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divisom

Acoplamento de alto falantes

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cimg0028de.jpg

Shot at 2012-02-10

Ola caros colegas do autoforum.Estou em fase de montagem deste mini trio,as caixas dutadas foram feitas a partir de informaçoes aqui do forum e da audiolist.Suas dimensões foram elaboradas para que se acople todos falantes na mesma distancia(50cm entre os centros,ganho em +-170hz e canc em 680hz).Os dutos juntos ajudando no ganho de freq mais baixas.A profundidade da caixa tem 38cm tendo se ganho nas estacionarias 223hz e harmonicas inferiores,como na altura e largura da caixa as dimensoes foram iguais,(47cm) ocasionou canc em 723hz e harmonicos inferiores.Para diminuir esse efeito coloquei feltro na lateral oposta do duto e na parte debaixo da caixa.Os falantes desse mini trio vao responder de 40hz a 400hz e os drivers D405 fenolicos de400hz a 12000hz.Como ainda esta em fase de montagem faltam os super twiters e mais duas caixas com dois falantes iguais as da foto .Gostaria que comentassem qual seria melhor colocar estas duas caixas sobre as outras aumentando a altura total e agrupando-as,ou colocar uma de cada lado na vertical fazendo descer mais perto do chão, porem 2 falantes sem agrupamento.Este mini visa alto rendimento com menor numero de componentes,por isso somente alto falantes de 15 , drivers e tweters,a partir desse montarei um visando qualide sonora!

Editado por divisom

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Ai está a curva de resposta de frequencia com pink noise(falta muito para se ter qualidade),mas rende bastante.

post-66583-027017500 1329017814_thumb.png

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Obrigado rick pela dica,lembrando que este topico foi criado para tirar duvidas ,peço que me corrijam se minha forma de analisar esta correta ou não.Como não sou nenhum expert na área(apenas amante do som automotivo)gostaria de unir teoria(que o forum ajuda bastante),e pratica nos campeonatos de fins de semana.

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qual falante q vc ta usando? essas d405 tao respondendo muito baixas vai queimar logo,pq nessa faixa de resposta vc nao vai poder aplicar muita potencia, se aumentar um pra 800hz vai ver a diferença e também poderá aplicar mais potencia.por isso q é muito importante um mg no projeto.pq se subir muito os falantes de grave vc so vai escutar voz e se vc baixar muito os driver a voz vai quase sumir pq eles nao vao aguentar potencia. :legal:

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Dieguinho Almeida, os falantes que uso (Hunter)eu mesmo que faço a montagem dos mesmos.Parametros:

VAS 122L

FS 45hz

Re 3,2 Ohms

Qms 8,58

Qes 0,492

Qts 0,465

Spl 95,57

Eu digitei errado,a frequencia das D405 é de 500hz pra cima.Corto em But 24db8a no dcx 2496, e realmente uso somente 90w para cada driver,portanto não tenho problemas com queima.Mas é ai que como vc falou,fica uma lacuna,pois os falantes de quinze estao sendo cortados em 400hz,mas como na curva de frequencia pode se notar um vale proximo entre 250 e 500hz.Agora este mini trio é voltado,por enquanto pra racha,entao dá pra se ter bastante volume com pouca quantidade de transdutores.

Um fato interessante é que montamos dois minitrios como o da foto,identicos,falantes,modulos,baterias,etc.Ligamos ontem num campeonatozinho aqui na regiao via rca e o fato muito interessante que aconteceu é que nas caixas da S10 verde não foi colocado feltro como falei antes.Ja nas caixas da saveiro foram colocadas e a diferença foi enorme, o som da saveiro ficou limpo ,livre de ressonacias enquanto as caixas da S10 ressonavam bastante fazendo um som horrivel,com detalhe que nao perdeu spl.Agora é só colocar feltro nas caixas da S10 tambem.

Dieguinho o que voçe acha das outras duas caixas que irei adicionar?(posiçao)Valeu!

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cimg0019c.jpg

Shot at 2012-02-18cimg0020w.jpg

Shot at 2012-02-18

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E ae pessoal,que diferenças teremos entre as duas disposiçoes das caixas.

 

fotomontagem2.jpg

Shot at 2012-02-18

fotomontagem1.jpg

Shot at 2012-02-18

Editado por divisom

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cimg0055vi.jpg

Shot at 2012-02-12

 

Segundo selenium, D405 responde a partir de 400hz. Pelo tamanho do duto, pra escutar perto do carro, deve ter uma pressão da hora, mas pra rachar, um carro longe do outro, o grave morre ( o que ja constatei na pratica). Eu aumentaria a abertura do duto, se o objetivo for montar um som pra racha. Alias, se for essa a finalidade, vc pode sim abrir um pouco mais a frequencia ate 500 Hz e cobrir assim todas as faixas, o grave vai ficar um pouco mais seco , mas vai chegar mais longe.

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'Andresoundmaker voçe comentou exatamente o que acontece mesmo na pratica(em relaçao a área dos dutos),mas o racha que fazemos aqui na nossa região não é um racha de frequencias(pancadão)mas, tipo assim um carro de frente do outro tem que tocar pressao (funk)e ouvir os medios o mais alto possivel.Minha montagem anterior tinha a mesma frequencia de sintonia das caixas,porem a area dos dutos era de 235 cm2 contra 200cm2 nesta ultima montagem..De longe rendia bastante,mas de perto sentia aquela falta de pressãO.O interessante é que se analisarmos os softwares simuladores de caixas,eles vão nos indicar a velocidade do ar nos dutos,uma area pequena provocará ruidos,uma area grande excelente.Mas para constatarmos se ficou a nosso gosto somente mesmo testando varios prototipos.Eu li um artigo que indicava uma formula que uso e ate que funciona bem:Diametro do duto=Raiz frequencia de sintonia x diametro do falante(diametro bordas suspensão)x0,06. No meu exemplo foi o seguinte:Raiz(58hz)x35cmx0,06=15,99cm.Calculando sua area=200,5cm2.

Esta foto é a montagem antiga ,dutos de maior área.

 

cimg1325p.jpg

Shot at 2012-02-19

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