Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RegisomP

Ford Focus hatch - muita qualidade e pouco espaço

Recommended Posts

Antes de qualquer coisa, olá a todos. Vou pegar em março ou abril um Ford Focus hatch Titanium 2011/2012 e vou montar nele um Som de Qualidade. Desde o final do ano passado venho acompanhando o fórum e já deu para ter algumas noções básicas.

Tenho um parente que vai para os EUA em abril e vou fazer uma lista para ele.

Desejo um som com bastante qualidade e que permita aumentar o volume (algo médio-alto, mas ainda assim interno) sem comprometer a qualidade, mas ocupando o mínimo de espaço possível.

Os equipamentos que pretendo usar são:

HU

DVD 2din – segue a lista dos que me chamaram a atenção (há muita diferença entre esses três ou eles se equivalem?):

- Kenwood eXcelon DNX6980

- Sony XNV-660BT

- Pioneer AVIC-X940BT

Dúvida: a HU não será muito “fraca” dependendo dos falantes que utilizar (algum top de linha das marcas citadas em falantes)? Não pretendo usar processador.

Falantes

Kits 2 vias na dianteira e coaxiais na traseira, instalados nos espaços originais. Estou de olho nas seguintes marcas/modelos:

- Focal: 165 KRX2 + 165 KRC

- Hertz: MLK 2 TM ou MLK 2 TW + ?coax?

- MB Quart: Q216 + ?coax?

- Diamond: HXP650 + ?coax?

- Arc: ??? + ???

- N.A.R: 2 vias kevlar 6,5” + coaxial kevlar 6,5” ou 5,25” (qual coax. fica melhor, caso caiba qualquer um dos dois?)

Todas estão no mesmo patamar de qualidade ou alguma está muito acima ou abaixo das outras (considerando as linhas top)? É possível organizá-las num ranking por qualidade ou não? Quais as principais características dos falantes de cada uma destas marcas? Vejo que boa parte do pessoal aqui usa Focal, Hertz e MB; Diamond e Arc acho que nunca vi; N.A.R eu vejo menos do que as três primeiras citadas.

Subwoofer

Algo pequeno que caiba embaixo do banco do motorista, mas com boa qualidade e que desça bem. Alguma sugestão?

Vejo o pessoal falando MUITO bem dos subs da JL por aqui. Ela é uma das melhores fabricantes de subs para SQ ou existem várias outras semelhantes/melhores?

Dúvida: caso eu pegue um kit 2 vias e coaxial linha top de alguma das marcas que citei o sub conseguirá acompanhar?

Amplificador

Algo que consiga empurrar o kit 2 vias, o coaxial e o sub sem ocupar muito espaço (vi uns Rockford Fosgate e Alpine bem compactos). Terei que utilizar dois amps (um para kit e coax e um para sub) ou dá para usar um só para tudo? Qual o amp mais recomendado? De quantas vias/canais eu precisarei? Como ficarão as ligações?

Sempre tive, na minha cabeça, a Rockford Fosgate como referência em amps, mas sinceramente não sei o motivo. Isso está certo ou ela faz amps como muitas outras?

Dúvida: caso eu pegue um kit 2 vias, coaxial e subwoofer linha top, um amp compacto conseguirá alimentá-los sem distorcer ou essa minha dúvida é “preconceito” meu contra os pequeninos?

Cabeamento

Qual seria o mais recomendado para o set?

Tratamento das portas

Qual método reforça melhor? E qual método deixa a porta menos pesada? O acréscimo de peso é muito sentido ao abrir/fechar as portas (quantos kg em cada porta +/-)?

Caso os falantes sejam muito top em comparação ao resto do projeto posso pensar em usar N.A.R kevlar (kit 2 vias 6,5” + coax 6,5” ou 5,25”) ou alguma série menos top das marcas citadas mesmo. O que não quero é ter que mudar completamente o projeto por causa dos falantes – quero manter algo com o máximo de qualidade possível mas, em compensação, utilizando o mínimo de espaço possível: nada no porta-malas, amplificador(s) compacto(s) dentro ou atrás do porta-luvas ou dentro do apoio de braço central e sub embaixo do banco).

Se alguém aí tiver (ou conhecer a ponto de poder afirmar) um Focus hatch do modelo “novo” e puder me informar algumas coisas eu agradeceria:

Cabem uns dois amps pequenos dentro do porta-luvas (caso eu realmente precise de dois)? Em caso positivo, sobra algum espaço? Em caso negativo, é possível fazer alguma reforma estrutural para que caiba?

Cabem uns dois amps pequenos atrás do porta-luvas (caso eu realmente precise de dois)? Em caso positivo, sobra algum espaço? Em caso negativo, é possível fazer alguma reforma estrutural para que caiba?

