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bssardinha

Mais informações sobre a caixa LT (labirinto)!

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Tenho ouvido falar bastante nessa caixa LT. Quero colocar duas E2k de 700rms.

Qual a diferença entre a LT e a dutada? Qual tem o melhor desempenho? Qualquer informação sobre essa caixa é bem vindo!

valeu

Editado por bssardinha

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Qual a diferença entre a LT e a dutada? Qual tem o melhor desempenho? Qualquer informação sobre essa caixa é bem vindo!

valeu

UP! ajuda æ galera na moral <_<

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Qual a diferença entre a LT e a dutada? Qual tem o melhor desempenho? Qualquer informação sobre essa caixa é bem vindo!

valeu

Bem, só pra adiantar, não vai caber num carro...

 

Ela é um "corredor" (que pode ser dobrado), com comprimento igual a 1/4 de onda (em metros) se tivermos o fundo fechado, ou 1/2 comp de onda se tivermos o fundo aberto.

 

O comprimento de onda a que me refiro é o do dobro da frequência de ressonância do subwoofer (ou woofer). Sendo assim, um sub com Fs de 25Hz trabalharia a 50Hz (e a caixa teria vários metros de comprimento)

 

Dizem os especialistas (CCDB... foi através de um artigo dele q conheci sobre as caixas) que há ganho de 30dB... mas vem mais um problema... a faixa útil é de apenas 1 oitava acima e um abaixo. Sendo assim, esta caixa que responde nos 50Hz seria útil apenas entre 25 e 100Hz, mas com grndes decaimentos fora da sintonia. Ou vc utiliza outra caixa respondendo abaixo disto, ou vc utiliza um sub que tenha Fs mais baixa, e completa o grave com bons woofers...

Editado por Kleberlpa

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EDIT: corrigido :legal:

Editado por gusk4x4

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Qual a diferença entre a LT e a dutada? Qual tem o melhor desempenho? Qualquer informação sobre essa caixa é bem vindo!

valeu

Bem, só pra adiantar, não vai caber num carro...

 

Ela é um "corredor" (que pode ser dobrado), com comprimento igual a 1/4 de onda (em metros) se tivermos o fundo fechado, ou 1/2 comp de onda se tivermos o fundo aberto.

 

O comprimento de onda a que me refiro é o do dobro da frequência de ressonância do subwoofer (ou woofer). Sendo assim, um sub com Fs de 25Hz trabalharia a 50Hz (e a caixa teria vários metros de comprimento)

 

Dizem os especialistas (CCDB... foi através de um artigo dele q conheci sobre as caixas) que há ganho de 30dB... mas vem mais um problema... a faixa útil é de apenas 1 oitava acima e um abaixo. Sendo assim, esta caixa que responde nos 50Hz seria útil apenas entre 25 e 100Hz, mas com grndes decaimentos fora da sintonia. Ou vc utiliza outra caixa respondendo abaixo disto, ou vc utiliza um sub que tenha Fs mais baixa, e completa o grave com bons woofers...

me diz a pagina desse artigo quer vc leu.muito interesante este tipo de caixa

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qual a atenuação nesa faixa d frequencia?

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qual a atenuação nesa faixa d frequencia?

atenuação? o kleber citou ganhos mosntruosos, e não atenuações...

 

procure por gráficos na net pra vizualizar a coisa!

 

tem um site de um cara que montou uma dessas para um endurance roxo se não me engano (usar em casa)

 

Abraços

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qual a atenuação nesa faixa d frequencia?

Não há atenuação. O ganho é máximo na frequência de ressonância do conjunto (2x a Fs do falante), pois é nesta condição que temos o perfeito "acoplamento" entre as ondas que retornam do fundo da caixa com o cone... como a distância é ideal, o som viaja o equivalente a meia onda (entre ir e voltar até o fundo da caixa) e já encontra o cone se deslocando no outro sentido... assim esta onda viajante empurra mais o cone...

 

O artigo completo do CCDB vc encontra em www.audiolist.cjb.net, na seção de caixas acústicas. O artigo é de 1979.

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Transmission Line

 

The origin of a transmission line (TL) has roots tracing back to the Stromberg-Carlson acoustic labyrinth, circa 1930. This labyrinth consisted of a long pipe, with the driver mounted at one end while the other end remained open, with a cross-sectional area about the same as that of the driver. In the early 1960's, Dr. AR Bailey experimented with different damping materials and techniques using the same basic concept in these folded labyrinth lines. His work has since become the standard for TL designs. In 1976, AT Bradbury used Dr. AR Bailey's density criteria of 0.5 lb/ft and published his paper describing changes in the speed of sound for different types of damping material such as fiberglass and long fiber wool.

 

So, what is a transmission line? As the name implies, a transmission line is a long chamber that expends from the back of the loudspeaker. At the opposite end of this line is a vent or opening (generally the size of the driver diaphragm) to the outside of the cabinet. Properly built TL's eliminate the phase cancellation of the driver in any form and make for a nearly perfect sub system. However, TL's are seldom found in car audio because of their size and complexity.

