Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LeoATT

Construção de caixa - Subwoofer Pioneer 309 + HT600

Recommended Posts

Rapaziada,

Pra quem pediu, segue as medidas do projeto desta caixa:

Caixa:

Largura: 62cm

Altura: 36cm

Profundidade: 38,5cm

Duto:

Largura: 5cm

Altura: 32cm

Comprimento: 76cm

Volume (descontando dudo): 52L

Frequência: 33Hz

Boa sorte a todos! Pra quem curti muito SUBGRAVE, não vai se arrepender! ;)

Valeu :legal:

Léo esta caixa ta mando também um spl forte ?

Teu subsônico está em quanto hz ?

Gostei muito heim []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente LeoATT parabéns tua caixa ficou excelente nossa de primeira mesmo é dificil ver algo tão caprichado por ai, mas é o seguinte desculpe usar o seu topico para tirar uma duvida, mas se fizér um tópico pra perguntar isso os modéras caem em cima rsrs, bom vamos lá fiz uma caixa pra um sub kicker de 15" como pede no manual, mas como no manual não diz nada de sintonia da caixa e quero saber em que sintonia éla esta, então vou passar as medidas se alguem pudér ajudar fico grato. :legal:

As medidas são internas.

caixa

altura: 39,4 cm

largura:78,4 cm

Profundidade:36,1 cm

duto

altura: 39,4 cm

largura:7,6 cm

Comprimento: 41 cm

Compartilhar este post

Link para o post

Leo o duto nao estaria grande demais para o sub??? sao 170cm² para 1 sub, sendo q geralmente usamos apenas um duto de 4'' q da aproximadamente 80cm² de area. O sub nao fica bobo desse jeito??

Compartilhar este post

Link para o post

Leo o duto nao estaria grande demais para o sub??? sao 170cm² para 1 sub, sendo q geralmente usamos apenas um duto de 4'' q da aproximadamente 80cm² de area. O sub nao fica bobo desse jeito??

Apesar de ser um pouco mais do que o dobro de área, e o sub excursionar mais, ele esta tocando extramente firme, no limite de seu Xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu :legal:

Léo esta caixa ta mando também um spl forte ?

Teu subsônico está em quanto hz ?

Gostei muito heim []-[]

Valeu!!

O forte dessa caixa realmente são os subgraves mas também esta rendendo um bom spl. Se pretende um som misto e pancadas rápidas, um 309 numa caixa 42L, sintonia em 45Hz, é a melhor opção! Digo pq já vi esse setup tocar mto forte tbm!

Editado por LeoATT

Compartilhar este post

Link para o post

Então Leo, msm ele trabalhando no limite do x-max e com regulagem de subsonico, vc percebeu se dependendo da música não força o mecanismo (cheiro de bobina ou distorção)?

Estou pensando em colocar 2x 309 com uma caixa de 55L sintonizada em 32hz, duto retangular com ressonador interno e na saida

Qnto a diferença do duto redondo para retangular, percebi realmente da uma diferença em qualidade e controle do sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de ser um pouco mais do que o dobro de área, e o sub excursionar mais, ele esta tocando extramente firme, no limite de seu Xmax.

Andei pesquisando esses tempo em fórum e sites de outros países , uma regra que eles parecem usar é:

Driver size Minimum Port Diameter

10 inch = 4 inch

12 inch = 5 inch

15 inch = 6 inch

18 inch = 8 inch

Nesse tabela seria o minimo pra um sub de 12' área de 126.6 cm2, confesso que fiquei com medo de arriscar uma cx para o pioneer com duto desse tamanho! + vc provou q essa tabela está mais q certa !

Parabens + uma vez pelo seu projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

...................

Editado por Bravo68

Compartilhar este post

Link para o post

Então Leo, msm ele trabalhando no limite do x-max e com regulagem de subsonico, vc percebeu se dependendo da música não força o mecanismo (cheiro de bobina ou distorção)?

Estou pensando em colocar 2x 309 com uma caixa de 55L sintonizada em 32hz, duto retangular com ressonador interno e na saida

Qnto a diferença do duto redondo para retangular, percebi realmente da uma diferença em qualidade e controle do sub!

No inicio, dependendo da musica e do volume, sim... cheirava um pouco a bobina. Mas hoje depois do sub estar amaciado não cheira mais não. Distorção zero! Para ter uma idéia, o vídeo foi gravado no volume 10 e o máximo que esse setup aguenta é vol 14 (uso o SLA do DVD player).

[]-[]

Editado por LeoATT

Compartilhar este post

Link para o post

Andei pesquisando esses tempo em fórum e sites de outros países , uma regra que eles parecem usar é:

Driver size Minimum Port Diameter

10 inch = 4 inch

12 inch = 5 inch

15 inch = 6 inch

18 inch = 8 inch

Nesse tabela seria o minimo pra um sub de 12' área de 126.6 cm2, confesso que fiquei com medo de arriscar uma cx para o pioneer com duto desse tamanho! + vc provou q essa tabela está mais q certa !

Parabens + uma vez pelo seu projeto!

Exato lton85!! São parâmetros calculados que os gringos utilizam. Assim, com a área do duto definida, o comprimento é quem define a sintonia da caixa, desde que o volume não se altere. ;)

Valeuuu!!!! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens cara! Caixa muito bem montada! ta tremendo bem mesmo! fora que é 1 pioneer 309, creio que subgrave nao é o forte dele! e esse ta descendo muito( visto pelo video) + Parabens, ,muito bom o set! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens cara! Caixa muito bem montada! ta tremendo bem mesmo! fora que é 1 pioneer 309, creio que subgrave nao é o forte dele! e esse ta descendo muito( visto pelo video) + Parabens, ,muito bom o set! :legal:

VALEU!!!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

36l para o 3002 é isso??

