Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alex_84

Sugestões e dicas p/finalização da compra de equip`s p/Corsa

Recommended Posts

Postado em (editado)

é isso mesmo alex... nao esqueça também do big 3

completando, no meu set eu usava proximo a bateria um disjuntor de 135A (pouco menos q a soma dos amps). E la atras um distribuidor "fusado" com fusiveis tb um pouco abaixo do valor do fuse dos amps).

Editado por Sandro.A
Postado em

Bom pessoal, como alguns já perceberam, pus o 7892 e a disqueteira à venda porque fiquei muito restrito em relação a ajustes pelo fato de o 7892 e o MRV-F900 terem pouquíssimos recursos.

Pra facilitar um pouco a minha vida acabei optando pelo Clarion HX-D2, pois achei um 0km e não quis perder a oportunidade :rolleyes:

Mesmo assim ainda fiquei com alguns problemas, tenho 5 canais de amplificação atualmente, pois um dos 2 amp's fará bridge p/alimentar o sub.

- Não queria ter que adicionar um 3º amplificador p/ficar com tudo ativo, pois precisaria de mais espaço físico, cabos, bateria, etc. Portanto estou pensando em 2 hipóteses:

1) Trocar o Punch 250.2 por um amplificador 4 canais (que caiba na lateral do Polo), geralmente os bons 4 canais são bem grandes. Este tocaria os midranges e tweeters.

2) Manter o Punch 250.2 e o MRV-F900 e construir um crossover passivo 2 vias p/o midrange e tweeter. Quanto aproximadamente gastaria pra fazer um bom crossover (nada de outro mundo OK?)

E então pessoal, o que acham?

Aqui vai um retrato do Clarion que está a caminho.

hxd2.jpg

Postado em

Belíssima aquisição, parabéns.

Bom, para construir um cross, deve gastar menos do que adiferença de valores entre os amps. Acho que poderia compensar, mas exige todo aquele estudo que você já sabe, está disposto?

Postado em

Belíssima aquisição, parabéns.

Bom, para construir um cross, deve gastar menos do que adiferença de valores entre os amps. Acho que poderia compensar, mas exige todo aquele estudo que você já sabe, está disposto?

P/vender o Fosgate e pegar outro amplificador BOM estimo algo em torno de R$1.000 + uns R$300 de Cabos RCA 2ch (4 a 5m) + Cabos speaker + cabos de energia. Enfim, acho que a conta não é tão simples.

O que eu poderia fazer é ficar +- um mês com o sistema 3 vias ativo (sem sub), definir os cortes que ficam melhores. Esperar mais um mês pra chegarem os componentes (partsexpress ou similar). Mais um mês pra confeccionar o cross.

Postado em

Pois é..

Fora que além dos cortes, terá mudanças de fase, atenuações, configuração do cross, etc e tal..

Esta também é a minha vontade. Montar tudo ativo e depois fazer um cross, mas eu gostaria de fazer para o 3 vias completo e utilizando bons componentes.

O problema, no meu caso, é que não manjo.. precisaria de MUITO estudo para chegar lá. Estou tentando caminhar para isso, mas é algo bastante complicado.

Postado em

Bom pessoal, como alguns já perceberam, pus o 7892 e a disqueteira à venda porque fiquei muito restrito em relação a ajustes pelo fato de o 7892 e o MRV-F900 terem pouquíssimos recursos.

Pra facilitar um pouco a minha vida acabei optando pelo Clarion HX-D2, pois achei um 0km e não quis perder a oportunidade :rolleyes:

Mesmo assim ainda fiquei com alguns problemas, tenho 5 canais de amplificação atualmente, pois um dos 2 amp's fará bridge p/alimentar o sub.

- Não queria ter que adicionar um 3º amplificador p/ficar com tudo ativo, pois precisaria de mais espaço físico, cabos, bateria, etc. Portanto estou pensando em 2 hipóteses:

1) Trocar o Punch 250.2 por um amplificador 4 canais (que caiba na lateral do Polo), geralmente os bons 4 canais são bem grandes. Este tocaria os midranges e tweeters.

2) Manter o Punch 250.2 e o MRV-F900 e construir um crossover passivo 2 vias p/o midrange e tweeter. Quanto aproximadamente gastaria pra fazer um bom crossover (nada de outro mundo OK?)

E então pessoal, o que acham?

Aqui vai um retrato do Clarion que está a caminho.

hxd2.jpg

um amp 6 canais resolveria seu caso? ou não gosta ?

Postado em

um amp 6 canais resolveria seu caso? ou não gosta ?

Não quero, de trombolho já basta o Alpine que vai ocupar quase todo o piso do porta-malas.