 

The design of a TL enclosure consists of a taper in the line, making it is possible to eliminate standing waves and resonance common to other speaker enclosures. Eliminating standing waves also protects the driver from harmful back waves that cause distortion and cone breakup. The length of the line does not allow time for air to travel through the chamber and cancel the front-wave. Because of its length, a tuned chamber, much like an open-ended pipe from a pipe organ, is created. This causes a phase shift. It is this phase shift to the rear sound wave (of the woofer) that reinforces the front-wave at the frequencies where the front-wave begins to decrease due to increased air resistance at lower frequencies, very much like a vented enclosure.

 

The damping of a TL is unlike the "air" spring of a sealed enclosure where the cone has to fight for motion. As a result, the efficiency is better than bass-reflex enclosures, the accuracy is better than acoustic suspension, and the frequency response and linearity is better than all systems.

 

Designing a transmission line enclosures requires thorough specifications and careful tuning. Suitable drivers for TL's usually have low QTS (0.2 to 0.4), low QES (0.3 to 0.4) and low Fs values. The distance the rear sound wave (of a subwoofer) travels in the enclosure is very specific. Determining the length is based a fraction of the wavelength of the woofers resonant frequency. For example, if the resonate frequency of the woofer used in a TL is 40 Hz, the wavelength of the frequency would be approx. 339 inches (see March 2002 issue, Box Basics II, for formula to determine wavelength). The channel inside the transmission line enclosure must be 1/4, 1/2 or 3/4 of this wavelength, resulting in a channel length of 84.75, 113 and 169.5 inches respectively. Because of the length of the channel, it is often common for a TL to be folded into a labyrinth, making it more compact. If stuffed properly with damping material such as wool, the actual length can decrease due to the resistive effect of the material on the air.

 

fonte: www.caraudiomag.com (excelente site gringo...)

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tem um cara aqui no interior da Bahia (Itabuna) chamado chico. O cara tem a mãnha mesmo! O nome da loja dela é "Vibrasom". Lá ele fala que faz caixa LT. E eu jah vi uma tocando e é muito forte mesmo. Acho que pra fazer uma dessa tah na faixa de 400 reais!

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o pessoal nao em entendeu...tendo como base um falante de fs 25hz...com uma LT calculada em 1/4 de onda TEORICAMENte você obtem 30db em 50hz(2x fs)...e tem uma resposta de 25 a 100hz...gostaria de saber a que "medida" ela toca teoricamente em 25hz....-3db, -10db?

abraços

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abraços

salvo engano, a caixa LT é poderosíssima nos subgraves porque a queda de db/oitava é ínfima nessas 1/4 onda... acho que 3 db, enquanto nas seladas é 12 db e nas dutadas 24.... daí c calcula. Existem outros tipos teóricos de LT, de 2/4, 3/4 e 4/4 de onda que apresentam eficiencia ainda maior.... porém a construção seria inviável, pois o tamanho aumenta exponencialmente, a de 4/4 acho que teria que ter mais de 100m de tubo dependendo do FS do falante heheheheh :o

Editado por Vector

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abraços

salvo engano, a caixa LT é poderosíssima nos subgraves porque a queda de db/oitava é ínfima nessas 1/4 onda... acho que 3 db, enquanto nas seladas é 12 db e nas dutadas 24.... daí c calcula. Existem outros tipos teóricos de LT, de 2/4, 3/4 e 4/4 de onda que apresentam eficiencia ainda maior.... porém a construção seria inviável, pois o tamanho aumenta exponencialmente, a de 4/4 acho que teria que ter mais de 100m de tubo dependendo do FS do falante heheheheh :o

3db? Poxa vida...parece ser bem interessante e o controle de excursão do falante é boa?...da p/ aplicar altas potências ou não se faz necessario?...estou com e2k 10 D6 fs:30hz (+-10%) era p/ uso residencial mas acabo ficando empenhado...iria a principio p/ uma Bp 6a...o que o povo das LT´s dizem do uso deste falante neste tipo de caixa? Abraços

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abraços

salvo engano, a caixa LT é poderosíssima nos subgraves porque a queda de db/oitava é ínfima nessas 1/4 onda... acho que 3 db, enquanto nas seladas é 12 db e nas dutadas 24.... daí c calcula. Existem outros tipos teóricos de LT, de 2/4, 3/4 e 4/4 de onda que apresentam eficiencia ainda maior.... porém a construção seria inviável, pois o tamanho aumenta exponencialmente, a de 4/4 acho que teria que ter mais de 100m de tubo dependendo do FS do falante heheheheh :o

3db? Poxa vida...parece ser bem interessante e o controle de excursão do falante é boa?...da p/ aplicar altas potências ou não se faz necessario?...estou com e2k 10 D6 fs:30hz (+-10%) era p/ uso residencial mas acabo ficando empenhado...iria a principio p/ uma Bp 6a...o que o povo das LT´s dizem do uso deste falante neste tipo de caixa? Abraços

Ah sim.. é preciso um controle rigoroso abaixo de certo ponto... corte de 12db/oitava no mínimo .. ideal 24 db/oitava.. senão tem risco sério de danificar o sub!

