Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Xaviier

Ajuda - Carrinho de Som

Recommended Posts

E ai galera do autosom!! sei que vcs manjam bastante de som, entao resolvi pedir uma ajudinha aqui!

Seguinte: minha faculdade vai para os jogos universitários e queremos montar um carrinho de som no formato trio elétrico.

Tinhamos um carrinho de som com 2 subs bicho papao, 8 cornetas e 4 6x9, mas estava muito defasado...vendemos os componentes e estamos trabalhando num projeto novo!

Queria saber quais os componentes e a quantidade de cada um vocês sugerem para um som forte e que se propague em um ambiente grande (ginásios, campos abertos e barracões).

Temos 5 mil reais em caixa, e esse valor precisa incluir os subs, cornetas, alto-falantes, módulo, baterias e alternador. Temos mais 800 reais que reservamos para confecção da caixa e gastos adicionais.

Agradeço desde já!

Abraços

Editado por Xaviier

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pretende manter a proposta ou quer fazer diferente? Quanto mais mídias acrescentar ficará mais caro, por exmeplo, DVD no lugar de CD e por aí vai.

Acho que seria interessante algo intermediário, entre o exemplo 1 e o exemplo 2, que já fica um pouco grande e nesse caso, vai pelo ralo o orçamento em face da estrutura ser grande a não ser que alguém tenha uma máquina de solda e consiga um bom desconto na montagem do carrinho.

Temos de pensar também na autonomia.

Aqui na minha cidade por exemplo, tinha um mini-trio desses com um arranjo, de alternador + motor de 04 tempos + polias. O chato é o fato de poluir o ambiente e para uso em lugares fechados, a meu ver fica enviável.

O melhor é ter um banco de baterias considerados que possa dar uma autonomia de 02 a 03 horas e uma fonte para reposição/manutenção de carga, em função do consumo dos equipos.

O banco de baterias poderia ficar na parte debaixo das caixas com os falantes. O compartimento das baterias, seria telado e teria um acesso derepente por um compartimento com dobradiças e as ligações feitas através de barramento de cobre.

A meu ver se não for usar o trio para microfones, poderia usar falantes que atuem bem na faixa de grave, médios-grave e médios + Driver Ti, para ficar mais fácil equacionar, mas se vai precisar usar microfones, terá que reforçar um pouco os médios, mas aí seria com poucos falantes para essa faixa. Claro uma mesinha de 12V seria interessante, mas há boas mesas 110/220V, mas aí teria de ter um conversor. Tem um colega (Carlos) que lançou uma a pouco tempo.

É só uma ideia, daí vamos desenvolver os demais itens.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pretende manter a proposta ou quer fazer diferente? Quanto mais mídias acrescentar ficará mais caro, por exmeplo, DVD no lugar de CD e por aí vai.

Acho que seria interessante algo intermediário, entre o exemplo 1 e o exemplo 2, que já fica um pouco grande e nesse caso, vai pelo ralo o orçamento em face da estrutura ser grande a não ser que alguém tenha uma máquina de solda e consiga um bom desconto na montagem do carrinho.

Temos de pensar também na autonomia.

Aqui na minha cidade por exemplo, tinha um mini-trio desses com um arranjo, de alternador + motor de 04 tempos + polias. O chato é o fato de poluir o ambiente e para uso em lugares fechados, a meu ver fica enviável.

O melhor é ter um banco de baterias considerados que possa dar uma autonomia de 02 a 03 horas e uma fonte para reposição/manutenção de carga, em função do consumo dos equipos.

O banco de baterias poderia ficar na parte debaixo das caixas com os falantes. O compartimento das baterias, seria telado e teria um acesso derepente por um compartimento com dobradiças e as ligações feitas através de barramento de cobre.

A meu ver se não for usar o trio para microfones, poderia usar falantes que atuem bem na faixa de grave, médios-grave e médios + Driver Ti, para ficar mais fácil equacionar, mas se vai precisar usar microfones, terá que reforçar um pouco os médios, mas aí seria com poucos falantes para essa faixa. Claro uma mesinha de 12V seria interessante, mas há boas mesas 110/220V, mas aí teria de ter um conversor. Tem um colega (Carlos) que lançou uma a pouco tempo.

É só uma ideia, daí vamos desenvolver os demais itens.

Então, seria só pra som mesmo, sem microfone e sem outros acessorios multimida como DVDs!! A ideia é fazer um som bem alto, com enfase nos graves e sem perder mto a qualidade!

A fonte externa para carregar as baterias será 110/220v, o motor a combustão fica descartado!

Gostei dessa idéia de falantes na faixa de grave, médios-grave e médios + Driver Ti!

A minha maior duvida é quantos e quais subwoofers e woofers usar, quantos drivers, quantos tweeters, quantos 6x9 (se é que vale a pena), o módulo e baterias pra empurrar tudo isso.

