Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
minetto

Regulagem de HPF/LPF - Como proceder?

Recommended Posts

Opa galera,

Montei o seguinte kit no meu Honda Fit:

- DVD Pioneer 3350BT

- 2 vias Bravox CS60B na dianteira

- Mid-bass de outro kit 2 vias Bravox CS60B na traseira

- Amplificador Audiophonic Club 5.1 HP

- Sub Pioneer (o de 12" e 400wrms)

- Capacitor SSL 2 Farad

- Cabos RCA Stetsom

O cara que instalou pra mim tem uma boa bagagem, mas pude perceber, ele tende bastante pro SPL, e eu quero SQ.

Na configuração no DVD, o corte do sub ficou em 63hz, e o HPF ficou em 100hz.

Na configuração no amplificador, ele deixou as saídas dianteiras e traseiras com a chave selecionada para HPF (HPF são as frequencias altas não??).

Meu comentário: acho que o som ficou muito bom, com graves bem definidos (apesar do sub ser de 12" e estar numa dutada, achei ele bem rapido, sem emboleiras num teste de bateria e baixo ao mesmo tempo), e os agudos também ficaram bons. Mas creio que falte um pouco de médios, ou médios-graves saindo das portas dianteiras.

Minha pergunta: num SQ de entrada, que é meu caso, qual configuração devo utilizar? No amplificador, devo selecionar HPF ou All para as portas? E devo deixar a chave de corte de frequencia em qual posição no amplificador?

Aguardo a ajuda de vocês. To iniciando agora no mundo do SQ, e to tentando fazer o melhor dentro desse set...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se suas portas forem tratadas, pode colocar o HPF em 80Hz ou 63Hz, se tiver a opção. Pois hj existe um buraco entre o sub e o midbass. Pode ser que baixando o corte vc tenha + presença dos mids. Os canais que alimentam o kit tem que ficar em full no amplificador caso vc use o crossover do kit 2 vias. Assim o HPF p/o mid é feito no dvd e a transição entre mid e tweeter é feita pelo crossover do kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex,

As portas não estão tratadas, mesmo assim uso o corte de 80hz (ou 63hz se tiver) no DVD?

Então, o cara instalou sim os crossover's do kit 2 vias.

Posso deixar, no amp, em full os canais do kit 2 vias dianteiros e no DVD selecionar os 80hz?

E nos traseiros? Pois os crossover's só são instalados se tiver o tweeter né? E na traseira só usei o midbass do kit...

Compartilhar este post

Link para o post

Alex,

As portas não estão tratadas, mesmo assim uso o corte de 80hz (ou 63hz se tiver) no DVD?

Então, o cara instalou sim os crossover's do kit 2 vias.

Posso deixar, no amp, em full os canais do kit 2 vias dianteiros e no DVD selecionar os 80hz?

E nos traseiros? Pois os crossover's só são instalados se tiver o tweeter né? E na traseira só usei o midbass do kit...

Isso, o crossover, seja do amplificador ou do dvd, faz a mesma função que é o corte de frequência. Não tem pq fzr a mesma coisa 2x. O instalador deve ter colocado esse corte alto justamente pq tuas portas não estão tratadas. Caso ele usasse os cortes q t passei, o seu forro de porta ia acabar vibrando, por não estar tratado, prejudicando a qualidade do som. A sugestão é tratar as portas, a melhora é significativa.

Via de regra em sistemas SQ não se usa nada na traseira do veículo, pois o som deve vir da frente, como vc estivesse em um concerto ao vivo. A sugestão é desligá-los ou ligar apenas no dvd p/q não atrapalhem o + importante q é o kit dianteiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex,

Obrigado pela ajuda.

Tentei hoje fazer como você disse, deixando o corte no DVD em 63hz, e deixando o amp em Full, e não deu certo. Coloquei em 80hz no DVD e mantive o amp igual e também não dava. Mesmo com o corte no DVD em 100hz (ou até 125hz) e o amp em full não consegui uma regulagem boa. O midbass batia loucamente em volumes médios ou altos, e distorcia muito o som. Fiquei com medo de estragar o falante, e a qualidade ficou muito ruim. Acabei voltando o amp pra HPF e deixando o corte no player em 100hz. E como o amp está em HPF, posso colocar o DVD em 63 ou 80 ou 100hz que não faz diferença.

Aproveitei que estava com o amp fora da caixa, e já aumentei um pouco o subwoofer, pq antes estava usando em +3 no player. Assim, consegui deixar em 0 no player... Assim tenho uma margem maior para mais e para menos no sub.