E se colocasse ele nessa caixa que o amigo está projetando...será que daria um grave legal??

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma pesquisa mas é essa litragem que melhor fica para esse sub... Ele é um sub muito pesado pra tu tocar ele tem que ser uma sd2500, pra começar a brincadeira... puro spl

Compartilhar este post

Link para o post

é...isso ai eu tava ligado...

antes de ter começado a construir minha casa eu tinha comprado 1 desse...e um SD2000.1...mais vendi o SD e fiquei com o 3002 aqui...sabe como é né...construção agenet fica sem grana...

Ai como tinha 2 selenium predator 10 + kit 2 vias selenium, vou usar eles por enquanto até me estabilizar $$$

Mais vamos ver né...quem sabe não coloque o 3002 pra tocar...

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada,

Pra quem pediu, segue as medidas do projeto desta caixa:

Caixa:

Largura: 62cm

Altura: 36cm

Profundidade: 38,5cm

Duto:

Largura: 5cm

Altura: 32cm

Comprimento: 76cm

Volume (descontando dudo): 52L

Frequência: 33Hz

Boa sorte a todos! Pra quem curti muito SUBGRAVE, não vai se arrepender! ;)

Brother essas medida q vc passou são medidaes externas da caixa? to querendo fazer uma assim pro meu 309, curto muito subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

Brother essas medida q vc passou são medidaes externas da caixa? to querendo fazer uma assim pro meu 309, curto muito subgrave.

Sim, são as medidas externas.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo aproveitar seu topico p tira 1 duvida

tinha 1 bp(800rms 12")(nao dava subgrave nem1 nem grave ) vc saia do carro aprecia q ele estava desligado so escutava 1 leve tremida na placa bem leve msm

comprei 1 e2k chega essa semana a caixa q fiz para ele esta assim

freq da caixa 29hz

dados da caixa

altura - 44cm

base - 45cm

profundidade inferior -45cm

prof superior 33cm

mdf de 18mm

medidas externas

59.09866 lts

teno 2 dutos de 3" com 49,5cm(tem 1 joelho no fundo apontando p bobina)

essa caixa ira me render 1 bom subgrave?

nao quero anima festa com esse som mais gostaria q pelo menos quando tivesse lavando o carro desse p escuta o som tranquilo nao precisa ser nada absurdo

q vc acha dessa caisa vai render bem? ou tem alguma sugestao?

Compartilhar este post

Link para o post

amigo aproveitar seu topico p tira 1 duvida

tinha 1 bp(800rms 12")(nao dava subgrave nem1 nem grave ) vc saia do carro aprecia q ele estava desligado so escutava 1 leve tremida na placa bem leve msm

comprei 1 e2k chega essa semana a caixa q fiz para ele esta assim

freq da caixa 29hz

dados da caixa

altura - 44cm

base - 45cm

profundidade inferior -45cm

prof superior 33cm

mdf de 18mm

medidas externas

59.09866 lts

teno 2 dutos de 3" com 49,5cm(tem 1 joelho no fundo apontando p bobina)

essa caixa ira me render 1 bom subgrave?

nao quero anima festa com esse som mais gostaria q pelo menos quando tivesse lavando o carro desse p escuta o som tranquilo nao precisa ser nada absurdo

q vc acha dessa caisa vai render bem? ou tem alguma sugestao?

Qual modulo empurrava o bq ?

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estiver com a intenção de fazer uma caixa semelhante a do cologa LeoATT pode ir sem medo, acabei de construir uma semelhante no fim de semana e instalei-a terça, não tive muito tempo para testa-la mas digo que realmente toca muito bem, comparando com a caixa trapezoidal de 46,5lts com duto redondo de 4" x 28cm que estava o UXP a diferença ficou bem clara.

Tanto para subgrave como SPL ela se mostrou superior, realmente o duto retangular fez a diferença, e aproveitando será que esse tipo de caixa precisa de forração interna? eu vi numa loja uma caixa com duto retangular e com acrílico mostrando a bunda de dois JBL e estava forrada com espuma tipo sonex e tocava muiiiito, a loja toda tremia.

Parabéns LeoATT pelo seu projeto.........

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estiver com a intenção de fazer uma caixa semelhante a do cologa LeoATT pode ir sem medo, acabei de construir uma semelhante no fim de semana e instalei-a terça, não tive muito tempo para testa-la mas digo que realmente toca muito bem, comparando com a caixa trapezoidal de 46,5lts com duto redondo de 4" x 28cm que estava o UXP a diferença ficou bem clara.

Tanto para subgrave como SPL ela se mostrou superior, realmente o duto retangular fez a diferença, e aproveitando será que esse tipo de caixa precisa de forração interna? eu vi numa loja uma caixa com duto retangular e com acrílico mostrando a bunda de dois JBL e estava forrada com espuma tipo sonex e tocava muiiiito, a loja toda tremia.

Parabéns LeoATT pelo seu projeto.........

Realmente o duto quadrado faz uma diferença no som!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo som e pelo projeto pois ficou ótimo, Se não fosse dimais você poderia disponibilizar as medidas externas da caixa? E o projeto no SketchUp?

Estou pretendendo ir no Paraguai montar um som. Pretendo comprar 2 Pioneer 309d4 + ROADSTAR RS1600D, ai vem a duvida 4 Drives ou 2 Drives Corneta longa ou curta, com 2 TWEETER, no modulo Soundigital Sd 400.4d.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...