Quanto a estrutura do carrinho temos as peças do carrinho antigo e um conhecido que faz um bom trabalho, entao quanto a isso estamos tranquilos

Valeu pela ajuda!! abraço! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca ai

4 eros sds 2.7.

2 d405

2 st400,

4 d250-x

8 MG.

400 ah de bateria.

Editado por Allanfortes

Compartilhar este post

Link para o post

A mesinha flexibiliza bastante o sistema, podendo usar microfone e usá-las para eventos que necessitam de alguém se pronunciar, como palestras. Pensei que fosse interessante em virtude de ser para ambiente estudantil e até para incentivo aos times, por exemplo. Com a mesa, de repente, se alguém tem um teclado ou violão e que possa animar a festinha, já serviria.

A mesa não permite uso de microfone, mas até de controlar o som. Ajustar as faixas que poderiam se destacando em relação à outras, por exemplo.

Sim, vamos por parte

1 - Definiria como será a estrutura:

Poderia montar uma espécie de rack com os das figuras abaixo.

Figura 1

ou

Figura 2 **** Imagem 3

Ficaria num compartimento abaixo das caixas com os falantes.

Eu vou tentar fazer um esquema e trazer para discutirmos.

Se quer um som forte, dispense 6x9".

Vamos ver o que se pode fazer com orçamento. Falantes de 15" seriam interessantes e ainda mais os modelos que dispensam médios, trariam um corte nos custos e poderiam ser usados com Driver. Simplifica o sistema.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Esse daqui ficou bonito e interessante e não precisaria ser tão detalhista

O tipo de carrinho, é com falantes dos 02 lados ou é um carrinho com som frontal, tipo som de reboque?

Usando dos 02 lados, terá mais falantes e não necessariamente pode ser a melhor opção, pois de repente, quem quer ficar longe do som, seria quase obrigado a escutar, dependendo da posição onde estivesse.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse daqui ficou bonito e interessante e não precisaria ser tão detalhista

O tipo de carrinho, é com falantes dos 02 lados ou é um carrinho com som frontal, tipo som de reboque?

Usando dos 02 lados, terá mais falantes e não necessariamente pode ser a melhor opção, pois de repente, quem quer ficar longe do som, seria quase obrigado a escutar, dependendo da posição onde estivesse.

Putz muito legal, belo trabalho do cara hehhehhehehe muitos detalhes;

Compartilhar este post

Link para o post

Fcoelhogomes: então, o carrinho vai ser tipo reboque, com os falantes virados para um lado só, como se fosse uma caixa em um porta malas mesmo ou um paredão de som. Curti esse carregador de 150A. Atualmente estamos com um de 70A, não sei se ele daria conta do novo projeto.

Gostei da sugestão do Allanfortes, mas não entendi o que é "8 MG" (sou um pouco leigo no assunto). E provavelmente irei buscar as peças todas no paraguai, tem como encontrar todas essas peças por la? Pelo que sei a marca EROS é nacional, né? Existe alguma marca de qualidade que eu encontre no paraguai e que eu possa usar no lugar dos subs EROS?

Valeu pela atenção galera!!

Compartilhar este post

Link para o post

Medio grave.

Cara no PY tem a loja senki vende produtos brasileiros,

Eu ficava com 4 eros SDS + 2 d405 + 2 D250-x + 2 ST400 + 4 MG 10''/300 bem regulado.

Não sei se vc ja teve a oportunidade de escutar esses eros SDS, mas da muito grave, e com muita qualidade, agora se quer um grave + de sub vai de 4 tornado DE 18'' + sd8000.

http://www.senkielectronica.com/index.php

Editado por Allanfortes

Compartilhar este post

Link para o post

Eu e um colega discutimos e chegamos à seguinte conclusão. Essa discussão já vem sendo feita a muito tempo e por sugestão dele para eu mesmo implementar, mas como não tem como agora fazer, eu resolvi por essa ideia para outra pessoa implementar, já que está havendo a possbilidade.

triomg.jpg

Essa sugestão não inventada do nada e sim de projeto baseado nessa ideia:

http://dc233.4shared.com/doc/2xwYQXJu/preview.html

E que também está discutida aqui:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=281

Os falantes para esses projetos seriam:

Grave - HB1505c1 - WPU1507

=> http://www.senkielectronica.com/produtos.php?action=det&id=215

Médios - HB1205d1 - 12MB3P

=> Nessa loja que o colega indicou eu não achei, mas deve ter no PY

Optamos pelos Ti, embora o projeto do Trio fale em fenólicos + Stw. (Driver + cornetas, podem variar).

É o Luiz Rafael. Ele tem muito mais experiância do que eu nessa área de cornetas e afins e sempre que posso passamos bastante tempo discutindo a respeito.

Ele disse que vai dar um SPL bem forte e um alcançe bem superior a essas dutadas e o principal, não precisar de "zilhões" de W RMS e muito menos de uma renca de baterias para tal. Terá uma alta eficiência e um custo relativo, que cabe dentro do orçamento.