Aproveitando a brecha: meu player tem equalizador de 8 bandas. Qual geralmente é a recomendação para deixar as frequencias? Deixei algumas (a maioria) em +2 e umas em 0. Foi a maneira que mais me agradou.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Alex,

Obrigado pela ajuda.

Tentei hoje fazer como você disse, deixando o corte no DVD em 63hz, e deixando o amp em Full, e não deu certo. Coloquei em 80hz no DVD e mantive o amp igual e também não dava. Mesmo com o corte no DVD em 100hz (ou até 125hz) e o amp em full não consegui uma regulagem boa. O midbass batia loucamente em volumes médios ou altos, e distorcia muito o som. Fiquei com medo de estragar o falante, e a qualidade ficou muito ruim. Acabei voltando o amp pra HPF e deixando o corte no player em 100hz. E como o amp está em HPF, posso colocar o DVD em 63 ou 80 ou 100hz que não faz diferença.

Aproveitei que estava com o amp fora da caixa, e já aumentei um pouco o subwoofer, pq antes estava usando em +3 no player. Assim, consegui deixar em 0 no player... Assim tenho uma margem maior para mais e para menos no sub.

Aproveitando a brecha: meu player tem equalizador de 8 bandas. Qual geralmente é a recomendação para deixar as frequencias? Deixei algumas (a maioria) em +2 e umas em 0. Foi a maneira que mais me agradou.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Alex,

Obrigado pela ajuda.

Abraços

Eu tinha comentado que como suas portas não estão tratadas não valia a pena baixar de 100Hz pq iria ter a qualidade afetada. Oq vc provou na prática é q o seu amp é mais efetivo q o player no corte. É bom verificar qual é o slope usado no amp e no dvd (6db/8ª, 12db/8ª, etc) quanto maior o slope mais preciso é o cross. Se houver diferença entre os slopes do player e do amp, o maior irá sobrepor mesmo o menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, boa noite!

Lendo o post e todas as respostas vi que tinha mais ou menos as mesmas dúvidas que o amigo Minetto.

Alex, só para esclarecer, tenho um kit 2 vias CS50B 65W RMS nas portas dianteiras do meu celta e estou comprando essa semana um sub P10X-S4 160W RMS e um amp B.Buster 1600GL, esse amp dá 4x65W@4Ohms e 2x200W@4Ohms (modo bridge), então o que me aconselharam ligar o kit no 'front', pois ele é de 4Ohms e assim receberá 65W, e ligar o sub que tbm é 4Ohms no 'rear' em bridge para receber 200W. Posso fazer assim mesmo? E com relação aos filtros, vi que vc falou acima que os canais do kit devem ficar no full, pois o crossover do kit fará a filtragem, mas e no sub posso colocar em LPF? Se sim, vi que esse amp a chave de regulagem do LPF vai de 50Hz à 250Hz, então devo deixa-la em cima de 50 mesmo ou procuro um meio termo?

Desculpa a exploração, mas já li e re-li vários posts sobre esse tema, estou querendo deixar o som totalmente SQ, sei que estou usando um equipamento mediano, mas é meu primeiro carro, primeiro projeto, enfim... Agradeço a atenção e peço desculpas pela "encheção de saco".

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, boa noite!

Lendo o post e todas as respostas vi que tinha mais ou menos as mesmas dúvidas que o amigo Minetto.

Alex, só para esclarecer, tenho um kit 2 vias CS50B 65W RMS nas portas dianteiras do meu celta e estou comprando essa semana um sub P10X-S4 160W RMS e um amp B.Buster 1600GL, esse amp dá 4x65W@4Ohms e 2x200W@4Ohms (modo bridge), então o que me aconselharam ligar o kit no 'front', pois ele é de 4Ohms e assim receberá 65W, e ligar o sub que tbm é 4Ohms no 'rear' em bridge para receber 200W. Posso fazer assim mesmo? E com relação aos filtros, vi que vc falou acima que os canais do kit devem ficar no full, pois o crossover do kit fará a filtragem, mas e no sub posso colocar em LPF? Se sim, vi que esse amp a chave de regulagem do LPF vai de 50Hz à 250Hz, então devo deixa-la em cima de 50 mesmo ou procuro um meio termo?

Desculpa a exploração, mas já li e re-li vários posts sobre esse tema, estou querendo deixar o som totalmente SQ, sei que estou usando um equipamento mediano, mas é meu primeiro carro, primeiro projeto, enfim... Agradeço a atenção e peço desculpas pela "encheção de saco".

Abraços!

