Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
307z

Sonzinho misto, com sub, mg e voz

Recommended Posts

Não sei se estou usando errado o WINISd ou o calculador de caixas do autosom.net, mas tá dizendo que para uma sintonia de 30hz a caixa terá mizeros 47l? Aumento pra 60hz e aumenta para 48,7lL pelo winisd.

Não é possivel, o meu pioneer de 12" tinha uma caixa de 45l po!

edit: Andei pesquisando e parece que a caixa vai ter que ter de 75 a 80l pra tocar umas frequencias mais baixas. Só não to sabendo como calcular as dimensões dela.

O que define a sintonia, não é o volume e sim é o duto.

Lógico que o volume ajuda, porém é no duto é que tá os "truques" :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passa a largura e altura do pm, qual o carro msm?

é para um peugeot 307, vou medir aqui pra ver!

Compartilhar este post

Link para o post

Andei conversando com o cjainf por mp e o seguinte problema aconteceu:

- se colocar na cx com 79L, sintonizada em 50hz, tocando de 50hz pra cima, fica do 3,5db em 95hz, spl 128db 95hz, mas o xmax passa dos 9mm em 85hz.

- se fizer a cx sugerida pela snake (http://www.snakepro....C_1_ESV650W.pdf), 68L sintonizada em 40hz, usando os cortes sugeridos no projeto, o pico cai pra pouco + de 2db em 102hz, spl 127db a 102hz, mas o xmax continua acima dos 9mm em 83hz.

- se fizer a outra cx sugerida pela snake (http://www.snakepro....W_invertido.pdf) 48,5L sintinia em 64hz, usando os cortes sugeridos no projeto, pico de pouco + de 5db em 113hz, spl chega perto dos 130db a 111hz, ai o xmax cai pra pouco menos de 7mm em 107hz.

como não tem a info do xmax do falante, fiquei preocupado com isso.

sem contar q com essa sintonia vai ficar pancadão puro.

Aí fiquei em duvida! Se não conseguir achar uma caixa que acomode todos os requisitos de xmaxx e etc, vou acabar fazendo a indicada pela snake mas com uma camara só, ao inves de duas, como está no projeto. o problema é passar dos 9mm de xmax e ferrar a bobina do mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Teu player tem EQ? Na faixa dos graves fica em que frequência, se por em -1 nos 80Hz já deve resolver esse problema.(Me corrijam se tiver errado)

Compartilhar este post

Link para o post

Teu player tem EQ? Na faixa dos graves fica em que frequência, se por em -1 nos 80Hz já deve resolver esse problema.(Me corrijam se tiver errado)

no caso vc está falando se eu fizer a caixa de 79l?

Tem sim, é um pioneer 4350ub. No 309 12" tava no player 60hz e +1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a caixa, o rapaz da snake me respondeu, dizendo que eu deveria seguir o modelo do site (http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/SNK_1VC_1_ESV650W.pdf), porém considerando somente uma camara.

Portanto, acho que vou fazer uma de 70l sintonizada em 40hz. o que acham ?

alias, esse modelo do site é 68l por camara ou 68l totais?

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a caixa, o rapaz da snake me respondeu, dizendo que eu deveria seguir o modelo do site (http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/SNK_1VC_1_ESV650W.pdf), porém considerando somente uma camara.

Portanto, acho que vou fazer uma de 70l sintonizada em 40hz. o que acham ?

alias, esse modelo do site é 68l por camara ou 68l totais?

Por câmara! :legal: No aguardo pra ver como fica.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, conversei com o camarada que vai fazer a caixa, vao ser 70l @40hz e compensado naval de 15mm :legal:

agora vale a pena eu comprar um desses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223758806-divisor-de-frequncia-crossover-passivo-corte-em-2000hz18db-_JM

ou é "desperdicio", ja que comprar os capacitores separados fazem o mesmo trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post

Gasta com besteira não , ja tem os capacitores ai so seguir o que o pessoal falou e ja era, invista em cabos avantajados e de boa qualidade e outras coisas mais importantes.

Eu faria a caixa com compensado ou MDF 18mm .. se for com 15mm faça os reforços internos e com muito cola e parafuso.

Compartilhar este post

Link para o post

poisé, ele disse que com mdf vai ficar muito pesado e baixar muito a traseira do carro. O proprio esquema da snake recomenda 15mm pra esse projeto. de qualquer forma vou dizer pra ele reforçar bem a caixa por dentro!

Compartilhar este post

Link para o post

poisé, ele disse que com mdf vai ficar muito pesado e baixar muito a traseira do carro.

MINTIRAAAA;; diferença de 5kg no maximo se puder va de MDF.

Compartilhar este post

Link para o post

chegou uma parte dos equipamentos, só falta o woofer que deve estar chegando até sexta (assim espero). Só to esperando meu joelho ficar bom pra voltar a dirigir e montar tudo!

som1j.jpg

alias parece que o oversound acabou de ser pintado. a tinta azul ainda está um pouco grudenta. Acho essa cor dele meio xuning, se conseguir pinto ele todo de preto

Vai ser o primeiro trio que não toca funk, axé nem afins! rs ;)

Aqui só vai rolar electro house, rock e black music rs.

Alias, tem algum problema eu colocar uns hip hops low bass logo de inicio ou melhor esperar amaciar um pouco? :rolleyes:

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

chegou uma parte dos equipamentos, só falta o woofer que deve estar chegando até sexta (assim espero). Só to esperando meu joelho ficar bom pra voltar a dirigir e montar tudo!

alias parece que o oversound acabou de ser pintado. a tinta azul ainda está um pouco grudenta. Acho essa cor dele meio xuning, se conseguir pinto ele todo de preto

Vai ser o primeiro trio que não toca funk, axé nem afins! rs ;)

Aqui só vai rolar electro house, rock e black music rs.

