Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Miquim

Caixa 1-HPX2150 no BassBox6

Recommended Posts

Ola pessoal!!! Venho acompanhando vcs a 1 ano lendo bastante sobre som.

Bom, tenho os equipamentos da assinatura 1-hpx2150, 2-8pw3, 2-D220ti, Ta-1600d e Powerpack 4 ch 400 RMS teoricos e cross STX 62... O HPX com HPF em 50Hz Lp 125Hz no stx62 ,os 8pw em caixa estilo cornetada como se fossem uma torre de cada lado, Hpf 125Hz pelo Radio e LP 1Khz pelo PowerPack no Bridge ,as D220ti tambem no Bridge com HPF 2khz e a caixa de 15``Hpx no centro do porta malas.

Bom gostaria da ajuda de alguem que mexe com Bassbox6 pois o programa sempre gera F3 maior do que a FB inclusive nos posts do projeto do Romu.

Aqui esta minha simulacao ( meu teclado ta em ingles rsrs)

http://img138.imageshack.us/img138/1653/snakegrafico1.png

http://img109.imageshack.us/img109/4548/snakegrafico2.png

Aqui vai mais detalhes da resposta em DB

50,8HZ - 124DB

55,6HZ - 126DB

60,9HZ - 127DB

65,4HZ - 127DB

70,3HZ - 128DB

81,3HZ - 128DB

125HZ - 129DB

Se alguem puder simular uma melhor resposta.Grato desde ja!

Everton Hermes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal!!! Venho acompanhando vcs a 1 ano lendo bastante sobre som.

Bom, tenho os equipamentos da assinatura 1-hpx2150, 2-8pw3, 2-D220ti, Ta-1600d e Powerpack 4 ch 400 RMS teoricos e cross STX 62... O HPX com HPF em 50Hz Lp 125Hz no stx62 ,os 8pw em caixa estilo cornetada como se fossem uma torre de cada lado, Hpf 125Hz pelo Radio e LP 1Khz pelo PowerPack no Bridge ,as D220ti tambem no Bridge com HPF 2khz e a caixa de 15``Hpx no centro do porta malas.

Bom gostaria da ajuda de alguem que mexe com Bassbox6 pois o programa sempre gera F3 maior do que a FB inclusive nos posts do projeto do Romu.

Aqui esta minha simulacao ( meu teclado ta em ingles rsrs)

http://img138.imageshack.us/img138/1653/snakegrafico1.png

http://img109.imageshack.us/img109/4548/snakegrafico2.png

Aqui vai mais detalhes da resposta em DB

50,8HZ - 124DB

55,6HZ - 126DB

60,9HZ - 127DB

65,4HZ - 127DB

70,3HZ - 128DB

81,3HZ - 128DB

125HZ - 129DB

Se alguem puder simular uma melhor resposta.Grato desde ja!

Everton Hermes

Pow irmão n posso te ajudar... mas gostaria de saber como ficará a armação de seu som(esteticamente) se possivel manda um modelo com foto ou desenho... abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

baixa o winisd beta q é mais facil de mexer,tem alguma coisa errada ai, me fala a litragem q quer usar e parâmetros do falante q faço a simulação pra vc. :legal:

amigo tem dois links que postei ali diz velocidade do ar, deslocamento de cone, litragem bruta e ja descontando dutos, dimensoes e parametros, mas eu uso bassbox que parece ser mais realista =)

Compartilhar este post

Link para o post

Pow irmão n posso te ajudar... mas gostaria de saber como ficará a armação de seu som(esteticamente) se possivel manda um modelo com foto ou desenho... abraço!

bom nao tenho o desenho mas seriam 2 caixas, uma na esquerda e uma na direita e o de 15`` no centro , elas teriam 8pw+220ti cornetada 22cm largura, 48cm altura, 41cm profundidade sendo que a camara de 20cm de profundidade e a ``corneta`` 21 cm e duto 3pol x 4cm. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Tem alguma coisa errada na sua simulação, pois pelos gráficos gerados seu sub não conseguiria responder abaixo de 58Hz com essa caixa, mas como vc cadastrou o falante com Fs de 41Hz, deveria conseguir um F3 de 41Hz com uma Fb menor.

Veja se vc não cadastrou algum dado do falante errado ou colocou na simulação que será dois falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh mas se vc ver em outros topicos inclusive um antigo do Romu comparativo SDS x HPX vc vera que todos estao com essa simulacao de F3 alta, por isso criei o topico esse eh o x da questao se alguem souber resolver fico grato. Obs isso so ocorreu com este falante com eros tornado ficou tudo ok! :unsure:

Corrigi a questao +- Fazendo uma caixa de 100L e 3dutos de 4pol x 160cm a F3 cai pra 51hz e FB fica maior com 52hz mas na real acredito naum hehe.

