Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
denal

DOBRO DE POTENCIA BESTEIRA?

Recommended Posts

Tenho 4 Pioneer 310 S4 numa spark 1500.1d , Toca mt bem, mas confesso q tenho curiosidade de colocar um modulo de 2.000rms pra cima pra conferir se muda algo hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito o sentido do tópico, no título está como interrogação mas, o criador está afirmando que é besteiro. Acho que isso como tudo na vida é extremamente relativo, depende da aplicabilidade que o som terá, dos seus conceitos sobre som ( o que já viu e gostou ), enfim... Nós participantes do fórum quando buscamos ajuda para definição do que montar em um projeto estamos buscando o melhor que pode ser feito e é isso que o pessoal aqui recomenda, e isso inclui o headroom.

Como citado acima, quem sofre mais ao subir uma ladeira? Um carro 1.0 ou o mesmo carro 2.0? E por ser 2.0 não significa que ele vai andar com giro alto e esticando marcha o tempo todo só pq tem 140 cv de potência, pelo contrário ele irá trabalhar com muito mais folga tranquilidade que o 1.0, mas o 1.0 irá funcionar também... Como eu falei no início, é bem relativo!

Lembrando que o que queima falante não é potência em excesso e sim sinal destorcido, onda quadrada o falante entra em aceleração infinita e tal e BUM queima! Vc coloca um módulo de 2k para um par de falantes que suportam 2k e vc irá fornecer esses 2k com distorção mas, coloca 4k nos falantes que suportam 2k e irá fornecer esses 2k com sinal limpo, estendendo a vida útil dos mesmos... Aí vc determina o que é mais viável e/ou importante para vc.

Um trecho de alguém que tem embasamento no que está falando.

sette.jpg

Prof. Homero Sette - Ex-consultor Selenium e ex-consultor Bomber:

"A música possui um fator de crista tipicamente igual a 10, que é a relação entre a potência musical e a potência média. Assim, um amplificador de 1.000 watts por canal, reproduzindo um programa musical típico, vai entregar apenas 100 watts de potência média. Sendo exigido acima disso, irá distorcer severamente ou acionará os limitadores.

Se a distorção não for evitada, você colocará em grande risco a vida dos falantes. Irão superaquecer e sofrerão grandes esforços mecânicos, que podem estragá-lo. Para que você tenha uma "pegada" forte (punch) no seu som, sem o risco da distorção harmônica excessiva, é preciso que seus amplificadores tenham potência de sobra. Os falantes Selenium podem suportar programas musicais variados com potências de pico (valor máximo) atingindo até 4 vezes a potência RMS!

Resumindo, o mínimo recomendado para um bom desempenho de nossos falantes, são amplificadores capazes de fornecer o dobro da potência RMS dos mesmos. Você terá mais SPL, mais qualidade e maior retorno para o seu investimento.".

Se quiser ver por completo.

http://www.studior.com.br/especial.html

Editado por pedrolmathias
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

O problema, volto a dizer, eh confundir headroom com sobrepotencia, ter 2k de falantes e modulo de 4k MAS APLICAR 2k, eh uma coisa, outra coisa eh ter modulo de 4k e aplicar os 4k em falante de 2k....

Compartilhar este post

Link para o post

É, isso não funciona bem assim, não se joga potência propriamente dita, toda fonte de energia tem uma determinada capacidade máxima de fornecimento (potência nominal), mas quem determina o quanto será utilizado é a carga, desde de que os valores de tensão estejam dentro dos limites aceitáveis a potência irá alterar em função da alteração de corrente de acordo com a solicitação da carga, tendo em vista que potência é um produto entre tensão e corrente.

Entendi seu ponto de vista, mas esse conceito é errado "jogar potência" se fosse assim todos os aparelhos dentro de sua casa queimariam quando fossem ligados, pois o trafo que alimenta as residências tem em média 25 Kva que da em média 23.000 Watts. Mas isso é apenas uma observação.

Temos que entender o seguinte, a saída de um módulo é um sinal analógico, então um módulo de 4 kw não tem esse valor o tempo todo (em toda faixa de volume), sua potência varia em função da tensão de entrada, se tivéssemos um módulo de 4 kw que fornecesse esse valor no máximo com um sinal limpo (senoide) seria lindo.

Fato! Headroom é uma coisa que só quem entende um pouco de som procura, que é nosso caso, mas pq isso? Pq buscamos sempre extrair o melhor do que temos em mãos. Funciona desse jeito e já está bem claro para que serve, quem tem dim dim e quer esse resultado investe quem acha que está bom usando menos potência usa, o importante é a satisfação ao ver o resultado alcançado. Entenda que não estou questionando seu questinamento, questionar é bom, mas acho que já está redundante.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem potencia de sobra é muito bom sim

já usei uma 7k2 em 8ohm aprox 2500 rms

pra 2 pioneer 310...

o som mudava da agua pro vinho colocando em um amp de 1200 rms e depois mudando pra ele..

Acreditem eu dava umas clipadas ainda pra dar peso no som...

os 2 sub tocavam por 4....

Nunca vi tao forte....

Claro tocando mesmo sem clipar um vol antes do clip os falantes já levantava aquele pequeno aroma de bobina quente por excesso de potencia

mas a pressao era inigualável pra um sub desse porte e potencia...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema, volto a dizer, eh confundir headroom com sobrepotencia, ter 2k de falantes e modulo de 4k MAS APLICAR 2k, eh uma coisa, outra coisa eh ter modulo de 4k e aplicar os 4k em falante de 2k....