Postado em

Não quero, de trombolho já basta o Alpine que vai ocupar quase todo o piso do porta-malas.

meu amp 6 ch não é trambolhoso não camarada!!!!! existem alguns de tamanho razoavel!!!!!!! o audison por exemplo não é tão grande. GRANDE MESMO SÃO OS ZUKI 6 CH!!!!!! Ou os memphis belle !!!!!!

Postado em

meu amp 6 ch não é trambolhoso não camarada!!!!! existem alguns de tamanho razoavel!!!!!!! o audison por exemplo não é tão grande. GRANDE MESMO SÃO OS ZUKI 6 CH!!!!!! Ou os memphis belle !!!!!!

Vlw Clayton, mas não estou pensando em nenhum desses.

Postado em

caso sirva pra testar, ainda tenho o Xtant 404M e o MRV-F545....qualquer coisa tá na mão . .

eu prefiro fazer tudo ativo no começo, pelo menos durante alguns meses, ou vários meses. ..

Pois até hoje não consegui definir de vez os cortes do sistema.... de nenhuma via .. . kkkkkk

Postado em

Acompanhando, quero é ouvir seu 10w1v2-4 no meu set, ainda não instalei =P

Vai gostar, com certeza. Apesar de não ter muito SPL, esse sub é muito preciso, toca com pouca potência e pede volume de caixa pequeno. Agora é caprichar na fabricação da caixa.

Abs!

Postado em (editado)

caso sirva pra testar, ainda tenho o Xtant 404M e o MRV-F545....qualquer coisa tá na mão . .

eu prefiro fazer tudo ativo no começo, pelo menos durante alguns meses, ou vários meses. ..

Pois até hoje não consegui definir de vez os cortes do sistema.... de nenhuma via .. . kkkkkk

Blz Guilherme, qqr coisa eu pego um desses p/testar.

Em relação aos cortes, vai testando aí fio, quando definir a melhor configuração p/L3SE e Scan, vc m passa! [¨]

Editado por Alex_84
Postado em

kkkkk certeza. . .. mas a tarefa não é fácil. . .

já testei todo tipo de corte, desde 2,5K até 16k com slopes de 6db até 36db, com cortes sobrepostos e espaçados ..

.e cada opção mostra vantagens e desvantagens. .

tá osso . ..

mas a diversão é essa. ..a hora que acertar perde a graça .. . pasmafaute

Postado em

kkkkk certeza. . .. mas a tarefa não é fácil. . .

já testei todo tipo de corte, desde 2,5K até 16k com slopes de 6db até 36db, com cortes sobrepostos e espaçados ..

.e cada opção mostra vantagens e desvantagens. .

tá osso . ..

mas a diversão é essa. ..a hora que acertar perde a graça .. .

Isso que dá ter muita opção, kkk.

Ajuda, galera!

Postado em

Alex fala ae blz?

cara onde vc vai colocar o midrange no corsa? to perguntando pq tb tenho um mesmo ano que o seu e não tive essa visão ainda hehe

Postado em

Alex fala ae blz?

cara onde vc vai colocar o midrange no corsa? to perguntando pq tb tenho um mesmo ano que o seu e não tive essa visão ainda hehe

Então kra, naquels momentos de congestionamento aq em Curitiba sempre fico pensando em como fzr isso tb, (é uma M ficar c/equips em ksa só na ansiedade).

Então, a 1ª solução seria colocar o midrange no acabamento superior do painel de porta e tweeter nas coluna A. P/isso, provavelmente vou precisar instalar retrov. elétrico p/ganhar espaço suficiente p/isso. Os falantes ficariam apontados p/o centro entre os 2 encostos de cabeça.

l3seretrovcentro.jpg

074sg.jpg

A 2ª solução seria fazer o inverso. Ganharia em largura de palco, porém as colunas iam ficar bem maiores, pois a coluna dianteira do corsa é um tanto fina. O direcionamento continuaria da mesma forma e não precisaria gastar c/retrov. elétrico.

072fb.jpg

Não tenho foto do mid em cima da coluna.

A 3ª solução seria fazer um peitinho sobre o painel p/acomodar os midranges e usar o acabamento do retrov. p/colocar os tweeters. Dessa forma talvez, teria que abrir um pouco o direcionamento do midrange esquerdo p/a peça não ficar estranha. O problema é que ficaria sobre as saídas de ar, sei lá.

l3sepeitinhoonaxis.jpg

Essas foram as q eu tive, mas tb é possível fzr pezinhos ou doorpods p/midrange+tweeter, pois na posição que eu fico no carro ainda sobra uns 20cm até o painel de porta.