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o problema do F3 esta abaixo do Fb ?

nao vejo nenhum...

Ate porque isso depende MUITO do Qts e do Vas do falante.

Blz amigo so que no meu caso esta acima do FB ate me confundi hehe

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

bom nao tenho o desenho mas seriam 2 caixas, uma na esquerda e uma na direita e o de 15`` no centro , elas teriam 8pw+220ti cornetada 22cm largura, 48cm altura, 41cm profundidade sendo que a camara de 20cm de profundidade e a ``corneta`` 21 cm e duto 3pol x 4cm. :rolleyes:

Vlw irmão! Estou com o mesmo projeto que vc porém com 1 tornado de 15"... e meu impasse está todo na estética... curto muito som bem montado! Meu problema está no médio grave pois meu carro é sedan e estou fazendo de tudo p n usar o tampão do porta malas (fica pesado, com o tempo empena o tampão, etc) n queria também moldar em fibras de vidro nas laterais como muitos fazem pois sei que perde rendimento e talz... já pensei em por 1 de 12" na caixa do tornado... e já pensei nesta opção tb de 2 8pw3 e me disseram que quase n vai dar diferença no meu som pois eles são bem fraquinhos... e como vou usar 1 d405 era só descer bem o corte dela que supriria os 8pw3! Meu problema é que quanto mais leio mais fico na dúvida!

Acompanhando seu projeto... no aguardo de fotos e vídeos! Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

pois eh eu peguei 2-8pw pq naum tenho modulo descente 200 rms teoricos por bridge, e o snake HPX eh bem flat sem picos dai fica uma resposta bem plana e com a caixa cornetada pros pw deve evitar que o medio grave se perca mas tenta fazer a parte da `corneta` da caixa com pelo menos uns 30cm

Compartilhar este post

Link para o post

pois eh eu peguei 2-8pw pq naum tenho modulo descente 200 rms teoricos por bridge, e o snake HPX eh bem flat sem picos dai fica uma resposta bem plana e com a caixa cornetada pros pw deve evitar que o medio grave se perca mas tenta fazer a parte da `corneta` da caixa com pelo menos uns 30cm

Já tinha visto o vídeo e eles estão tocando bem ali! Vou fazer minha caixa parecida com aquela, vc reparou que a caixa é dutada? Normalmente recomendam caixa selada para 8pw3 e aparentemente estão na mesma câmara! Vou me jogar pra ver se consigo médio-graves convincentes destes 8pw3

Compartilhar este post

Link para o post

Vou me jogar pra ver se consigo médio-graves convincentes destes 8pw3

Será uma missão quase que impossível.

Apesar de ter um Fs relativamente baixo para woofer para médio, o xmax dele é muito pequeno, o que de certa forma, força um corte mais alto.

Talvez numa caixa selada, onde se tem melhor controle do cone, o mesmo pode descer um pouco mais.

Fonte: http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/48_pdfManual.pdf

Caso contrário, abaixo dos 200Hz ou 300Hz, eu não arriscaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Será uma missão quase que impossível.

Apesar de ter um Fs relativamente baixo para woofer para médio, o xmax dele é muito pequeno, o que de certa forma, força um corte mais alto.

Talvez numa caixa selada, onde se tem melhor controle do cone, o mesmo pode descer um pouco mais.

Fonte: http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/48_pdfManual.pdf

Caso contrário, abaixo dos 200Hz ou 300Hz, eu não arriscaria.

Um investimento de um MG deste em um sistema sairia por mais ou menos RS400 reais (com módulo)! E há controvérsias se faz ou não aquele diferencial no sistema! Lembrando que farei em caixa de mesma câmara selada com aproximados 20 litros!

Compartilhar este post

Link para o post

Eh com camara selada ajuda a conter o Xmax, tipo no meu projeto passou em 145Hz e deu 3mm, ja cortando em 184Hz ficou no limite de 2.35mm isso com 13,47L livres e duto 3polx4cm sem a parte da ``corneta`` deu pico de 5db em 150hz, esse bassbox ajuda a gente a se iludir heheheh. Mas voltando ao topico acho que vou fazer a caixa do hpx com F3 acima do Fb mesmo, pq ateh agora unica maneira que tive foi aumentando muito a litragem pra 100L o que na pratica perde o rendimento. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguem mais mexe no bassbox naum? obtive 0 respostas concretas sobre o topico @_@

Compartilhar este post

Link para o post

OK ficou com 74L livres 52hz 2 dutos 4``x14cm pra combinar com as outras caixas dos medios na laterais so aguardando ficar pronto, morando em AP naum rola DIY kkk ;)

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...