Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
extremesound

Alguem pode me ajudar a descobrir a frequencia da minha caixa ?

Recommended Posts

Bom dia Pessoal !

 

Ontem peguei meu som, onde tenho instalado 2 eros 312lc ligados num Taramps de 1000rms....e o som naum me agradou em nada !

Naum tem grave quase ....achei muito ruim o som !

Boa parte acredito que seja pela regulagem do som....mas acredito que o principal seja a caixa

Gostaria de saber qual a frequencia dessa caixa que mandei fazer ! alguem pode me ajudar ?

segue as medida externas da caixa

 

Altura - 43cm

Profundidade - 37cm

Comprimento - 63 cm

Mdf de 15mm

 

Segundo o site da bravox , está dando exatos 39,5 litros por camara !!

 

Dutos

 

1 duto retangular de 29cm de ccomprimento por 6cm de largura por 18,5cm de profundidade !

 

 

Alguem pode me ajudar a calcular a frequencia dessa caixa ?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a caixa eh + - a metade do som, a outra metade fica poor conta do acerto.

 

Qual tipo de grave vc espera da caixa?. O que espera que ela toque e o que vc usa como referencia pra dizer que o som nao esta legal ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá em 64 hz a sintonia da tua caixa, pra pancadão é por aí mesmo, mas subgrave não vai dar não. E nem com outra caixa esse falante vai dar subgrave o Fs de é 58Hz, só pancadão mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá em 64 hz a sintonia da tua caixa, pra pancadão é por aí mesmo, mas subgrave não vai dar não. E nem com outra caixa esse falante vai dar subgrave o Fs de é 58Hz, só pancadão mesmo.

 

qual o corte de frequencia que deverei deixar no crossover ?

e no modulo ? se regulo no crossover como deixo no modulo ?

MOdulo é um taramps ta 1000rms

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal !

 

Ontem peguei meu som, onde tenho instalado 2 eros 312lc ligados num Taramps de 1000rms....e o som naum me agradou em nada !

Naum tem grave quase ....achei muito ruim o som !

Boa parte acredito que seja pela regulagem do som....mas acredito que o principal seja a caixa

Gostaria de saber qual a frequencia dessa caixa que mandei fazer ! alguem pode me ajudar ?

segue as medida externas da caixa

 

Altura - 43cm

Profundidade - 37cm

Comprimento - 63 cm

Mdf de 15mm

 

Segundo o site da bravox , está dando exatos 39,5 litros por camara !!

 

Dutos

 

1 duto retangular de 29cm de ccomprimento por 6cm de largura por 18,5cm de profundidade !

 

 

Alguem pode me ajudar a calcular a frequencia dessa caixa ?

 

Obrigado

 

olá! uma sintonia boa pro eros eh 80hz e não 64hz como está,

pra consertar basta diminuir a profundidade dos dutos pra 10cm

(isso se for 1 duto pra cada woofer) se o seu duto eh pros dois woofer adicione mais um ai.

eu ja fiz uma caixa parecida afim de ter mais "gravao" pra fora mas nao funcionou,

faz isso q o negocio muda da água pro vinho!

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá! uma sintonia boa pro eros eh 80hz e não 64hz como está,

pra consertar basta diminuir a profundidade dos dutos pra 10cm

(isso se for 1 duto pra cada woofer) se o seu duto eh pros dois woofer adicione mais um ai.

eu ja fiz uma caixa parecida afim de ter mais "gravao" pra fora mas nao funcionou,

faz isso q o negocio muda da água pro vinho!

 

Abs

 

ok vou fazer o teste !

Gostaria de saber como vcs conseguem calcular a frequencia da caixa !!!

se alguem poder me passar a formula pelo menos eu aprenderia mais um pouco !!!

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok vou fazer o teste !

Gostaria de saber como vcs conseguem calcular a frequencia da caixa !!!

se alguem poder me passar a formula pelo menos eu aprenderia mais um pouco !!!

 

Obrigado

 

Rapaz to conversando com o clayton da Eros e passei as mesmas informações que passei pra vc e ele respondeu isso :

 

"Sua caixa esta sintonizada em 79,52Hz"

 

Perguntei como faço pra melhorar isso e ele respondeu :

 

"Clayton Perez diz

Eu simulei sua caixa para ficar boa vc tera que abrir o duto para 8 cm e deixar a profundidade em 16 cm de profundidade!

fica com 93,52Hz "

 

 

Axei estranho dar tanta diferença a frequencia que ele ta calculando para as de vcs aqui amigos do forum , ai perguntei qual o programa que ele usa ele falou que é o bass box

 

Ai eu fico mais ainda nesse fogo cruzado !!!

Naum imaginava que daria tanto trampo viu !

 

kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o WinISD, não é tão complicado de usar, pra calcular a frequencia da caixa nem precisa cadastrar seu sub, é só escolher um sub qualquer já cadastrado no programa, selecionar caixa "Vented" (dutada).

 

Aí vai abrir a janela com varias abas de opções, na 1 aba vc digita o volume da sua caixa e a frequencia de sintonia, e então na segunda a aba ele vai dar as medidas de dutos pra frequencia que vc escolher na 1 aba. Aí vc vai mudando a frequencia na 1 aba até bater com as medidas do seu duto na 2 aba.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o WinISD, não é tão complicado de usar, pra calcular a frequencia da caixa nem precisa cadastrar seu sub, é só escolher um sub qualquer já cadastrado no programa, selecionar caixa "Vented" (dutada).

