Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Viní Casonatto

2 MTX TS8512 750W - SD 3000

Recommended Posts

Vini, para calcular a frequência de corte que sua caixa ira dar tem que usar a seguinte fórmula:

Fb=Fs(0,67+0,33 x(vas/vb)-0,03 x vas²/vb²)

e

F3=Fs(0,54+0,45 x vas/vb - 0,03 x vas²/vb²)

legendas:

Fs: Frequência do sub(vem escrito no manual)

Vas: volume em litros do sub (tb vem no manual)

Vb: volume da caixa em litros

É isso!!

Se quiser uma ajuda para fazer as contas me passa a frequência(Hz) do seu sub e a vasão(em litros) que ele propicia , geralmente vem com o manual especificando.

Editado por Apollo_

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vini, para calcular a frequência de corte que sua caixa ira dar tem que usar a seguinte fórmula:

Fb=Fs(0,67+0,33 x(vas/vb)-0,0,x vas²/vb²)

e

F3=Fs(0,54+0,45 x vas/vb - 0,03 x vas²/vb²)

É isso!!

:blink::huh:

A com as legendas melhorou... rsrsrsrs...

Pra que fazia a fórmula de báscara no colégio isso deve ser moleza... hehehehe :legal:

Cara muito obrigado pela dica e pela atenção...

Valeu

Editado por Viní Casonatto

Compartilhar este post

Link para o post

:blink::huh:

A com as legendas melhorou... rsrsrsrs...

Pra que fazia a fórmula de báscara no colégio isso deve ser moleza... hehehehe :legal:

Cara muito obrigado pela dica e pela atenção...

Valeu

vou dar um exemplo:

tenho no meu carro 2 alto falantes Punch Xlc 12" 150Wrms

ja peguei o carro com esse som, a caixa para eles está dando 80 Litros..vamos as contas:

F3= 28(frequência do falante)(0,54+0,45. 120/80 -0,03 . 120²/80²

F3=28(0,99.1,5-0,03.1,93

F3=28.1,42

F3=39,76

A frequência está em 39,76

usando o winsd somando os dois altos falantes mais a caixa dutada de 80 Litros o spl é o seguinte:

Driver : Rockford - Rfp 2412

Project by : usuario

Project for : you

--

Number of drivers : 2

Box type : Vented

Box size : 80,0 l

Tuning frequency : 39,76 Hz

Vent : 2 vent(s)

228,27 cm length for each

26,00 cm round

Relative

Freq Gain SPL

[Hz] [dB] [dB]

20,00 -19,73 95,29

25,00 -14,53 100,49

30,00 -10,64 104,38

35,00 -7,36 107,66

40,00 -4,47 110,55

45,00 -1,90 113,12

50,00 0,31 115,33

55,00 2,05 117,07

60,00 3,21 118,23

65,00 3,81 118,83

70,00 3,97 118,99

75,00 3,87 118,89

80,00 3,64 118,67

85,00 3,37 118,39

90,00 3,09 118,11

95,00 2,82 117,84

100,00 2,57 117,59

gugu2.png

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

Bom devo ter feito algo errado...

Pq de acordo com o manual daria isso:

Fs: Frequência do sub(vem escrito no manual) = 34,20 HZ

Vas: volume em litros do sub (tb vem no manual) = 53,7 liters

Vb: volume da caixa em litros = 151 lts (medidas internas).

Como vou utilizar 2 subs e caixa sem divisória já coloquei o volme total da caixa e e o volume do sub 2x.

E o resultado foi F3 = 23,4... Tem alguma coisa erada ai... Ou não?!?!?

Bom agora ja foi, depois de montada fui medir os dutos e deu uma diferença para o projeto, o frequência da caixa ficou em 39 Hz, e pico nos 55 Hz...

Espero que atenda minhas expectativas...

To torcendo pra que sim...

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

fala vini blz? Cara to achando a frequencia muito alta, esse sub ja não desce bem e em caixa com Fb 39hz tá muito alta! Tem que dar um jeito de baixar para uns 33 no máximo 34hz, se não me engano quem usou esses subs e tocou muito foi o hiperim, manda uma mp pra ele, o cara é muito gente boa. :legal:

Acho que seu amplif tb não vai te agradar, consome muita bateria e não é muito agradável tb.

