Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
AG-Sound

Quando se tem crossover precisa de capacitor?

Recommended Posts

Ola amigo, gostaria de saber certinho sobre isso...

tem gente q sim q msmo com crossover c precisa de capacitor, e tem gente q diz q quando tem crossover nao precisa de capacitor...

pelo q eu sei o capacitor é um crossover passivo né, eu entendo q quando tem crossover nao precisa de capacitor, pq ele gerencia o cor q vc deseja para cada tipo de falante tw driver...

e ja ouvi dizer q o capacitor é para dexar o som limpo sem interferencias...

agora nao sei bem oq é q o certo...

mais digam ai o certo p saber...

mto obrigado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, gostaria de saber certinho sobre isso...

tem gente q sim q msmo com crossover c precisa de capacitor, e tem gente q diz q quando tem crossover nao precisa de capacitor...

pelo q eu sei o capacitor é um crossover passivo né, eu entendo q quando tem crossover nao precisa de capacitor, pq ele gerencia o cor q vc deseja para cada tipo de falante tw driver...

e ja ouvi dizer q o capacitor é para dexar o som limpo sem interferencias...

agora nao sei bem oq é q o certo...

mais digam ai o certo p saber...

mto obrigado...

 

Um capacitor é sim um crossover de 6db, apenas precisa analisar se o crossover faz o corte necessário para o driver ou tweeter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, sseria bom continuar adicionando o capacitor, só que com um corte de frequência diferente, bem mais alto

Esse capacitor passaria a agir como uma proteção contra DC e assim queimar o tweeter

 

Exemplo, croosover ajustado em 5KHz

 

Coloque um capacitor para um corte em torno de 2KHz, assim o capacitor não vai interferir, vai apenas proteger contra DC e até mesmo se sem querer alguem mexer no crossover

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom seria começar a ler os artigos :legal:

 

Por gentileza, faça uma boa leitura dos artigos nos links a seguir:

 

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

 

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

 

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

 

 

Sub-fórum HOT-TOPICS: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

 

Regras e dicas do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=5468

 

Vai encontrar quase TUDO que necessita, caso não encontre,

 

 

faça uma busca no fórum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita:6444138897_5e710b2703.jpg

 

 

 

Clique Aqui para acessar a busca Google Customizada AutoSom.net

 

 

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante. E assim você ajuda a ter tópicos mais relevantes sobre um determinado assunto.

 

 

Bom proveito!

 

Obrigado e abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, sseria bom continuar adicionando o capacitor, só que com um corte de frequência diferente, bem mais alto

Esse capacitor passaria a agir como uma proteção contra DC e assim queimar o tweeter

 

Exemplo, croosover ajustado em 5KHz

 

Coloque um capacitor para um corte em torno de 2KHz, assim o capacitor não vai interferir, vai apenas proteger contra DC e até mesmo se sem querer alguem mexer no crossover

é bom q ngm mexe no capacitor né, mais entao, é bom ter os 2?

desculpe a pergunta, mais estou comesando agora e nao entendo mto, oq é DC?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom seria começar a ler os artigos :legal:

 

Por gentileza, faça uma boa leitura dos artigos nos links a seguir:

 

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

 

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

 

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

 

 

Sub-fórum HOT-TOPICS: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

 

Regras e dicas do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=5468

 

Vai encontrar quase TUDO que necessita, caso não encontre,

 

 

faça uma busca no fórum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita:6444138897_5e710b2703.jpg

 

 

 

Clique Aqui para acessar a busca Google Customizada AutoSom.net

 

 

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante. E assim você ajuda a ter tópicos mais relevantes sobre um determinado assunto.

 

 

Bom proveito!

 

Obrigado e abraço.

mto obrigado pelas dicas amigo, irei ler sim, é q comesei a entrar no site agora e nao conheço bem como funciona o site, mais logo irei aprender, mto obrigado abraço..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não use o capacitor quando tiver um crossover. Exceto se o divisor for apenas para o tweeter e quiser proteger o médio, fazendo um corte para ele.

