Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Apollo_

Dúvida na litragem da caixa dutada

Recommended Posts

UTILIZO DOIS PUNCH XLC DE 12" AJUDEM....xD

Pessoal Bom dia!!

Tenho no meu veículo dois Punch Xlc 200WRms de 12", eu já comprei o carro com esses alto falantes e de acordo com as medidas da caixa dutada que eles estão está dando 79,85 Litros, tenho o manual dos alto falantes e de acordo com a Fosgate para cada alto falante eles pedem as seguintes dimensões da caixa:

Altura: 45,72cm

Largura: 52,07cm

Profundidade: 35,56cm

com essas medidas a caixa irá ficar com 56,63 Litros

como eu tenho dois alto falantes eu iria colocar a mesma caixa que eles recomendam mas ela iria ter 104,14cm de largura com dois dutos de 27,3cm de diâmetro e 10,16cm de profundidade, assim a caixa iria ficar com 113,26 litros, já descontando os 18mm da madeira. Minha pergunta é a seguinte, o grave que ela passará a dar será muito superior ao que eu já tenho, ou a diferença não será muito notada?

Vou postar aqui os gráficos de frequência das duas caixas:

Caixa que eu pretendo construir:

graficodacaixa.png

Uploaded with ImageShack.us

Caixa que se encontra no meu carro

graficodacaixa2.png

Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!!

Editado por Apollo_

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal Bom dia!!

Tenho no meu veículo dois Punch Xlc 200WRms de 12", eu já comprei o carro com esses alto falantes e de acordo com as medidas da caixa dutada que eles estão está dando 79,85 Litros, tenho o manual dos alto falantes e de acordo com a Fosgate para cada alto falante eles pedem as seguintes dimensões da caixa:

Altura: 45,72cm

Largura: 52,07cm

Profundidade: 35,56cm

com essas medidas a caixa irá ficar com 56,63 Litros

como eu tenho dois alto falantes eu iria colocar a mesma caixa que eles recomendam mas ela iria ter 104,14cm de largura com dois dutos de 27,3cm de diâmetro e 10,16cm de profundidade, assim a caixa iria ficar com 113,26 litros, já descontando os 18mm da madeira. Minha pergunta é a seguinte, o grave que ela passará a dar será muito superior ao que eu já tenho, ou a diferença não será muito notada?

Vou postar aqui os gráficos de frequência das duas caixas:

Caixa que eu pretendo construir:

graficodacaixa.png

Caixa que se encontra no meu carro

graficodacaixa2.png

Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!!

com o projeto que pretendo fazer ele passará a fornecer o seguinte spl:

Driver : Rockford - Rfp 2412

Project by : usuario

Project for : you

--

Number of drivers : 2

Box type : Vented

Box size : 123,4 l

Tuning frequency : 35,00 Hz

Vent : 2 vent(s)

0,244 m length for each

0,102 m round

Relative

Freq Gain SPL

[Hz] [dB] [dB]

20,00 -16,60 98,42

25,00 -10,91 104,11

30,00 -6,75 108,27

35,00 -3,43 111,59

40,00 -0,78 114,24

45,00 1,16 116,18

50,00 2,35 117,37

55,00 2,90 117,92

60,00 3,02 118,04

65,00 2,91 117,93

70,00 2,71 117,73

75,00 2,47 117,49

80,00 2,24 117,26

85,00 2,03 117,05

90,00 1,84 116,86

95,00 1,67 116,69

100,00 1,52 116,54

Compartilhar este post

Link para o post

bom amigo dessa parte eu n entendo nada se não eu ajudava.

só edita o tópico e fala que é para um punch que vai vir uma pá de gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara dando um veredito olhando pelos gráficos...

Teus graves vão ficar bem mais encorpados, teu sub vai "entrar antes" (frequencias mais baixas)...

Resumindo vai deixar de ser um grave meio seco e terá um acréscimo de "sub grave", pouco mas notará a diferença...

Valeu

Obs: Não conheço esse sub, porém to achando que ele ta tocando muito "lá em cima" frequencias altas (por ser grindo) pico em 60hz, não seria legal baixar esse pico para uns 50hz???

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, depende do seu gosto musical, do tipo de grave que gosta !

Prefere mais grave de atack, curto, seco (pankada no peito)

ou

prefere grave mais macio, e extendido ?

Olha, não é que fica mais forte ou não, o grave fica diferente, muda a pegada / o timbre !

Quanto menor a caixa e maior a sintonia/fb mais curtos e secos o grave ficará ! Subirá mais, tocará melhor músicas com pico alto ! mas vai descer menos

Quanto maior a caixa e menor sintonia/fb mais macios e extendidos o grave ficará ! Vai descer mais / mais subgrave, mas vai subir menos !

[]-[]

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Cara dando um veredito olhando pelos gráficos...

Teus graves vão ficar bem mais encorpados, teu sub vai "entrar antes" (frequencias mais baixas)...

Resumindo vai deixar de ser um grave meio seco e terá um acréscimo de "sub grave", pouco mas notará a diferença...

Valeu

Obs: Não conheço esse sub, porém to achando que ele ta tocando muito "lá em cima" frequencias altas (por ser grindo) pico em 60hz, não seria legal baixar esse pico para uns 50hz???

então...esses falantes são da Fosgate o punch xlc 12" de 200Wrms...não sei se vou conseguir abaixar a frequência deles, o antigo dono do carro montou o som em 2000 e até agora está tudo normal!! módulos nunca foram abertos, ele trouxe dos EUA, e são um punch 200.2 e outro punch 400.4, eu estava afim de colocar 2 Subwoofer Rockford Fosgate 12" 2 Ohms P2D212 - 250 Watts RMS pq o módulo manda 250Wrms por canal, o que acha?