Compartilhar este post

Link para o post

fala vini blz? Cara to achando a frequencia muito alta, esse sub ja não desce bem e em caixa com Fb 39hz tá muito alta! Tem que dar um jeito de baixar para uns 33 no máximo 34hz, se não me engano quem usou esses subs e tocou muito foi o hiperim, manda uma mp pra ele, o cara é muito gente boa. :legal:

Acho que seu amplif tb não vai te agradar, consome muita bateria e não é muito agradável tb.

Opa fala Pirado blz??? E ai curtindo o sonzim novo??? Ficou muito a fu teu projeto parabéns.

É o pior é que agora só aumentando duto pra baixar essa frequência... Fiz a caixa mais voltada para empurrar o grave pra fora e bem longe, meu foco não é tão voltado para sub grave...

Mas meu limite era pra ser 38 Hz... Vou por tocar, no mais faço um duto de 46 cm que dai cai pra 34 hz...

Valeu pelas dicas, vou madar uma MP pro hiperin...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo voltado pra muito SPL uma caixa com 35hz ja manda longe, se fizer muito alto pode ficar seco o grave, ficar dando aquelas pancadas secas nos bancos, acho que não vai alongar muito o duto pra chegar nos 35hz não.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa e ai Pirado firmeza?!?!?! Vou seguir teu conselho, caixa nos 35 Hz

NOVIDADES...

Caixa colocada no carro e tocando...

UM ABSURDO DE GRAVE (comparando com os antigos 307 que tinha)!!! Para terem idéia a caixa esta sintonizada em 39 Hz e mesmo assim o para-brisa e o teto estão escurssionando (pouqunho mas estão), hoje vou alongar os dutos para chegar numa frequencia de 35~36 Hz, dava pra descer mais, mas não quero afetar o gravão que vai pra fora, afinal essa é a real intenção.

Segue abaixo como ficará a 35Hz, gostei do gráfico, mas vou por apenas a descrição.

Gostei do gráfico e do pico nos 50Hz... Acho que vai me agradar mais, do que as "marretadas na nuca e socos nas costas" que está dando agora...

Vendo os gráficos abaixo me diga o que acha, será que vai agradar???

Driver : MTX ts8512

Project by : User

--

Box size : 151,0 l

Tuning frequency : 35,00 Hz

Vent : 1 vent(s)

433,1 mm length for each

11,30 x 33,10 cm rectangle

Relative

Freq Gain SPL

[Hz] [dB] [dB]

20,00 -13,58 85,93

25,00 -5,48 94,03

30,00 -1,31 98,20

35,00 1,51 101,02

40,00 3,89 103,40

45,00 5,64 105,15

50,00 6,40 105,91

55,00 6,28 105,79

60,00 5,73 105,24

65,00 5,07 104,58

70,00 4,44 103,95

75,00 3,90 103,41

80,00 3,43 102,94

85,00 3,04 102,55

90,00 2,71 102,22

95,00 2,42 101,93

100,00 2,18 101,69

Valeu galera abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa e ai Pirado firmeza?!?!?! Vou seguir teu conselho, caixa nos 35 Hz

NOVIDADES...

Caixa colocada no carro e tocando...

UM ABSURDO DE GRAVE (comparando com os antigos 307 que tinha)!!! Para terem idéia a caixa esta sintonizada em 39 Hz e mesmo assim o para-brisa e o teto estão escurssionando (pouqunho mas estão), hoje vou alongar os dutos para chegar numa frequencia de 35~36 Hz, dava pra descer mais, mas não quero afetar o gravão que vai pra fora, afinal essa é a real intenção.

Segue abaixo como ficará a 35Hz, gostei do gráfico, mas vou por apenas a descrição.

Gostei do gráfico e do pico nos 50Hz... Acho que vai me agradar mais, do que as "marretadas na nuca e socos nas costas" que está dando agora...

Vendo os gráficos abaixo me diga o que acha, será que vai agradar???

Driver : MTX ts8512

Project by : User

--

Box size : 151,0 l

Tuning frequency : 35,00 Hz

Vent : 1 vent(s)

433,1 mm length for each

11,30 x 33,10 cm rectangle

Relative

Freq Gain SPL

[Hz] [dB] [dB]

20,00 -13,58 85,93

25,00 -5,48 94,03

30,00 -1,31 98,20

35,00 1,51 101,02

40,00 3,89 103,40

45,00 5,64 105,15

50,00 6,40 105,91

55,00 6,28 105,79

60,00 5,73 105,24

65,00 5,07 104,58

70,00 4,44 103,95

75,00 3,90 103,41

80,00 3,43 102,94

85,00 3,04 102,55

90,00 2,71 102,22

95,00 2,42 101,93

100,00 2,18 101,69

Valeu galera abraço a todos.