 

O capacitor no tweeter irá aumentar o corte, independente do valor. Pesquisem "associação de capacitores" e verá que funcionam ao inverso de resistores, ou seja, se ligados em paralelo irá somar seu valor e em série terá que calcular.

 

Um exemplo clássico disso são os kits da NAR. A diferença entre o antigo CS e o VR era que o CS não tinha divisor e, por isso, seu tweeter tinha um capacitor. Muitos compravam o CS para montar o som e depois compravam o divisor para fazer um upgrade. Aí vinha a surpresa. O corte do médio funcionava corretamente, mas o do tweeter subia por causa do capacitor que já vinha nele. Isso gerava um buraco na resposta de frequência, justamente na parte de voz, fazendo qualquer cantor parecer o Pato Donald.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não use o capacitor quando tiver um crossover. Exceto se o divisor for apenas para o tweeter e quiser proteger o médio, fazendo um corte para ele.

 

O capacitor no tweeter irá aumentar o corte, independente do valor. Pesquisem "associação de capacitores" e verá que funcionam ao inverso de resistores, ou seja, se ligados em paralelo irá somar seu valor e em série terá que calcular.

 

Um exemplo clássico disso são os kits da NAR. A diferença entre o antigo CS e o VR era que o CS não tinha divisor e, por isso, seu tweeter tinha um capacitor. Muitos compravam o CS para montar o som e depois compravam o divisor para fazer um upgrade. Aí vinha a surpresa. O corte do médio funcionava corretamente, mas o do tweeter subia por causa do capacitor que já vinha nele. Isso gerava um buraco na resposta de frequência, justamente na parte de voz, fazendo qualquer cantor parecer o Pato Donald.

 

eu tinha escrito um texto bem explicativo e caiu minha net, só vou resumir

 

o que altera é a atenuação (ordem), não o ponto de corte

 

se usar capacitores iguais a frequencia de corte será a mesma de usar um, apenas atenuará mais, as ordem se somam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você disse crossover, é um ativo ou passivo ?

 

Se for passivo, realmente não tem porque usar capacitor

 

Se for ativo, dai pode e é muito recomendável por outro capacitor. Isso é muito utilizado em som profissional, pois evita queimas de drivers por DC

 

É assim toda forma do sinal sonoro é AC (tensão alternada) e é isso que faz o falante ir pra frente e pra tras, falando groseiramente, e é o movimento dele que ajuda a refrigerar a bobina

 

Se você aplicar DC (corrente contínua) nele, ele ficara parado em uma das posições extremas, e como não vai se movimentar, vai aquecer a ponto de queimar, ou queimas por sobrecorrente

O DC pode surgir quando um amplificador queima um lado da etapa de saída, ou algum outro problema interno

Ou enquanto ele é ligado, aquele "tum" que dá, ou mesmo quando é desligado

Alguns possuem proteção DC, quando detectam DC na saída, desligam o amp, mas só alguns poucos possuem

 

A função do capacitor entra ai, o capacitor, não deixa passar DC (claro, ele deixa muito, muito pouco mesmo, afinal nenhum componente é perfeito, nem dá pra medir com multímetro comum) então se voce selecionar um capacitor com frequência de corte diferente daquela selecionada no seu crossover ativo, por exemplo, cross fixado em 5 KHz, voce coloca um capacitor que não atue na faixa dos 5 KHz, e sim menos, um que comece deixar passar frequência a partir de 3 KHz por exemplo, dai os 5 KHz vão poder passar sem nenhuma atenuação

 

Já para auto falantes mesmo (mid-bass, woofer, subwoofer) não tem jeito de por capacitor, a potência é muito alta, o jeito é confiar no amp

 

Esse truque do capacitor vale para tweeter, driver fenólicos e de titânio

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso qual capacitor é bom para um st 400, e qual capacitor é bom para uma D-405 trio, usando um crossover stx 64??? ou é melhor eu nem colocar o capacitor? qual freqencia fica com p colocar no TW e no driver, inicial e de corte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...