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RedCode

Qual curva de resposta é a ideal para vocês!

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Pessoal ando lendo muito sobre regulagem de som. Jà que na minha região não temos instaladores com conhecimento técnico, o jeito é aprender um pouco e partir para o DIY. Pois bem, andei lendo uns posts no diyma sobre qual é a curva de resposta ideal para um som de qualidade. Depois de ler muito percebi que os americanos gostam basicamente de dois padrões, listados abaixo:

 

CURVA 1, vem programada no jbl ms-8 e é muito usada nos carros de exposição.

 

4240733809_6b43d7b91f.jpg

 

CURVA 2, a curva indicada pelo Zak Billmeier, engenheiro e editor chefe do Crutchfield Labs.

 

ideal-curve.jpg

 

 

Usando o software TrueRTA com um microfone Behringer mais adaptador USB para anular a interferência da placa de vídeo do PC gostei mais do resultado da segunda curva. Os agudos e os médios graves ficaram mais presentes. E vocês aqui do forum, mesmo não tendo um software de medida, trabalham com uma curva padrão? Que tipo de resposta vcs buscam no sistema de vcs?

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Essa resposta não mostra a resposta aos harmônicos, e isto é algo que diz MUITO. É apenas resposta a frequência pura. Por dedução, dá até pra estimar a resposta nos harmônicos, mas muita coisa influi, pois é mérito do sistema como um todo, em níveis de SPL diferentes.

 

Um bom teste pra se ter um parâmetro é o waterfall, que vai te dar a resposta em frequência em cada faixa de SPL, e acredite, a variação é ENORME.

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acho q o up na parte de subgrave é praxe de todos, senão o som fica muito sem graça... mas a queda dos agudos eu discordo, prefiro ele continuando flat

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Essa resposta não mostra a resposta aos harmônicos, e isto é algo que diz MUITO. É apenas resposta a frequência pura. Por dedução, dá até pra estimar a resposta nos harmônicos, mas muita coisa influi, pois é mérito do sistema como um todo, em níveis de SPL diferentes.

 

Um bom teste pra se ter um parâmetro é o waterfall, que vai te dar a resposta em frequência em cada faixa de SPL, e acredite, a variação é ENORME.

 

Pois é Kleber...aqui com o Roomeq realmente dá diferença na curva de acordo com o volume. A questão é...o que fazer com isso? He.

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escortbala, essa queda no tweeter é a mais controversa de todos, apesar te todos pregarem um queda gradual nas altas. No meu aqui ficou bom com a queda por que uso tweeters focal, que todos sabem tem aquele brilhozinho extra.

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Interessante o pico sugerido no 315 e no 16k. Eu sempre experimento isso no acerto. 315 abre o medio, e 16k da um arejamento no top end.

 

Mas realmente nao tem receita, entao vale testar as coisas mas nada eh conclusivo pois envolve muito mais coisa para acertar a tonal

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Isso é interessante mesmo... eu me lembro que quando ajustei o carro pra competicao, eu lembro de ter mexido um pouquinho no eq do DRZ na faixa de 315hz, e tinha dado mais resultado que mexer na faixa de 500hz

 

Outro ponto que eu acho que influencia bastante é entre 800 e 1khz

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Influencia mesmo mas normalmente ai eh critico pro ponto de corte 2 vias. Um acerto mais interessante de fazer no cross do que no eq... Minha opiniao nesse caso

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É difícil estabelecer uma curva padrão.

 

Além do gosto do freguês, é preciso levar em conta o tipo de sistema. Por exemplo, duas ou três vias exigem cuidados bem diferentes. Mas dá sim para tirar pontos gerais a serem experimentados.

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CURVA 1, vem programada no jbl ms-8 e é muito usada nos carros de exposição.

 

Mas realmente nao tem receita, entao vale testar as coisas mas nada eh conclusivo pois envolve muito mais coisa para acertar a tonal

 

É difícil estabelecer uma curva padrão.

 

Utilizei o JBL MS-8 e o acerto padrão ficou uma porcaria. Concordo com o Arisa e o Pad, a curva padrão sugerida por alguns pode ser base para o início (apesar de eu preferir partir do flat), mas vai de caso a caso. Já escutei sets tocando maravilhosamente bem, e quando observada a equalização era coisa fora do comum, muitas vezes até incompreensível na teoria.

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Já escutei sets tocando maravilhosamente bem, e quando observada a equalização era coisa fora do comum, muitas vezes até incompreensível na teoria.

exatamente.

Editado por fabricioM

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exatamente.

 

 

Legal! Vou acompanhar esse topic, estamos comprando um RTA e nao sabemos nem como usar!

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Eduardo, estou gostando de ver, me parece que vc está estudando bastante antes de montar seu set, coisa q eu nao fiz na época!

 

Acompanhando!