Pra regular os cortes tem que ir de ouvido cara.

Deixa tudo em flat, se seu player tiver um crossover mais flexivel que o do amplificador.

Se não, trabalhe pelo crossover do amplificador mesmo.

Parte 1: Mids.

Uma boa técnica é deixar o subwoofer desligado, e ver até onde seu mid consegue trabalhar sem danificá-lo.

Pega uma faixa com médio grave, e grave bem presentes tipo, seven nation army do white stripes, ou algum cd de teste com linhas de baixo e batera, e deixa o corte em 100hz. Agora, tente perceber se o auto falante emite distorção (pode ser difícil detectar dependendo da faixa, preste bastante atenção), se mesmo com um volume que você julgue ideal pra ouvir e que não vá ultrapassar de preferencia, o autofalante estiver tocando normal, pode baixar mais um pouco, e assim sucessivamente.

Parte 2: Subwoofer.

Feito o corte nos mids, agora você tem que trabalhar a transição do subwoofer pro midbass. Ela tem que ser linar, não pode faltar ou sobrar uma certa frequencia. Ou seja, o subwoofer não deve tocar a mesma frequencia que o midbass. Na verdade vai tocar, mas com spl mais baixo tanto no mid quanto no sub de forma que o subwoofer vai começar a "morrer" onde o mid já consegue tocar, como nessa figura: http://img215.images...smanagement.jpg

Vamos a configuração propriamente dita.

Quanto mais baixa for a frequencia que o subwoofer está limitado, menos você vai ter a sensação de que o som está vindo de trás. E isso é bom! Logo, não é interessante você cortar o subwoofer muito alto. Vai depender do slope e da frequencia de corte do midbass. Você tem que ir ouvindo.

PS: cuidado pra não confundir vibração da lataria da porta com distorção do autofalante! Meu carro vibrava muito a porta antes de usar baffles da madeira e tratar as portas.

PS2: slope, é basicamente o quão "rápido" o midbass ou o subwoofer "morre". um slope de 24db/oitava vai fazer com que seja menos suave a transição, um slope de 6db/oitava vai ser mais suave, a curva do gráfico vai ser menos inclinada.

Espero ter ajudado.

Abs.

Editado por murillo_g_b
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pra regular os cortes tem que ir de ouvido cara.

Deixa tudo em flat, se seu player tiver um crossover mais flexivel que o do amplificador.

Se não, trabalhe pelo crossover do amplificador mesmo.

Parte 1: Mids.

Uma boa técnica é deixar o subwoofer desligado, e ver até onde seu mid consegue trabalhar sem danificá-lo.

Pega uma faixa com médio grave, e grave bem presentes tipo, seven nation army do white stripes, ou algum cd de teste com linhas de baixo e batera, e deixa o corte em 100hz. Agora, tente perceber se o auto falante emite distorção (pode ser difícil detectar dependendo da faixa, preste bastante atenção), se mesmo com um volume que você julgue ideal pra ouvir e que não vá ultrapassar de preferencia, o autofalante estiver tocando normal, pode baixar mais um pouco, e assim sucessivamente.

Parte 2: Subwoofer.

Feito o corte nos mids, agora você tem que trabalhar a transição do subwoofer pro midbass. Ela tem que ser linar, não pode faltar ou sobrar uma certa frequencia. Ou seja, o subwoofer não deve tocar a mesma frequencia que o midbass. Na verdade vai tocar, mas com spl mais baixo tanto no mid quanto no sub de forma que o subwoofer vai começar a "morrer" onde o mid já consegue tocar, como nessa figura: http://img215.images...smanagement.jpg

Vamos a configuração propriamente dita.

Quanto mais baixa for a frequencia que o subwoofer está limitado, menos você vai ter a sensação de que o som está vindo de trás. E isso é bom! Logo, não é interessante você cortar o subwoofer muito alto. Vai depender do slope e da frequencia de corte do midbass. Você tem que ir ouvindo.

PS: cuidado pra não confundir vibração da lataria da porta com distorção do autofalante! Meu carro vibrava muito a porta antes de usar baffles da madeira e tratar as portas.

PS2: slope, é basicamente o quão "rápido" o midbass ou o subwoofer "morre". um slope de 24db/oitava vai fazer com que seja menos suave a transição, um slope de 6db/oitava vai ser mais suave, a curva do gráfico vai ser menos inclinada.

Espero ter ajudado.

Abs.

Ajudou e muito cara! Muito obrigado mesmo pelos esclarecimentos.