Cabem dois amps pequenos dentro do apoio de braço central (sei que existe um espaço dentro dele, mas nunca reparei no tamanho)(caso eu realmente precise de dois)? Caso não caiba é possível fazer alguma reforma estrutural nele (nem que seja preciso mandar fazer outro apoio de braço) para que caiba?

Cabe um sub (daqueles compactos) embaixo do banco do motorista?

Alguma outra ideia de onde possa deixar o(s) amp(s) ou o sub? Sei que dá para colocar embaixo do banco do carona, mas na realidade não gostei nem da ideia de colocar o sub embaixo do banco do motorista (não queria deixar nada no chão), mas ...

Valew, e qualquer caisa que não tiver ficado muito clara é só dar um up aqui que eu tento esclarecer.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

DVD iria no Kenwood , com kit KRX2, dispensaria o coaxial na porta traseira.

O amplificador optaria pelo Arc mini, se quiser o sub realmente debaixo do banco optaria por uma IBUS 20 da Focal.

Tratamento manta asfaltica, como a maioria deste forum.

Em termos de espaço para instalação a melhor coisa é levar em uma loja de confiança com referências, assim pode surgir novas ou outras soluções.

Compartilhar este post

Link para o post

Man, qto a HU não vou opinar pq mnão gosto de dvd automotivo...

qto ao kit se vc conseguir um mbquart linha q216, pode ir tranquilo é absurdo oq o kit toca o mid desce muito em porta e bate forrrte, o tw é presente e muito detalhado...um dos melhores kits que ja ouvi tocando, pois tem força junto com a qualidade, não é xôxo...

ampli eu iria de ou arc audio, ou genesis, ou audison.

sub vai de focal polyglasses ou jl audio, ou então outro dol mesmo nível... e caixa da pra fazer uma junto do estepe sem perder espaço, vai na galeria de projetos que tem um focus com uma caixa assim por lá...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

DVD iria no Kenwood , com kit KRX2, dispensaria o coaxial na porta traseira.

O amplificador optaria pelo Arc mini, se quiser o sub realmente debaixo do banco optaria por uma IBUS 20 da Focal.

Tratamento manta asfaltica, como a maioria deste forum.

Em termos de espaço para instalação a melhor coisa é levar em uma loja de confiança com referências, assim pode surgir novas ou outras soluções.

Valew, realmente to pendendo mais para o Kewnwood - apesar de não ser o que achei mais bonito vejo o pessoal falando muito bem dessa linha eXcelon. Quanto aos falantes também estou pendendo mais para o Focal, mas pretendo colocar o coax nas portas traseiras, sim, como li em outros tópicos também curto o som preenchendo o carro (se quiser mais palco dou uma atenuada nos traseiros pela HU). O que achei legal nessa linha da Focal é que posso colocar o 2 vias e o coaxial de uma mesma marca e da mesma linha (acho que deve deixar o som bem equilibrado, ambos reproduzindo o som de forma semelhante) - com as outras marcas o coax teria que ser de outra marca ou linha.

Pensei também em não colocar os coax atrás e, no lugar deles, colocar dois subs de 6", mas não sei se a litragem da porta daria e acredito que ficaria com muito grave para quem viajasse atrás, né? Essa ideia acho difícil de eu utiliar.

Uma dúvida, que acredito que você que tem um Focus do mesmo modelo que vou pegar pode responder: existe outra alternativa para o sub que não seja embaixo do banco, porta-malas ou estepe. Penso que talvez possa caber algo (mesmo que esses subs slim) atrás do porta-luvas (com as devidas adaptações quanto estética e suporte), pelo que vejo ali costuma ser um espaço "morto" nos carros.

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

Man, qto a HU não vou opinar pq mnão gosto de dvd automotivo...

qto ao kit se vc conseguir um mbquart linha q216, pode ir tranquilo é absurdo oq o kit toca o mid desce muito em porta e bate forrrte, o tw é presente e muito detalhado...um dos melhores kits que ja ouvi tocando, pois tem força junto com a qualidade, não é xôxo...

ampli eu iria de ou arc audio, ou genesis, ou audison.

sub vai de focal polyglasses ou jl audio, ou então outro dol mesmo nível... e caixa da pra fazer uma junto do estepe sem perder espaço, vai na galeria de projetos que tem um focus com uma caixa assim por lá...

abs

Opa. Então Guto, também não sou muito fã de dvd automotivo (principalmente quando o assunto é qualidade), mas com um desses fica muito mais fácil administrar as músicas dentro das pastas.

Sobre o Q126, realmente parece ser muito bom pelo que vi nas specs. Essa linha Q é a top da MB Quart, né? Teria alguma sugestão de coax. para acompanhá-lo (meu desejo inicial é conciliar 2 vias e coax. da mesma marca, melhor ainda se for da mesma linha, mas pelo que vi no site da MB essa linha Q só possui esse 2 vias).

Sub JL não me lembro onde mas já vi algum tipo slim, mas olhei todos os modelos no site deles ontem e não encontrei.