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Eduardo, estou gostando de ver, me parece que vc está estudando bastante antes de montar seu set, coisa q eu nao fiz na época!

 

Acompanhando!

 

Arthur, quem não tem cão caça com gato. Vc aí em Natal tem uma instaladora ótima...por aqui em Minas, os caras são bons na instalação, mas na parte técnica e de regulagem eles não têm conhecimento. Aí resolvi aprender pelo menos o mínimo. Dar uma de americano que gosta muito do diy. Os focal já foram instalados, e são eles que estão me motivando a aprender um pouco. A mudança no som foi radical e eu não quero que eles fiquem subutilizados no meu set. E tu, como é que foi lá nos EUA, levou a mala preta né? ehehehe

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Utilizei o JBL MS-8 e o acerto padrão ficou uma porcaria. Concordo com o Arisa e o Pad, a curva padrão sugerida por alguns pode ser base para o início (apesar de eu preferir partir do flat), mas vai de caso a caso. Já escutei sets tocando maravilhosamente bem, e quando observada a equalização era coisa fora do comum, muitas vezes até incompreensível na teoria.

 

Kim, tb tinha um ms-8 e os primeiros acertos ficaram tb horríveis. Ele acentuava muito o sub e mb e o som ficava abafado, sem vida. Depois de conversar com Andy, engenheiro projetista do ms-8 o acerto ficou muito bom. Fui aos EUA e tive a chance de ir em um campeonato regional em que todos os carros tinha hu oem. Praticamente 70% dos carros tinham ms-8, impressionante como lá pouca gente usa o bit one. E tive a chance de escutar o carro campeão, uma bmw com falantes image dynamics, módulos arc e ms-8. O som era incrivel e quando eu acessei a equalização ele estava praticamente flat. E isso prova para mim que o ms-8 não lida bem com as hu fabricadas pela bose, que são a maioria no brasil, inclusive dos carros alemães.

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interessante o que foi falado na palestra da focal - o diferente gosto musical de grupos de populaçòes.... EUA de um jeito, Europa outro... Japão outro...

e, comentou que essa curva, do mesmo jeito que vcs tão mostrando aí, ajuda a "anular" os ruídos de rodagem dos carros...

 

 

se alguém puder tecer comentários sobre isso...

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interessante o que foi falado na palestra da focal - o diferente gosto musical de grupos de populaçòes.... EUA de um jeito, Europa outro... Japão outro...

e, comentou que essa curva, do mesmo jeito que vcs tão mostrando aí, ajuda a "anular" os ruídos de rodagem dos carros...

 

 

se alguém puder tecer comentários sobre isso...

 

 

Ajuda mesmo. Li isso outro dia. Tudo tem a ver com uma dificuldade do ouvido humano de distinguir a origem de frequencias baixas. Vou achar a url desse assunto e postarei aqui.

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Pois é Kleber...aqui com o Roomeq realmente dá diferença na curva de acordo com o volume. A questão é...o que fazer com isso? He.

 

Então, curva padrão assume um ambiente padrão e falantes padrão, e isto nunca acontece.

 

Aquela "quebra" acima de 16k eu não gosto. Pra quem tem tw meio agressivo é bom, mas eu, particularmente, sempre tento dar um toque a mais naquela faixa pra melhorar a resposta no top end. Pra quem ouve coisas com metais, bateria e etc, é um ganho aprazível!

 

Nos médios, o RTA te salva em 2 pontos: O primeiro é o ponto de corte do kit (ou os pontos). Se tiver um pico ou um vale nesta faixa (é bom usar pelo menos 1/24, pra ter uma noção melhor da sua curva), tem que verificar fases (elétricas e acústicas... nem sempre um fiozinho ligado certo é garantia de falante em fase!), e até dar um tapinha no EQ.

 

A segunda coisa a se procurar, é que geralmente os falantes tem um pico na resposta CHATO, causado pelas ressonâncias do cone. Quanto mais leve for o material dele, mais alta está esta ressonância.

 

COnes de papel geralmente "brotam" por volta dos 3 a 5KHz, cones de kevlar podem causar perturbações entre 5 e 8k, nos casos que peguei (e acredite, nem o corte em 3.5KHz resolveu!). Muitos tweeters tem outro pico entre 8 e 12Khz.

 

Se achar esses picos, é só dar um tapinha no EQ e seu médio LIMPA. No meu caso, falantes de 5" com cone de papel, meu pesadelo foi na faixa dos 3KHz. Médio fatigante, tendendo ao anasalamento. Uma BOA atenuação (-10dB) no EQ deixou o médio equilibrado.

 

Tendo esses pontos localizados no gráfico é mais rápido e fácil acertar o sistema. Mas JAMAIS a busca deve ser por um gráfico retinho, pois geralmente o resultado só agrada aos olhos, quando em medição. O resto fica bem chatinho!