A nossa maior preocupação será a garantia da fidelidade do projeto (principalmente na fora com que as caixas serão construídas), para que se tenha o melhor.

Apesar de ter os projetos aí com todos os detalhes, não é qualquer um que sabe interpretar.

A parte de amplificador + baterias + fonte e demais itens, para não ficarem as respostas bem grandes, a gente define depois que fechar o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

2 d405 + 2 D250-x

Isso não existe,

A 405 cobre todas frequência que 250X toca, não teria sentido usá-las.

Sem contar cancelamentos por dificuldades de acoplamento.

Compartilhar este post

Link para o post

cancelamentos por dificuldades de acoplamento ? oq seria isso ?

vc ta falando que da cancelamento acustico se usar esses 2 modelos junto ?

Mas cada uma teria seu corte certo....

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu me meter um pouco nessa discussão. O que o amigo quiz dizer, é que não tem sentido "conviver" D-405 com d-250x, pois os Driver tem praticamente a faixa de resposta e o D-405 possibilita muito melhor qualidade e com maior SPL. Tento fornecer um comentário um tanto neutro. Vou falar o que é o ideal, mas nem sempre alguns vão por esses caminhos. Se pelo fato de que o SPL não atenda ao seu gosto, aumente a quantidade de falantes daquela via, mas nunca misture falante que se propõem a cumprir a mesma "tarefa".

Compartilhar este post

Link para o post

Sim... Esta totalmente certo... So o timbre da d405 é muito + encorpado que as 250x... Como se tocasse uma faixa de frenquencia + baixa.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Sim... Esta totalmente certo... So o timbre da d405 é muito + encorpado que as 250x... Como se tocasse uma faixa de frenquencia + baixa.

Abs

Exatamente o que o Fernando disse, mas a 405 sobe até 5Khz sem problemas, (lugar onde o tweeter entra) então porque usar uma D250X? Ganhos acima de 2Khz?

Se a intenção é obter ganhos um processador ou um equalizador já cumpre essa tarefa

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade quanto + o driver descer vamos dizer assim + encorpado ele fica o som, fica longe de ser mg mas o som fica mais forte, na questão dos 5khz deixamos pro tuiti... Quanto o corte for + baixo possível menas potencia deve ser aplicada ao driver.

A intenção não seria ela tocar + de 5khz, a intenção no caso seria ele tocar bem abaixo disso pro som ficar encorpado e forte.

Editado por Allanfortes

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade quanto + o driver descer vamos dizer assim + encorpado ele fica o som, fica longe de ser mg mas o som fica mais forte, na questão dos 5khz deixamos pro tuiti... Quanto o corte for + baixo possível menas potencia deve ser aplicada ao driver.

A intenção não seria ela tocar + de 5khz, a intenção no caso seria ele tocar bem abaixo disso pro som ficar encorpado e forte.

Exato

Então se a 405 desce, porque a D250X?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tocar nas + altas quem sabe ?, mas eu também não vejo la muita vantagem nisso,seria mas so pra ter + drivers e todas as frequencias cobridas, e olhando bem o preço da 405 é bem + alto que as 250x.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tocar nas + altas quem sabe ?, mas eu também não vejo la muita vantagem nisso,seria mas so pra ter + drivers e todas as frequencias cobridas, e olhando bem o preço da 405 é bem + alto que as 250x.

Cara, te falo uma coisa...

Você pode ter certeza que as 405 não precisam de ajuda.

Quanto a custos sou muito a favor de Drive Ti

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo assim rapidamente,n sei c serviria p vc ...mas carrinho Pra mim teria q ser leve,meio pratico pra se poder chegar em qualquer lugar com autonomia boa d bateria

EU faria 2 Horn com 18" só (sds818 ou sub800)

02 médios de 12" (312lc)

2 TI se possível 2" (ETD, 408TI)acho q uma SO resolve

(sd3k. Ta1000 e um outro Pra voz tipo 250.2d

O resto deixaria bateria e fonte....

to montando algo parecido .só que bem mais compacto ainda ;)

Só pá toca na areia da praia huahuahuahau

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo assim rapidamente,n sei c serviria p vc ...mas carrinho Pra mim teria q ser leve,meio pratico pra se poder chegar em qualquer lugar com autonomia boa d bateria

EU faria 2 Horn com 18" só (sds818 ou sub800)

02 médios de 12" (312lc)

2 TI se possível 2" (ETD, 408TI)acho q uma SO resolve

(sd3k. Ta1000 e um outro Pra voz tipo 250.2d

O resto deixaria bateria e fonte....

to montando algo parecido .só que bem mais compacto ainda ;)

Só pá toca na areia da praia huahuahuahau

De certo sua proposta não deve ser desconsiderada, mas pelo que eu e um amigo pensamos, acho que está coerente.

para um som forte e que se propague em um ambiente grande (ginásios, campos abertos e barracões).

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...