heaters em série. BEM melhor, pois da forma que está no circuito, elas não esquentam NUNCA!

Teria que mudar uns pontos de terra aí, com fio mesmo. Soltar as trilhas entre os LM317 e as válvulas, e ligar direto ao terra, junto com a ligação do led azul.

Compartilhar este post

Link para o post

Então seria somente cortar a alimentação dos pinos 4 e 5 da válvula e ligar em série com 12VCC filtrado( cortanto também o pino 9, htap)? Vou tirar o cap da fonte 6800uf/25V, ele seria o suficiente para essa filtragem? Parece simples. Depois eu vou conferir quanto tem de tensão nesse ponto.

Alguma outra sujestão??

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou estudando bastante sobre esse tipo de circuito. Apesar de simples, tem muito pra se otimizar. Mesmo tendo um bom conhecimento de eletrônica, há muito tempo eu não treino e não tenho a menor familiaridade com amps valvulados.

Sexta, se tudo der certo ele vai pro carro dentro da caixa metálica!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, dei mais uma olhada nesse circuito, e de fato, o que pensei bateu com uma dica daquele fórum sobre o mod, que eu não tinha visto.

Não entendi realmente a razão pra duas soluções desse amp. A primeira delas é o fato dos filamentos serem alimentados pelo estágio de saída. Não faz o menor sentido! A segunda é esses dois estágios, em paralelo, alimentarem os dois filamentos juntos. Isto causa o tipo de crosstalk mais tosco existente, pois não se trata de um simples vazamento entre os canais, e sim, de uma MODULAÇÃO entre canais. Inlcusive a tendência é que o ganho do estágio de saída seja influenciado pelo outro canal. Numa situação em que temos um som no "meio" (ou seja E=D), o ganho cair, pois o sinal em um canal é refletido no outro canal, com fase invertida.

A solução aí é alimentar os filamentos EM SÉRIE (cortando o GND no pino 9, ligando o pino 5 ao GND, e aplicando 12V ao pino 4, por exemplo. Pode ser 12V provenientes do sistema elétrico do carro mesmo, usando um relê para desligar junto com o remoto.

A modificação sugerida para o CCS, aumentando o resistor, já está correta para a ligação direta ao terra, logo, as trilhas que antes iam para os pinos 4 e 5 das válvulas agora vão direto ao terra. E o catodo do led azul também.

Da forma como foi concebido, muita válvula TOP pode tocar cretinamente, exatamente pq vai trabalhar FRIA. E válvula fria não toca!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, pra fazer a modificação para uso residencial há um ganho substancial em usar um regulador de 6V para cada filamento em relação a usar o 12V para alimentar os dois em série, já que os dois filamentos já são unidos por um center tap?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, pra fazer a modificação para uso residencial há um ganho substancial em usar um regulador de 6V para cada filamento em relação a usar o 12V para alimentar os dois em série, já que os dois filamentos já são unidos por um center tap?

Não. Há quem defenda que esta alimentação seja a mais limpa possível, e há quem use AC direto do transformador, sem sequer retificação. Aliás, elas são feitas pra isto mesmo. Alguns rádios e amplificadores antigos usavam 10 válvulas (no caso de duplas), e todos os filamentos eram conectados em série. Assim se ligava direto na rede 120V AC (padrão americano, mas funcionava bem aqui). O nome disto é "rabo quente", pois era bem comum alguém tomar um "tranco" dependendo de como foi ligado à tomada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Há quem defenda que esta alimentação seja a mais limpa possível, e há quem use AC direto do transformador, sem sequer retificação. Aliás, elas são feitas pra isto mesmo. Alguns rádios e amplificadores antigos usavam 10 válvulas (no caso de duplas), e todos os filamentos eram conectados em série. Assim se ligava direto na rede 120V AC (padrão americano, mas funcionava bem aqui). O nome disto é "rabo quente", pois era bem comum alguém tomar um "tranco" dependendo de como foi ligado à tomada.

Imagina o calor da sala de audição!

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina o calor da sala de audição!

Imagina aqueles vocalistas que acham que microfone é rola, e ficam cantando com ele dentro da boca, levando um tranco na língua?

O pessoal dos estúdios provavelmente se divertiam bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina aqueles vocalistas que acham que microfone é rola, e ficam cantando com ele dentro da boca, levando um tranco na língua?

O pessoal dos estúdios provavelmente se divertiam bastante.

kkkkk pior que tem mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Kkkkkkkkkkkkkk

Acho que vou precisar de um amp deste pra ferrar com alguém....

Compartilhar este post

Link para o post

E quando você vai usar um microfone, e sobe aquele cheirão de baba?

Velho, eu fico MUITO puto. Conheço quem só usar o próprio microfone. Muito cantor famoso, inclusive!

Compartilhar este post

Link para o post

E quando você vai usar um microfone, e sobe aquele cheirão de baba?

Velho, eu fico MUITO puto. Conheço quem só usar o próprio microfone. Muito cantor famoso, inclusive!

Quando eu dava uma força pra uns amigos meus numa banda, era OBRIGATORIA a lavagem das cestas nos mics que usavam ao vivo...e no home studio OBRIGATORIA o uso de telas anti-pop!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma dos chineses:

$T2eC16R,!zoE9s5ne3cqBQEqQvzUfw~~60_3.JPG

http://www.ebay.com/itm/Portable-Rechargeable-HiFi-Tube-value-vacuum-headphone-amplifier-amp-battery-SIL-/110925530276?pt=US_Home_Audio_Amplifiers_Preamps&hash=item19d3ad44a4

Fiquei na vontade de montar o pré simples, mas troquei de carro e vou ter que segurar uma grana para a reinstalação. Aliás, como que puxa 100V no carro de maneira que não crie mais uma porrada de interferências com fonte chaveada? Multiplicador de tensão? Rabisca algo aí pra nós Kebler, pode ser em papel de pão que não ligamos :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade isto que vcs estão chamando de Pré-amplificador da Bravo audio, é um amplificador para fones de ouvido, com entrada de Audio RCA e saída no Plug P10.

Correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...