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É RedCode, aí entra um pouco o que o Arisa e o Kleberlpa comentaram...acerto de sistema se dá por uma somatória de variáveis, sendo muito mais complexo. Já vi milagres com cortes diferenciados, ganhos nos amps, capacitores estratégicos...até pelo tratamento acústico do carro! Muitos pensam que as mantas servem somente para isolamento acústico, mas elas alteram a frequência que o carro toca. São as pequenas coisas que vão fazendo a diferença, obviamente depois do "grosso" realizado/concretizado. O tópico tem um assunto realmente interessante, tenho certeza de que vamos aprender muito com ele.

 

Agora achei legal esse campeonato só de OEM + processador, hein! Segui essa proposta por um tempo, até por um momento particular onde eu estava sem paciência para grandes alterações no carro. Mesmo sabendo das limitações busquei o melhor resultado possível, e digo que o resultado foi bem satisfatório!

 

P.S.: Meu set também estava em uma BMW com midbass embaixo do banco, médio na porta e tweeter na coluna...a curva de EQ era a coisa mais louca do mundo! Kkkkkkkk

Editado por A. Kim

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CURVA 2, a curva indicada pelo Zak Billmeier, engenheiro e editor chefe do Crutchfield Labs.

 

ideal-curve.jpg

Esse é o tipo de acerto que ganha campeonatos.

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Bom, tenho estudado bastante esses tipos de "macetes" para acertar o som e estou aderindo a alguns.

 

Gostaria de mais dicas para acertar o carro, nestas questões de frequências, EQ, fase, etc..

 

Uma das dúvidas que mais me deixa "encucado" é quanto à fase. O correto é mudar a fase de UM tw, ou dos DOIS tws, para testar?

 

Abraços.

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bruno, se inverter a fase de 1 tweeter, inverta dos 2. teoricamente, essa inversão do tweeter é boa com cross passivo, pois todo cross passivo inverte fase de tweeter, e isso corrige.

 

uma coisa q o pessoal confunde muito e tá confundindo aqui no tópico é resposta flat de RTA e equalização flat. equalização flat é tudo zerado mesmo, resposta flat de RTA ou as respostas de RTA sugeridas no tópico são outra coisa bem diferente, e necessita considerar a ambiencia, pontos de cancelamento, pontos de somatoria, acustica, dentre outros e as vezes precisa precisa ser bem sem noção mesmo, as vezes mudar o ganho do tweeter a 16khz estraga a sonoridade a 500hz, e ai só ouvindo mesmo, usando o rta como complemento pra regular, senão esquece... ainda mais num eq 31 bandas. se considerar os 2 lados então, piora ainda mais, pq as vezes manter a mesma equalização nos 2 lados é ainda pior.

 

só quem regulou 2 eqs 31 bandas pra cada lado+1eq 20 bandas pro sub sabe o parto que é e a paciencia q precisa se considerar isso tudo, pq não tem nada mais certo do q não acertar totalmente as primeiras 10 tentativas, e ficar estressado e impaciente com o resultado

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Hmmm... não sei exatamente o que falar sobre essas curvas, seja a padrão ou a sugerida.

É algo que realmente não me diz nada.

 

Não acredito em nenhum "macete" no que se refere a regular sistemas(seja quais forem), apenas em experiência, raciocínio lógico e critério.

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Ok, obrigado, Escortbala.

 

Estou investindo algum tempo nisso e de cara já gostei do resultado de um pouco de esforço.

 

Ainda preciso verificar corretamente os ganhos do meu som (só estou com o duas vias, no momento), mas te falo que em 3 horas consegui acertar o TA como nunca havia conseguido..

 

Agora, até nos meus CDs de sertanejo universitário consigo "ver" o(s) cantor(es) no centro do painel. Isso não é nada surpreendente, mas eu gostei do resultado.

 

Como a minha experiência é pequena, estou anotando tudo para que depois eu leia e veja onde acertei, ou errei e assim possa ir confrontando as minhas idéias e as minhas experiências, ou seja, se tudo o que "penso", se aplica na realidade. Acho que é um bom caminho a seguir.

 

Quanto ao EQ, não sei bem o que dizer ainda, tinha uma opinião formada, mas estou tentando entrar de cabeça no novo projeto e deixar o que eu ACHAVA de lado, acho que é mais simples para compreender e aprender de fato.

 

Uma coisa que nunca botei fé para acertar o TA, é medindo com uma trena.. Desta vez, fiz este procedimento e o resultado ficou horrível, pior inclusive, do que o acerto de ouvido. Briguei mais umas horas e consegui, de ouvido (de noite e com um clima mais fresco) acertar. Ficou bom.

 

Agora, preciso passar um RTA (não sei onde vou arrumar um) para ver como está a curva e tentar corrigir possíveis vales/morros. Assim exercitarei mais um pouco das teorias..

 

Alguém acrescenta mais alguma coisa?

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