 

Aí vai abrir a janela com varias abas de opções, na 1 aba vc digita o volume da sua caixa e a frequencia de sintonia, e então na segunda a aba ele vai dar as medidas de dutos pra frequencia que vc escolher na 1 aba. Aí vc vai mudando a frequencia na 1 aba até bater com as medidas do seu duto na 2 aba.

 

to axando q esse rapaz da eros da de sacanagem comigo !!!! ou o programa que ele usa eh fria heim !!!

 

Vc ahca que se reduzir o duto pra 10 cm de profundidade ira dar mais grave pra fora ??

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei aki o programa mais dai qual seria o diametro do duto sendo que o mesmo eh retangular ?

se possivel me adiciona no msn ou manda uma imagem pra eu ver como que ficar !!

Apenas curiosidade

 

vc acredita que se eu dimiuir o duto será melhor ?

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc usa crossover LPF? está em quantos Hz +ou-?

E sua caixa tem travas por dentro? seu MDF é fino pra 1000W, tente travar por dentro com ripas, travando o "teto" com o "chão", a chapa da direita com a da esquerda.

 

Assim:

hpim5005.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Eu usei só duas pois minha caixa é pequena, mas na sua põe mais uma trava entre as chapas da direita e esquerda.

 

No WinISD tem que clicar no circulo desenhado ali na aba Vents, ele vai virar um quadrado e aparecerá mais um campo pra preencher, são largura e altura do duto retangular.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

segue as repostas amigo

 

 

Vc usa crossover LPF? está em quantos Hz +ou-?

No meu Dvd deixei LPF e HPF desligados, sendo que o LPF está regulado no crossover em 63hz

 

E sua caixa tem travas por dentro? seu MDF é fino pra 1000W, tente travar por dentro com ripas, travando o "teto" com o "chão", a chapa da direita com a da esquerda.

MDF de 15 mm....segundo o instalador somente em sub com mais de 800 Rms que usar de 18mm ou 21 mm ....naum tem travas por dentro, apenas quebra cantos com 6 cm de largura tanto em baixo como em cima da caixa

 

Assim:

hpim5005.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Eu usei só duas pois minha caixa é pequena, mas na sua põe mais uma trava entre as chapas da direita e esquerda.

 

No WinISD tem que clicar no circulo desenhado ali na aba Vents, ele vai virar um quadrado e aparecerá mais um campo pra preencher, são largura e altura do duto retangular.

Intendi.....Agora resta eu saber se eu diminuir os dutos vo uter uma resposta melhor ou naum .....isso que eh fo** o duto retangular ....bem que queria o nomal mais cai na conversa do camarada também kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LPF em 63hz, tem certeza? não seria hpf? pode ser ai o problema.

qual o cross?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LPF em 63hz, tem certeza? não seria hpf? pode ser ai o problema.

qual o cross?

 

Desculpa a todos falei errado

os LPF e HPF no Pioneer estao desligados

no cross, liguei o eros na saida mid low onde a Max Freq deixei em 1.3Khz e a Min Freq deixei em 63hz

LPF seria se fosse sub neh , dai ligarai na saida low do crossover ...como é medio grave está na Mid low do jeito que falei acima

Ou tneho que ativar o LPF no radio ?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cuidado c essa historia d calcular sintonia sem parametros do falante. non ecsiste ...

q eu saiba nao precisa... pega no bassbox ou winisd e faz com 5 falantes diferentes e com o mesmo volume e duto, a sintonia da caixa vai ser a mesma...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim a sintonia da cx não muda, o q muda é o comportamento do falante, xmax, pico, resposta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se esqueça de descontar volume que Alto falante ocupa e o volume que os dutos ocupam na caixa.

Se você não levou em conta esse fatores a simulação já não é mais real possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLá galera sou novo aki.

 

este site em que voces aki citam para tentar descobrir a frenquencia dos dutos de uma caixa, eu entro site abre tudo normal mais nao fuciona o site é este: http://autosom.net/artigos/box_design.htm

 

gostaria de saber se alguem sabe em qual frenquencia estar minha caixa euclides medidas: ela tem 72 litros 4 dutos triagulares de 2,5 polegadas e 30 de profundidade.

 

em qual frenquencia estar sintonizada minha caixa???

 

e o que eu deveria fazer para deixar minha caixa com uma sintonia de 51 ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLá galera sou novo aki.

 

este site em que voces aki citam para tentar descobrir a frenquencia dos dutos de uma caixa, eu entro site abre tudo normal mais nao fuciona o site é este: http://autosom.net/a.../box_design.htm

 

gostaria de saber se alguem sabe em qual frenquencia estar minha caixa euclides medidas: ela tem 72 litros 4 dutos triagulares de 2,5 polegadas e 30 de profundidade.

 

em qual frenquencia estar sintonizada minha caixa???

 

e o que eu deveria fazer para deixar minha caixa com uma sintonia de 51 ???

 

Por volta de 38 hz

 

pra fk com 51hz sem mexer na litragem seus dutos precisam ser de 14,7 cm isso em todos os dutos, praticamente metade do que eh agora ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...