Pra mim é melhor fazer as regulagens pelo amp mesmo, deixo tudo flat no player e vou regulando na chave do amp (tenho sobrinhos que mexem p c@#$%& nas coisas e se desregularem algo no player ficarei muito puto), mas a principio seguirei sua instrução: desligo o sub, deixo os canais front do amp em HPF à 100Hz se tiver ruim vou baixando (girando) na chave (tenho e curto seven nation!!!), depois ligo o sub, deixo seu canal rear em LPF à 50Hz que é o minimo e se estiver ruim vou aumentando o corte (55, 60, 65...) até chegar no equilibrio, tudo isso com o volume do player no 40, pois se não me engano ele vai até 60 e li em outro post que a partir de 2/3 do volume máximo o som começa a distorcer e também como quero um som totalmente para dentro acho que no dia a dia nem chego nisso, talvez faça com até menos volume.

de toda forma... VALEU Man!!!

Compartilhar este post

Link para o post

nao faz o corte do mid indo de uma freq maia baixa pra uma mais alta, mas sim o contrario

Entendi... O HPF do B.Buster 1600GL começa em 120H e vai até 3K, vou deixar ele no mínimo que são os 120H mesmo. E para o Sub, alguma sugestão Cristiano?

Compartilhar este post

Link para o post

pooooorra, HP em 120Hz pra kit duas vias voltado pra SQ é MUITO alto, numa dessas é melhor deixar em full e maneirar no volume e ganho

tenta deixar o corte LP do sub na mesma faixa que o kit, neste caso seria 120Hz, mas se o kit for tocar full, entre 63 e 80Hz geralmente tá legal

Compartilhar este post

Link para o post

pooooorra, HP em 120Hz pra kit duas vias voltado pra SQ é MUITO alto, numa dessas é melhor deixar em full e maneirar no volume e ganho

tenta deixar o corte LP do sub na mesma faixa que o kit, neste caso seria 120Hz, mas se o kit for tocar full, entre 63 e 80Hz geralmente tá legal

vai cortar grande parte da percussão, e do médio grave...

vai ficar muiiiiiiiiito apagado...

eu corto o meu em 63 também. tem som que mal usa subwoofer...

Compartilhar este post

Link para o post

vai cortar grande parte da percussão, e do médio grave...

vai ficar muiiiiiiiiito apagado...

eu corto o meu em 63 também. tem som que mal usa subwoofer...

Então posso deixa os canais do kit em full (o crossover do kit fará o filtro correto tanto para o mid quanto para o tw) e o canal do sub deixo com corte a mais ou menos 63H?

Obrigado pela atenção galera!

Editado por Cesar Cassio

Compartilhar este post

Link para o post

Em full não terá corte hp no mid, só lp feito pelo crossover do kit

O tw segue tendo o corte igual

Testa o sub, cada caso é um caso, mas um bom começo é por ai mesmo

O que não dá mesmo é cortar o mid hp em 120hz, mas como eu disse, vai ter que maneirar no ganho e/ou volume do player

Compartilhar este post

Link para o post

o amplificador tem HPF mínimo de 120hz ?

se for isso deixa em flat, e corta pelo player.

se o player não tiver HPF aí vai ser complicado.

em último caso você pode usar um capacitor mesmo :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

o amplificador tem HPF mínimo de 120hz ?

se for isso deixa em flat, e corta pelo player.

se o player não tiver HPF aí vai ser complicado.

em último caso você pode usar um capacitor mesmo :unsure:

Em full não terá corte hp no mid, só lp feito pelo crossover do kit

O tw segue tendo o corte igual

Testa o sub, cada caso é um caso, mas um bom começo é por ai mesmo

O que não dá mesmo é cortar o mid hp em 120hz, mas como eu disse, vai ter que maneirar no ganho e/ou volume do player

Entendi gente, vou fazer o seguinte: vou deixa o amp em full e cortar a 100h pelo player mesmo (ele tem sim murillo-g_b) e com relação ao sub vou regular no amp mesmo e devo começar com ocorte em mais ou menos 63H. Pode deixar CristianoLO, vou maneirar no volume e no ganho, é meu primeiro projeto, aliás, meu primeiro carro, vou começar devagar mesmo.

Galera mais uma vez, muito obrigado pela atenção! Se não fosse o fórum, teria instalado os coaxiais originais com um player pioneer fraquinho. :D VLW!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi gente, vou fazer o seguinte: vou deixa o amp em full e cortar a 100h pelo player mesmo (ele tem sim murillo-g_b) e com relação ao sub vou regular no amp mesmo e devo começar com ocorte em mais ou menos 63H. Pode deixar CristianoLO, vou maneirar no volume e no ganho, é meu primeiro projeto, aliás, meu primeiro carro, vou começar devagar mesmo.