Postado em (editado)

bacana as fotos e as ideias

o que vc acha tambem de fazer um doorpod, com isso o midbass fica direcionado e o midrange pouco acima dele tambem, o lance seria tirar aquele porta treco da porta soh isso, talvez no futuro teria que comprar um acabamento novo pra poder vender o carro.

cheguei a pensar em fazer o doorpod pra melhorar a porta por ser pequena, mas ainda nao sei mesmo se vou fazer to meio com medo soh isso.

nem coloca retrovisor eletrico, bom o original custa uns 900 conto se nao me engano, na epoca eu cotei na concessionaria e nao compensa.

se for fazer o doorpod compra o cristal da STP tambem acho que pode ter um resultado melhor.

outra coisa nao coloca a bateria na mala nao, tenta ver se nao tem jeito mesmo no cofre do motor, seus equipz sao bem grandes ja, vai acabar com tudo

Editado por RSN
Postado em (editado)

\\\Dúvidas///

1- Onde geralmente é instalado o conversor DC/DC? A ligação dele vai até o distribuidor no PM? Ou o cabo não alcança? E a questão de ruídos?

2- Cabos: Speaker

- Falta decidir os speakers de tweeter e midrange.

3- Energia

- Apenas p/esses 2 amps teria a necessidade de usar 0AWG p/positivo da bateria até o PM?

- Mesmo ouvindo apenas com o carro ligado, tem necessidade de usar 2 baterias? Se sim, usaria uma Optima D34/78 no PM e original na frente.

- O terminal positivo que comprei é o Audison BBC-41P que tem fusível embutido do tipo Mini ANL. A soma de consumo máx dos amp's é 140A, porém esse valor de fusível não é padrão. Só encontro 125A e 150A. Qual é o mais indicado?

Layout usando bateria auxiliar Optima D34/78 no PM

OBS: Apesar de o Fosgate ficar legal com as abas acho q vou usá-lo sem, pois restringe muito a colocação dos RCA's.

sobre as perguntas da parte de energia, vc vai fazer DIY? se nao for fazer troca ideia com quem for instalar o som pra vc acho mais facil.

e outra o calculo que vc ta fazendo considerando o valor total ta errado, nao lembro agora de cabeca mas com certeza nao vai chegar a tudo isso nao, tem alguns fatores diferentes para serem considerados e com isso consegue chegar no valor que serah efetivamente consumido na parte de energia.

pra speaker tenho chord epic(cross + mid), odyssey(tw) e ainda to pensando se compro o signature ou uso o 4S11 mesmo no sub.

rca vou de sonus pro sub e chord chameleonplus pro 2way.

vc comprou a bateria onde? acho que vou precisar de uma tambem, preciso achar algum lugar com preco bacana.

Editado por RSN
Postado em

Bacana as fotos e as ideias

o que vc acha tambem de fazer um doorpod, com isso o midbass fica direcionado e o midrange pouco acima dele tambem, o lance seria tirar aquele porta treco da porta soh isso, talvez no futuro teria que comprar um acabamento novo pra poder vender o carro.

R: Então kra, como vou utilizar 3 vias e o midrange desce bastante (pretendo cortar em 200Hz), não vejo mta necessidade de direcionar o midbass. No caso de um 2 vias sim justificaria esse esforço. Se fizesse um doorpod ou pezinho, seria p/colocar o midrange+tweeter.

chequei a pensar em fazer o doorpod pra melhorar a porta por ser pequena, mas ainda nao sei mesmo se vou fazer to meio com medo soh isso.

R: Ah sei lá, acho q não tem mta frescura não, geralmente o pessoal passa fácil os 4k 5k em equipamentos. Comprar um par de forros num desmanche por uns R$200 p/poder vender o carro não é o fim do mundo.

nem coloca retrovisor eletrico, bom o original custa uns 900 conto se nao me engano, na epoca eu cotei na concessionaria e nao compensa.

R: Realmente, na css é td um absurdo de caro. Ainda + pq nesses últimos Corsas eles colocaram um chicote + “capado”, então td q vc quer por, tem q fzr gambiarra. Não tem preparação p/isso. Nos Corsas Premium até 2008, SNME, o chicote já era bem + completo, fora q os retrov. elétricos eram de série. Em auto-elétrica, tem alguns kits de R$500.

se for fazer o doorpod compra o cristal da STP tambem acho que pode ter um resultado melhor.

R: Concordo, porém o custo dessas mantas é alto. Só pretendo por STP na chapa externa da porta, que é o mais crítico em relação a descolagem e umidade.

outra coisa nao coloca a bateria na mala nao, tenta ver se nao tem jeito mesmo no cofre do motor, seus equipz sao bem grandes ja, vai acabar com tudo

R: Se alguém garantisse que com uma BOA bateria no cofre (Heliar de 75A/h por ex) + Alternador de 120A e usando cabo 0AWG eu estaria bem servido, a Optima já tinha ido p/os classificados, kkk.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...