Nesse caso, como saber que estou mandando 2k e não 4k?

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso, como saber que estou mandando 2k e não 4k?

quando mesmo nos picos mais altos o clip não acende é um bom parametro.

Exatamente só com muito treino ou equipamentos dispendiosos.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

quando mesmo nos picos mais altos o clip não acende é um bom parametro.

Mas pelo led clip a noção que se tem é que não se está mandando 4k ou mais, mas até aí não dá pra ter noção.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito, se não tiver a alimentação adequada por exemplo ele não vai mandar os 4k e antes disso vai clipar!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pelo led clip a noção que se tem é que não se está mandando 4k ou mais, mas até aí não dá pra ter noção.

Para saber a resposta, deve saber o significado ou função do Led clipping?

Vejo muito que as pessoas não sabem bem para que que serve e vejo até indicarem que ter um clip de leve, rs rs.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Para saber a resposta, deve saber o significado ou função do Led clipping?

Vejo muito que as pessoas não sabem bem para que que serve e vejo até indicarem que ter um clip de leve, rs rs.

Indica o momento em que o modulo atingiu a potência máxima com distorção controlada, tem muitas variantes como alimentação , sinal vindo do player e etc.

Se nos picos de sinal o clip não acende ou apenas da uma piscadela é sinal que você esta mandando a potência maxima do modulo em sinal musical.

Com um amp de mesma potencia dos falantes da pra abusar bastante do clip , com headrom tem que ter muito cuidado ou vai fritar rapidinho.

Depende também muito de modelo do falante , curva de impedancia da caixa e muitos outros.

Tem amigo nosso do fórum aplicando teóricos 6000w em um par de 18" de 1200w importado e os falantes estão pedindo potência, neh daniloMTX ? Kkk

Por fim deixo minha humilde opinião , som não é uma matemática exata e não existe coisa mais diferente que dois sons iguais, meio confuso ?quem tem um pouco mais de pratica sabe muito bem do que estou falando.

Tenham as regras como uma base , mais ousem , alterem , busquem acertos diferentes , busque conhecer o limite do seu sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

igual um amigo meu fala sempre q som tem haver com sorte e num ponto pra mim ele tem razão, vejo cada sons feitos nas coxas e q tocam melhor q muitos bem montados.kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

igual um amigo meu fala sempre q som tem haver com sorte e num ponto pra mim ele tem razão, vejo cada sons feitos nas coxas e q tocam melhor q muitos bem montados.kkkkk

:legal::+1 :+1 :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheci uma manifold invertida com 2 target de 18 que vibrava tanto que os conjuntos magneticos dos dois alto-falantes se tocavam na vibraçao, mas tocava abdurdamente forte e bem.....

Compartilhar este post

Link para o post

Conversando com um amigo essa semana ,

Headroom é besteira ?

Cara headroom é igual dinheiro de pinga , com 100$ tu sai de casa compra uns whisky 8 anos marromenos , energético podrão de 2l e curte a noite todinha , com 200$ tu compra um bom 12anos com redbull , nos dois casos vai se divertir bastante e provavelmente volta baleado pra casa.

No outro dia de manhã é que vc vai entender a diferença entre um e outro.

Ps teve outra comparação mais não da pra contar aqui kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Ex:

10kwmrs 1Ohms, com 4 AF 4Omhs 2500Wrms = potencia total do amplificador na teoria..

Apos tocar por algumas horas a impedância dos AF aumentara, com isso os falantes nao receberam mais os 10kwrms ja que a impedancia nao será mais de 1Ohms, isso que tentei falar.

Super correto! Fato!

Compartilhar este post

Link para o post

Conversando com um amigo essa semana ,

Headroom é besteira ?

Cara headroom é igual dinheiro de pinga , com 100$ tu sai de casa compra uns whisky 8 anos marromenos , energético podrão de 2l e curte a noite todinha , com 200$ tu compra um bom 12anos com redbull , nos dois casos vai se divertir bastante e provavelmente volta baleado pra casa.

No outro dia de manhã é que vc vai entender a diferença entre um e outro.

Ps teve outra comparação mais não da pra contar aqui kkkkk

Eu n intendo é uma coisa...

Uns dizem q Dobro da potencia ajuda... q fica mais forte... Etc..

Outros dizem q amplificador menos potente usando o clip ''Engorda'' mais o som... deixa o grave mais presente....

agora to Cafusoo :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu n intendo é uma coisa...

Uns dizem q Dobro da potencia ajuda... q fica mais forte... Etc..

Outros dizem q amplificador menos potente usando o clip ''Engorda'' mais o som... deixa o grave mais presente....

agora to Cafusoo :pirou:

É verdade , com um pouco "as vezes bastante" distorção o som parece render mais , porem para isso sacrifica , amps , falantes e até baterias , fora que chega um som igual com headroom de 3db e vc pode deixar o clip aceso que o outro sempre vai render mais, FATO.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta certo... int quer dizer q com (EXEMPLO) 1 spark de 3000rms tocando meus 4 pioneer... Ficaria mais ''forte'' ???

Compartilhar este post

Link para o post

Ja vi eros 815 com bbuster 3600, dando show em sds 2.7k de 15 com taramps 3500, devia estar com muita distorsao, mas o grave tava muito forte.

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Com distorção as vezes VC só percebe sr estiver perto do som se tiver meio longe só parece que ta forte e limpo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...