Bom dia Vini

Somos da mesma cidade! Parabens pelo set, esses MTX tocam muito!

Você deve estar utilizando o winisd beta, procure pela versão alpha e simule com a potência aplicada em cima deles, se atente ao xmax, e rear port velocity (velocidade do duto) veja se estão bem contralados. No mais com sintonia em 39hz é bem o grave q vc quer, gravão q se ouve de longe, alarmes disparados, bom pra curti um dance, house. Se quer um melhor rendimento no hip hop baxe um pouco a sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Vini

Somos da mesma cidade! Parabens pelo set, esses MTX tocam muito!

Você deve estar utilizando o winisd beta, procure pela versão alpha e simule com a potência aplicada em cima deles, se atente ao xmax, e rear port velocity (velocidade do duto) veja se estão bem contralados. No mais com sintonia em 39hz é bem o grave q vc quer, gravão q se ouve de longe, alarmes disparados, bom pra curti um dance, house. Se quer um melhor rendimento no hip hop baxe um pouco a sintonia.

Opa e ai conterrâneo blz?

Hoje mesmo já vou mexer nos dutos para baixar pros 35 Hz...

Tu tem loja em bento???

Compartilhar este post

Link para o post

Opa e ai conterrâneo blz?

Hoje mesmo já vou mexer nos dutos para baixar pros 35 Hz...

Tu tem loja em bento???

Não tenho loja não, é um hobby mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Anikilenter....eh q a caixa esta com apenas 80L e sintonizada em praticamente 40Hz!!!

com a nova simulaçao com a caixa em 150L e sintonizada em 35Hz, ele ta com -1db a 30Hz!!!

oq eh otimo!!! tera tudo pra descer!!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

esa simulaçao está errada.

desde quando mtx não desçe? ;O

30HZ com -11 db? lol nem pionner é isso

E ai Anikilenter blz???

Acho que vc confundiu a simulação do Apollo com a minha.

A simulação dos -11db a 30 hz é dos punch dele, não dos meus MTX...

Cara tu quase me mata do coração... Ufa

Valeu... Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

Anikilenter....eh q a caixa esta com apenas 80L e sintonizada em praticamente 40Hz!!!

com a nova simulaçao com a caixa em 150L e sintonizada em 35Hz, ele ta com -1db a 30Hz!!!

oq eh otimo!!! tera tudo pra descer!!!

Abs!

Isso mesmo Leo e a simulação nem é dos meus subs... E dos subs do Apollo... Ufa quase infartei quando li...

Imagina to começando agora e entro e vejo o post do Anikilenter, que manja muito quase morri do coração, ainda bem que foi um mau entendido...

Abraços... valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

caramba,quase vc mato EU do coração cara ! kkkkkkkkkkk

se alguem fizesse uma caixa com -11DB em 30HZ usando ts8,eu deletaria minha senha do autoforum [""] [""] [""]

kkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

caramba,quase vc mato EU do coração cara ! kkkkkkkkkkk

se alguem fizesse uma caixa com -11DB em 30HZ usando ts8,eu deletaria minha senha do autoforum [""] [""] [""]

kkkkkkkkkkkkk

huauhauhauhau

Mas obrigado pelo comentário, pois se realmente tivesse feito errado mesmo, tu teria me falado, muitos nem iriam me falar e ainda iriam ficar de zoação...

Valeu mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou tão novato quanto qualquer um iniciante , então por favor caso o meu comentario seja uma bobagem ... é a falta de informação hehe.

Caramba parabens pelos subs, não sabia que a MTX tinha esse padrão ( Quadrado ) ... so conhecia os kicker´s.

Já ouvi dizer em muitas enquetes de forum mesmo ( Anrigamente no Orkut )

que esse modulo alem de beber consumo igual agua, tem um nivel de distorção muito grande , segundo criticos que não foram poucos ...

chega a ser um tapa na cara , a querer ligar Sub ainda mais Importado num modulo desses ...

Dizem que em medição perdia ate pro Megacharge, considerado como o Megafogo rsrsrs, ja tive e nunca pegou hehehe !!

Desculpe so um comentario sobre o que andei lendo , pode ser uma baita mentira ou má informação de quem postou !!

