Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
D. Castro

Um player, um kit e um amp... e só!

Recommended Posts

E aí pessoal!

Estou esperando o carro novo chegar, então a quabradeira está grande e o orçamento limitado, por isso de inicio vou montar só o "stéreo", a parte de grave fica pra mais tarde...

A idéia é usar os mids na porta(tratada? qual a melhor manta com bom CxB) e tw na coluna, nos locais originais, sendo bi-amplificado por um amp 4ch e o player processando tudo.

O que já tenho:

Bateria Optima D34m blue top

Player Clarion DXZ786USB

Kit 2 vias Selenium Xclusive

O que falta, e são minhas grandes dúvidas:

Amp 4ch

RCA

cabos dos falantes

O amp de inicio iria usar 2 SD250 mas ja os vendi e estou quase comprando o SD400.4, tenho enorme preferencia por amps compactos e de baixo consumo, mas como eu quero o maximo de rendimento do mid, decidi pegar um amp com 4 x 100/120wrms e que seja realmente bom e honesto, penso em investir até 500 reais nessa parte.

Rca's são outro dilema, pois dependendo do tamanho do amp ele pode ficar em baixo do banco ou em baixo do painel, em ultimo caso na lateral da mala. Pesquisando os rcas renomados de 4 ch vi que são um pouco caros e nao se acha em tamanhos menores como 3 metros e olhando umas opções DIY encontrei o multicabos da Santo Angelo utilizado para microfones, algumas pessoas aqui no forum usam multicabos e gostaram do resultado, e custo é bem menor que um cabo de marca pronto,incluindo conectores Santo angelo tambem.

Cabos dos falantes provavelmente serão Santo Angelo também, tem 3 modelos e não achei a diferença entre eles: psw, ssw e pswxp. Provavelmente usarei 2,5mm pro mid e 1,5 mm pro tw.

Cabos de alimentação serão superdimensionados, 35mm ou 50mm, do tipo residencial com isolação de 750v. tudo isso já prevendo sub e amp pro futuro, e a optima ainda não sei se fica como auxiliar ou como a unica do carro, visto que ela tem uma tensão estavel um pouco mais alta que as baterias normais.

São inumeras duvidas com essa parte de SQ, só tenho experiencia com trio eletrico e SPL, mas com o tempo espero acertar tudo!

E pra encerrar...

dsc06492l.jpg

dsc06490g.jpg

pra terem uma noção dos locais originais dos tw

palio-sporting-2012_f_026.jpg

Té mais []-[]

Edit: corrigindo links

Editado por D. Castro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu to usando esses de microfone no carro do meu pai, mas tive indicação da Santo Angelo que teria outro cabo lá melhor, de menor impendância... se puder liga lá no SAC dele que eles são ótimos e muito prestativos, não sei onde escrevi isso aqui no fórum.

usei em outros projetinhos agora esses aqui

Connection-ft2-550 de 5,5 m

ou Connection ft2-450 de 4,5 m

é um cabo simples, extremamente flexível, com bons conectores, fino e fácil de instalar... coloquei junto com speakers aqui e não tive problemas de ruídos... num set despretencioso tem ótimo custo-beneficio. Além disso os conectores são em 90 graus e facilitam muito a instalação.

http://www.r2audio.com/som-e-video-automotivo/acessorios-instalacao/connection-ft2-550-5-5m.html

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar um bom som, mas vais estragar totalmente a estética do painel maravilhoso colocando outro player ali, e ainda mais esse Clarion que é muito feio :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 04/03/2012 at 11:47, Nilo Junior disse:

Desculpa sair do assunto do topico, mas so por curiosidade, quando fez o pedido do seu sporting?

10/01... e tome espera...

Em 04/03/2012 at 15:25, LeandroVeterinario disse:

eu to usando esses de microfone no carro do meu pai, mas tive indicação da Santo Angelo que teria outro cabo lá melhor, de menor impendância... se puder liga lá no SAC dele que eles são ótimos e muito prestativos, não sei onde escrevi isso aqui no fórum.........

Tenho curiosidade também quanto aos cabos de rede Cat5e, utilizando os 8 fios pra um canal, mas nao sei se pra via de graves seria uma boa, li nao sei onde que os graves emagrecem com esse cabo. Apesar de nao ter sub por enquanto, ja vou deixar o rca passado pelo carro, assim a parte de instalação faço de uma vez só.