Galera mais uma vez, muito obrigado pela atenção! Se não fosse o fórum, teria instalado os coaxiais originais com um player pioneer fraquinho. :D VLW!

tá começando a melhorar.

mas tem um problema.

se você cortar o sub em 63hz, e o mid em 100hz, vai faltar a faixa entre esse corte. de 63hz até 100hz (desconsiderando o slope) vai ficar um buraco.

o interessante é a transição do sub pro mid, ser suave, pra não acontecer isso.

o player não tem um corte menor pro mid ? 80 e poucos hertz ?

considerando do jeito que você falou aí, você deve diminuir o mid (se começar a distorcer, mantenha 100hz) e aumentar o sub (80hz acho que vai ficar ok, com os mids em 100hz)

eu uso o seguinte: 63hz mid (12db/oitava) e 50hz sub (18db/oitava)

se você cortar em 100hz o mid, o sub deve ficar em 80hz dependendo do slope do crossover.

não sei se fui claro.

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico, já quem estou com quase o mesmo problema

tenho kit mb quart PVI216 e sub jl 12w1

alimentando o kit um jbl gto504 e o sub por um rf 750x

hu pioneer

deh970 japones (deh 80prs)

queria saber se poderia ligar o mid no canal front (direita, esq) e o tw no canal rear (dir, esq) usando cross do kit

pode ser ligado assim?

cabos pro mid socker 12 gauge

cabos tw canare 4s6

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico, já quem estou com quase o mesmo problema

tenho kit mb quart PVI216 e sub jl 12w1

alimentando o kit um jbl gto504 e o sub por um rf 750x

hu pioneer

deh970 japones (deh 80prs)

queria saber se poderia ligar o mid no canal front (direita, esq) e o tw no canal rear (dir, esq) usando cross do kit

pode ser ligado assim?

cabos pro mid socker 12 gauge

cabos tw canare 4s6

Se vc tiver disponível apenas 2 canais de amplificação p/o kit, vai usar apenas front ou apenas rear (modo Standard). Isso usando crossover passivo. Pelo player, vc vai precisar fazer apenas o HPF p/o midbass.

Se vc tiver disponível 4 canais de amplificação e o seu crossover passivo aceitar bi-amplificação, aí sim vc vai precisar de 4 saídas RCA`s no player. No caso os canais do tweeter tem que ficar em "pass" e os do midbass com HPF q vc definir e LPF em "pass"

Se vc for ligar tudo ativo (modo 3-way), vai usar 4 saídas RCA's e fazer todos os cortes pelo player, HPF e LPF p/midbass e apenas HPF p/tweeter

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc tiver disponível apenas 2 canais de amplificação p/o kit, vai usar apenas front ou apenas rear (modo Standard). Isso usando crossover passivo. Pelo player, vc vai precisar fazer apenas o HPF p/o midbass.

Se vc tiver disponível 4 canais de amplificação e o seu crossover passivo aceitar bi-amplificação, aí sim vc vai precisar de 4 saídas RCA`s no player. No caso os canais do tweeter tem que ficar em "pass" e os do midbass com HPF q vc definir e LPF em "pass"

Se vc for ligar tudo ativo (modo 3-way), vai usar 4 saídas RCA's e fazer todos os cortes pelo player, HPF e LPF p/midbass e apenas HPF p/tweeter

obrigado pela resposta

vamos por parte:

esse player tem uma chave seletora modo standart e modo network

no modo standart, canal front ligado no mid, canal rear ligado ao tw e sub no sub

dai, opção no player para corte do mid perfeito (50hz ~ 250hz), ja o corte pro tw segue a mesma frequencia do mid, por isso a duvida.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pela resposta

vamos por parte:

esse player tem uma chave seletora modo standart e modo network

no modo standart, canal front ligado no mid, canal rear ligado ao tw e sub no sub

dai, opção no player para corte do mid perfeito (50hz ~ 250hz), ja o corte pro tw segue a mesma frequencia do mid, por isso a duvida.

No seu caso vc tem q por no modo NW(3-way), só assim vc vai ter muito mais opções de corte, inclusive o bandpass p/o midbass (HPF e LPF p/a mesma via). Ligando nesse modo, pode dispensar o crossover passivo. Pode conferir no manual. Tenho o DEH-P880PRS e é dessa mesma forma.

Depois diz se funfou.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...