Parabéns pelo set, deve deslocar o cranio de lugar com a pancadaria !! Um Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

150L na caixa sem divisória? Não é muito será? Porque ao meu conhecimento caixa sem divisória se utiliza quando não se tem espaço o suficiente pra fechar litragem com box dividida então cada Sub vai atuar com uma maior area, e outra coisa, não se desconta litragem dos subs na hora de calcular a Litragem final, pois se um manual indica Exemplo 70L para um sub, são 70L caixa Bruta sem ele, o que se desconta Dutos e travas.

Mas rapaz, Te digo que 35 hz vai ficar excelente, a minha está em 35,22hz e toca com qualidade quase todo tipo de musica, e desce muito bem <:

Compartilhar este post

Link para o post

Sou tão novato quanto qualquer um iniciante , então por favor caso o meu comentario seja uma bobagem ... é a falta de informação hehe.

Caramba parabens pelos subs, não sabia que a MTX tinha esse padrão ( Quadrado ) ... so conhecia os kicker´s.

Já ouvi dizer em muitas enquetes de forum mesmo ( Anrigamente no Orkut )

que esse modulo alem de beber consumo igual agua, tem um nivel de distorção muito grande , segundo criticos que não foram poucos ...

chega a ser um tapa na cara , a querer ligar Sub ainda mais Importado num modulo desses ...

Dizem que em medição perdia ate pro Megacharge, considerado como o Megafogo rsrsrs, ja tive e nunca pegou hehehe !!

Desculpe so um comentario sobre o que andei lendo , pode ser uma baita mentira ou má informação de quem postou !!

Parabéns pelo set, deve deslocar o cranio de lugar com a pancadaria !! Um Abraço.

Tbm já ouvi isso sobre o Banda, alguns confirmam outros dizem que não, mas eu já estou trocando o módulo, só vou vender o Banda e assim que pegar a grana já estou indo atrás de um Banda 2500, SD 2500 ou Stetson 2k5, to mais pelo SD, mas vamos ver... Vou vender pq ele já é velho e realmente pra tocar meus novos subs, não rende o que deveria.

Compartilhar este post

Link para o post

150L na caixa sem divisória? Não é muito será? Porque ao meu conhecimento caixa sem divisória se utiliza quando não se tem espaço o suficiente pra fechar litragem com box dividida então cada Sub vai atuar com uma maior area, e outra coisa, não se desconta litragem dos subs na hora de calcular a Litragem final, pois se um manual indica Exemplo 70L para um sub, são 70L caixa Bruta sem ele, o que se desconta Dutos e travas.

Mas rapaz, Te digo que 35 hz vai ficar excelente, a minha está em 35,22hz e toca com qualidade quase todo tipo de musica, e desce muito bem <:

Pior que é "pouco" o ideal seria uns 80Lts pelo que li, mas 75~85Lts fica dentro do considerável bom.

E fiz sem divisória pq realmente não tinha espaço, e queria ela quadrada até por uma questão muito importante, como o duto seria retangular, se fizesse ela trapézio iria dar uma mão enorme. Ai fiz assimque ficou mais fácil e creio que melhor...

Bah cara tomara que fique bom mesmo, ela ta sintonizada a 39Hz no momento, achei muito forte em SPL, era para ter baixado essa frequencia ontem para 35Hz, mas ontem era aniversário da "patroa", ai já viu né, se fosse mexer no som ia dar problema rsrsrs... Mas de hoje não passa ai fica boa de SPL e toca um "sub-gravisin" legalzinho.

Valeu brother... Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola heim amigo...curti, agora é só fazer aquele acabamento cleam, e tirar o encosto de cabeça do banco de trás para ver os subs pular :rolleyes: rsrsrsrs.

Parabéns, e o melhor é meter a mão na massa e fazer nosso próprio som.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola heim amigo...curti, agora é só fazer aquele acabamento cleam, e tirar o encosto de cabeça do banco de trás para ver os subs pular :rolleyes: rsrsrsrs.

Parabéns, e o melhor é meter a mão na massa e fazer nosso próprio som.

Obrigado Jrtombacopos, valeu mesmo...

Realmente nada como a gente mesmo fazer... E o acabamento fica tranquilo, nesse findi já vamos começar... rsrsrs

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

vini..acha que vale a pena eu montar a caixa com uma divisória no meio? tipo cada câmara para um sub? visto que tenho espaço no porta malas, e pelo que li ali em cima deve ficar melhor

Compartilhar este post

Link para o post

vini..acha que vale a pena eu montar a caixa com uma divisória no meio? tipo cada câmara para um sub? visto que tenho espaço no porta malas, e pelo que li ali em cima deve ficar melhor

Vale com certeza, não digo que fica melhor, porém se tu tem espaço...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...