Alias, tem algum problema eu colocar uns hip hops low bass logo de inicio ou melhor esperar amaciar um pouco? :rolleyes:

Arriscado pintar, se agregar peso ao cone altera os parâmetros. E só manera no volume pra amaciar.

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Baixei o Bass box 6 e achei ele bem mais facil de mexer do que o winiSD. Como a snake nao passa o parametro de xmaxx, pedi pra ele simular uma caixa de acordo com o F3 (peguei esse valor do recomendado pela snake no projeto) = 60hz.

O programa me sugeriu o seguinte:

Caixa de 75,29l até 80,33l

Fb: 57,6hz

QL: 6,664

F3: 60hz

Dimensões da caixa (ele só dá os parametros se colocar caixa retangular.. trapezoidal só tem com inclinação pra frente, aonde vai o woofer):

protjetosnake1.jpg

Agora a questão tá no duto. Não entendi se o duto regua que usamos aqui é o "One flush end Vent" do programa. Se for, so fala que tem que ter 3cm de largura, mas nao fala a profundidade:

projetosnake2.jpg

coloquei madeira com 15mm de expessura.

A curva de resposta:

respr.jpg

acho que o pico ficou muito alto, não?!

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha até comprado um divisor de frequencia para DTI no mercadolivre, mas talvez eu pegue uma graninha que não esperava agora e dê pra investir em mais alguma coisa.

O que vocês acham de eu pegar um Crossover Stetsom 3 Vias Stx62 ? Atende bem o meu sistema?

Alias ainda não sei a diferença do 3 para o 4 ou 5 vias!

Segue link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228845295-crossover-stetsom-3-vias-stx62-6-canais-mono-ou-stereo-mesa-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha até comprado um divisor de frequencia para DTI no mercadolivre, mas talvez eu pegue uma graninha que não esperava agora e dê pra investir em mais alguma coisa.

O que vocês acham de eu pegar um Crossover Stetsom 3 Vias Stx62 ? Atende bem o meu sistema?

Segue link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228845295-crossover-stetsom-3-vias-stx62-6-canais-mono-ou-stereo-mesa-_JM

O bom de usar um cross é o subsônico, mas o valor mínimo de corte do canal low e high é em 500Hz, ai não foca bom. Botar o woofer pra tocar até os 500Hz e o MG de 500Hz pra cima?? Na minha opinião esse modelo não te serve.

Edit: teu player tem cross tbém??

Editado por CRIS RMS
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse modelo é prá quem não vai usar MG, no seu caso não é adequado.

Da mesma linha Stetsom, têm o STX-84 de 4 vias, que atende melhor sua necessidade.

É mais ou menos assim:

3 Vias: 1 via "Flat" (Sem cortes), 1 via p/ grave, 1 via p/ médio-agudo;

4 Vias: 1 via "Flat" (Sem cortes), 1 via p/ grave, 1 via p/ médio-grave, 1 via p/ médio-agudo;

5 Vias: 1 via "Flat" (Sem cortes), 1 via p/ grave, 1 via p/ médio-grave, 1 via p/ médio, 1 via p/ agudo;

Valews.

Compartilhar este post

Link para o post

O bom de usar um cross é o subsônico, mas o valor mínimo de corte do canal low e high é em 500Hz, ai não foca bom. Botar o woofer pra tocar até os 500Hz e o MG de 500Hz pra cima?? Na minha opinião esse modelo não te serve.

Edit: teu player tem cross tbém??

meu player é um pioneer 4050ub, é basico, 2 pares de rca, corte pra subwoofer somente. parece que no meu caso só um taramps Crx-4 ou um jfa 4vias

Compartilhar este post

Link para o post

Esse modelo é prá quem não vai usar MG, no seu caso não é adequado.

Da mesma linha Stetsom, têm o STX-84 de 4 vias, que atende melhor sua necessidade.

É mais ou menos assim:

3 Vias: 1 via "Flat" (Sem cortes), 1 via p/ grave, 1 via p/ médio-agudo;

4 Vias: 1 via "Flat" (Sem cortes), 1 via p/ grave, 1 via p/ médio-grave, 1 via p/ médio-agudo;

5 Vias: 1 via "Flat" (Sem cortes), 1 via p/ grave, 1 via p/ médio-grave, 1 via p/ médio, 1 via p/ agudo;

Valews.

muito obrigado pela ajuda, agora entendi!

Compartilhar este post

Link para o post

O cross do Bbuster ja é muito bom e corta igual ao stetsom em 12Db8ª.

Se quiser um crooss va no taramps é o melhor custo x beneficio que o stetsom.

Compartilhar este post

Link para o post

então enquanto a grana nao entra, vou ficar com o cross do bbuster + divisor de frequencia em 2khz que comprei pro DTi. Assim que possivel, pego um taramps 4 vias

Compartilhar este post

Link para o post

Calculos devidamente feitos com o bassbox, segue a caixa:

caixasnake.jpg

fb: 44,82hz

f3: 58,5hz

lembrando que essa litragem é da caixa do woofer somente

:legal:

woofer na mao, até o fim de semana que vem tá tudo pronto!!

abs

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Terá por volta de 25l, só estamos acertando o tamanho do duto

Compartilhar este post

Link para o post

fiz umas atualizações de algumas medidas que eu creio que estavam erradas. segue:

caixasnakefinal.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...