Só não sei mais ao certo que ponto é esse, mas é baixo o suficiente pra vc ter subgraves bastante presentes....

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o pessoal nao em entendeu...tendo como base um falante de fs 25hz...com uma LT calculada em 1/4 de onda TEORICAMENte você obtem 30db em 50hz(2x fs)...e tem uma resposta de 25 a 100hz...gostaria de saber a que "medida" ela toca teoricamente em 25hz....-3db, -10db?

abraços

Bem, como a caixa opera de modo tão particular, a atenuação abaixo da freq. de sintonia acredito eu, seja enorme. isto pq acima ou abaixo da sintonia, as ondas traseiras refletidas lá no fundo da caixa chegariam fora de hora ao falante, logo, começarim a ocorrer grandes perdas de ganho...

 

Lendo o artigo do CCDB, é possível observar q ele recomenda o uso de várias destas caixas, para cobrir a faixa de subgraves e graves, deixando cada uma com uma faixa estreita. Não é à toa q ele recomendou isto.

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Hummm...

vou me empenhar para a contrução de um caixa dessa para o NAR...

 

Assim.. o sepacheco já tentou passar um eskema para mim.. mas eu naum peguei muito bem naum!!

 

Qual falante seria melhor utilizar numa LT, o nar de 10 ou de 12?

 

alguém poderia fazer um esqueminha com as medidas para mim..???

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Hummm...

vou me empenhar para a contrução de um caixa dessa para o NAR...

 

Assim.. o sepacheco já tentou passar um eskema para mim.. mas eu naum peguei muito bem naum!!

 

Qual falante seria melhor utilizar numa LT, o nar de 10 ou de 12?

 

alguém poderia fazer um esqueminha com as medidas para mim..???

O ideal é pegar subs com baixa Fs... Não tenho os parâmetros nos NAR, mas talvez vc ache outro sub mais qualificado... um sub com Fs de 22Hz vai te dar o pico em 44Hz.

 

Larguras, bem, o corredor não pode ser muito estreito... mantenha a largura do falante, ao menos... hehehe. A profundidade é que é importante... vai ter q ter 1/4 do comprimento de onda destes 44Hz... pela tabelinha mastigadíssima do http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/...ao/tabela1.html, para a frequência de 43.65Hz vc tem 7.88 metros, o q dá 1,97 metros de "corredor". É possível dobrar este corredor, fazendo a caixa ficar menor...

 

Bem, acredito q meu conceito esteja certo... depois eu dou uma vasculhada no artigo do CCDB.

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parece que tavam levando uns projetos de LT que usamos aqui na cidade p Salvador...... p/ a galera ver melhor

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Qual a diferença entre a LT e a dutada? Qual tem o melhor desempenho? Qualquer informação sobre essa caixa é bem vindo!

valeu

Bem, só pra adiantar, não vai caber num carro...

 

Ela é um "corredor" (que pode ser dobrado), com comprimento igual a 1/4 de onda (em metros) se tivermos o fundo fechado, ou 1/2 comp de onda se tivermos o fundo aberto.

 

O comprimento de onda a que me refiro é o do dobro da frequência de ressonância do subwoofer (ou woofer). Sendo assim, um sub com Fs de 25Hz trabalharia a 50Hz (e a caixa teria vários metros de comprimento)

 

Dizem os especialistas (CCDB... foi através de um artigo dele q conheci sobre as caixas) que há ganho de 30dB... mas vem mais um problema... a faixa útil é de apenas 1 oitava acima e um abaixo. Sendo assim, esta caixa que responde nos 50Hz seria útil apenas entre 25 e 100Hz, mas com grndes decaimentos fora da sintonia. Ou vc utiliza outra caixa respondendo abaixo disto, ou vc utiliza um sub que tenha Fs mais baixa, e completa o grave com bons woofers...

Putz... Paguei minha língua... hehehehe. Não é que coube! :lol:

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valeu

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O comprimento de onda a que me refiro é o do dobro da frequência de ressonância do subwoofer (ou woofer). Sendo assim, um sub com Fs de 25Hz trabalharia a 50Hz (e a caixa teria vários metros de comprimento)

 

Dizem os especialistas (CCDB... foi através de um artigo dele q conheci sobre as caixas) que há ganho de 30dB... mas vem mais um problema... a faixa útil é de apenas 1 oitava acima e um abaixo. Sendo assim, esta caixa que responde nos 50Hz seria útil apenas entre 25 e 100Hz, mas com grndes decaimentos fora da sintonia. Ou vc utiliza outra caixa respondendo abaixo disto, ou vc utiliza um sub que tenha Fs mais baixa, e completa o grave com bons woofers...

Putz... Paguei minha língua... hehehehe. Não é que coube! :lol:

:lol: :lol: :lol:

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