Em 05/03/2012 at 20:01, halvaro disse:

Vai ficar um bom som, mas vais estragar totalmente a estética do painel maravilhoso colocando outro player ali, e ainda mais esse Clarion que é muito feio :blink:

O meu não vem com esse som original, e não acho o clarion tãaao feio não, o mais importante é tocar bem e alto hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

O cross tem cara de ser bem projetado, antes de bi-amplificar o kit eu testaria ele com o cross, de repente te agrada

Compartilhar este post

Link para o post

O ruim de usar o cros passivo é que perco o T.A. Outra coisa é que nao sei se o cros suporta mais potencia que o nominal, algo por volta de 100 a 120 rms.

E um sd400.4, será que renderia bem, tanto em bi-amp como com 2 bridges cada um com um lado do kit?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 08/03/2012 at 03:24, D. Castro disse:

O ruim de usar o cros passivo é que perco o T.A.

??????????

O melhor carro que eu ja ouvi até hoje foi o Corsa do DEK, e adivinha? Kit com cross e ajuste de TA.

Eu mesmo hoje, no meu set, uso cross e TA normalmente. Tem NADA A VER isso.

Compartilhar este post

Link para o post

não vai sentir falta de um subgrave não? pq esse kit desce até uns 60hz somente... e abaixo disso como fica?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li em alguns tópicos, que alguns tw para serem domados, tem que ser ligados em bi-amp, um módulo ab de baixa potencia para eles, isso se forem estridentes demais, eu vou fazer esse teste com um módulo ab de mais qualidade no meu kit, para tentar melhorar tb o detalhamento. Abs

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 08/03/2012 at 21:00, ScuLt disse:

??????????

O melhor carro que eu ja ouvi até hoje foi o Corsa do DEK, e adivinha? Kit com cross e ajuste de TA.

Eu mesmo hoje, no meu set, uso cross e TA normalmente. Tem NADA A VER isso.

e como fica as diferenças de distanciasdo mid e do tw, do mesmo lado, em relação ao ouvinte?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 08/03/2012 at 21:20, Guto-Black belt disse:

não vai sentir falta de um subgrave não? pq esse kit desce até uns 60hz somente... e abaixo disso como fica?

abs

Sub por enquanto não, e ainda tenho que pensar muito qual caixa e falante usar... já tive uma LT com sub de 8 e tocava muito, foi uma das caixas que mais gostei... gosto muito de falantes pequenos rendendo muito, só que ao mesmo tempo dá vontade de ter um belo sub de 15 de mais de 1000wrms numa dutadona... malditas duvidas!

Compartilhar este post

Link para o post

Não fica... Faz o teste ai. Vai deslocar tudo pra direita, de uma só vez.

Compartilhar este post

Link para o post

o TA não é tão dependente de Bi amp não...Funfa bem com kit 2 way com x-overs!

Compartilhar este post

Link para o post

Então qual a real vantagem de fazer bi amp? cortando pelo cross do kit fica melhor que cortar no player? O que mais me motivou a comprar o clarion foi justamente pq ele faz 3 way, fora a qualidade do audio.

Compartilhar este post

Link para o post

testa com e sem o cross eu uso sem o jbl ms 6c q e o mesmo kit + DXZ tw no player atenuado em-20db e hpf 5k 18/8 menos q isso o tweeter pede arrego mid no apx 2181 100wrms lpf em 5k e o som ta top (dentro do possivel)

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 10/03/2012 at 18:51, D. Castro disse:

Então qual a real vantagem de fazer bi amp? cortando pelo cross do kit fica melhor que cortar no player?

Geralmente sim se o cross do kit for de qualidade. Corte passivo toca melhor que com corte ativo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

a vantagem do bi amplificado é que voce consegue acertar os ganhos dos canais de forma independente para o tw e midbass. Testar outros cortes diferentes do original.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 11/03/2012 at 08:57, brunouliana disse:

Geralmente sim se o cross do kit for de qualidade. Corte passivo toca melhor que com corte ativo.

Abraços

Mas porque, exatamente, o corte passivo toca melhor? :blink: em trio eletrico é justamente ao contrário, com um bom cross ativo com slope de 24db/8 o sistema rende muito mais, tanto em spl como em definição, qualidade, etc...