Editado por Apollo_

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouço muito hip hop brasileiro e americano, como usher e tals pelo gráfico tá dando quase 120db de spl, isso procede?

Compartilhar este post

Link para o post

na caixa que está no carro já está dando um grave de coçar a garganta e disparar alarme, eu queria saber se com a caixa do tamanho certo (a do gráfico 1) vai mudar muito o grave, eu vou sentir mais pressão, etc...depois posto um vídeo do que os subs fazem no carro

Compartilhar este post

Link para o post

então...esses falantes são da Fosgate o punch xlc 12" de 150Wrms...não sei se vou conseguir abaixar a frequência deles, o antigo dono do carro montou o som em 2000 e até agora está tudo normal!! módulos nunca foram abertos, ele trouxe dos EUA, e são um punch 200.2 e outro punch 400.4, eu estava afim de colocar 2 Subwoofer Rockford Fosgate 12" 2 Ohms P2D212 - 250 Watts RMS pq o módulo manda 250Wrms por canal, o que acha?

Cara pesquisei no google para ver as imagens esse são os subs do primeiro set do meu tio cara isso é anterior a 2000 se não me engano...

E ele tinha eles em caixa selada...

Mas eu acho que da pra descer eles até uns 50Hz sim... Mas tenta ver a resposta de frencia deles...

E como foi citado, não vai aumentar a potência e sim a pegada do som...

Edit: Baixando a frequancia ele vai sim dar mais pressão... Digamos que quanto menor a frequencia mais o carro "meche"...

Não sei se to conseguindo ser claro... Sou meio ruim pra explicar tecnicamente...

Editado por Viní Casonatto

Compartilhar este post

Link para o post

hum...mas como vou descer para essa frequência? e sim esse sub é bem antigo...rs e corrigindo, eles são de 200Wrms

Compartilhar este post

Link para o post

hum...mas como vou descer para essa frequência? e sim esse sub é bem antigo...rs e corrigindo, eles são de 200Wrms

Simples, volta no winISD e vai baixando a frequencia até alcançar o pico desejado, ai tu vai na medida de duto e confere o comprimento caso fique muito comprido altera a vazão - diametro ou altura e largura caso seja retangular...

Obs: Cuidado ao aumentar ou diminuir a vazão, procure mecher apenas na profundidade.

Editado por Viní Casonatto

Compartilhar este post

Link para o post

Simples, volta no winISD e vai baixando a frequencia até alcançar o pico desejado, ai tu vai na medida de duto e confere o comprimento caso fique muito comprido altera a vazão - diametro ou altura e largura caso seja retangular...

Obs: Cuidado ao aumentar ou diminuir a vazão, procure mecher apenas na profundidade.

saquei, os dutos são redondos..acha que retangulares ficam melhores, e o que acha de uns 40Hz

Compartilhar este post

Link para o post

saquei, os dutos são redondos..acha que retangulares ficam melhores, e o que acha de uns 40Hz

Tenta manter como estão só meche no comprimento...

Vamos esperar alguém que realmente conheça esse sub para vermos o quanto da paa descer com eles...

Mas vai brincando lá, e vai anotando os resultados.

Logo aparece alguém que conhece bem esse sub e fala o quanto da e o quanto não da.

Compartilhar este post

Link para o post

Como curte hiphop, sintonia nos 35hz deve ficar ótimo !

Mas lembre-se se aumentar a sintonia de frequênica / fb, consequentemente, aumenta o pico SPL, deixando a sensação de mais alto, mais intenso ! Mas vai descer menos !

Se abaixar a sintonia, o pico abaixa, diminui o SPL, mas melhora no subgrave !

[]-[]

Edit: Já ouvi esse sub, só que o modelo de 10", em caixa selada lateral, alimentado pelo player, recebendo miséros 20w !

Tem excelente qualidade, graves bem macios, muito bacana }!

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Mexendo nos gráficos o projeto ficará assim:

tocando nos 35Hz

dimensões da caixa:

altura:42cm

Largura:92cm

Profundidade:40cm

total de 123 litros, descontando os falantes ficará com aproximadamente 115 litros

Só estou com dúvida no tamanho dos dutos?

novosdados.png

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pesquisei no google para ver as imagens esse são os subs do primeiro set do meu tio cara isso é anterior a 2000 se não me engano...

E ele tinha eles em caixa selada...

Mas eu acho que da pra descer eles até uns 50Hz sim... Mas tenta ver a resposta de frencia deles...

E como foi citado, não vai aumentar a potência e sim a pegada do som...

Edit: Baixando a frequancia ele vai sim dar mais pressão... Digamos que quanto menor a frequencia mais o carro "meche"...

Não sei se to conseguindo ser claro... Sou meio ruim pra explicar tecnicamente...

a frequência do alto falante é de 28Hz como descrito no manual.....eu estou em busca da caixa perfeita!!

Compartilhar este post

Link para o post

será que alguém poderia me ajudar no tamanho dos dutos? para que eu possa finalizar o projeto? Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz os cálculos e cheguei na seguinte conclusão:

diâmetro do duto 10,16cm

comprimento 27,3

frequência que ficou a caixa 35Hz

pessoal a fosgate recomenda o seguinte:

Largura: 104,14

Altura: 45,72

Profundidade: 35,56

mas a largura não cabe no carro, vou ter que mexer no projeto dos módulos, e se eu fizer isso:

Altura: 38cm

Profundidade: 41

Largura: 91

vai influenciar o projeto?

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza vai mudar algo afinal com as medidas acima vai dar praticamente 169Lts, e com as de baixo praticamente 142 lts.

27 lts é bastante coisa...

Faz o seguinte pega medidas que cabem no teu carro, sintoniza a caixa pelo programa e ve qual o comprimento diametro de dutos que vai precisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...