Sobre a caixa no estepe achei super bacana a ideia, mas pretendo colocar algo que não altere qualquer funcionalidade do carro (no caso de precisar usar o estepe teria que tirar a caixa - além de que costumo deixar algumas ferramentas junto com o estepe). Apenas se um sub slim não conseguir acompanhar o resto do projeto (ou se surgir um local inusitado onde seja possível montar uma caixa) é que vou pensar em montar uma caixa para um sub "comum" (não slim). Mas pode ter certeza que isso vai ficar anotado no projeto.

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa. Então Guto, também não sou muito fã de dvd automotivo (principalmente quando o assunto é qualidade), mas com um desses fica muito mais fácil administrar as músicas dentro das pastas.

Sobre o Q126, realmente parece ser muito bom pelo que vi nas specs. Essa linha Q é a top da MB Quart, né? Teria alguma sugestão de coax. para acompanhá-lo (meu desejo inicial é conciliar 2 vias e coax. da mesma marca, melhor ainda se for da mesma linha, mas pelo que vi no site da MB essa linha Q só possui esse 2 vias).

Sub JL não me lembro onde mas já vi algum tipo slim, mas olhei todos os modelos no site deles ontem e não encontrei.

Sobre a caixa no estepe achei super bacana a ideia, mas pretendo colocar algo que não altere qualquer funcionalidade do carro (no caso de precisar usar o estepe teria que tirar a caixa - além de que costumo deixar algumas ferramentas junto com o estepe). Apenas se um sub slim não conseguir acompanhar o resto do projeto (ou se surgir um local inusitado onde seja possível montar uma caixa) é que vou pensar em montar uma caixa para um sub "comum" (não slim). Mas pode ter certeza que isso vai ficar anotado no projeto.

Valew.

Man qto ao sub no estepe, tem esquema de fazer sem ter que tirar a caixa qdo for utilizar o stepe, tipo a caixa por baixo do step, ja coisas assim, se informe em alguma loja que da pra fazer..

qto ao coaxial, da mb quart eu não iria, pelo cxb não vai valer a pena, mete o q126 de duas vias e coaxial mete um helix linha espirit, coaxial show de bola(barato), tw suave, mid parrudinho, e não vai atrapalahar seu kit por ser mais suave que o kit mas mesmo assim tem pegada... e sim o qsd216 é o top da mbquart e se for os da linha antiga melhor ainda, pq é show de bola, onde viu a venda? novo ou usado?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Man qto ao sub no estepe, tem esquema de fazer sem ter que tirar a caixa qdo for utilizar o stepe, tipo a caixa por baixo do step, ja coisas assim, se informe em alguma loja que da pra fazer..

qto ao coaxial, da mb quart eu não iria, pelo cxb não vai valer a pena, mete o q126 de duas vias e coaxial mete um helix linha espirit, coaxial show de bola(barato), tw suave, mid parrudinho, e não vai atrapalahar seu kit por ser mais suave que o kit mas mesmo assim tem pegada... e sim o qsd216 é o top da mbquart e se for os da linha antiga melhor ainda, pq é show de bola, onde viu a venda? novo ou usado?

abraços

Valew.

Então, na verdade só vi no site oficial da MB mesmo. Tenho um parente que vai para os USA daqui a um tempo e vou pedir para ele trazer algumas coisas (entre elas o set do carro).

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai de kenwood no HU, e kit 2 vias talvez, compra o Amplificador Kenwood XR-5s muitooo compacto, tenho um e vou colocar em meu set, e pra te falar, Comprei Do Raoni Paiva, quando ele me falou que era pequeno, não imaginava tanto não, quando vi, me impressionei, acho que cabe no porta luva do carro, e é um amplificador bem forte o raoni chegou a compara-lo com o Audison LRx 5.1k que ele usava, não tem a msm qualidade, mas em relação a potência ele disse que ou o kenwood manda mais que 350 rms pro sub, ou o audison manda menosque o dito.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai de kenwood no HU, e kit 2 vias talvez, compra o Amplificador Kenwood XR-5s muitooo compacto, tenho um e vou colocar em meu set, e pra te falar, Comprei Do Raoni Paiva, quando ele me falou que era pequeno, não imaginava tanto não, quando vi, me impressionei, acho que cabe no porta luva do carro, e é um amplificador bem forte o raoni chegou a compara-lo com o Audison LRx 5.1k que ele usava, não tem a msm qualidade, mas em relação a potência ele disse que ou o kenwood manda mais que 350 rms pro sub, ou o audison manda menosque o dito.

Valew Dobelzin, com certeza esse vai entrar na lista. =D

Editado por RegisomP

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que a qualidade do kenwood é muitooo boa, já vi tocando em alguns carros e putz, que é isso em, é tanto que o meu som, vou fazer SQPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...