E o que me indicam de amp 4 ch com bom custo-beneficio e compacto, pra tocar o kit em bi-amp, ou o kit com cros em 2 canais e uma brigde com um sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, surgiu a oportunidade de pegar um sub da JBL linha GTO, 10" ou 12", por um preco bom aqui na região, visto que coisas desse nivel são raras dimais por aqui, pois o trio eletrico comanda. Como eu tenho muita vontade de fazer outra LT, acho que esses falantes se encaixam perfeitamente,os subs parecem ser bem cavalos, suportam 350wrms BL de 15,1 ou 16,7 e xmax de 14,5mm. Só estou com duvida entre o os tamanhos, é 30 reais de diferença entre eles. Quem conhece esses subs sabe de consegue tirar um bom SPL aliando qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Aaah esqueci de falar, a LT deve ficar sintonizada em +- 45 Hz, linha com apenas uma dobra com comprimento por volta de 1,80 a 1,90. A que eu tinha com um Utah de 8 " era nesses moldes, com quase nada de preenchimento e eu gostava muito, tocava bem forte desde hip hop a forró e se percebia bem a transição das notas. A linha mais curta é pra que a resposta consiga chegar o mais proximo possivel dos 80 hz,que pro meu gosto musical é onde fica melhor os pontos de corte.

MInha antiga LT quase tubo ressonante:

dsc03609m.jpg

Editado por D. Castro

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera! Não tenho muita intimidade com som automotivo... e estou montando um som básico pro meu carro, já que não veio com nada de som.

Quero um som pra ficar bom dentro do carro, mais com qualidade... gosto de ouvir rock/metal...

Então comprei 2 kits 2 vias Bravoxx pra dianteiro e traseiro, com dvd da Pioneer e um módulo Taramps T400...

Um cara que instala som na minha cidade disse que não vai ficar bom o módulo sem colocar uma caixa de grave, e que se instalar sem o grave, o som ficará vazio e cortará o som dos alto-falantes traseiros...

A minha dúvida é: esse módulo irá melhorar ou irá prejudicar a qualidade do som? Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

e ai amigo, começou bem o projeto, um baita player, um kit mid end, bem na proposta do projeto. Eu iria em um amplificador A/B bom, tem muitas boas opções no próprio site. a respeito do kit ele pelo que ouvi até hoje, um mid bem presente, não é extremamente detalhado, mas vale a pena seu custo, se for para um som agradável ele preenche todos os requisitos mas não descem muito bem, 60HZ com muita boa vontade, eles apanham um pouco, os Tw que em todas as vezes que escutei achei meio estridente,sempre começando a trablhar nos 5000KHZ, abaixo disso não fica legal, mas tem atenuador no próprio divisor, se não me engano. vc poderá fazer bi-amp, acho esta opção muito interessante pois poderia trabalhar muito em cima dos TW no amp e ganharia muito com o T.A, que usando o conjunto completo, ficaria meio prejudicado pela distancia do mid para o TW, que ambos estariam com o mesmo atraso, só que em distancias diferentes. quanto aos cabos RCAs, não sei se esta opção de cabos de mic para fazelos, pois o pessoal gostou do resultado, mas comparando com o que mesmo???, mas como nunca ouvi também não posso opinar. em POA/RS existe uma loja chamada tubolandia, lá eles vendem os cabos de falantes absolute turbilion, eu já usei eles em um projeto nos lugares dos techsound e os ganhos foram muito bons, e estes cabos são muito baratos. Nesta mesma loja eles vendem cabos rcas santo Ângelo e muitas outras marcas e ponteiras BOZ, santo angelo e outras. olhe o site:http://www.tubolandia.com.br/site/content/home/ procure com calma que vc acha. os cabos que le falei são estes: http://www.absolute-acoustics.com.br/index.html , trate bem sua porta, ela ficara mais pesada mas fara grande diferença. depois o sub eu procuraria algo em torno dos 400wrms, pois na minha humilde opinião ele ficaria muito bom, poderia usar ele com bass bost bem baixo, ficando agradável com um corte de 60hz, um sub de qualidade com uma caixa selada bem projetada, um pouco maior para deixar os graves mais aveludados. no mais é trestes e mais testes. fico acompanhando aqui e desejo toda sorte do mundo com o novo carro e o novo set.

parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudança de planos, o carro agora é uma strada sporting, as portas são rasas pra acomodar os falantes e praticamente não tem onde por sub, e o espaço atras dos bancos não dá pra ocupar todo pois tem o suporte pro estepe e pode ser que de vez em quando precise levar alguem ali Lascou-se!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...